Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG – do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.
Esperamos que aproveite a leitura!
Principais tópicos do dia
• O mercado encerrou o pregão de quarta-feira em território positivo, com o Ibov e o ISE em alta de +2,21% e +2,5%, respectivamente.
• No Brasil, um pacote de medidas pelos direitos das mulheres foi apresentado ontem, com destaque para o projeto de lei que determina a igualdade salarial entre homens e mulheres – enquanto o texto ainda transita ao Congresso Nacional, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, antecipou que empresas com mais de 20 funcionários que não cumprirem a lei terão uma penalidade equivalente a dez vezes o salário mais alto pago pela companhia.
• No internacional, (i) o governo dos Estados Unidos anunciou que está direcionando US$ 6 bilhões em financiamento para acelerar projetos de descarbonização em indústrias pesadas, como aço, alumínio e cimento, cuja contribuição de emissões gira em torno de 25% do total emitido pelo país – o programa faz parte da promessa do presidente Joe Biden de descarbonizar a economia dos EUA até 2050 e contará com subsídios de até 50% do custo de projetos que visam a redução das emissões; e (ii) a unidade da gigante logística francesa CMA CGM, do grupo de energia Engie e da empresa de autoestradas Sanef, estão unindo forças para construir uma rede europeia de terminais de abastecimento e carregamento para caminhões com baixo teor de carbono – a aliança, conhecida como European Clean Transport Network, visa oferecer acesso ao hidrogênio, biogás de baixo carbono e tecnologia de energia elétrica para carregar e reabastecer caminhões.
Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mail? Clique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!
Abra a sua conta na XP Investimentos!
Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!
Brasil
Empresas
Ações de empresas com mulheres na liderança têm retornos bem superiores ao do Ibovespa
“O compromisso das companhias da bolsa brasileira com a diversidade de gênero aumenta o retorno aos acionistas, conforme um estudo da XP. A corretora calculou que uma cesta com as ações das 15 empresas de capital aberto com mais mulheres no conselho de administração avançou 349% desde 2010, enquanto o Ibovespa, indicador de referência da B3, ganhou 49% no mesmo período. Contudo, mais da metade (56%) das companhias da bolsa brasileira ainda não têm mulheres em cargos de liderança. Entre as empresas com mulheres nessas posições, o número aumentou, mas ainda é muito pequeno: avançou de 9% em 2017 para 15% em 2022. Elas ocupam apenas 0,67% dos cargos de presidência, 12% dos cargos de diretoria e 15% dos cargos em conselhos de administração no país. Nos Estados Unidos, o número de mulheres em cargos de liderança das companhias das bolsas é um pouco maior, mas também é reduzido: elas ocupam somente 6% das posições de presidência, 29% das posições de diretoria e 30% das posições em conselhos de administração.”
Fonte: Valor Investe, 08/03/2023
Clique aqui para ver o relatório completo Lugar de mulher é onde ela quiser? A disparidade de gênero no mercado de trabalho e investimentos
Número de mulheres investidoras aumenta no país, mas elas ainda são minoria
“O número de mulheres investidoras aumentou no Brasil, mas ainda é menor do que o de homens investidores. O volume de mulheres que afirmaram ter alguma aplicação financeira avançou de 28% em 2021 para 33% em 2022, enquanto o de homens cresceu de 34% para 40% nesse intervalo. Ao todo, o número de investidores subiu de 31% para 36% no mesmo período. Os dados são da sexta edição do estudo “Raio X do Investidor Brasileiro”, feito pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em parceria com o instituto de pesquisa Datafolha, ao qual o Valor Investe teve acesso em primeira mão. O levantamento entrevistou quase 6 mil pessoas de todas as classes e regiões e os entrevistados autodeclararam o seu gênero. A evolução das mulheres investidoras é parte da missão do mercado, afirma Marcella Ungaretti, responsável pela área de pesquisa de ESG (agenda ambiental, social e de governança) da XP, a maior corretora do Brasil. “É nosso papel dar educação financeira para essa desigualdade diminuir”, diz.”
Fonte: Valor Investe, 08/03/2023
Clique aqui para ver o relatório completo Lugar de mulher é onde ela quiser? A disparidade de gênero no mercado de trabalho e investimentos
Área de sustentabilidade da Lojas Renner completa 10 anos
“A Lojas Renner S.A., maior varejista de moda omni do Brasil, comemora, em 2023, os 10 anos de criação de sua área de sustentabilidade, marco fundamental em sua estratégia de atuar como agente de transformação do setor a partir da geração de impactos cada vez mais positivos na sociedade e em todo o seu ecossistema de negócios. Neste período, a estrutura foi responsável pela implantação de projetos e processos inovadores alinhados às melhores práticas ESG, que levaram ao estabelecimento de dois ciclos de compromissos públicos de sustentabilidade – o primeiro, de 2018 a 2021, e o segundo, de 2022 a 2030. Há dez anos, a sustentabilidade também passou a fazer parte dos valores corporativos da Lojas Renner S.A. Inspirada no exemplo de iniciativas anteriores da companhia, como o estabelecimento de um comitê específico sobre o assunto junto ao Conselho de Administração e a fundação do Instituto Lojas Renner, ambas de 2008, a decisão consolidou o tema como pilar estratégico de crescimento da varejista para o futuro.”
Fonte: Yahoo Finanças, 08/03/2023
Neoenergia amplia presença de mulheres eletricistas e em cargos de liderança
“A Neoenergia reforça o compromisso de contribuir com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, sobre Igualdade de Gênero, incluindo a participação feminina entre suas metas ESG (sigla em inglês para aspectos ambientais, sociais e de governança). A companhia vem registrando avanços, e alcançou em 2022 um crescimento de mais de 30% de mulheres eletricistas no quadro de colaboradores. Entre as posições de liderança, dados do ano passado mostram que elas ocupam cerca de 28,8% dos cargos. O aumento na contratação de mulheres para as áreas operacionais é resultado da iniciativa Escola de Eletricistas, que oferece capacitação e qualificação profissional gratuita para moradores das localidades de atuação da companhia. Ao todo, 230 mulheres foram formadas em 2022, das quais 80 contratadas no ano passado. A Neoenergia se tornou desde 2019 a primeira empresa do segmento no país a disponibilizar turmas exclusivas e reservar parte das vagas para o público feminino. Ao concluírem os estudos, as novas profissionais podem ser contratadas pelas distribuidoras do grupo ou ingressar no mercado de trabalho do setor.”
Fonte: Neoenergia, 08/03/2023
Política
Lula anuncia projeto de lei para igualdade salarial entre gêneros
“Um pacote de medidas pelos direitos das mulheres foi apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste 8 de março. O destaque ficou com o projeto de lei que determina a igualdade salarial entre homens e mulheres. A Casa Civil ainda não divulgou detalhes do projeto. A jornalistas, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que empresas com mais de 20 funcionários que não cumprirem a lei terão uma penalidade equivalente a dez vezes o salário mais alto pago pela companhia. O texto será encaminhado ao Congresso Nacional. A bandeira foi levantada por Tebet durante a corrida presidencial e foi uma das condições para que ela apoiasse o petista no segundo turno. É também sua pasta que deve ficar responsável pela fiscalização da lei. Além da questão salarial, o pacote anunciado também contempla questões como dignidade menstrual para mulheres de baixa renda, segurança, investimento em formação e construção de creches.”
Fonte: Capital Reset, 08/03/2023
Opinião
ESG é caminho sem volta, diz Oppenheim
“A economia global chegou a um ponto de inflexão: ou se move na direção de um modelo de negócios baseado na baixa emissão de carbono, com matriz energética limpa e restaurando a biodiversidade, ou não vai conseguir lidar com desafios como o aumento da pobreza, as pressões inflacionárias e a crise climática. O momento de transformação é semelhante ao vivido na década de 1990, com a ascensão da economia digital impulsionada pelo acesso à internet: em 20 anos, as atividades e setores econômicos ligados à economia verde serão ‘mainstream’, enquanto as atividades mais poluidoras cairão na obsolescência. Essa é a visão do economista britânico Jeremy Oppenheim, CEO e sócio fundador da consultoria Systemiq, especializada em inovação sistêmica em sustentabilidade e um dos principais palestrantes do Fórum Ambição 2030, realizado pelo Pacto Global no Brasil em parceria com a coalizão Aya Earth Partners, em São Paulo, no dia 7 de março.”
Fonte: Valor Econômico, 09/03/2023
Internacional
Empresas
“Uma unidade da gigante logística francesa CMA CGM, do grupo de energia Engie (ENGIE.PA) e da empresa de autoestradas Sanef estão unindo forças para explorar a construção de uma rede europeia de terminais de abastecimento e carregamento de caminhões com baixo teor de carbono, disseram as empresas na quinta-feira. Sua nova aliança European Clean Transport Network (ECTN) visa realizar uma prova de conceito (POC) este ano na França entre Lille, no norte, e Avignon, no sul, para explorar a viabilidade do projeto. A aliança visa oferecer aos transportadores e transportadores acesso a biogás de baixo carbono, hidrogênio e tecnologia de energia elétrica para carregar e reabastecer caminhões, bem como soluções de software que ajudam as empresas a planejar rotas e horários, disseram as empresas. O plano também pode ajudar a melhorar as condições de trabalho dos caminhoneiros, permitindo que eles troquem de reboque nos terminais, acrescentaram.”
Fonte: Reuters, 09/03/2023
BlackRock e Rockefeller definem prioridades ESG para temporada movimentada de proxy
“O número de propostas provavelmente igualará ou excederá o recorde do ano passado antes que a votação dos acionistas comece oficialmente em alta em abril. Muitos se concentrarão em questões ambientais, sociais e de governança, como a crise climática, a desinformação das big techs e salários justos e direitos dos trabalhadores. Mas também há mais resoluções “anti-ESG”, o que, segundo observadores, não deve ser surpreendente, dada a forma como a extrema-direita tem procurado politizar as estratégias de sustentabilidade. No final, no entanto, o sucesso das resoluções depende em grande parte de como grandes investidores como BlackRock (um alvo principal dos oponentes ESG) e Rockefeller Asset Management (RAM) votam suas ações. Ambos os gigantes financeiros publicaram suas listas de “prioridades de engajamento” para 2023. Na BlackRock, a empresa diz que sua principal área de foco é garantir que os conselhos corporativos tenham diretores independentes que possam ser “a voz dos acionistas” nas discussões do conselho sobre temas que vão desde riscos relacionados ao clima até estratégias de negócios de longo prazo. Rockefeller destaca a biodiversidade, a ação climática e os direitos humanos entre seus principais temas a serem observados.”
Fonte: Bloomberg, 08/03/2023
Política
EUA anunciam US$ 6 bilhões em auxílio para descarbonizar indústria pesada
“O governo Biden disse na quarta-feira que está direcionando US$ 6 bilhões em financiamento para acelerar projetos de descarbonização em indústrias intensivas de energia, como aço, alumínio e cimento, que contribuem com quase 25% das emissões de gases de efeito estufa dos EUA. O Programa de Demonstrações Industriais fornecerá subsídios competitivos para desenvolvedores de tecnologia, indústria, universidades e outros por até 50% do custo de projetos que visam reduzir as emissões da indústria, que também inclui a produção de produtos químicos, cerâmica e papel, disse o Departamento de Energia (DOE). O programa faz parte da promessa do presidente Joe Biden de descarbonizar a economia dos EUA até 2050. A secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, disse que o programa ajudará a reduzir a poluição, garantindo a competitividade da manufatura americana. O financiamento vem do projeto de lei de infraestrutura que o presidente Joe Biden assinou em 2021 e da Lei de Redução da Inflação, que ele assinou no ano passado.”
Fonte: Reuters, 08/03/2023
Índices ESG e suas performances
(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6) O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.
Nossos últimos relatórios
- Hidrogênio Verde (H2V): O combustível do futuro? (link)
- Brunch com ESG: AMER3 e BBAS3 em destaque; Conferência de Davos chega ao fim (link)
- Radar ESG | Setor financeiro (BBAS3, BBDC4, BPAC11, B3SA3, ITUB4, SANB11): Sólida performance ESG, com espaço para melhoria na governança (link)
- Retrospectiva ESG: 12 meses, 12 acontecimentos e 12 relatórios que você não pode perder (link)
- Novo ano, nova carteira do ISE B3: Tudo o que você precisa saber (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para janeiro (link)
- Nova resolução da CVM define regras ESG mais rígidas para companhias abertas (link)
- Radar ESG | Papel e Celulose (SUZB3, KLBN11, RANI3): Bem posicionadas, apesar dos riscos ambientais acima da média (link)
- Radar ESG | Vestuário Esportivo (SBFG3, TFCO4, VULC3): E no jogo ESG, quem vence? (link)
- Radar ESG | DASA (DASA3): Bom desempenho ESG, com oportunidades de melhoria (link)
- ESG: Top 5 tendências para 2023 (link)
- Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para dezembro (link)
- COP27 chega ao fim; 5 principais destaques da conferência (link)
- Copa do Mundo 2022: ESG escalado para entrar em campo? (link)
- COP27: Três principais mensagens dos primeiros dias (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback webinar ESG; Destravando valor via a sustentabilidade (link)
- Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para novembro (link)
- Radar ESG | PetroRio (PRIO3): Desenvolvendo as estratégias para atuar no campo ESG (link)
- COP27: Um mês para a próxima conferência climática da ONU (link)
- Aura Minerals (AURA33): Indo a campo; Principais destaques da visita ESG (link)
- Carteira ESG XP: Duas alterações para o mês de outubro (link)
- ESG & Telecom | 5G Insights; Capítulo 4: Como o uso do 5G pode impulsionar a descarbonização? (link)
- Radar ESG | Eletrobras (ELET3): Mudanças que vêm para o bem; Melhorias ESG também estão por vir (link)
- Radar ESG | Guararapes (GUAR3): Evoluindo em como vestir essa agenda (link)
- Radar ESG | Zenvia (ZENV): Dando os primeiros passos na agenda ESG (link)
- Radar ESG | Frigoríficos brasileiros: Em busca de maior sustentabilidade e melhor governança (BRFS3, JBSS3, MRFG3, BEEF3) (link)
- ESG: Como os clientes institucionais estão evoluindo no tema? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para setembro (link)
- Raio-X das metas de emissões das companhias brasileiras (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- ESG: Três aprendizados da Expert XP 2022 (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para julho (link)
- Radar ESG | Alupar (ALUP11): Bem posicionada para se beneficiar da tendência da transição energética; esperamos mais por vir (link)
- Radar ESG | Intelbras (INTB3): Agregando valor através de oportunidades em tecnologia limpa (link)
- Radar ESG | Grupo Vittia (VITT3): Melhorando a sustentabilidade na agricultura (link)
- Radar ESG | Mater Dei (MATD3): Já na rota ESG (link)
- Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise (link)
- Reunião com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente: Carbono e energia renovável centralizam as discussões (link)
- Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução (link)
- Radar ESG | Raízen (RAIZ4): No caminho de um futuro mais verde (link)
- Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
- Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
- Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
- Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
- SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
- Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
- Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
- Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
- ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
- Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
- Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
- Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
- Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
- Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
- Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
- Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
- Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
- Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
- ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
- Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
- COP26: Implicações do documento final (link)
- Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
- Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
- Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
- Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
- COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
- Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
- Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
- Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
- Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
- Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
- Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
- Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
- ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
- Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
- Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
- Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
- Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
- Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
- Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
- B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
- Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
- Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
- Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
- Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
- Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
- Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
- Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
- Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
- Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
- Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
- Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
- Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
- Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
- Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
- O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
- Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
- Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
- Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
- Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
- Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
- Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
- Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
- Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
- Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
- Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
- Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
- Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
- CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
- Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
- ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
- Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
- Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
- Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
- Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
- Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
- Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
- ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!