Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG

Reconhecemos positivamente os esforços da 3R destacados em seu último release de resultados trimestrais, enquanto vemos a transação mundial para a economia de baixo carbono como um desafio, dada a alta emissão típica de indústria de óleo e gás. Leia aqui o conteúdo completo!


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Embora a 3R Petroleum seja uma empresa jovem e tenha sido listada no mercado de ações recentemente, a companhia nos parece engajada com a agenda ESG, com o plano de negócios da empresa alinhado à metas e objetivos ESG, apesar de reconhecermos as dificuldades enfrentadas pelo setor devido aos desafios relacionados às mudanças climáticas.

Notamos que a empresa ainda não tem um relatório de sustentabilidade, o que limita a nossa análise e a dos investidores em relação às suas iniciativas ESG. No entanto, reconhecemos positivamente os esforços da 3R destacados em seu último release de resultados trimestrais, enquanto vemos a transação mundial para a economia de baixo carbono como um desafio, dada a alta emissão típica de indústria de óleo e gás. Em nossa opinião, a fim de evitar futuros aumentos de custos operacionais e perda de participação de mercado dentro da economia de baixo carbono, as petroleiras provavelmente precisarão abordar e reduzir toda a sua pegada de carbono – neste tema, reconhecemos positivamente o projeto da 3R em andamento para reativar três turbinas eólicas no complexo de Macau.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image5.jpg

Em relação à materialidade, vemos o pilar Ambiental como o mais importante para a empresa, seguido pela Governança e pela frente Social, respectivamente. Veja abaixo os principais destaques de cada pilar ESG.

Ambiental

Em primeiro lugar, no que diz respeito ao compromisso com as mudanças climáticas, a 3R está trabalhando em um projeto para gerar 100% da energia necessária ao funcionamento do Polo Macau. Para isso, já está reativando três aero geradores do complexo (3 unidades geradoras eólicas com 0,6 MW de capacidade instalada cada), que em breve serão responsáveis ​​pela geração de energia renovável para um terço (30%) da potência consumidos nas operações locais. Os 70% serão gerados através de um projeto de pequenos geradores termelétricos alimentados a gás natural produzido na exploração de Macau, reduzindo assim o gás queimado em flaires ou emitido para a atmosfera.

Além de minimizar os impactos ao meio ambiente, este projeto reduzirá ainda mais consideravelmente os custos de consumo de energia em Macau, atualmente um dos principais custos da operação.

Em nossa opinião, apesar dos esforços da 3R acima mencionados, as considerações de mudança climática de longo prazo, juntamente com a demanda potencial de combustível fóssil mais baixa por mais tempo, criam um ambiente desafiador para empresas da indústria de petróleo e gás (O&G) e, portanto, para a 3R. Além disso, observamos que a empresa ainda não implementou uma meta de redução de carbono de longo prazo, um passo importante em nossa visão.

Social

A indústria de petróleo e gás desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico do país. Portanto, vemos espaço para melhorias nos esforços atuais da 3R, embora reconheçamos que as atividades da empresa auxiliam a economia regional, especialmente em torno de seus ativos.

Segundo a empresa, no Rio Grande do Norte, na bacia do Potiguar, uma das regiões mais pobres do Brasil, a 3R atua em várias frentes: (i) empregando mão de obra local; (ii) geração de royalties, com perspectivas de crescimento ainda maior com base nos investimentos da empresa; e (iii) expansão da infraestrutura adjacente às áreas operacionais.

Adicionalmente, constatamos que não ocorreram acidentes desde o início da operação de Macau, em maio de 2020, com o rigor nos protocolos de segurança pessoal adoptados pela 3R já a apresentar resultados.

Governança

Em relação à governança, as ações da empresa (RRRP3) estão listadas no Novo Mercado, o mais alto padrão de governança corporativa da B3, que vemos como positivo.


O Conselho de Administração da 3R tem 5 membros e não possui maioria independente (2 dos 5 membros). Quanto à diversidade do Conselho, ele possui apenas 1 mulher – Sra. Paula Kovarsky. Portanto, vemos espaço para melhorias tanto na independência quanto na diversidade do Conselho.

Além disso, destacamos (i) o comitê de auditoria da empresa, com autonomia operacional, que tem como função auxiliar o Conselho de Administração nas decisões relacionadas ao cumprimento das normas, melhores aspectos de governança corporativa e confiabilidade das demonstrações financeiras; e (ii) o departamento de auditoria interna da 3R, que foi estruturado para realizar auditorias independentes, imparciais e oportunas no que diz respeito à gestão de riscos e processos, bem como adaptação dos controles internos e conformidade com as normas e regulamentos aplicáveis.

Antes do IPO (nov/20), a empresa passou por uma reorganização societária na qual a 3R Petroleum Óleo e Gás SA incorporou a 3R Petroleum e Participações AS. O objetivo dessa reorganização foi simplificar a estrutura econômica do grupo, garantindo maior eficiência e administrativa aproveitando as sinergias operacionais e financeiras.


Clique no link abaixo para ler o relatório completo com as nossa tese de investimento para a 3R Petroleum (Compra)
Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.