Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar?

Para a IMC, vemos o pilar social (S) como o fator mais importante dentre os fatores ESG, seguido pelos pilares de governança (G) e ambiental (E). Leia aqui o relatório completo!


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Para a IMC, vemos o pilar social (S) como o fator mais importante dentre os fatores ESG, seguido pelos pilares de governança (G) e ambiental (E). Na nossa visão, o desempenho ESG da IMC encontra-se sob forte pressão, tanto devido aos impactos conjunturais negativos da covid-19 na indústria de restaurantes, quanto devido aos padrões estruturalmente altos mantidos pelos concorrentes. Entendemos que ainda há muito espaço para a empresa melhorar; um bom ponto de partida seria a divulgação de um relatório de sustentabilidade, o que não é feito atualmente. Do lado positivo, vemos com bons olhos: (i) a participação relevante de mulheres no corpo diretivo da empresa (2 dos 7 principais diretores); e (ii) a maioria independente no conselho de administração da empresa (4 dos 7 membros, inclusive o presidente do conselho).


Ambiental

Encontramos informações limitadas sobre as iniciativas da IMC para mitigar seus impactos ao meio ambiente. Nesse sentido, destacamos dois pontos sensíveis: (i) há evidências limitadas das iniciativas da empresa em relação ao fornecimento sustentável de matéria-prima; (ii) há evidências limitadas dos esforços da empresa para reduzir o impacto de embalagens e resíduos.

Social

A indústria de restaurantes, especialmente no segmento de fast-food­, costuma ser intensiva em mão de obra, o que aumenta o escrutínio público sobre os riscos à saúde dos colaboradores das empresas, sobretudo durante a pandemia da covid-19. Outro ponto importante é que tal indústria tem diante de si uma grande oportunidade de mudança diante da crescente tendência da saudabilidade. Seria excelente, portanto, se tivéssemos mais detalhes sobre: (i) como a IMC vem auxiliando (ou não) seus funcionários a se protegerem, tanto em tempos normais quanto durante a pandemia; (ii) ter mais detalhes sobre como a IMC vem repensando (ou não) seu portfólio de produtos em função da renovada preocupação dos consumidores com questões nutricionais.

Governança

É positivo o fato de que a IMC pertence ao Novo Mercado, o segmento com o padrão mais alto de governança na Bolsa brasileira. Reiteramos que vemos com bons olhos a participação relevante de mulheres no corpo diretivo da empresa (2 dos 7 principais diretores). Também enxergamos positivamente a maioria independente no conselho de administração da empresa (4 dos 7 membros, inclusive o presidente do conselho), ainda que notemos a falta de diversidade de gênero do grupo.


MSCI ESG Ratings

A IMC possui uma classificação CCC pelo MSCI ESG Ratings. Em uma perspectiva global, a classificação CCC coloca o a IMC entre os 6% das empresas com essa classificação sob os constituintes do Índice MSCI ACWI do setor de restaurantes (16 empresas).


Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.