Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG

O modelo de negócio da Aeris, juntamente com a crescente demanda de investidores e empresas por soluções sustentáveis, é uma combinação poderosa, que nos leva a ver a Aeris muito bem posicionada para se beneficiar das tendências ESG ao redor do mundo. Leia o relatório completo para saber mais!


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

O modelo de negócio da Aeris – participante do mercado de fabricação de pás para turbinas eólicas no Brasil e no exterior e também prestadora de serviços em parques eólicos espalhados pelas Américas – está aprimorando a agenda ESG, ao permitir que mais pessoas tenham acesso à eletricidade gerada por fontes renováveis ​​com impactos limitados ao Meio Ambiente.

Esse modelo de negócio, juntamente com a crescente demanda de investidores e empresas por soluções sustentáveis ​​- incluindo no setor de energia – é uma combinação poderosa, que nos leva a ver a Aeris muito bem posicionada para se beneficiar das tendências ESG em curso ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que atua no sentido de combater as mudanças climáticas.

Em relação à divulgação das métricas ESG da Aeris, notamos que a empresa tem um relatório de sustentabilidade desde 2016, o que vemos como positivo. Neste relatório destacamos os tópicos ESG que vemos como os mais importantes para a Aeris e analisamos como essa empresa se posiciona quando o tema é ESG. 


Ambiental

Além do impacto ambiental minimizado que a Aeris possui devido à natureza do seu negócio, a empresa busca constantemente o equilíbrio entre suas atividades e o meio ambiente, visando aproveitar as oportunidades de mitigação de seus impactos, o que vemos como positivo. A Aeris é orientada por 5 diretrizes ambientais: (i) proteger a biodiversidade da flora e da fauna; (ii) reduzir a geração de resíduos, bem como reciclar e reaproveitar; (iii) levantar os aspectos e impactos ambientais, definindo planos de redução; (iv) reduzir de forma consciente o uso dos recursos naturais; e (v) desenvolver uma cultura socioambiental junto aos stakeholders. No pilar Ambiental, destacamos abaixo os 5 principais tópicos que vemos como os mais importantes para a Aeris nessa frente, bem como os esforços e resultados da empresa:

Materiais

Com o objetivo de reduzir os materiais utilizados no processo de produção das pás (já que sua composição química dificulta ou até inviabiliza a reciclagem), a Aeris realizou em 2019 uma série de ações que impactaram positivamente no custo das mesmas, ao mesmo tempo em que permitiu um menor impacto ao meio ambiente, dado que tais iniciativas garantiram a redução do desperdício na fabricação das pás, sem que isso impactasse o nível de excelência na qualidade do produto. Como resultado, a empresa apresentou ao longo dos últimos anos reduções importantes no consumo de alguns insumos, conforme ilustrado na Figura abaixo). Em nossa visão, tais avanços são positivos, uma vez que o descarte das pás que não são mais utilizadas é uma preocupação por parte dos investidores.

Emissões

Em 2019, a empresa emitiu 6.582 tCO2e, uma redução de 4,5% vs. 2018, dada a redução das emissões de Escopo 3* devido às diversas ações implementadas pela Aeris, como por exemplo o diagnóstico da frota e do itinerário realizado no transporte dos colaboradores.

Água

A Aeris está localizada em uma região de escassez de água. Assim, o bom uso deste recurso é extremamente necessário e importante dada a elevada exposição da empresa a este risco. Com isso, a empresa adotou diversas medidas visando à redução do uso de água, como redutores de vazão aplicados nas torneiras dos banheiros e vestiários e a implementação do sistema de reaproveitamento de água obtida da retrolavagem dos filtros da estação de tratamento. Tais medidas já apresentaram resultados positivos: Em 2019, a Aeris reciclou 70.224 metros cúbicos de água, valor este que representa 80% do consumo total, e alcançou uma redução de 13% vs. 2018 considerando a métrica de consumo de água por pá produzida.

Energia

A matriz energética da Aeris é constituída pelo consumo de eletricidade e combustíveis de fontes não renováveis, como o óleo diesel e o gás liquefeito de petróleo (GLP). Com o objetivo de aumentar a eficiência energética da empresa, iniciativas ecoeficientes foram adotadas pela Aeris, como o uso de lâmpadas LED nas instalações, motores com inversores de frequência e ampliação do sistema de fotocélulas, programado para acender ou apagar luzes externas através de sensor de luz natural e horário. Apesar de vermos espaço para melhorias futuras, esses esforços estão mostrando resultados: o consumo de eletricidade da Aeris em 2019 permaneceu estável em relação ao ano anterior, mesmo com o crescimento da empresa e aumento da produção.

Biodiversidade

Para a instalação da fábrica da Aeris, diversos estudos e materiais foram preparados por engenheiros. Segundo relatório de sustentabilidade da empresa, as atividades da Aeris não impactam a biodiversidade local e a empresa contribui diretamente para a proteção dos habitats por meio de medidas de compensação ambiental em Áreas de Preservação Permanente (APP), como o plantio de mudas de carnaúba e outras espécies dos biomas Caatinga e Mata Atlântica.

Resíduos

Em nossa visão, a gestão de resíduos é para a Aeris um dos principais pontos de atenção e reconhecemos positivamente os esforços da empresa no que tange à geração e destinação dos mesmos. Ademais, destacamos que além de desenvolver a consciência ambiental, a gestão de resíduos da Aeris também se tornou uma oportunidade de negócio, garantindo ainda mais a sustentabilidade da empresa – os resíduos são enviados para coprocessamento e comercializados com indústrias cimenteiras, que os utilizam para a geração de energia.


Social

Além dos esforços da Aeris acima mencionados para minimizar seus impactos ambientais, a empresa também possui uma agenda robusta no que se refere ao pilar Social, em linha com seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Na frente Social, destacamos três frentes principais:

Gestão de mão de obra

Em linha com o processo de reestruturação da Aeris em 2019 devido ao rápido crescimento da companhia, a Aeris aumentou sua equipe em 80%, atingindo 3.627 funcionários em dez/19. Ainda neste ano (2019), a empresa foi eleita a 3ª melhor empresa para se trabalhar no Estado do Ceará e a 59ª no Brasil pela consultoria Great Place to Work, com a meta de chegar à 50ª posição até 2023. Por outro lado, vemos espaço para melhoria no que se refere à diversidade, tendo em vista que as mulheres representavam apenas ~13% dos seus colaboradores em 2019 – no entanto, notamos que a Aeris está comprometida com a igualdade de gênero e vem tomando medidas para melhorar os seus números – por exemplo, 64% dos novos trainees em 2019 eram do mulheres. Por fim, a empresa aposta no desenvolvimento dos seus colaboradores, promovendo diversos programas de formação, tendo como destaque positivo a Escola Aeris e a Universidade Aeris.

Saúde e Segurança dos Funcionários

A Aeris está exposta aos riscos de acidentes entre seus funcionários, que são inerentes à atividade da empresa. Sobre esse tema, destacamos que a companhia possui a certificação OHSAS 18001, norma do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, que visa proteger e garantir aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, vemos como positivos os esforços da Aeris para prevenir acidentes e observamos que os mesmos vêm gerando resultados positivos: em 2019, (i) a Aeris atingiu a marca de mais de 747 dias sem acidentes dos seus funcionários, (ii) a taxa de lesões da empresa diminuiu em 52,3% vs. 2018 e (iii) não houve taxa de doença ocupacional nem ocorrência de óbito.

Engajamento com a comunidade

A empresa promove diversos projetos para contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua – para estruturar e organizar as ações, a Aeris criou um Comitê de Inteligência Social que atua como uma célula motora para impulsionar os programas sociais. Em 2019, esses projetos impactaram 9.246 pessoas de seis comunidades diferentes.


Governança

A Família Negrão controla 62% da empresa (vs. 85% antes do IPO) e as ações da Aeris estão listadas no Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança corporativa no Brasil. O Conselho de Administração da Empresa tem 5 membros e não possui maioria independente (2 dos 5 membros). No que se refere à diversidade, notamos que 2 dos 5 membros são mulheres (40%), o que vemos como uma conquista importante. Além disso, a Aeris tem um Comitê de Sustentabilidade e um Comitê Permanente de Integridade (PIC) e reconhecemos muito positivamente que parte da remuneração dos Diretores está relacionada às métricas ESG da companhia.


Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.