ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema

ESG: Você muito provavelmente já deve ter ouvido diferentes pessoas mencionarem essas três letras. Durante a Expert 2020, evento que promovemos em julho, vários foram os painéis em que o termo foi colocado no centro das discussões, seja por investidores, empresários, empreendedores, tanto brasileiros, quanto estrangeiros. Sem dúvidas, a Expert nos confirmou o que já temos percebido nos últimos meses: essa sigla veio para ficar e será cada vez mais fator central das discussões.

Afinal, o que essas tão mencionadas três letras significam? A sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança. No mundo dos investimentos, investimento ESG é aquele que incorpora questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras e, com isso, permitindo uma avaliação das empresas de forma holística.

E é isso que iremos fazer a partir de hoje!

Este relatório marca o início da nossa cobertura de Research ESG na XP. Neste conteúdo, fornecemos uma visão geral sobre esse tema e o porquê acreditamos que estas três letras irão revolucionar o mundo dos investimentos.

Clique aqui para ler o relatório na íntegra

Veja as principais perguntas e respostas!

ESG: Você muito provavelmente já deve ter ouvido diferentes pessoas mencionarem essas três letras. Mas afinal, o que elas significam? Separamos abaixo algumas perguntas e respostas que te ajudarão a entender melhor o mundo ESG.

A sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança.

Fatores ambientais: uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes.

Fatores sociais: políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados.

Fatores de governança: independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência.

No mundo dos investimentos, investimento ESG é aquele que incorpora questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras e, com isso, permitindo uma avaliação das empresas de forma holística.

A adoção de princípios ESG na análise de empresas permite-nos trazer para mesa de discussão questões que, além de serem fatores cruciais para o bem da sociedade, manutenção do planeta e construção de um mundo melhor, afetam diretamente os resultados das empresas. Na nossa visão, as empresas vencedoras serão aquelas cujo comportamento em relação às questões ambientais, sociais e de governança são colocadas em primeiro plano.

Vemos um número de razões estruturais pelas quais a participação dos investimentos que levam em consideração as questões ambientais, sociais e de governança continuará a aumentar, tornando-se uma realidade também no Brasil. 

1. O engajamento dos investidores e o comportamento dos consumidores está levando as empresas a se reinventarem

2. A regulação força, cada vez mais, os tópicos ESG na agenda dos investidores

3. ESG tem sido um sinal particularmente eficaz de alfa, ou seja, de geração de retorno

Quer saber mais detalhes dessas três razões que nos fazem acreditar que você deve se importar, e muito, com ESG? Clique aqui e veja o relatório completo!

Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.