Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo

Neste relatório, destacamos os tópicos ESG que vemos como os mais importantes para a empresa e analisamos como a Bemobi (BMOB3) se posiciona quando o tema é ESG.


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Tendo em vista que a Bemobi abriu capital recentemente, era de se esperar que a empresa carecesse de alguns dados referentes à agenda ESG. Mesmo assim, destacamos de forma positiva o compromisso da Bemobi com essa temática, que acaba sendo intrínseco à empresa, principalmente no pilar Social, que, a nosso ver, é o mais importante para o setor. Em relação à Governança, vemos com bons olhos que (i) as ações da companhia são listadas no segmento do Novo Mercado; e (ii) a maioria independente em seu Conselho de Administração (4 dos 6 membros). No que se refere ao pilar Ambiental, que tem menor materialidade para as empresas de tecnologia, reconhecemos positivamente as iniciativas atuais da Bemobi, embora ainda vejamos espaço para iniciativas adicionais. De forma geral, vemos de forma positiva os compromissos da Bemobi com a agenda ESG, ao mesmo tempo em que esperamos ver mais avanços adiante no que diz respeito à divulgação de dados ESG da empresa.

Neste relatório, destacamos os tópicos ESG que vemos como os mais importantes para a empresa e analisamos como a Bemobi (BMOB3) se posiciona quando o tema é ESG.

Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mailClique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!


Ambiental: Passos iniciais sendo dados

Embora a pegada ambiental direta do setor de tecnologia seja relativamente pequena quando comparada a muitas outras indústrias, a Bemobi já possui iniciativas iniciais para reduzir seus impactos no meio ambiente, como reciclagem, um programa de não impressão e incentivo ao consumo consciente de água na sede. Além disso, vale ressaltar que, uma vez que a digitalização e o crescimento do armazenamento em nuvem aumentam a necessidade de uso de energia e, consequentemente, elevam também as emissões de carbono associadas a isso, é importante começar a enxergar esse tema como material. Nesse sentido, vemos espaço para novas iniciativas à frente, ao mesmo tempo em que destacamos de forma positiva o programa de contratações da empresa, que estabelece o plantio de árvores em quantidade equivalente ao número de estagiários contratados.


Social: Forte agenda de diversidade e inclusão

A Bemobi tem iniciativas positivas no pilar S, com destaque para (i) o recebimento por parte da Bemobi do prêmio Great Place to Work, desde 2016; e (ii) o engajamento na promoção da diversidade e inclusão.

* autoridade global cujo programa de certificação permite a mensuração de uma forma prática da percepção dos funcionários em relação à empresa através da sua ferramenta online de diagnóstico do clima organizacional. 

(i) Gestão da mão de obra: A Bemobi possui operações ativas em 37 países, com escritórios em 4 locais (Brasil, Ucrânia, Noruega e Índia), além de centros de desenvolvimento em todos eles, exceto na Noruega. A empresa tem seus funcionários localizados em 15 países, representando 19 nacionalidades. A força de trabalho total da Bemobi é composta por aproximadamente 250 funcionários, dos quais 71% estão localizados no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), 15% na Ucrânia, 4% na Noruega e o restante espalhado por vários países, incluindo Índia, Filipinas, Indonésia, Bangladesh, Vietnã e Paquistão.

(ii) Diversidade e Inclusão: A promoção da diversidade é um desafio singular para toda a indústria de tecnologia devido à falta de profissionais do sexo feminino neste segmento, porém, a Bemobi está bastante comprometida com a agenda de diversidade e inclusão, principalmente através (i) do programa de premiação para funcionários que indicam mulheres como candidatas nos processos seletivos – as mulheres representam cerca de 25% da força de trabalho da empresa; (ii) contratação de refugiados; (iii) a promoção de eventos alinhados à agenda LGBT, conduzidos pelos próprios colaboradores; e (iv) a promoção da igualdade salarial para homens e mulheres.

(iii) Segurança de dados: Ainda na frente S, um tópico importante que vale a pena observar é a segurança de dados. A empresa está exposta ao risco de violação de dados, questão aderente ao seu setor. O aumento da coleta de dados online, juntamente com o fortalecimento das regulamentações de privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), também significa a necessidade das empresas de tecnologia terem melhores práticas para proteger a privacidade dos clientes e dados sensíveis. Antes de seu IPO (oferta pública inicial, em português), as ações da empresa eram detidas integralmente pela Otello Corporation AS, uma empresa norueguesa. Grande parte da política atual da Bemobi foi herdada desta empresa, incluindo aquelas relacionadas à proteção de dados, com sólidas medidas em curso nessa frente.


Governança: Maioria independente no Conselho como principal destaque

Antes do IPO (precificado em 8 de fevereiro deste ano), a empresa era controlada diretamente pela Bemobi Holding AS, cujas ações eram totalmente detidas pela Otello Corporation ASA, uma holding listada na Bolsa de Valores de Oslo. Atualmente, a Bemobi tem suas ações (BMOB3) listadas no segmento Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3 (Bolsa de Valores brasileira) e tem como principais acionistas a Otello Technology Investiment AS (35,99%), Truxt Investimentos Ltda (10,35%) e Ponta Sul Investimentos Ltda (10,08%), com o restante das ações em circulação – free float (43,58%).

Além disso, a Bemobi possui seu próprio Código de Ética e canal de denúncia para atendimento a colaboradores, clientes e terceiros, que conta com uma auditoria externa, a fim de mitigar eventuais questões prejudiciais ao pilar de governança. É importante destacar que a empresa está alinhada às práticas recomendadas pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) no Código Brasileiro de Governança Corporativa, o qual vemos com bons olhos, e também destacamos que desde o IPO, a Bemobi possui uma área própria de Compliance e um Comitê de Auditoria.

Quando se trata do Conselho de Administração, destacamos positivamente que o Conselho da Bemobi tem (i) maioria independente (4 dos 6 membros); e (ii) presença feminina, Sra. Fiamma Zarife, o que leva a Bemobi a se destacar em relação a seus pares na indústria de tecnologia. Sobre este tema, notamos que há um claro espaço para melhorias no setor no que diz respeito à agenda de diversidade – de acordo com a MSCI, as preocupações com a diversidade já levantaram questões sobre a cultura corporativa em empresas de tecnologia mais jovens. Em nossa visão, a Bemobi está bastante comprometida com a agenda de diversidade e inclusão, tanto em termos da força de trabalho total quanto em cargos de liderança, indo além da diversidade de gênero.


Estamos iniciando a cobertura da empresa de Tecnologia com recomendação de COMPRA e preço alvo de R$30/ação para a Bemobi (BMOB3). Clique no link abaixo para ler o relatório completo.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.