Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias

Para JHSF, atualmente vemos os pilares Social e de Governança como os mais importantes, enquanto não descartamos a frente Ambiental em nossa análise. Leia o conteúdo completo para saber como a empresa está posicionada em cada um dos pilares ESG


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Como mencionamos em nossos relatórios anteriores (clique aqui para acessar nossa análise ESG para os Shoppings e para a LOG CP), definir a materialidade dos fatores ESG em um nível setorial permanece sendo um “trabalho em andamento”. Para JHSF, atualmente vemos os pilares Social e de Governança como os mais importantes, enquanto não descartamos a frente Ambiental em nossa análise.

Na nossa visão, vemos espaço para melhorias nas iniciativas sociais da JHSF, ao mesmo tempo em que destacamos que a governança pode ser um risco, com os desenvolvimentos recentes (detalhados abaixo) chamando nossa atenção. Além disso, observamos que a empresa ainda não possui um relatório de sustentabilidade, o que limita a nossa análise, bem como a dos investidores, em relação às iniciativas ESG da JHSF.

Abaixo destacamos como vemos a empresa posicionada em cada um dos três pilares:

Ambiental

A JHSF possui iniciativas em relação ao meio ambiente como conservação de água, aquecimento solar e uso de materiais certificados. Embora parte de suas propriedades possua o certificado de sustentabilidade AQUA, os desafios para os próximos anos serão expandir as certificações, bem como avançar no que diz respeito à adoção de “edifícios verdes” em seu portfólio.

Social

De acordo com o relatório da MSCI, a JHSF pode enfrentar desafios relacionados à acidentes de funcionários em suas obras. Nesse sentido, a empresa parece carecer de programas de saúde ocupacional e segurança, bem como relatórios de métricas e metas de segurança para minimizar incidentes. Em relação à diversidade, a empresa conta com 1/4 de mulheres na liderança, mas apenas 1 mulher dentre os 9 membros que compõem o Conselho de Administração da companhia.

Governança

Recentemente a empresa passou por alguns episódios problemáticos, como: (i) objeto de mandado de busca e apreensão em juízo visando localizar eventual contrato entre a Companhia e a LRC Eventos e Promoções (julho); (ii) reportagem de jornal local sobre irregularidades em controles internos apontadas por seu Auditor independente EY (agosto); e (iii) algumas transações com partes relacionadas. Apesar de reconhecermos positivamente que a JHSF vem trabalhando na implementação de um plano de ação eficaz para aprimorar seus controles internos e políticas corporativas, visando sanar as deficiências na aprovação de transações com partes relacionadas tratadas pela EY (como um comitê de atendimento às partes relacionadas), destacamos que vale a pena ficar de olho na governança, e estamos acompanhando de perto a evolução da empresa nesse assunto. Do lado positivo, destacamos que a JHSF possui suas ações listadas no Novo Mercado, o segmento com mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores brasileira, e que seu Conselho de Administração é constituído por maioria de membros independentes (7 de 9 membros), o que consideramos positivo.

MSCI ESG Ratings

A empresa possui uma classificação B pelo MSCI ESG Ratings. Em uma perspectiva global, o rating BB coloca a JHSF dentre os 12% de empresas com essa classificação sob os constituintes do Índice MSCI ACWI no setor imobiliário (89 empresas).


Estamos iniciamos cobertura de JHSF (JHSF3) com recomendação de Compra e preço-alvo de R$9,70/ação – clique no link abaixo para ler o relatório completo!

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.