Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam

Ao longo deste relatório, destacamos os tópicos ESG que vemos como os mais importantes para o Burger King Brasil e analisamos como a empresa se posiciona quando o tema é ESG


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Vemos com bons olhos os esforços do BKBR em relação aos pilares ESG, principalmente na frente S – que na nossa visão é a mais importante, seguida pelos pilares G e E, respectivamente – tanto em termos de gestão da força de trabalho e diversidade, quanto de qualidade alimentar e oportunidades em produtos mais saudáveis. No pilar E, destacamos os objetivos da empresa em remover 100% dos ingredientes artificiais dos lanches até 2025. Com relação ao G, destacamos a maioria independente do Conselho e o certificado da ONU Mulheres. Ainda assim, acreditamos que o BK tem amplo espaço para melhorar sua divulgação de dados ESG, incluindo mais detalhes sobre seus planos de ação para 2025 e evolução histórica de seus KPIs. Por fim, o BKBR possui uma classificação BB pela MSCI ESG Ratings, nota que se mantém estável desde julho/2019.

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Os esforços parecem estar na direção certa

Ambiental – ou, como o BK chama, “Nossa Comida”. Materiais de embalagem e gestão de resíduos são destaques, frentes em que os esforços do BK parecem estar em linha com a média da indústria, enquanto que na frente de fornecimento de matéria-prima, acreditamos que a empresa tem mais espaço para melhorias. Embora vejamos com bons olhos as iniciativas de remoção dos ingredientes artificiais e reciclagem de 100% do óleo dos restaurantes, gostaríamos de ver mais sobre a rastreabilidade em relação à cadeia de fornecedores de carne bovina. Do lado positivo, apreciamos a meta da empresa de reduzir em 30% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Social – também conhecido como “Nossa Gente”. O BKBR é uma empresa de alto desempenho em Segurança e Qualidade do Produto dentre as companhias pertencentes ao índice de restaurantes da MSCI, algo que vemos como positivo. No que diz respeito às oportunidades em saúde e nutrição, abundantes no setor de QSR, a empresa também apresentou grande evolução no passado recente, a nosso ver. Por fim, em relação à questões de gestão de trabalho, destacamos a meta da empresa de ter 50% de representatividade feminina na liderança corporativa e nos restaurantes até 2025, níveis que atualmente são de 32% e 51%, respectivamente.

A governança é um destaque positivo. O BKBR possui suas ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3, além disso, vemos positivamente: (i) a alta porcentagem de membros independentes no Conselho de Administração; e (ii) a obtenção do certificado da ONU Mulheres.

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