XP Expert

Renner anuncia primeira coleção de jeans rastreada por blockchain do mercado | Café com ESG, 26/08

Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é ESG!

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG – do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança.

Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? 
Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.

Esperamos que aproveite a leitura!

Principais tópicos do dia

• O mercado fechou o pregão de quinta-feira em território neutro, com o Ibov e ISE em alta de +0,6% e +0,3%, respectivamente.

• No Brasil, (i) a Orizon anunciou que está se preparando para uma nova fase, em que pretende transformar toda sua base recém-adquirida em “ecoparques” capazes de fabricar produtos variados, como energia a partir de biogás, resinas de plástico reciclado para atender a indústria de bens de consumo, e fertilizantes produzidos a partir de matéria orgânica; e (ii) a Renner colocou no mercado a primeira coleção de jeans rastreada por blockchain, uma tecnologia que permite acompanhar todo o ciclo produtivo, do cultivo do algodão à fabricação das peças – para Fabio Faccio, CEO da companhia, a consciência dos consumidores e dos investidores em relação ao foco sustentável da Renner está evoluindo aos poucos, mas nessa nova fase a empresa quer tomar a frente desse processo.

• No internacional, a Califórnia, o estado mais populoso do país e o centro da cultura automobilística dos EUA, está proibindo a venda de novos veículos movidos a gasolina a partir de 2035, marcando um passo histórico na batalha do estado contra as mudanças climáticas – a regra, emitida ontem pelo Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia, forçará as montadoras a acelerar a produção de veículos mais limpos a partir de 2026, até que as vendas de apenas carros, picapes e SUVs com emissão zero sejam permitidas no estado.

Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mailClique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!


XPInc CTA

Abra a sua conta na XP Investimentos!

XPInc CTA

Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!

Brasil

Empresas

Orizon quer produzir resina reciclada e fertilizante a partir do lixo

“A Orizon estreou na bolsa no começo do ano passado com a tese de consolidar o mercado de aterros sanitários no Brasil e extrair valor de uma matéria-prima até então pouco valorizada: o lixo. Um ano e meio depois, triplicou de tamanho, passando de cinco para quinze aterros, que recebem todos os anos cerca de 15 milhões de toneladas de resíduos. A companhia segue com o plano de expansão, mas se prepara para uma nova fase, indo além da receita auferida com prefeituras e empresas privadas pela destinação correta dos resíduos – e partindo para a transformação do lixo em produtos de maior valor agregado, com escala. O plano é transformar toda sua base recém-adquirida em “ecoparques” capazes de fabricar produtos tão variados quanto energia a partir de biogás, resinas de plástico reciclado para atender a indústria de bens de consumo e fertilizantes produzidos a partir de matéria orgânica. Créditos de carbono também devem trazer receita adicional.”

Fonte: Capital Reset, 26/08/2022

Orizon está na nossa Carteira ESG | Clique aqui para acessar

Clique aqui para acessar o relatório | “Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA

Maior varejista de moda do país aposta em jeans rastreado para meta ESG

“Escolher um jeans em uma loja de departamento, ou no ecommerce, já não é mais um simples ato de compra às cegas. A Renner, maior varejista de moda do Brasil, com 17,7 milhões de clientes em seu ecossistema e receita de R$ 9,5 bilhões em 2021, colocou no mercado a primeira coleção de jeans rastreada por blockchain, tecnologia que permite acompanhar todo o ciclo produtivo, do cultivo do algodão à fabricação das peças. Para Fabio Faccio, CEO da Renner, a consciência dos consumidores e dos investidores em relação ao foco sustentável da companhia está evoluindo aos poucos, mas nessa nova fase a empresa quer tomar a frente desse processo. “Queremos mostrar para o cliente, porque [essa agenda] é um diferencial nosso. Levantar essa bandeira também é uma forma de incentivar o setor como um todo a rever seus processos”, disse em entrevista à Forbes.”

Fonte: Forbes, 25/08/2022

Clique aqui para acessar o relatório | “Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção

ESG na geração de impacto positivo e produtividade

“Após suplantar a marca de 200 projetos concluídos na temática ESG, a Falconi, maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas, mais que dobrou sua atuação em projetos ambientais, sociais e de governança. Tem crescentemente ajudado corporações e instituições diversas na busca por caminhos na interseção de aumento de produtividade e geração de impacto positivo para a sociedade. É o caso, por exemplo, do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Apoiada pela Falconi, a instituição firmou o compromisso de proporcionar mais agilidade à indústria da mineração para que evolua nas pautas de sustentabilidade e no cumprimento de metas em prol da sociedade em geral, trazendo transparência e objetividade ao processo.”

Fonte: Valor Econômico, 25/08/2022

Opinião

No ESG brasileiro, governança é ‘queridinha’, mas compromisso ainda é ‘capenga’

“Pesquisa da firma de auditoria internacional Grant Thornton mostrou que, no tripé do ESG, a governança é a “perna” que mais recebe atenção por parte das empresas brasileiras de capital aberto. O problema é que esse comprometimento ainda peca em detalhes cruciais. Exemplo: embora a divulgação da política de gerenciamento de riscos atinja o índice de 85%, apenas 31% das empresas divulgam os temas materiais — aqueles mais importantes para cada uma delas — em seus relatórios ESG. Embora 79% das companhias divulguem informações sobre anticorrupção e práticas contra fraudes, a gestão de fornecedores é informada por apenas 5% delas, e gestão de riscos, por 3%.”

Fonte: O Globo, 25/08/2022

Você está preparado para escapar do golpe do greenwashing?

“Você já reparou que hoje todas as empresas são verdes e socialmente responsáveis? É só olhar em volta. Está vendo? Espera, se é assim, então por que estamos aqui falando de ESG sem parar, escrevendo colunas madrugada adentro e buscando desesperadamente meios de frear as mudanças climáticas? A resposta é simples: porque uma parte delas está mentindo. O greenwashing galgou montanhas na mesma proporção com que cresceram as preocupações de consumidores, investidores e reguladores acerca do impacto causado pelas corporações. A prática consiste em alegar ações ambientais ousadas e não as praticar de fato. E com ela vem a reboque uma seara completa de outros tipos de washing: socialwashing, bluewashing, ESGwashing e por aí vai.”

Fonte: O Globo, 25/08/2022

Internacional

Empresas

Fundos contestam proposta da SEC para mudar regra de denominação

“Empresas de gestão de recursos têm contestado as mudanças propostas na “names rule” (regra de nomes) da Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos), e gestores de estratégias ativas argumentam que as alterações poderiam diluir seus processos. Gerentes de índices também manifestaram preocupações, ao dizer que as mudanças propostas podem tornar seus fundos parecidos demais com estratégias de gestão ativa. A proposta aplica a “names rule” atual da SEC aos investimentos sugeridos na denominação de uma estratégia, e exige que 80% dos ativos de um fundo sigam as abordagens especificadas no seu nome. A mudança valeria para estratégias como crescimento (“growth”), valor (“value”), geografia, setores ou um ou mais fatores ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês).”

Fonte: Valor Econômico, 26/08/2022

Amazon fecha acordo de hidrogênio verde com fabricante de células de combustível Plug Power, enviando ações para cima

“As ações da fabricante de células de combustível de hidrogênio Plug Power fecharam em alta de 9% na quinta-feira, depois que a Amazon disse que fechou um acordo com a empresa para alimentar algumas de suas operações com hidrogênio verde. A Amazon disse que a Plug fornecerá 10.950 toneladas de hidrogênio verde por ano para suas operações de transporte e construção a partir de 2025. A Amazon espera que a Plug forneça hidrogênio verde suficiente para alimentar 30.000 empilhadeiras ou 800 caminhões de longo curso. Como parte do acordo, a Plug disse que concedeu à gigante do comércio eletrônico um mandado para comprar até 16 milhões de ações a um preço de exercício de US$ 22,9841 para as primeiras 9 milhões de ações.”

Fonte: CNBC, 25/08/2022

Política

Califórnia proíbe a venda de novos carros movidos a gasolina até 2035

“A Califórnia, o estado mais populoso do país e o centro da cultura automobilística dos EUA, está proibindo a venda de novos veículos movidos a gasolina a partir de 2035, marcando um passo histórico na batalha do estado contra as mudanças climáticas. A regra, emitida pelo Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia na quinta-feira, forçará as montadoras a acelerar a produção de veículos mais limpos a partir de 2026, até que as vendas de apenas carros, picapes e SUVs com emissão zero sejam permitidas no estado. A votação unânime ocorre depois que o governador Gavin Newsom estabeleceu uma meta em 2020 para acelerar a mudança dos motores de combustão interna. O setor de transporte representa a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa na Califórnia, que sofreu com incêndios florestais recordes, secas e poluição do ar agravadas pelas mudanças climáticas.”

Fonte: CNBC, 25/08/2022

Calor extremo registrado na Europa será comum em 2035, diz centro de pesquisas meteorológicas

“A onda de calor que assola a Europa neste verão se tornará comum no continente em menos de 15 anos – mesmo que os países cumpram suas metas climáticas. Secas e incêndios se tornarão regulares na região nos períodos quentes. As conclusões são do Hadley Centre, órgão ligado ao Met Office, o serviço de meteorologia do Reino Unido. O instituto prevê que, até o fim do século, um verão típico na Europa será acima de 4º mais quente do que os níveis pré-industriais e mais que o dobro da meta de 1,5º estabelecida pelo Acordo de Paris. A coalizão de cientistas que encomendou o relatório pediu por uma rápida redução nas emissões de gases poluentes, medidas para remover o dióxido de carbono da atmosfera e um plano para recongelar o Oceano Ártico, uma das áreas do planeta que mais sofreu com o aquecimento global.”

Fonte: Valor Econômico, 25/08/2022

Holandeses constroem parques eólicos no Mar do Norte e testam painéis solares flutuantes

“Turbinas eólicas, painéis solares flutuantes e hidrogênio verde no mar estão entre os projetos em construção na costa holandesa, enquanto um país famoso por suas proezas de engenharia de água constrói sua infraestrutura de energia renovável. Em uma visita às instalações do Mar do Norte em 25 de agosto, empresas e concessionárias holandesas mostraram os principais projetos. Em Hollandse Kust Zuid, um parque eólico de 1,5 gigawatt (GW) com conclusão prevista para o próximo ano, dez das 140 turbinas já estão produzindo eletricidade. A sueca Vattenfall ganhou as manchetes quando ganhou a concessão para construir a fazenda em 2018 sem subsídio do governo. A eletricidade da fazenda é convertida para uma tensão mais alta e enviada para terra a partir de uma estação concluída em julho pela operadora de rede holandesa TenneT.”

Fonte: Reuters, 25/08/2022

Clique aqui para acessar o relatório | “Transição Energética & Metais Verdes: Explorando companhias bem posicionadas


Índices ESG e suas performances

(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6)
O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.


Nossos últimos relatórios

  • Radar ESG | Alupar (ALUP11): Bem posicionada para se beneficiar da tendência da transição energética; esperamos mais por vir (link)
  • Radar ESG | Intelbras (INTB3): Agregando valor através de oportunidades em tecnologia limpa (link)
  • Radar ESG | Grupo Vittia (VITT3): Melhorando a sustentabilidade na agricultura (link)
  • Radar ESG | Mater Dei (MATD3): Já na rota ESG (link)
  • Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise (link)
  • Reunião com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente: Carbono e energia renovável centralizam as discussões (link)
  • Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução (link)
  • Radar ESG | Raízen (RAIZ4): No caminho de um futuro mais verde (link)
  • Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
  • Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
  • Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
  • Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
  • Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
  • SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
  • Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
  • Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
  • Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
  • Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
  • ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
  • Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
  • Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
  • Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
  • Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
  • Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
  • Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
  • Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
  • Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
  • Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
  • Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
  • Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
  • Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
  • ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
  • Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
  • Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
  • COP26: Implicações do documento final (link)
  • Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
  • Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
  • Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
  • Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
  • COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
  • Seleção BDRs ESG​: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
  • Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
  • Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
  • Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
  • Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
  • Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
  • Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
  • Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
  • Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
  • ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
  • Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
  • Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
  • Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
  • Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
  • Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
  • Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
  • B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
  • Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
  • Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
  • Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
  • Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
  • Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
  • Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
  • Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
  • Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
  • Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
  • Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
  • Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
  • Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
  • Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
  • Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
  • Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
  • Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
  • Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
  • Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
  • O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
  • Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
  • Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
  • Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
  • Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
  • Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
  • Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
  • Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
  • Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
  • Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
  • Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
  • Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
  • Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
  • Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
  • CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
  • Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
  • ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
  • Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
  • Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
  • Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
  • Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
  • Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
  • Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
  • ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)

Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.