Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG - do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG - Ambiental, Social e Governança.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.
Esperamos que aproveite a leitura!
Principais tópicos do dia
• O mercado encerrou o pregão de segunda-feira em território neutro, com o Ibov em queda de -0,5%, enquanto o ISE encerrou em leve alta de +0,3%.
• No Brasil, (i) a Alemanha quer fortalecer a cooperação econômica com o Brasil, com foco principalmente em setores sustentáveis - “com a mudança de governo no Brasil, uma porta se abriu para uma cooperação estratégica mais intensa”, diz Robert Habeck, vice-premiê da Alemanha e ministro da Economia e Ação Climática; e (ii) a Petronect, plataforma eletrônica da Petrobras para a gestão de negócios de compra e venda de petróleo e gás, recebeu recentemente a certificação de conformidade em ESG concedida pelo Bureau Veritas - a certificação é um importante reconhecimento do compromisso da Petronect em promover a sustentabilidade e a responsabilidade social em todas as suas atividades.
• No internacional, dois dos maiores fundos de pensão do Reino Unido ameaçam barrar a reeleição de membros dos conselhos de administração da BP e da Shell nas assembleias de acionistas deste ano por conta da falta de ambição climática das petroleiras.
Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mail? Clique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!


Abra a sua conta na XP Investimentos!

Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!
Brasil
Empresas
Panorama ESG: empresas brasileiras priorizam mais o 'S' do que o 'E' e o 'G', diz pesquisa
"Uma pesquisa do ManpowerGroup, consultoria global com especialização em recursos humanos, afirma que 42% das empresas no Brasil estão priorizando o pilar social (o S de ESG), enquanto no contexto global este número diminui para 37%. Depois dele, o pilar do meio ambiente (o E, de environmental) é a segunda prioridade, seguida por governança coorporativa (G, de governance). No Brasil, os estados que mais priorizam o parâmetro social são, em ordem: Paraná (com 51%), seguido por Minas Gerais (45%) e Rio de Janeiro (com 42%). A pesquisa ouviu mais de 40 mil empregadores em 41 países. Levando em consideração os dados da pesquisa, fica evidente que a priorização das ações socais é uma tendência no Brasil e no mundo. Por esse motivo, é importante que cada empresa entenda qual é a melhor iniciativa a ser aplicada para gerar um impacto positivo. Dentre as opções de práticas sociais, estão: ações de igualdade de gênero e de abertura à diversidade, cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e atenção às questões trabalhistas.
Fonte: Exame, 13/03/2023
Petronect recebe certificação do Bureau Veritas em ESG
"A Petronect, plataforma eletrônica da Petrobras para a gestão de negócios de compra e venda de petróleo e gás, recebeu recentemente a certificação de conformidade em ESG (Environmental, Social and Governance) concedida pelo Bureau Veritas. A certificação atesta o compromisso da empresa em adotar práticas sustentáveis e responsáveis em todas as suas operações. O Bureau Veritas, líder mundial em testes, inspeções e certificações, avaliou a conformidade da Petronect com as normas e diretrizes relacionadas ao ESG. Para conceder a certificação, a empresa passou por um processo rigoroso que incluiu a análise de diversos indicadores de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa. A certificação é um importante reconhecimento do compromisso da Petronect em promover a sustentabilidade e a responsabilidade social em todas as suas atividades. Isso inclui a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, a promoção de condições de trabalho justas e seguras e o estabelecimento de políticas transparentes de governança corporativa."
Fonte: Click Petroleo e Gas, 13/03/2023
CRA vai financiar uso de embalagens sustentáveis
"A Ecoagro anunciou a emissão de um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) de R$ 100 milhões que vai fomentar a utilização sustentável de embalagens retornáveis em propriedades rurais e cooperativas agrícolas. O título recebeu a Certificação Verde da NINT, a primeira concedida para o setor de reciclagem de plásticos. Os recursos vão apoiar as operações da Pisani Plásticos, líder na América Latina em soluções para embalagens retornáveis. Eles serão aplicados na compra de resinas pura e reciclada, matérias-primas para a fabricação de Capex, equipamentos utilizados por produtores rurais, como caixas, gaiolas para o transporte de aves, garrafeiras e pisos para a suinocultura. Esses produtos têm vida útil média de dez anos e detêm tecnologia para melhorar a produtividade e a eficiência das atividades no campo."
Fonte: Valor Econômico, 13/03/2023
"A Agenda 2030, conjunto de metas e ações das Nações Unidas para enfrentar as principais questões sociais e ambientais do mundo até o fim da década, caiu no gosto dos CEOs e ganhou dimensão mais estratégica nas empresas. Um termômetro desse movimento foi dado pelo Fórum Ambição 2030, realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil em parceria com a coalizão Aya Earth Partners, no dia 7, em São Paulo, que reuniu mais de 1.000 participantes, sendo 200 lideranças de grandes empresas. O evento, que teve a Editora Globo como midia partner, por meio das marcas “O Globo”, Valor e “Época Negócios”, debateu os principais temas dessa agenda no Brasil e o andamento do cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), nas áreas de erradicação da pobreza e da fome, mudanças climáticas, trabalho digno, saúde e direitos humanos, entre outras."
Fonte: Valor Econômico, 13/03/2023
Engajamento de CFO acelera processos
"O envolvimento direto dos executivos de finanças na pauta socioambiental das empresas é considerado fundamental para que essa agenda avance. A percepção é de que temas urgentes como o combate à fome e às mudanças climáticas têm feito com que os chief financial officers (CFOs) de grandes companhias coloquem nessa rubrica o mesmo peso dado a lucro versus rentabilidade. Mas esse não é o reflexo do mercado como um todo. Enquanto grupos como Natura, Raízen e Braskem têm adotado práticas consideradas relevantes, outras companhias ainda caminham em velocidade menor do que a Agenda 2030, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelece. Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças de São Paulo (Ibef-SP) em parceria com a PwC Brasil, com 80 profissionais da área, mostra que, apesar de 64% participarem de programas de ESG."
Fonte: Valor Econômico, 13/03/2023
Mineração na Amazônia: para a Alcoa, o diálogo com a comunidade é a chave para reduzir os impactos
"Em 2006, o município de Juruti, localizado no estado do Pará no coração da floresta Amazônica, abria espaço para se tornar um polo de mineração de bauxita, minério rochoso encontrado em locais de clima tropical e subtropical. Responsável pela operação, a Alcoa iniciou a produção três anos depois, impactando diretamente os 60 mil moradores da região. Uma década e meia depois do início da operação, a cidade de Juriti e a empresa seguem debatendo sobre esse impacto. No início de março deste ano, moradores, diretores e funcionários da Alcoa se reuniram no 3º Painel Alcoa e Comunidade, evento que foi acompanhado pela EXAME. Em pauta, além da atuação efetiva da mineradora, estavam os projetos de educação, geração de renda e preservação ambiental apoiados pela empresa e que receberam mais de 14 milhões de reais desde 2017."
Fonte: Exame, 14/03/2023
Opinião
ENTREVISTA: ‘Brasil deve largar na frente na corrida do hidrogênio’
"O hype em torno do hidrogênio verde ficou tão grande que já existem publicações especializadas na cobertura desse combustível do futuro. Notícias quase diárias dão conta de projetos bilionários em estudos na África, no Golfo Pérsico e no Mar do Norte. Mas o Brasil, supostamente uma das futuras potências dessa que é uma das maiores apostas para descarbonizar atividades críticas, como transporte de carga e indústrias pesadas, pouco é mencionado. Paul Baan, presidente da TransHydrogen Alliance (THA), um consórcio de quatro companhias globais que exploram a produção de hidrogênio pelo mundo para exportar para a Europa, não parece preocupado. “O Brasil é muito competitivo”, diz Baan. Além de já contar com um histórico de sucesso em parques solares e eólicos, diz o executivo, o país tem um trunfo raro: as hidrelétricas."
Fonte: Capital Reset, 14/03/2023
Política
Alemanha quer elevar parceria com Brasil e mira sustentabilidade
"A Alemanha quer fortalecer a cooperação econômica com o Brasil, com foco principalmente em setores sustentáveis. “Com a mudança de governo no Brasil, uma porta se abriu para uma cooperação estratégica mais intensa”, diz Robert Habeck, vice-premiê da Alemanha e ministro da Economia e Ação Climática. “Eu gostaria que aprofundássemos ainda mais nossas relações econômicas”, disse Habeck em entrevista por escrito ao Valor. “O importante agora é construir cadeias de valor verdes, que são de interesse econômico para ambos os países. Um bom exemplo é o setor energético”, citou. É a primeira visita do político alemão ao Brasil. Ele chegou no fim de semana a Belo Horizonte, com uma delegação de empresários e o ministro alemão de Alimentação e Agricultura, Cem Özdemir. A parada na capital mineira era para participar da abertura do 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha e encontrar Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio."
Fonte: Valor Econômico, 14/03/2023
OAB-SP inicia 'transição energética'
"A seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil inaugurou a primeira de suas 15 micro usinas solares que vão abastecer as mais de 500 unidades que possui em todo o estado. Instalada na colônia de férias da entidade em Três Fronteiras, cidade próxima à divisa com Mato Grosso do Sul, terá uma geração média mensal de 14.740 kWh por mês, ou quase 177 MWh por ano, e proporcionará uma redução de 95 toneladas nas emissões anuais de CO². O número foi calculado, segundo a OAB, com base nos dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que considera ser 0,5317 kg a emissão de CO² por kWh. Além da busca por ganhos ambientais, a medida também trará economia para a entidade. “Almejamos uma redução de 80% no gasto com energia elétrica”, afirma Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro da OAB-SP. Somente no ano de 2022, a entidade gastou R$ 3,2 milhões em eletricidade em suas unidades, mas com o projeto haverá redução de R$ 2,25 milhões por ano nesse custo."
Fonte: Valor Econômico, 14/03/2023
Internacional
Empresas
Fundos de pensão ameaçam barrar conselheiros da BP e Shell por metas climáticas
"Dois dos maiores fundos de pensão do Reino Unido ameaçam barrar a reeleição de membros dos conselhos de administração da BP e da Shell nas assembleias de acionistas deste ano por conta da falta de ambição climática das petroleiras. O Universities Superannuation Scheme Limited (USS), que gere a aposentadoria de professores e funcionários universitários e é um dos maiores fundos de previdência britânicos, e o Border to Coast, que cuida da aposentadoria de 1 milhão de funcionários públicos de governos locais, querem pressionar as petroleiras acelerar o progresso em relação às metas climáticas. Juntos, os dois fundos têm cerca de 130 bilhões de libras (US$ 160 bi) sob gestão. BP e Shell assumiram compromissos de se tornarem net zero até 2050, mas têm sido criticadas por ambientalistas e investidores ativistas por se moverem de forma muito lenta e, mais recentemente, por retrocederem em seus planos de transição energética."
Fonte: Valor Econômico, 13/03/2023
Política
Alemanha forma aliança contra a eliminação de motores de combustão interna até 2035
"A Alemanha formou uma aliança com a Itália e alguns países do Leste Europeu que se opõem à planejada eliminação dos motores de combustão interna a partir de 2035, e eles querem fazer sua própria proposta. Os ministros dos Transportes da República Tcheca, Alemanha, Itália, Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia se reuniram na segunda-feira para discutir mudanças nos planos da União Europeia."A proposta precisa de mudanças urgentemente", disse o ministro dos transportes alemão, Volker Wissing, na segunda-feira. Wissing disse que o ceticismo sobre a eliminação gradual dos veículos de combustão interna é compartilhado pela Itália, Polônia e República Tcheca, entre outros. Ele acrescentou que o grupo de países quer uma categoria separada de carros com motor de combustão que possam rodar com combustíveis sintéticos neutros em carbono após 2035.
Fonte: Reuters, 10/03/2023

Índices ESG e suas performances


(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6) O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.

Nossos últimos relatórios
- Hidrogênio Verde (H2V): O combustível do futuro? (link)
- Brunch com ESG: AMER3 e BBAS3 em destaque; Conferência de Davos chega ao fim (link)
- Radar ESG | Setor financeiro (BBAS3, BBDC4, BPAC11, B3SA3, ITUB4, SANB11): Sólida performance ESG, com espaço para melhoria na governança (link)
- Retrospectiva ESG: 12 meses, 12 acontecimentos e 12 relatórios que você não pode perder (link)
- Novo ano, nova carteira do ISE B3: Tudo o que você precisa saber (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para janeiro (link)
- Nova resolução da CVM define regras ESG mais rígidas para companhias abertas (link)
- Radar ESG | Papel e Celulose (SUZB3, KLBN11, RANI3): Bem posicionadas, apesar dos riscos ambientais acima da média (link)
- Radar ESG | Vestuário Esportivo (SBFG3, TFCO4, VULC3): E no jogo ESG, quem vence? (link)
- Radar ESG | DASA (DASA3): Bom desempenho ESG, com oportunidades de melhoria (link)
- ESG: Top 5 tendências para 2023 (link)
- Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para dezembro (link)
- COP27 chega ao fim; 5 principais destaques da conferência (link)
- Copa do Mundo 2022: ESG escalado para entrar em campo? (link)
- COP27: Três principais mensagens dos primeiros dias (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback webinar ESG; Destravando valor via a sustentabilidade (link)
- Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para novembro (link)
- Radar ESG | PetroRio (PRIO3): Desenvolvendo as estratégias para atuar no campo ESG (link)
- COP27: Um mês para a próxima conferência climática da ONU (link)
- Aura Minerals (AURA33): Indo a campo; Principais destaques da visita ESG (link)
- Carteira ESG XP: Duas alterações para o mês de outubro (link)
- ESG & Telecom | 5G Insights; Capítulo 4: Como o uso do 5G pode impulsionar a descarbonização? (link)
- Radar ESG | Eletrobras (ELET3): Mudanças que vêm para o bem; Melhorias ESG também estão por vir (link)
- Radar ESG | Guararapes (GUAR3): Evoluindo em como vestir essa agenda (link)
- Radar ESG | Zenvia (ZENV): Dando os primeiros passos na agenda ESG (link)
- Radar ESG | Frigoríficos brasileiros: Em busca de maior sustentabilidade e melhor governança (BRFS3, JBSS3, MRFG3, BEEF3) (link)
- ESG: Como os clientes institucionais estão evoluindo no tema? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para setembro (link)
- Raio-X das metas de emissões das companhias brasileiras (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- ESG: Três aprendizados da Expert XP 2022 (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para julho (link)
- Radar ESG | Alupar (ALUP11): Bem posicionada para se beneficiar da tendência da transição energética; esperamos mais por vir (link)
- Radar ESG | Intelbras (INTB3): Agregando valor através de oportunidades em tecnologia limpa (link)
- Radar ESG | Grupo Vittia (VITT3): Melhorando a sustentabilidade na agricultura (link)
- Radar ESG | Mater Dei (MATD3): Já na rota ESG (link)
- Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise (link)
- Reunião com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente: Carbono e energia renovável centralizam as discussões (link)
- Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução (link)
- Radar ESG | Raízen (RAIZ4): No caminho de um futuro mais verde (link)
- Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
- Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
- Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
- Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
- SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
- Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
- Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
- Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
- ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
- Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
- Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
- Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
- Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
- Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
- Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
- Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
- Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
- Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
- ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
- Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
- COP26: Implicações do documento final (link)
- Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
- Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
- Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
- Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
- COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
- Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
- Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
- Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
- Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
- Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
- Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
- Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
- ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
- Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
- Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
- Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
- Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
- Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
- Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
- B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
- Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
- Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
- Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
- Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
- Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
- Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
- Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
- Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
- Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
- Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
- Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
- Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
- Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
- Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
- O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
- Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
- Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
- Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
- Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
- Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
- Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
- Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
- Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
- Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
- Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
- Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
- Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
- CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
- Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
- ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
- Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
- Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
- Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
- Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
- Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
- Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
- ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!