Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG - do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG - Ambiental, Social e Governança.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.
Esperamos que aproveite a leitura!
Principais tópicos do dia
• O mercado encerrou o pregão de quarta-feira em território positivo, com o Ibov e o ISE em leve alta de +0,2% e +0,1%, respectivamente.
• No lado das empresas, (i) a Ambipar disse ontem à noite que Carlos Piani será o novo chairman da companhia – um passo do fundador Tércio Borlenghi Júnior para fortalecer a governança - “depois de cuidar do E em ESG, vou cuidar mais do G,” disse Tércio; (ii) em 2022, o Brasil alcançou a marca de 92% de sua geração de energia elétrica proveniente de energias renováveis - a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) divulgou os dados em fevereiro, que mostra a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total produzido pelo SIN (Sistema Interligado Nacional).
• Na política, o CEO da Luxembourg for Finance (LFF), Nicolas Mackel avalia que em um futuro mercado organizado de crédito de carbono, o Brasil é, potencialmente, um grande participante - “para mim parece óbvio, o Brasil é um país com um potencial enorme e pode se tornar um grande ‘player’- CEO da Luxembourg, o país pode se beneficiar com uma participação maior na LGE.
Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mail? Clique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!


Abra a sua conta na XP Investimentos!

Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!
Brasil
Empresas
Ambipar nomeia Carlos Piani como chairman
"A Ambipar disse agora à noite que Carlos Piani será o novo chairman da companhia – um passo do fundador Tércio Borlenghi Júnior para fortalecer a governança de uma companhia cada vez mais multinacional e complexa. “Depois de cuidar do E em ESG, vou cuidar mais do G,” disse Tércio, que começou a companhia há 27 anos com um operação de aterro e gestão de resíduos para indústrias na região de Ribeirão Preto. Tércio – que continua muito envolvido no dia-a-dia da operação – tem 56% do capital da companhia, que tem um market cap de R$ 2,2 bi. O free float é 44%. A aproximação com Piani existe há cerca de dois anos, quando a Ambipar e a HPX Corp. — o SPAC cujos sponsors eram Piani, Rodrigo Xavier e Bernardo Hees — começaram a conversar sobre uma potencial combinação estratégica."
Fonte: Brazil Journal, 28/03/2023
Clique aqui para ver o relatório completo Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução
Setor empresarial brasileiro se compromete, na ONU, com agenda de ação pela água
"Após 46 anos de espera, a ONU, enfim, promoveu a Conferência Mundial da Água (UN Water Conference) durante três dias em Nova York, nos Estados Unidos. Com abertura no dia 22 de março, conhecido como o Dia Mundial da Água, o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, fez um discurso enfático sobre a necessidade de uma agenda de ações por parte dos países, sobretudo pensando em novos modelos de financiamento unindo o público e o privado. Ao contrário das Convenções e Conferências promovidas pela ONU, essa não teve um acordo internacional, ou um tratado. Água ainda é um ponto de atenção para se tratar entre países. Como não há fronteira entre as águas, definir um acordo internacional é como estabelecer uma crise entre as nações sobre um bem tão vital e precioso para a existência humana e para a economia. Mas, o objetivo também não era esse."
Fonte: Exame, 29/03/2023
Aumenta preocupação de empresas com os princípios ESG, aponta pesquisa
"As empresas estão mais preocupadas com os princípios ESG, segundo o relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2023, realizado pela Great Place to Work em parceria com a Great People. O tema foi apontado com uma das prioridades em gestão de pessoas para 13,9% dos participantes, resultado acima do ano passado (9,6%). Porém, pouco mais de uma em cada dez afirmaram este ano que a empresa tem uma política e objetivos com indicadores e metas para ESG (sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança corporativa). As organizações perguntaram às empresas sobre a existência de iniciativas, ações e/ou políticas estruturadas em relação ao ESG. Elas tinham cinco alternativas de resposta, desde “Não temos” até a resposta que demonstra mais maturidade no tema, “Temos um programa bem estruturado, incluindo publicações de relatórios de sustentabilidade baseados em padrões internacionais”."
Fonte: Valor Econômico, 29/03/2023
Novas tecnologias auxiliam na geração de energia renovável
"Em 2022, o Brasil alcançou a marca de 92% de sua geração de energia elétrica proveniente de energias renováveis. A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) divulgou os dados em fevereiro, que mostra a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total produzido pelo SIN (Sistema Interligado Nacional) e a participação das energias renováveis foi a maior dos últimos 10 anos. Segundo o CCEE, em 2022, as chuvas contribuíram para um aumento de 17,1% na produção das hidrelétricas, que no total, responderam por 73,6% do total gerado (45.613 MW médio). Já as usinas eólicas responderam por 14,6% (9.066 MW médio), enquanto as demais fontes, como biomassa, PCH (Pequenas Centrais Elétricas), CGH (Centrais Geradoras Hidrelétricas) e solar foram responsáveis por 11,8% (7.291 MW médio)."
Fonte: Valor Econômico, 29/03/2023
Política
Brasil pode se tornar potência em finanças sustentáveis, diz LFF
"O movimento de integração dos sistemas financeiro e de investimentos internacionais tem, por enquanto, se mantido à parte do processo de desglobalização - ou reglobalização - intensificado pela guerra da Ucrânia, conforme avalia o CEO da Luxembourg for Finance (LFF), Nicolas Mackel, em entrevista ao Valor. O representante da agência responsável pelo desenvolvimento do centro financeiro de Luxemburgo, porém, ressalta haver forças geopolíticas em ação com potencial de reescrever os rumos das finanças globais. Em um futuro mercado organizado de crédito de carbono, o Brasil é, potencialmente, um grande participante, avalia Mackel. “Para mim parece óbvio, o Brasil é um país com um potencial enorme e pode se tornar um grande ‘player’. Segundo o CEO da Luxembourg for Finance, o país pode se beneficiar com uma participação maior na LGE. “A nossa bolsa verde poderia ajudar a canalizar fundos para o Brasil. Lá temos emissores de mais de 100 países, que fizeram operações em 78 moedas diferentes.”"
Fonte: Valor Econômico, 29/03/2023
Governo zera impostos sobre itens usados em produção de semicondutores e placa solar
"O governo federal zerou nesta quarta-feira até 31 de dezembro de 2026 três impostos sobre uma série de produtos usados na produção de semicondutores e placas de energia solar. A medida faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis). Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o corte atinge “máquinas, aparelhos, instrumentos, equipamentos, insumos e softwares adquiridos para a produção de componentes ou dispositivos eletrônicos semicondutores (também incluídas as placas de energia solar)”. Ao todo, foram zerados três impostos: Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins), incluindo sobre importação; Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Imposto sobre Importação (II)."
Fonte: Valor Econômico, 29/03/2023
Internacional
Política
UE chega a acordo sobre maior participação de energia renovável até 2030
"A União Europeia chegou a um acordo provisório na quinta-feira sobre metas mais altas de energia renovável, um importante pilar dos planos do bloco para combater a mudança climática e acabar com a dependência dos combustíveis fósseis russos. Os negociadores do Parlamento Europeu e do Conselho, representando os membros da UE, concordaram que, até 2030, os 27 países da UE se comprometeriam a obter 42,5% de sua energia de fontes renováveis, como eólica e solar, com potencial de até 45%. A atual meta da UE para 2030 é de 32% de energia renovável. A UE obteve 22% de sua energia de fontes renováveis em 2021, mas o nível variou significativamente entre os países. A Suécia lidera os 27 países da UE com sua participação de 63% em energia renovável, enquanto em Luxemburgo, Malta, Holanda e Irlanda, as fontes renováveis representam menos de 13% do uso total de energia."
Fonte: Reuters, 29/03/2023
Austrália aprova lei mais dura de redução de emissões que atinge investimentos em gás
"Novas regras que limitam as emissões totais de gases de efeito estufa da Austrália e restringem alguns novos investimentos em gás e carvão no país entrarão em vigor em 1º de julho, depois que o parlamento aprovou um plano atualizado de redução de emissões na quinta-feira. A legislação de reforma do "Mecanismo de Salvaguarda" é fundamental para a promessa do governo trabalhista de reduzir as emissões em 43% até 2030 em um país que se classifica como um dos maiores emissores de carbono per capita do mundo. Os trabalhistas assinaram um acordo com o Partido dos Verdes na segunda-feira para garantir apoio à legislação no Senado, onde foi aprovado na tarde de quinta-feira. As negociações com os Verdes, que queriam a proibição de todos os novos investimentos em combustíveis fósseis."
Fonte: Reuters, 29/03/2023

Índices ESG e suas performances


(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6) O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.

Nossos últimos relatórios
- Como os investidores institucionais estão vendo o tema ESG? Feedback da nossa rodada de reuniões (link)
- Hidrogênio Verde (H2V): O combustível do futuro? (link)
- Brunch com ESG: AMER3 e BBAS3 em destaque; Conferência de Davos chega ao fim (link)
- Radar ESG | Setor financeiro (BBAS3, BBDC4, BPAC11, B3SA3, ITUB4, SANB11): Sólida performance ESG, com espaço para melhoria na governança (link)
- Retrospectiva ESG: 12 meses, 12 acontecimentos e 12 relatórios que você não pode perder (link)
- Novo ano, nova carteira do ISE B3: Tudo o que você precisa saber (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para janeiro (link)
- Nova resolução da CVM define regras ESG mais rígidas para companhias abertas (link)
- Radar ESG | Papel e Celulose (SUZB3, KLBN11, RANI3): Bem posicionadas, apesar dos riscos ambientais acima da média (link)
- Radar ESG | Vestuário Esportivo (SBFG3, TFCO4, VULC3): E no jogo ESG, quem vence? (link)
- Radar ESG | DASA (DASA3): Bom desempenho ESG, com oportunidades de melhoria (link)
- ESG: Top 5 tendências para 2023 (link)
- Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para dezembro (link)
- COP27 chega ao fim; 5 principais destaques da conferência (link)
- Copa do Mundo 2022: ESG escalado para entrar em campo? (link)
- COP27: Três principais mensagens dos primeiros dias (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback webinar ESG; Destravando valor via a sustentabilidade (link)
- Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para novembro (link)
- Radar ESG | PetroRio (PRIO3): Desenvolvendo as estratégias para atuar no campo ESG (link)
- COP27: Um mês para a próxima conferência climática da ONU (link)
- Aura Minerals (AURA33): Indo a campo; Principais destaques da visita ESG (link)
- Carteira ESG XP: Duas alterações para o mês de outubro (link)
- ESG & Telecom | 5G Insights; Capítulo 4: Como o uso do 5G pode impulsionar a descarbonização? (link)
- Radar ESG | Eletrobras (ELET3): Mudanças que vêm para o bem; Melhorias ESG também estão por vir (link)
- Radar ESG | Guararapes (GUAR3): Evoluindo em como vestir essa agenda (link)
- Radar ESG | Zenvia (ZENV): Dando os primeiros passos na agenda ESG (link)
- Radar ESG | Frigoríficos brasileiros: Em busca de maior sustentabilidade e melhor governança (BRFS3, JBSS3, MRFG3, BEEF3) (link)
- ESG: Como os clientes institucionais estão evoluindo no tema? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para setembro (link)
- Raio-X das metas de emissões das companhias brasileiras (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- ESG: Três aprendizados da Expert XP 2022 (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para julho (link)
- Radar ESG | Alupar (ALUP11): Bem posicionada para se beneficiar da tendência da transição energética; esperamos mais por vir (link)
- Radar ESG | Intelbras (INTB3): Agregando valor através de oportunidades em tecnologia limpa (link)
- Radar ESG | Grupo Vittia (VITT3): Melhorando a sustentabilidade na agricultura (link)
- Radar ESG | Mater Dei (MATD3): Já na rota ESG (link)
- Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise (link)
- Reunião com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente: Carbono e energia renovável centralizam as discussões (link)
- Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução (link)
- Radar ESG | Raízen (RAIZ4): No caminho de um futuro mais verde (link)
- Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
- Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
- Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
- Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
- SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
- Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
- Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
- Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
- ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
- Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
- Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
- Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
- Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
- Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
- Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
- Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
- Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
- Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
- ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
- Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
- COP26: Implicações do documento final (link)
- Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
- Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
- Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
- Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
- COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
- Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
- Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
- Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
- Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
- Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
- Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
- Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
- ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
- Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
- Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
- Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
- Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
- Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
- Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
- B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
- Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
- Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
- Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
- Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
- Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
- Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
- Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
- Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
- Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
- Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
- Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
- Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
- Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
- Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
- O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
- Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
- Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
- Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
- Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
- Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
- Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
- Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
- Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
- Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
- Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
- Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
- Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
- CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
- Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
- ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
- Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
- Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
- Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
- Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
- Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
- Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
- ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!