XP Expert

Brasil vai participar de aliança apelidada “Opep das florestas” | Café com ESG, 11/11

Mercado Livre passa a utilizar energia renovável em unidades de distribuição no Brasil; Brasil, Indonésia e Congo formam parceria apelidada de "Opep das florestas"; e ONU e ISO criam diretrizes para o net-zero

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Onde Investir em 2025 banner

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG - do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG - Ambiental, Social e Governança.

Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? 
Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.

Esperamos que aproveite a leitura!

Principais tópicos do dia

• O mercado fechou o pregão de quinta-feira em território negativo, com o Ibov e o ISE em queda de -3,3% e -4,6%, respectivamente.

• No Brasil, a deputada federal eleita Marina Silva disse ao chegar na COP27 que a grande mensagem do país no evento é a sua volta ao protagonismo no multilateralismo ambiental climático, mencionando o tripé da prosperidade econômica com justiça social e proteção ambiental, e a tolerância zero com o desmatamento ilegal, referindo-se à esperada participação do presidente eleito Lula, que chega ao Egito na semana que vem.

• No exterior, (i) no início da semana que vem será lançada uma aliança entre os três maiores países com florestas tropicais do mundo (Brasil, Indonésia e o Congo), apelidada de “Opep das florestas”, que deve ser divulgado simultaneamente na COP27, no Egito, e na Indonésia, na reunião do G20 - a aliança pretende ser uma coordenação entre os três países em termos ambientais, tendo o financiamento como o foco principal; e (ii) as Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional de Padronização (ISO) lançaram em conjunto uma série de diretrizes para ajudar as organizações na construção de planos de net-zero - à medida que os reguladores se concentram cada vez mais em lidar com reivindicações ambientais corporativas fracas e os investidores pedem por padrões globais harmonizados, a ONU e a ISO disseram que seu trabalho funcionaria como um texto de referência central sobre o que incluir em seus planos net-zero.

Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mailClique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!


XPInc CTA

Abra a sua conta na XP Investimentos!

XPInc CTA

Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!

Brasil

Empresas

Banco do Brasil investe na Bitfy e entra no mundo cripto com fundo de impacto

"O Banco do Brasil está fazendo sua entrada no mundo cripto, com um investimento na Bitfy, startup brasileira especializada em infraestrutura de blockchain. O aporte, de valor não revelado, foi feito pelo fundo de venture capital de impacto que tem o banco como único investidor e é gerido pela Vox Capital. “O mundo das finanças descentralizadas permite que produtos que hoje são mais caros e inacessíveis cheguem ao alcance de uma parte maior da população”, afirma Marcos Olmos, sócio e gestor da Vox Capital. “Esse investimento tem a ver com inclusão e permitir que o braço do Banco do Brasil chegue mais longe.” [...] Há diversas aplicações possíveis, tanto para produtos como crédito e pagamentos, até avaliação de ativos ambientais e rastreabilidade”, diz Olmos."

Fonte: Capital Reset, 10/11/2022

Entenda por que está na hora de o ESG descer do C-Level para o operacional

"Criada em 2004 no documento Who Cares Wins, do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da ONU, a sigla ESG (Ambiental, Social e Governança) demorou a ganhar tração nas empresas. Foi somente após a divulgação pelo mercado financeiro de que a não conformidade com as boas práticas representava riscos de negócios que o engajamento de CEOs, CFOs e do corpo diretivo aconteceu. Ainda que com certo atraso, de dois anos para cá esse processo ganhou velocidade e o engajamento da alta liderança está bem encaminhado, como é fácil se comprovar em reuniões de Conselhos e de apresentações de resultados. Agora é preciso garantir o alinhamento do time operacional ao tema. Em especial, áreas cruciais como mesa de compras e jurídico. Do contrário a empresa pode estar cometendo greenwashing à revelia da direção."

Fonte: Isto é dinheiro, 10/11/2022

Política

Brasil, Indonésia e Congo vão criar a ‘Opep das florestas’

"No início da semana que vem será lançada a aliança entre os três maiores países com florestas tropicais do mundo: Brasil, Indonésia e o Congo. Um comunicado sobre a coalizão ambiental, apelidada de “Opep das florestas”, deve ser divulgado simultaneamente na COP27, no Egito, e na Indonésia, na reunião do G20. Mas há muito ruído em relação ao lançamento. [...] A aliança pretende ser uma coordenação entre os três países em termos ambientais. Financiamento é o foco principal. Com a aliança, os três países buscam mais força em agendas de interesse comum,
como a negociação da COP15, a conferência de biodiversidade que irá acontecer em Montreal, em dezembro. Outro tema é o pagamento por serviços ambientais, pagamento por desmatamento evitado (como o Fundo Amazônia) ou Redd +, que é o mecanismo de incentivo para países que reduzem emissões de gases-estufa por desmatamento ou degradação florestal."

Fonte: Valor Econômico, 11/11/2022

Decreto estabelece cotas e alocação de créditos de carbono para comercialização no AM

"Um decreto que estabelece as cotas e a alocação dos créditos de carbono disponíveis para comercialização no Amazonas foi assinado pelo governo do estado, nesta quinta-feira (10). Ao todo, mais de 809,6 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2e) estão disponíveis para venda na região. A solenidade foi realizada na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), onde o governador Wilson Lima apresentou os representantes do Amazonas que embarcarão para a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-27), que acontece na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito. “Essas parcerias são e vão continuar sendo importantes para o Amazonas, por exemplo, com a possibilidade real do desbloqueio do Fundo Amazônia. Afinal, não tem como falar em desenvolvimento sustentável sem falar da vida dos que mais preservam, que são os que moram na floresta”, disse Lima."

Fonte: G1, 10/11/2022

'Brasil traz à COP mensagem de que está de volta ao protagonismo climático', diz Marina Silva

"“Acho que a grande mensagem é que o Brasil está de volta ao protagonismo no multilateralismo ambiental climático”, disse a deputada federal eleita Marina Silva que chegou hoje à COP 27, em Sharm El Sheikh, referindo-se à esperada participação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que chega ao Egito na semana que vem. “A grande mensagem que vai vir é o tripé da prosperidade econômica com justiça social e proteção ambiental”. “O Brasil vem para essa COP com o compromisso da campanha do presidente Lula de que haverá tolerância zero com o desmatamento ilegal e criminoso, para que se chegue ao desmatamento zero. E com um alto compromisso com o enfrentamento da mudança climática”, adianta a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora."

Fonte: Valor Econômico, 10/11/2022

Regulação

Banco Central vai lançar consulta pública para novas regras ESG do setor financeiro no 1° trimestre

"Em painel sobre impacto dos marcos regulatórios de sustentabilidade no congresso anual do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Kathleen Krause, chefe adjunta do departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do Brasil, comentou que a entidade prepara novo texto a ser submetido a audiência pública sobre regras ESG (sigla em inglês para temas ambientais, sociais e de governança corporativa) mais quantitativas. "Há uma necessidade de expansão do escopo de aspectos ESG para além do risco climático e queremos acrescentar requisitos de risco ambiental, mais amplo, e também biodiversidade " , disse. Na sequência, comentou que novas "camadas regulatórias " vai ser incorporadas às regras já exigidas."

Fonte: Valor Econômico, 10/11/2022

Internacional

Empresas

Mercado Livre converte quatro centros de distribuição para energias renováveis

"O Mercado Livre converteu mais quatro centros de distribuição (CDs) no Brasil, que passam a ser supridos agora com 100% de energia renovável proveniente das fontes eólica, solar e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). As operações ficam em Cajamar (SP), Extrema (MG), Barueri (SP) e Campinas (SP) e devem reduzir 1,8 mil toneladas a emissão de dióxido de carbono a cada ano. O valor de quanto a empresa está investindo na conversão dos CDs não
foi divulgado. A empresa já possui outros dois centros que operam com energia renovável em Louveira (SP) e Cajamar (SP), cidade esta onde a empresa conta com mais de uma operação logística. Segundo a empresa argentina de e-commerce, 40% da rede logística já conta com energia de fontes alternativas no país, de geração off-site, ou seja, energia que é gerada em usinas fora do local onde estão os CDs."

Fonte: Valor Econômico, 10/11/2022

Big Brother do CO2: Ferramenta rastreia emissões de campos de petróleo a fazendas

"Basta dar um zoom para descobrir exatamente quanto o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, lançou de gases de efeito estufa na atmosfera no ano passado. O mesmo para o campo de petróleo de Tupi, na Bacia de Santos. Ou uma rodovia perto de Milão e uma usina de energia em Hong Kong. Com uso de inteligência artificial, machine learning e compilando dados de mais de 300 satélites e milhares de sensores em terra, ar e mar, a iniciativa Climate Trace lançou na COP27 uma ferramenta que mapeou nada menos que 72 mil unidades emissoras de gases responsáveis pelo aquecimento global, em 20 setores, no mundo todo. São cidades, siderúrgicas, usinas de energia, estradas, navios, fazendas e muito mais, num verdadeiro Big Brother do CO2 e outros gases."

Fonte: Capital Reset, 10/11/2022

Política

ONU, definidor de padrões ISO lança diretrizes net-zero

"As Nações Unidas e a Organização Internacional de Padronização lançaram um conjunto de diretrizes na sexta-feira para ajudar as organizações a construir planos de emissões líquidas zero. À medida que os reguladores se concentram cada vez mais em lidar com reivindicações ambientais corporativas fracas e os investidores pedem padrões globais harmonizados, a ONU e a ISO disseram que seu trabalho funcionaria como um texto de referência central sobre o que incluir em seus planos net-zero. Isso segue um relatório da ONU nesta semana nas negociações climáticas da COP27 no Egito, que disse que era necessária uma ação para combater a “lavagem verde” desenfreada nos planos de zero líquido da empresa, ao propor novos padrões para resolver o problema. "Estas Diretrizes Net Zero… podem ser usadas como um texto de referência central sobre net-zero para alinhar os atores globais, aumentar a ambição e abordar a lavagem verde", disse Nigel Topping, defensor de alto nível da mudança climática da ONU na Grã-Bretanha."

Fonte: Reuters, 11/11/2022

Biden divulgará agenda climática dos Estados Unidos na COP27

"O presidente Joe Biden deve chegar às negociações climáticas internacionais da COP27, no Egito, nesta sexta-feira, ansioso para reafirmar a liderança dos EUA, uma vez que os ganhos republicanos em Washington e a guerra na Ucrânia complicam os esforços de seu governo para acabar com a dependência de combustíveis fósseis. A conferência climática das Nações Unidas de duas semanas está ocorrendo, mas muitos líderes mundiais estão mais focados em outras dinâmicas geopolíticas que se desenvolvem rapidamente. A guerra na Ucrânia elevou os preços da energia drasticamente, levando os EUA e seus aliados a lutarem para garantir o fornecimento de petróleo, e os economistas estão alertando que uma recessão global está no horizonte."

Fonte: Valor Econômico, 10/11/2022

Emissões de carbono de combustíveis fósseis atingirão recorde em 2022

"As emissões de carbono de combustíveis fósseis atingirão níveis recordes este ano, de acordo com uma análise abrangente. A descoberta representa um contraste brutal com a necessidade de reduzir as emissões pela metade até 2030 para restringir o aquecimento global a 1,5°C e evitar os impactos mais devastadores da crise climática. Não há sinal do declínio necessário, disseram os pesquisadores, aumentando ainda mais a pressão sobre os países cujos representantes estão se reunindo na cúpula climática da ONU Cop27 no Egito para entregar ações reais e rápidas. Outros cientistas descreveram a notícia como “sombria” e “profundamente deprimente”. Um vislumbre de esperança vem da avaliação das emissões da destruição de florestas. Estas têm diminuído lentamente nas últimas duas décadas, embora em grande parte devido ao plantio de mais árvores novas, em vez de serem derrubadas."

Fonte: The Guardian, 11/11/2022


Índices ESG e suas performances

(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6)
O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.


Nossos últimos relatórios

  • COP27: Três principais mensagens dos primeiros dias (link)
  • Ambev (ABEV3): Feedback webinar ESG; Destravando valor via a sustentabilidade (link)
  • Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para novembro (link)
  • Radar ESG | PetroRio (PRIO3): Desenvolvendo as estratégias para atuar no campo ESG (link)
  • COP27: Um mês para a próxima conferência climática da ONU (link)
  • Aura Minerals (AURA33): Indo a campo; Principais destaques da visita ESG (link)
  • Carteira ESG XP: Duas alterações para o mês de outubro (link)
  • ESG & Telecom | 5G Insights; Capítulo 4: Como o uso do 5G pode impulsionar a descarbonização? (link)
  • Radar ESG | Eletrobras (ELET3): Mudanças que vêm para o bem; Melhorias ESG também estão por vir (link)
  • Radar ESG | Guararapes (GUAR3): Evoluindo em como vestir essa agenda (link)
  • Radar ESG | Zenvia (ZENV): Dando os primeiros passos na agenda ESG (link)
  • Radar ESG | Frigoríficos brasileiros: Em busca de maior sustentabilidade e melhor governança (BRFS3, JBSS3, MRFG3, BEEF3) (link)
  • ESG: Como os clientes institucionais estão evoluindo no tema? (link)
  • Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para setembro (link)
  • Raio-X das metas de emissões das companhias brasileiras (link)
  • Seleção BDRs ESG​: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
  • ESG: Três aprendizados da Expert XP 2022 (link)
  • Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para julho (link)
  • Radar ESG | Alupar (ALUP11): Bem posicionada para se beneficiar da tendência da transição energética; esperamos mais por vir (link)
  • Radar ESG | Intelbras (INTB3): Agregando valor através de oportunidades em tecnologia limpa (link)
  • Radar ESG | Grupo Vittia (VITT3): Melhorando a sustentabilidade na agricultura (link)
  • Radar ESG | Mater Dei (MATD3): Já na rota ESG (link)
  • Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise (link)
  • Reunião com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente: Carbono e energia renovável centralizam as discussões (link)
  • Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução (link)
  • Radar ESG | Raízen (RAIZ4): No caminho de um futuro mais verde (link)
  • Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
  • Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
  • Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
  • Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
  • Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
  • SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
  • Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
  • Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
  • Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
  • Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
  • ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
  • Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
  • Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
  • Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
  • Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
  • Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
  • Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
  • Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
  • Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
  • Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
  • Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
  • Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
  • Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
  • ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
  • Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
  • Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
  • COP26: Implicações do documento final (link)
  • Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
  • Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
  • Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
  • Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
  • COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
  • Seleção BDRs ESG​: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
  • Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
  • Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
  • Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
  • Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
  • Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
  • Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
  • Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
  • Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
  • ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
  • Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
  • Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
  • Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
  • Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
  • Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
  • Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
  • B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
  • Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
  • Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
  • Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
  • Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
  • Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
  • Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
  • Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
  • Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
  • Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
  • Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
  • Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
  • Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
  • Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
  • Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
  • Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
  • Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
  • Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
  • Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
  • O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
  • Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
  • Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
  • Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
  • Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
  • Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
  • Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
  • Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
  • Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
  • Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
  • Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
  • Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
  • Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
  • Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
  • CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
  • Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
  • ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
  • Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
  • Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
  • Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
  • Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
  • Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
  • Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
  • ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)

Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.