Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG - do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG - Ambiental, Social e Governança.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.
Esperamos que aproveite a leitura!
Principais tópicos do dia
• O mercado encerrou o pregão de quarta-feira em território misto, com o Ibov em uma leve queda de - 0,1% e ISE subindo +0,4%.
• No Brasil, (i) pesquisadores do Centro de Inteligência Territorial (CIT), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveram uma plataforma que mapeia as cadeias produtivas da soja e da carne bovina no Pará - o algoritmo cruza 30 bancos de dados públicos; (ii) longe dos blocos de controle das empresas, a Previ, maior fundo de pensão do país, pretende ser um acionista minoritário mais atuante - nesta temporada de assembleias, a fundação dos funcionários do Banco do Brasil (BB) deu passos importantes para atingir esse objetivo, com a eleição de dois assentos no conselho de administração da Vale - o do atual presidente da Previ, João Fukunaga.
• No internacional, a Casa Branca receberá hoje CEOs das principais empresas de inteligência artificial, incluindo Google e Microsoft, da Alphabet, para discutir riscos e salvaguardas à medida que a tecnologia chama a atenção de governos e legisladores em todo o mundo.
Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mail? Clique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!
Abra a sua conta na XP Investimentos!
Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!
Brasil
Empresas
Previ busca ter mais voz nos conselhos de administração
"Longe dos blocos de controle das empresas, a Previ, maior fundo de pensão do país, pretende ser um acionista minoritário mais atuante. Nesta temporada de assembleias, a fundação dos funcionários do Banco do Brasil (BB) deu passos importantes para atingir esse objetivo, com a eleição de dois assentos no conselho de administração da Vale - o do atual presidente da Previ, João Fukunaga, e o de seu antecessor, Daniel Stieler, escolhido presidente do colegiado. Na Tupy, a diretora de planejamento do fundo de pensão, Paula Goto, foi eleita “chairwoman” (presidente do conselho), cargo raro entre mulheres no Brasil. De acordo com números prévios, a Previ emplacou cerca de 80 nomes para os colegiados das companhias em que tem participação (entra titulares e suplentes dos conselhos de administração e fiscal) na temporada de assembleias de 2023. Um ano atrás, elegeu 63 indicados."
Fonte: Valor Econômico, 03/05/2023
Conselho da Marisa aprova reorganização de comitês, diretoria e programa de otimização de despesas
"A Marisa comunicou ao mercado que o conselho de administração aprovou uma reorganização de seus comitês de assessoramento e da diretoria executiva, bem como um programa de otimização de despesas gerais e administrativas com meta de redução de R$ 50 milhões anuais. Segundo a empresa, no contexto de reforço de governança, a área comercial será separada da área de operações. A área comercial cuidará de todas as atividades relacionadas com a formulação, precificação e planejamento de vendas, enquanto a de operações, incluindo logística e engenharia, ficará responsável pela execução das vendas e incorporará a área de tecnologia. A nova diretoria de operações e tecnologia será conduzida por Alexandre Abreu de Andrade, executivo que ingressou na companhia em julho de 2021 para liderar a área de Data Analytics e CRM, e integrou time de projetos em diversas iniciativas de transformação, diz a Marisa. Ele já teve passagens pelo Itaú Unibanco, Santander, Vivo, Nextel, Kroton, e Ânima Educação."
Fonte: Valor Econômico, 03/05/2023
Soja da Cargill é alvo de denúncia na OCDE
"A Cargill tornou-se alvo de uma queixa na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sob a acusação de falhar na aplicação de uma due diligence socioambiental “apropriada” em sua cadeia de fornecimento de soja no Brasil. A reclamação foi feita pela organização ClientEarth, que notabilizou-se por impulsionar ações de litigância climática contra governos e empresas, como a Shell, ao redor do mundo. A Cargill disse que tem controles e equipes próprios para evitar que sua cadeia seja contaminada por desmatamento e violações aos direitos humanos. A queixa, apresentada ao Ponto Nacional de Contato da OCDE nos Estados Unidos, país-sede da Cargill, baseia-se em diversas denúncias feitas nos últimos anos por diferentes ONGs e movimentos sociais relacionadas aos impactos socioambientais da soja movimentada pela companhia no Brasil. A iniciativa da ClientEarth não tem caráter jurídico, mas é a iniciaiva mais próxima de uma ação de litigância climática a que uma gigante do agronegócio responde globalmente."
Fonte: Valor Econômico, 04/05/2023
Na Care, a oportunidade (e os desafios) da ‘beleza limpa’ no Brasil
"De rótulos criados nos Estados Unidos por celebridades como Selena Gomez e Jessica Alba a marcas locais, nos últimos anos os produtos de ‘clean beauty’ ou ‘beleza limpa’ se multiplicaram nas prateleiras de farmácias, perfumarias e em sites especializados. O conceito é bastante amplo, mas parte do pressuposto de que os produtos não contêm substâncias químicas que façam mal à saúde — humana, dos animais ou do planeta — , como parabenos, petrolatos, sulfatos, chumbo e outros metais. Fundada em 2018, a Care Natural Beauty é um dos principais expoentes da tendência no Brasil e agora está apostando na força de ativos tipicamente brasileiros para crescer também fora do país. “Já entramos com documentações para validar nossas formulações nas agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa”, conta a sócia-fundadora Patricia Camargo. Os primeiros destinos de desembarque devem ser Portugal e França. Nascida num primeiro momento apenas com a venda digital, a linha de maquiagens da Care rapidamente caiu no gosto de influenciadores de renome e ganhou tração nas redes sociais. "
Fonte: Capital Reset, 04/05/2023
Política
País necessita estratégias mais potentes de conservação
"O Brasil é um dos cinco maiores produtores de alimento do mundo. Com 24,8% do PIB nacional e exportações de US$ 159,09 bilhões em 2022, um terço maior que no ano anterior, o agronegócio é chave na economia, mas um paradoxo no cenário da fome, que atinge 33 milhões de brasileiros, conforme levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). Parte expressiva afeta quem produz o maior volume dos itens da cesta básica no campo, os pequenos produtores, vulneráveis às mudanças climáticas - no país, resultado, principalmente, do uso da terra e desmatamento, que por sua vez tem raízes na agropecuária. O quadro mobiliza o debate nos primeiros meses da nova gestão federal e mandatos no Congresso Nacional e Estados, na busca do desenvolvimento que concilie produção e conservação ambiental, com menos desigualdades. “A sinalização é positiva, mas precisamos mostrar redução do desmatamento por meio de uma agenda integrada de desenvolvimento, o que até hoje nunca conseguimos”, adverte Renata Piazzon, diretora do Instituto Arapyaú e cofacilitadora da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura."
Fonte: Valor Econômico, 03/05/2023
O BNDES e o fomento à sustentabilidade e à transição energética
"Os enormes desafios inerentes às esperadas transformações tecnológicas, principalmente as relacionadas às economias verde e digital, pressionarão cada vez mais o Brasil a definir logo qual caminho seguir. O País tem condições de ser um dos líderes globais no processo de transição energética, mas, para isso, são necessários planejamento, foco e investimento.’ É neste cenário que está o papel crucial de bancos de desenvolvimento, como o BNDES: compartilhar riscos associados a investimentos de longa maturação e em projetos de inovação, notadamente os que envolvem tecnologias de caráter disruptivo, que exigem capital “paciente”. É preciso, obviamente, usar de seletividade. Com base nas transformações globais em curso e nas peculiaridades econômicas e sociais brasileiras, os fluxos de crédito do banco podem priorizar seis eixos: economia verde e sustentável."
Fonte: Estadão, 04/05/2023
Pará avança em rastreabilidade
"Pesquisadores do Centro de Inteligência Territorial (CIT), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveram uma plataforma que mapeia as cadeias produtivas da soja e da carne bovina no Pará. O algoritmo cruza 30 bancos de dados públicos e utiliza imagens de alta qualidade geradas por satélite para fazer o diagnóstico socioambiental das mais de 280 mil fazendas do Estado. Felipe Nunes, diretor-presidente do CIT, explica que o Selo Verde - Pará 2.1 é provavelmente o primeiro sistema governamental capaz de monitorar os fornecedores indiretos das indústrias - um dos principais imbróglios na luta contra o desmatamento no país. São produtores que vendem gado ou grãos para outras fazendas. O algoritmo tem acesso às Guias de Trânsito Animal (GTAs) que acompanham a movimentação do gado. Devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o sistema preserva as informações consideradas pessoais e sigilosas dos produtores. “O pulo do gato é que a plataforma faz toda essa análise e apresenta só o diagnóstico”, afirma Nunes."
Fonte: Valor Econômico, 04/05/2023
Internacional
Empresas
"O relatório destaca o compromisso da Hapag-Lloyd com transporte limpo e proteção ambiental, bem como suas inúmeras campanhas de ajuda realizadas com funcionários em todo o mundo. Gestão ampliada com foco em combustíveis sustentáveis e navios mais eficientes Para preparar o caminho para sua ambiciosa meta de se tornar líquido zero até 2045, a Hapag-Lloyd fortalece suas atividades para descarbonizar sua frota. “Em 2022, criamos uma equipe de descarbonização dedicada e fizemos progressos significativos na introdução de biocombustíveis e em tornar nossa frota mais eficiente”, diz Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd. Em 2022, 24 navios operaram com mistura avançada de biocombustíveis, dos quais mais de 120.000 toneladas foram compradas para oferecer aos clientes opções de transporte mais sustentáveis, reduzindo assim coletivamente sua pegada ambiental."
Fonte: The Fricalogistic, 04/05/2023
Casa Branca se reunirá com CEOs da Microsoft e do Google sobre os perigos da IA
"A Casa Branca receberá CEOs das principais empresas de inteligência artificial, incluindo Google e Microsoft, da Alphabet Inc, na quinta-feira para discutir riscos e salvaguardas à medida que a tecnologia chama a atenção de governos e legisladores em todo o mundo. A inteligência artificial generativa tornou-se uma palavra da moda este ano, com aplicativos como o ChatGPT conquistando a atenção do público, provocando uma corrida entre as empresas para lançar produtos similares que acreditam que mudarão a natureza do trabalho. Milhões de usuários começaram a testar essas ferramentas, que os defensores dizem que podem fazer diagnósticos médicos, escrever roteiros, criar resumos jurídicos e depurar software, levando a uma preocupação crescente sobre como a tecnologia pode levar a violações de privacidade, distorcer decisões de emprego e golpes de poder e desinformação. campanhas. “Pretendemos ter uma discussão franca sobre os riscos que vemos no desenvolvimento atual e de curto prazo da IA”, disse um alto funcionário do governo, falando sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto."
Fonte: Reuters, 04/05/2023
Índices ESG e suas performances
(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6) O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.
Nossos últimos relatórios
- Como os investidores institucionais estão vendo o tema ESG? Feedback da nossa rodada de reuniões (link)
- Hidrogênio Verde (H2V): O combustível do futuro? (link)
- Brunch com ESG: AMER3 e BBAS3 em destaque; Conferência de Davos chega ao fim (link)
- Radar ESG | Setor financeiro (BBAS3, BBDC4, BPAC11, B3SA3, ITUB4, SANB11): Sólida performance ESG, com espaço para melhoria na governança (link)
- Retrospectiva ESG: 12 meses, 12 acontecimentos e 12 relatórios que você não pode perder (link)
- Novo ano, nova carteira do ISE B3: Tudo o que você precisa saber (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para janeiro (link)
- Nova resolução da CVM define regras ESG mais rígidas para companhias abertas (link)
- Radar ESG | Papel e Celulose (SUZB3, KLBN11, RANI3): Bem posicionadas, apesar dos riscos ambientais acima da média (link)
- Radar ESG | Vestuário Esportivo (SBFG3, TFCO4, VULC3): E no jogo ESG, quem vence? (link)
- Radar ESG | DASA (DASA3): Bom desempenho ESG, com oportunidades de melhoria (link)
- ESG: Top 5 tendências para 2023 (link)
- Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para dezembro (link)
- COP27 chega ao fim; 5 principais destaques da conferência (link)
- Copa do Mundo 2022: ESG escalado para entrar em campo? (link)
- COP27: Três principais mensagens dos primeiros dias (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback webinar ESG; Destravando valor via a sustentabilidade (link)
- Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para novembro (link)
- Radar ESG | PetroRio (PRIO3): Desenvolvendo as estratégias para atuar no campo ESG (link)
- COP27: Um mês para a próxima conferência climática da ONU (link)
- Aura Minerals (AURA33): Indo a campo; Principais destaques da visita ESG (link)
- Carteira ESG XP: Duas alterações para o mês de outubro (link)
- ESG & Telecom | 5G Insights; Capítulo 4: Como o uso do 5G pode impulsionar a descarbonização? (link)
- Radar ESG | Eletrobras (ELET3): Mudanças que vêm para o bem; Melhorias ESG também estão por vir (link)
- Radar ESG | Guararapes (GUAR3): Evoluindo em como vestir essa agenda (link)
- Radar ESG | Zenvia (ZENV): Dando os primeiros passos na agenda ESG (link)
- Radar ESG | Frigoríficos brasileiros: Em busca de maior sustentabilidade e melhor governança (BRFS3, JBSS3, MRFG3, BEEF3) (link)
- ESG: Como os clientes institucionais estão evoluindo no tema? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para setembro (link)
- Raio-X das metas de emissões das companhias brasileiras (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- ESG: Três aprendizados da Expert XP 2022 (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para julho (link)
- Radar ESG | Alupar (ALUP11): Bem posicionada para se beneficiar da tendência da transição energética; esperamos mais por vir (link)
- Radar ESG | Intelbras (INTB3): Agregando valor através de oportunidades em tecnologia limpa (link)
- Radar ESG | Grupo Vittia (VITT3): Melhorando a sustentabilidade na agricultura (link)
- Radar ESG | Mater Dei (MATD3): Já na rota ESG (link)
- Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise (link)
- Reunião com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente: Carbono e energia renovável centralizam as discussões (link)
- Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução (link)
- Radar ESG | Raízen (RAIZ4): No caminho de um futuro mais verde (link)
- Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
- Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
- Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
- Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
- SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
- Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
- Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
- Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
- ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
- Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
- Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
- Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
- Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
- Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
- Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
- Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
- Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
- Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
- ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
- Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
- COP26: Implicações do documento final (link)
- Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
- Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
- Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
- Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
- COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
- Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
- Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
- Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
- Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
- Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
- Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
- Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
- ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
- Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
- Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
- Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
- Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
- Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
- Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
- B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
- Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
- Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
- Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
- Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
- Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
- Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
- Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
- Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
- Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
- Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
- Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
- Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
- Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
- Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
- O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
- Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
- Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
- Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
- Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
- Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
- Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
- Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
- Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
- Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
- Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
- Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
- Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
- CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
- Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
- ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
- Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
- Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
- Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
- Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
- Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
- Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
- ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!