Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG - do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG - Ambiental, Social e Governança.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.
Esperamos que aproveite a leitura!
Principais tópicos do dia
• O mercado encerrou o pregão de quarta-feira em território positivo, com o Ibov e o ISE em alta de +1,6% e +1,7%, respectivamente.
• Do lado das empresas, (i) a joalheria Vivara anunciou uma iniciativa inédita no mercado de joias, o contrato de longo prazo com a mineradora multinacional AngloGold Ashanti – segundo Fernanda Ormonde, head de Sustentabilidade da Vivara, “foi uma decisão para a gente ter certeza da origem da nossa matéria-prima”; (ii) a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), além do investimento na produção de alumínio primário, também está apostando no aumento da reciclagem, firmando o objetivo de passar das 45 mil toneladas de sucata processadas em 2021 para cerca de 200 mil em cinco anos - para o CEO, Ricardo Carvalho, “é uma oportunidade real de expandir a produção e com baixa emissão de carbono”.
• Na política, o Pacto Global da ONU no Brasil e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assinaram essa semana o Acordo de Cooperação Técnica para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no país e disseminar os dez princípios do Pacto Global da ONU.
Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mail? Clique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!
Abra a sua conta na XP Investimentos!
Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!
Brasil
Empresas
Mineração e reciclagem são alternativas para Vivara
"Em 2019, a joalheria Vivara anunciou uma iniciativa inédita no mercado de joias. Um contrato de longo prazo com a mineradora multinacional AngloGold Ashanti. Em vez de usar ouro adquirido das DTVMs em suas peças, a Vivara passava a empregar apenas o metal da mineradora. “Foi uma decisão para a gente ter certeza da origem da nossa matéria-prima”, diz Fernanda Ormonde, head de Sustentabilidade da Vivara. A empresa se apresenta como a maior joalheria do Brasil, com uma fatia de mercado que varia entre 16% e 17%. Desde então, todo o ouro adquirido pela Vivara vem da mineradora. “Nós gostaríamos que o setor tivesse ouro de origem responsável e legal, sabendo de onde ele veio.” E acrescenta: “A preocupação maior é: as DTVMs conseguem garantir rastreabilidade de origem? Gostaríamos que todo o setor tivesse essa confiança. Isso é o principal. Seja a confiança através de mineradoras, seja através de DTVMs que saibam que o ouro vem de garimpo legal”.
Fonte: Valor Econômico, 16/02/2023
Clique aqui para ver nosso relatório completo sobre a Vivara l Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção
CBA aposta em aumento da reciclagem para crescer
"De painéis solares a carros elétricos, passando pelas linhas de transmissão necessárias para abastecer cada vez mais o mundo de eletricidade, a transição energética vai demandar muito alumínio. Fundada há quase 70 anos, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) fez seu IPO há um ano e meio com uma tese de aumento de produção associada à redução da pegada de carbono de seu produto. Além do investimento na produção de alumínio primário, a empresa controlada pelo grupo Votorantim está apostando no aumento da reciclagem – quer passar das 45 mil toneladas de sucata processadas em 2021 para cerca de 200 mil em cinco anos. “É uma oportunidade real de expandir a produção e com baixa emissão de carbono”, afirmou o CEO Ricardo Carvalho, em entrevista ao Reset."
Fonte: Capital Reset, 16/02/2023
Clique aqui para ver nosso relatório completo sobre a CBA l Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG
Grupo Pardini investe em transporte de amostras biológicas de pacientes via drone
"O Grupo Pardini, de medicina diagnóstica, tem testado o uso de drone -- projetado, fabricado e operado pela Speedbird Aero -- para o transporte de amostras biológicas. Os parceiros estão estreando a primeira “avenida aérea” com três pontos de pouso e decolagem e modal complementar de coleta e entrega. Na prática, a operação pode gerar acessibilidade em áreas remotas, além de menor tempo de deslocamento. Em cada dia de teste da rota experimental, são recolhidas amostras de pacientes de quatro laboratórios e um hospital. O drone decola da região conhecida como Mercado do Peixe no Rio Vermelho, em Salvador, já com algumas amostras. Na sequência, o drone se desloca para seu ponto final, a praia de Jaguaribe, onde as amostras seguem por terra, para a cidade Lauro de Freitas."
Fonte: Exame, 15/02/2023
Salário é gargalo para empresas atingirem equidade de gênero e raça
"Em um mundo com tantas diferenças, a pauta da diversidade, equidade e inclusão é, certamente, uma das mais importantes na agenda ESG (sigla em inglês para se referir a práticas ambientais, sociais e de governança). No universo corporativo, um dos exemplos dessas assimetrias que precisam ser encaradas se manifesta na discrepância de remuneração entre funcionários e até entre fornecedores. Embora os números possam variar, de acordo com o universo e a metodologia utilizados, as principais pesquisas sobre o assunto comprovam que gênero e raça afetam sim o quanto as pessoas ganham de dinheiro. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 mostram que as mulheres recebem 20,2% menos que os homens e a hora de trabalho de uma pessoa preta vale 40,2% a menos do que de uma branca. Comparando remuneração de homens brancos e mulheres negras, elas ganham 46% menos."
Fonte: Valor Econômico, 15/02/2023
Política
Pacto Global da ONU no Brasil e Conselho Nacional do MP assinam acordo para fomento dos ODS
"O Pacto Global da ONU no Brasil e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assinaram na terça-feira, 14, o Acordo de Cooperação Técnica para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no País e disseminar os dez princípios do Pacto Global da ONU. Na sessão ordinária realizada em Brasília, Rinaldo Reis Lima, conselheiro do CNMP, explicou que a parceria focará principalmente em dois objetivos: implementação dos ODS e em desenvolver instrumentos e estratégias mais eficientes e eficazes na defesa da Floresta Amazônica. “Nosso objetivo é trazer as empresas para essa discussão de maneira efetiva. Elas têm capacidade produtiva e de inovação e são o problema, mas também são a solução para avançar nos ODS, reduzir os impactos negativos e extrair tudo o que podemos de positivo nesses temas”, explicou Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, durante a solenidade."
Fonte: Exame, 16/02/2023
SC institui programa de agricultura de baixo carbono
"O Estado de Santa Catarina instituiu, por meio de portaria, seu Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+SC). Segundo o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que assinou a Portaria SAR 14/2023, que consolida o programa ambiental, "o ABC+SC surge para aumentar a rentabilidade para as famílias no campo, aumentar a capacidade produtiva e a resiliência dos agricultores", disse, em nota divulgada pela Secretaria de Agricultura catarinense. "Vamos potencializar a adoção de tecnologias, o acesso ao crédito e crescer no mercado internacional." O projeto pretende gerar um potencial de mitigação de emissões de GEE de 86,78 milhões de toneladas de carbono - o que equivale a um investimento de US$ 4 bilhões até 2030. O Plano ABC+ tem como eixos orientadores o enfrentamento dos impactos adversos da mudança do clima, o aumento da resiliência no meio rural e a sustentabilidade do setor agropecuário."
Fonte: Época Negócios, 15/02/2023
Diálogo com governo e sustentabilidade estão entre as prioridades do presidente da SRB
"Interlocução com o governo federal e compromisso com a produção sustentável. Essas são algumas das prioridades do novo presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Sérgio Bortolozzo. Uma semana após ser eleito para comandar a entidade voltada ao agronegócio pelos próximos três anos, Bortolozzo concedeu entrevista exclusiva ao Canal Rural. Diretamente dos estúdios da emissora em São Paulo, ele conversou com a jornalista e apresentadora Marusa Trevisan durante a edição desta terça-feira (14) do telejornal ‘Mercado & Companhia’.Questionado sobre a decisão do governo Lula desmembrar o Ministério da Agricultura e Pecuária — e assim reativar as pastas dedicadas ao Desenvolvimento Agrário e à Pesca — Bortolozzo avaliou que tal decisão não foi positiva. De acordo com ele, tal medida pode enfraquecer políticas públicas voltadas aos produtores rurais. Ele, contudo, prega “entendimento” para que o Mapa volte a ter uma estrutura forte."
Fonte: Canal Rural, 15/02/2023
Internacional
Empresas
Amazon concede 1,5 milhão de euros a projeto holandês de cultivo de algas
"A Amazon.com concedeu 1,5 milhão de euros (US$ 1,6 milhão) a um projeto holandês que testa a viabilidade do cultivo comercial de algas marinhas entre turbinas de parques eólicos offshore, disseram a empresa e os organizadores na quinta-feira. O projeto, liderado pelo grupo sem fins lucrativos North Sea Farmers, também pesquisará o potencial do uso de algas marinhas para a captura de carbono. Centenas de milhares de hectares (acres) do Mar do Norte holandês foram destinados a parques eólicos, já que o governo pretende construir 21 gigawatts de energia eólica offshore até 2030 e será fechado para embarque. Os espaços entre as turbinas serão praticamente inutilizados. Outros projetos estão analisando a viabilidade de operar painéis solares flutuantes entre as turbinas. A doação da Amazônia será usada para construir uma fazenda de algas marinhas de 10 hectares."
Fonte: Reuters, 16/02/2023
Política
Capacidade de energia solar da China pode registrar crescimento recorde em 2023
"Espera-se que a China adicione 95 a 120 gigawatts (GW) de energia solar em 2023, ou até 30%, disse uma associação de fabricação de energia solar na quinta-feira, no que seria um aumento anual recorde de capacidade. A maior fabricante de produtos solares e geradora de energia solar do mundo colocou 87,41 GW de nova energia solar em operação em 2022, mostraram dados oficiais, elevando a capacidade total instalada para 392,61 GW. "O desenvolvimento de usinas de energia solar na China continua enfrentando vários problemas, apesar de uma ligeira queda nos custos de investimento", disse Wang Bohua, presidente honorário da Associação da Indústria Fotovoltaica da China (CPIA) em uma conferência.Os obstáculos incluem um requisito obrigatório de alguns governos locais para instalar armazenamento de energia ao lado de fazendas solares e restrições ao uso de terra e água em meio ao crescente esforço de Pequim para proteger as terras agrícolas."
Fonte: Reuters, 16/02/2023
Índices ESG e suas performances
(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6) O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.
Nossos últimos relatórios
- Radar ESG | Auren (AURE3): Em direção ao futuro; líder em renováveis, acelerando a transição energética (link)
- Brunch com ESG: Cargill amplia oferta de soluções ESG; Enel mira transição energética, BP reduz foco (link)
- Hidrogênio Verde (H2V): O combustível do futuro? (link)
- Brunch com ESG: AMER3 e BBAS3 em destaque; Conferência de Davos chega ao fim (link)
- Radar ESG | Setor financeiro (BBAS3, BBDC4, BPAC11, B3SA3, ITUB4, SANB11): Sólida performance ESG, com espaço para melhoria na governança (link)
- Retrospectiva ESG: 12 meses, 12 acontecimentos e 12 relatórios que você não pode perder (link)
- Novo ano, nova carteira do ISE B3: Tudo o que você precisa saber (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para janeiro (link)
- Nova resolução da CVM define regras ESG mais rígidas para companhias abertas (link)
- Radar ESG | Papel e Celulose (SUZB3, KLBN11, RANI3): Bem posicionadas, apesar dos riscos ambientais acima da média (link)
- Radar ESG | Vestuário Esportivo (SBFG3, TFCO4, VULC3): E no jogo ESG, quem vence? (link)
- Radar ESG | DASA (DASA3): Bom desempenho ESG, com oportunidades de melhoria (link)
- ESG: Top 5 tendências para 2023 (link)
- Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para dezembro (link)
- COP27 chega ao fim; 5 principais destaques da conferência (link)
- Copa do Mundo 2022: ESG escalado para entrar em campo? (link)
- COP27: Três principais mensagens dos primeiros dias (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback webinar ESG; Destravando valor via a sustentabilidade (link)
- Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para novembro (link)
- Radar ESG | PetroRio (PRIO3): Desenvolvendo as estratégias para atuar no campo ESG (link)
- COP27: Um mês para a próxima conferência climática da ONU (link)
- Aura Minerals (AURA33): Indo a campo; Principais destaques da visita ESG (link)
- Carteira ESG XP: Duas alterações para o mês de outubro (link)
- ESG & Telecom | 5G Insights; Capítulo 4: Como o uso do 5G pode impulsionar a descarbonização? (link)
- Radar ESG | Eletrobras (ELET3): Mudanças que vêm para o bem; Melhorias ESG também estão por vir (link)
- Radar ESG | Guararapes (GUAR3): Evoluindo em como vestir essa agenda (link)
- Radar ESG | Zenvia (ZENV): Dando os primeiros passos na agenda ESG (link)
- Radar ESG | Frigoríficos brasileiros: Em busca de maior sustentabilidade e melhor governança (BRFS3, JBSS3, MRFG3, BEEF3) (link)
- ESG: Como os clientes institucionais estão evoluindo no tema? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para setembro (link)
- Raio-X das metas de emissões das companhias brasileiras (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- ESG: Três aprendizados da Expert XP 2022 (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para julho (link)
- Radar ESG | Alupar (ALUP11): Bem posicionada para se beneficiar da tendência da transição energética; esperamos mais por vir (link)
- Radar ESG | Intelbras (INTB3): Agregando valor através de oportunidades em tecnologia limpa (link)
- Radar ESG | Grupo Vittia (VITT3): Melhorando a sustentabilidade na agricultura (link)
- Radar ESG | Mater Dei (MATD3): Já na rota ESG (link)
- Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise (link)
- Reunião com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente: Carbono e energia renovável centralizam as discussões (link)
- Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução (link)
- Radar ESG | Raízen (RAIZ4): No caminho de um futuro mais verde (link)
- Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
- Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
- Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
- Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
- SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
- Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
- Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
- Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
- ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
- Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
- Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
- Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
- Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
- Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
- Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
- Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
- Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
- Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
- ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
- Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
- COP26: Implicações do documento final (link)
- Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
- Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
- Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
- Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
- COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
- Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
- Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
- Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
- Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
- Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
- Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
- Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
- ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
- Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
- Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
- Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
- Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
- Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
- Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
- B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
- Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
- Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
- Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
- Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
- Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
- Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
- Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
- Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
- Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
- Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
- Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
- Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
- Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
- Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
- O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
- Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
- Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
- Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
- Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
- Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
- Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
- Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
- Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
- Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
- Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
- Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
- Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
- CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
- Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
- ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
- Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
- Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
- Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
- Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
- Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
- Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
- ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!