Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG - do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG - Ambiental, Social e Governança.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.
Esperamos que aproveite a leitura!
Principais tópicos do dia
• O mercado fechou o pregão de quinta-feira em território positivo, com o Ibov e o ISE em alta de +2,7% e +3,2%, respectivamente.
• No Brasil, (i) a PwC Brasil e a B3 estão lançando a versão atualizada do “Guia IPO”, que busca ajudar companhias a entender as etapas até a abertura de capital e avaliar se estão realmente preparadas para passar por esse processo – o novo guia atualiza a edição anterior, de 2014, incorporando como por exemplo as questões ESG; e (ii) a Copa Energia, dona da Copagaz e da Liquigás e responsável por cerca de 25% do engarrafamento e distribuição de GLP no país, está buscando um melhor equilíbrio na balança de emissões de gases de efeito estufa, levando em conta a origem fóssil do combustível que comercializa e aliando as ambições em sustentabilidade a redução de custos.
• No internacional, o norte do Japão pretende explorar um recurso negligenciado que tem em abundância, a neve – a cidade realizará o teste em cooperação com a Forte, uma startup local de tecnologia da informação, que envolverá despejar a neve removida por arados da cidade em uma piscina localizada em uma escola fechada, e a eletricidade será gerada usando o diferencial de temperatura entre a neve e o ar externo.
Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mail? Clique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!
Abra a sua conta na XP Investimentos!
Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!
Brasil
Empresas
Copa Energia eleva aporte em gestão de frota e eletrificação
"Responsável por cerca de 25% do engarrafamento e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no Brasil, a Copa Energia, dona da Copagaz e da Liquigás, está buscando um melhor equilíbrio na balança de emissões de gases de efeito estufa, levando em conta a origem fóssil do combustível que comercializa e aliando as ambições em sustentabilidade a redução de custos. Como parte do processo, a holding elevou os investimentos em tecnologia e logística e já começou a capturar ganhos com essa aposta. Por meio da Copa Tower, um sistema de controle do transporte de carga desenvolvido dentro de casa numa cooperação entre as áreas de tecnologia, logística e comercial, passou a acompanhar e rastrear em tempo real a operação própria de distribuição a clientes empresariais (granel), com ganhos mensuráveis de eficiência e redução de emissões."
Fonte: Valor Econômico, 25/11/2022
Fundos de investimentos começam a publicar pegada de carbono de suas carteiras
"O inventário de carbono das empresas começa a ser cada vez mais cobrado por investidores. No Brasil, muitas gestoras de investimentos já procuram medir o impacto ambiental de suas decisões de alocação de recursos. Mas a divulgação dessas informações só começa agora a vir a público, mas ainda timidamente. Duas principais casas estão à frente do movimento, a FAMA, com aproximadamente R$ 2,5 bilhões sob gestão em seu fundo de ações Fama FIC FIA e a versão de previdência privada, e a Trígono, com R$ 2,3 bilhões em sete fundos, todos de ações e foco noinvestimento em empresas menores listadas em bolsa."
Fonte: O Globo, 24/11/2022
Gestoras brasileiras se expõem menos que as de outros países em práticas de stewardship
"Há dois caminhos principais para os investidores atuarem no investimento responsável. Um deles é incorporando os famosos riscos ESG (sigla para questões ambientais, sociais e de governança corporativa), na sua análise e escolha de aplicações. A outra é no engajamento com as empresas investidas, no encontro com os executivos para entender o andamento das ações socioambientais, na votação de temas relevantes à agenda nas assembleias e até conectando as investidas com quem tem melhores práticas, como forma de aprendizado. Esse último caminho é chamado de stewardship e, apesar de mais trabalhoso e custoso para as gestoras que nele apostam, pode ser mais consistente para gerar valor a longo prazo, na opinião de Fábio Coelho, presidente-executivo da Associação dos Investidores no Mercado de Capitais (Amec). Desde 2015, a Amec tem um código próprio de boas práticas para os associados que queiram seguir por esse percurso, o Código AMEC de Stewardship."
Fonte: O Globo, 24/11/2022
Regulação
PwC e B3 lançam novo guia para IPOs
"A PwC Brasil e a B3 estão lançando a versão atualizada do “Guia IPO”, que busca ajudar companhias a entender as etapas até a abertura de capital e avaliar se estão realmente preparadas para passar por esse processo. O novo guia atualiza a edição anterior, de 2014, incorporando as principais mudanças normativas implementadas no período e dando mais ênfase, por exemplo, às questões ESG (ambientais, sociais e de governança). Embora o momento esteja ainda fechado para ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês), a ideia é que o documento funcione como um “livro de cabeceira” para gestores e administradores, diz Alessandro Marchesino, sócio da PwC Brasil. De acordo com ele, um dos objetivos é provocar as empresas a pensar se estão no momento certo para abrir capital ou se há outras alternativas mais adequadas à realidade do negócio."
Fonte: Valor Econômico, 25/11/2022
Opinião
O que podemos esperar do funil da agenda ESG
"A agenda ESG conquistou seu espaço junto às pessoas e instituições que se dedicam a construir uma nova economia ou estão repensando o futuro dos seus negócios, em linha com as necessidades da sociedade e do futuro do planeta. positivo perceber compromissos por práticas mais sustentáveis, inclusivas e responsáveis, o aumento de investidores que apostam em negócios com esse perfil e a busca por mais cursos e formação na área. ESG contempla temas transversais, complexos e que dependem de circunstâncias locais, econômicas e históricas para avaliar em que ponto da jornada em busca de melhores práticas ambientais, sociais e de governança cada um está."
Fonte: Folha de São Paulo, 24/11/2022
Internacional
Empresas
Saiba qual será o futuro dos conselhos de administração
"No futuro, os conselhos serão mais ágeis para alinhar o quadro de membros de acordo com as mudanças necessárias nas empresas, enquanto os conselheiros, por conta do aumento da responsabilidade de orientar as organizações, vão diminuir a participação em outros colegiados – um executivo que integra de cinco a sete boards provavelmente só conseguirá estar em três ou quatro. Os diagnósticos fazem parte de um conjunto de tendências que guiarão a evolução dos conselhos de administração nos próximos anos, segundo estudo da Egon Zehnder, obtido com exclusividade pelo Valor. O trabalho, realizado entre fevereiro e agosto de 2022, ouviu presidentes de conselho e conselheiros de 35 organizações globais, como Meta, Netflix e Phillips, além de investidores e professores de governança em instituições de ensino como Harvard e Stanford."
Fonte: Valor Econômico, 25/11/2022
Política
Cidade do Japão desenvolve uso de neve para gerar energia elétrica
"O sol e o vento são os dois fenômenos naturais mais frequentemente aproveitados para energia renovável, mas uma cidade no norte do Japão acredita que pode explorar um recurso negligenciado que tem em abundância: a neve. Um teste de comprovação na cidade de Aomori começará no próximo mês e vai até março. A cidade realizará o teste em cooperação com a Forte, uma startup local de tecnologia da informação, juntamente com a Universidade de Eletrocomunicações de Tóquio. O teste envolverá despejar a neve removida por arados da cidade em uma piscina localizada em uma escola fechada. A eletricidade será gerada usando o diferencial de temperatura entre a neve e o ar externo."
Fonte: Valor Econômico, 25/11/2022
Onda de calor na Europa pode ter causado mais de 20.000 mortes 'excessivas'
"As ondas de calor do verão na França, Alemanha, Espanha e Grã-Bretanha levaram a mais de 20.000 mortes "excessivas", disse um relatório compilando números oficiais nesta quinta-feira. As temperaturas atingiram quase 40 graus Celsius ou mais de Paris a Londres em 2022 e cientistas climáticos do grupo World Weather Attribution descobriram que temperaturas tão altas teriam sido "praticamente impossíveis" sem as mudanças climáticas. Uma onda de calor em 2003 causou mais de 70.000 mortes em excesso em toda a Europa, principalmente na França, e levou muitos países a implementar medidas como sistemas de alerta precoce, pedindo às pessoas que checassem outras e abrindo escolas com ar condicionado."
Fonte: Reuters, 24/11/2022
Índices ESG e suas performances
(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6) O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.
Nossos últimos relatórios
- COP27 chega ao fim; 5 principais destaques da conferência (link)
- Copa do Mundo 2022: ESG escalado para entrar em campo? (link)
- COP27: Três principais mensagens dos primeiros dias (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback webinar ESG; Destravando valor via a sustentabilidade (link)
- Carteira ESG XP: Atualizando o nosso portfólio para novembro (link)
- Radar ESG | PetroRio (PRIO3): Desenvolvendo as estratégias para atuar no campo ESG (link)
- COP27: Um mês para a próxima conferência climática da ONU (link)
- Aura Minerals (AURA33): Indo a campo; Principais destaques da visita ESG (link)
- Carteira ESG XP: Duas alterações para o mês de outubro (link)
- ESG & Telecom | 5G Insights; Capítulo 4: Como o uso do 5G pode impulsionar a descarbonização? (link)
- Radar ESG | Eletrobras (ELET3): Mudanças que vêm para o bem; Melhorias ESG também estão por vir (link)
- Radar ESG | Guararapes (GUAR3): Evoluindo em como vestir essa agenda (link)
- Radar ESG | Zenvia (ZENV): Dando os primeiros passos na agenda ESG (link)
- Radar ESG | Frigoríficos brasileiros: Em busca de maior sustentabilidade e melhor governança (BRFS3, JBSS3, MRFG3, BEEF3) (link)
- ESG: Como os clientes institucionais estão evoluindo no tema? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para setembro (link)
- Raio-X das metas de emissões das companhias brasileiras (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- ESG: Três aprendizados da Expert XP 2022 (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações no nosso portfólio para julho (link)
- Radar ESG | Alupar (ALUP11): Bem posicionada para se beneficiar da tendência da transição energética; esperamos mais por vir (link)
- Radar ESG | Intelbras (INTB3): Agregando valor através de oportunidades em tecnologia limpa (link)
- Radar ESG | Grupo Vittia (VITT3): Melhorando a sustentabilidade na agricultura (link)
- Radar ESG | Mater Dei (MATD3): Já na rota ESG (link)
- Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise (link)
- Reunião com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente: Carbono e energia renovável centralizam as discussões (link)
- Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução (link)
- Radar ESG | Raízen (RAIZ4): No caminho de um futuro mais verde (link)
- Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
- Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
- Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
- Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
- SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
- Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
- Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
- Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
- ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
- Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
- Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
- Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
- Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
- Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
- Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
- Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
- Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
- Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
- ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
- Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
- COP26: Implicações do documento final (link)
- Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
- Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
- Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
- Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
- COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
- Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
- Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
- Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
- Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
- Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
- Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
- Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
- ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
- Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
- Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
- Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
- Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
- Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
- Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
- B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
- Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
- Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
- Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
- Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
- Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
- Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
- Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
- Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
- Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
- Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
- Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
- Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
- Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
- Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
- O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
- Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
- Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
- Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
- Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
- Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
- Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
- Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
- Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
- Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
- Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
- Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
- Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
- CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
- Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
- ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
- Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
- Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
- Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
- Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
- Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
- Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
- ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!