Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG – do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.
Esperamos que aproveite a leitura!
Principais tópicos do dia
• O mercado fechou o pregão de sexta-feira em campo negativo, com o Ibov e o ISE em queda de -2,9% e -1,9%, respectivamente. Na semana, o Ibov recuou -3,6%, enquanto o ISE segurou parte das perdas, mas ainda fechou caindo -3,1%.
• Do lado das empresas, (i) a Santos, empresa australiana de petróleo e gás, afirmou que possui um projeto de captura e armazenamento de carbono (CCS, na sigla em inglês) que pode sequestrar até 10 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, parte de seus esforços para tornar a descarbonização um pilar de seu portfólio de negócios, um projeto com potencial para ser o maior projeto de CCS do mundo; e (ii) um grupo que obteve uma vitória sobre a Shell no ano passado – com uma ordem judicial holandesa para aprofundar os cortes de gases de efeito estufa em 45% até 2030 em relação aos níveis de 2019 – alertou o conselho da empresa sobre uma possível responsabilidade pessoal se não implementar o veredicto.
• No internacional, um estudo realizado pelo grupo industrial Eurometaux mostrou que a União Europeia provavelmente sofrerá graves déficits de lítio, terras raras e outros metais necessários para reduzir as emissões de carbono, o que vai de encontro aos recentes esforços do bloco para se tornar menos dependente da Rússia para energia, mas evidenciou que a reciclagem pode ajudar a preencher a lacuna a partir de 2040.
Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mail? Clique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!
Abra a sua conta na XP Investimentos!
Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!
Brasil
Política
Projeto da Cedae representa o Brasil em premiação de sustentabilidade
“A Cedae vai marcar presença no Premios Verdes, maior evento de sustentabilidade das Américas, com o projeto “Reciclagem Florestal do Lodo de Esgoto”, desenvolvido pelo programa socioambiental Replantando Vida. A iniciativa finalista é baseada na utilização do resíduo gerado durante o processo de tratamento de esgotos como substrato para a produção de mudas nativas da Mata Atlântica, usadas em plantios de restauração florestal em todo Estado do Rio de Janeiro. A Companhia é a única instituição brasileira indicada na premiação, que acontece entre os dias 20 e 24 de abril, em Miami, nos Estados Unidos.”
Fonte: Diario do Vale, 23/04/2022
Opinião
Brasil tem enorme potencial para liderar “negócios verdes”
“O Brasil tem enorme potencial para desempenhar o papel de protagonista no mercado de negócios na área ambiental. O impulso para o desenvolvimento desse mercado está nas políticas públicas, formuladas tanto no âmbito da União, Estados e municípios, que já começam a fomentar a realização de negócios nessa área. A Lei 14.119, aprovada em 2021, instituiu a Política Nacional do Pagamento por serviços Ambientais (PSA). Por meio dessa legislação, foram criados mecanismos de incentivos e premiações – financeiros e não financeiros – para compensar atividades individuais ou coletivas que favoreçam a manutenção, a recuperação ou a melhoria de serviços voltados para os vários ecossistemas existentes no país.“
Fonte: Valor Econômico, 25/04/2022
Bem-vindos ao admirável novo mundo corporativo
“A atitude das pessoas, empresas, bancos e governos tem sido cobrada fortemente pela sociedade nos últimos anos. No mundo corporativo, não poderia ser diferente com os temas ESG (Ambiental, Social e Governança, em português). Os meios de comunicação na era pandemia e pós pandemia encurtaram distâncias e trouxeram uma velocidade nunca antes imaginada, com proporções globais, que repercute na ação de todos. O tema é prioritário na agenda mundial das empresas e, em razão das percepções de risco do World Economic Forum, elas vêm organizando suas métricas operacionais dos indicadores de ESG, considerando, por exemplo, os padrões do Global Report Initiative, do Greenhouse Gas Protocol e da Orientação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis n. 09/20, este último para as companhias abertas que decidem pela publicação do Relato Integrado, para enfatizar a rastreabilidade, a qualidade e confiabilidade desses dados, inclusive o seu monitoramento, com a mudança de comportamento, tecnologias e processos.“
Fonte: Valor Econômico, 25/04/2022
Internacional
Empresas
Empresa de petróleo e gás planeja maior planta de captura de carbono do mundo
“A Santos, empresa australiana de petróleo e gás, tem um projeto de captura e armazenamento de carbono (CCS, na sigla em inglês) que pode sequestrar até 10 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, parte de seus esforços para tornar a descarbonização um pilar de seu portfólio de negócios. O projeto começou em uma instalação subterrânea no campo de gás Bayu-Undan, entre o norte da Austrália e o Timor Leste. Ele “tem potencial para ser o maior projeto de CCS do mundo”, disse a Santos em comunicado. O armazenamento anual definido representa um quarto da capacidade global atual. A empresa tomará uma decisão final sobre o projeto já no próximo ano.”
Fonte: Valor Econômico, 22/04/2022
Grupo de meio ambiente alerta conselho da Shell sobre responsabilidade por metas de emissão
“Um grupo que obteve uma vitória sobre a Shell no ano passado com uma ordem judicial holandesa para aprofundar os cortes de gases de efeito estufa, alertou o conselho da empresa sobre uma possível responsabilidade pessoal se não implementar o veredicto. O Tribunal Distrital de Haia no ano passado ordenou que a Shell reduzisse as emissões de carbono produzidas por ela, seus fornecedores e clientes em 45% até 2030 em relação aos níveis de 2019, uma decisão histórica que pode ter implicações para empresas de energia em todo o mundo. A Shell está recorrendo da decisão. O grupo Amigos da Terra/Milieudefensie disse que enviou uma carta aos conselhos da empresa e representantes individuais no domingo, incluindo o CEO Ben van Beurden, dizendo que não estava agindo para implementar o veredicto.”
Fonte: Reuters, 25/04/2022
Estas são as 10 grandes empresas mais verdes de 2022, segundo a Just Capital
“Seja por força ou desejo, as grandes corporações estão prestando mais atenção às suas pegadas e riscos ambientais. No topo da lista dos “10 melhores para o meio ambiente” da Just Capital está o VMWare . A empresa de software tem como meta atingir emissões líquidas zero até 2030 em todas as operações e cadeias de suprimentos. A Microsoft , que foi uma das duas empresas também na lista no ano passado, ficou em segundo lugar. A Intuit completa os três primeiros, graças à sua nova meta de reduzir as emissões globais em 50 vezes em relação à sua pegada operacional de 2018 na próxima década. “
Fonte: CNBC, 22/04/2022
Clique aqui para acessar o relatório: “Seleção BDRs & ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema – Fevereiro 2022“
Política
Reciclagem necessária para atender às necessidades de metais verdes da Europa
“A União Europeia provavelmente sofrerá graves déficits de lítio, terras raras e outros metais necessários para reduzir as emissões de carbono, mas a reciclagem pode ajudar a preencher a lacuna a partir de 2040, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira. A questão se tornou ainda mais crítica devido aos recentes esforços da UE para se tornar menos dependente da Rússia para energia, disse o estudo encomendado pelo grupo industrial Eurometaux. “A transição energética global está progredindo mais rápido do que o pipeline do projeto de mineração, com cobre, cobalto, lítio, níquel e terras raras, todos em risco de uma demanda disruptiva entre agora e 2035”, disse o estudo da Universidade KU Leuven, da Bélgica. A promessa da UE de reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa para zero até 2050 exigirá grandes quantidades de metais e minerais para a implantação de veículos elétricos e turbinas eólicas.”
Fonte: Reuters, 25/04/2022
Taiwan investirá em energia verde e redes inteligentes para atingir a meta de emissões líquidas zero
“A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse nesta sexta-feira que o governo se concentrará em pesquisa e desenvolvimento em energia verde, redes inteligentes e equipamentos de armazenamento de energia em seu esforço para reduzir as emissões de carbono. “A redução de carbono a longo prazo depende de novas tecnologias para produzir mais avanços”, disse Tsai em um fórum de sustentabilidade para marcar o Dia da Terra. “As indústrias de Taiwan são orientadas para a exportação. Precisamos entrar na cadeia global de suprimentos verdes”, acrescentou.”
Fonte: Reuters, 22/04/2022
Índices ESG e suas performances
(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6) O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.
Nossos últimos relatórios
- Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
- Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
- Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
- Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
- SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
- Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
- Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
- Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
- ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
- Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
- Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
- Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
- Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
- Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
- Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
- Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
- Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
- Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
- ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
- Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
- COP26: Implicações do documento final (link)
- Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
- Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
- Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
- Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
- COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
- Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
- Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
- Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
- Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
- Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
- Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
- Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
- ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
- Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
- Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
- Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
- Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
- Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
- Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
- B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
- Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
- Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
- Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
- Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
- Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
- Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
- Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
- Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
- Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
- Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
- Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
- Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
- Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
- Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
- O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
- Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
- Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
- Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
- Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
- Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
- Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
- Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
- Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
- Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
- Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
- Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
- Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
- CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
- Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
- ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
- Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
- Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
- Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
- Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
- Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
- Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
- ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!