Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG - do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG - Ambiental, Social e Governança.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.
Esperamos que aproveite a leitura!
Principais tópicos do dia
• O mercado fechou o pregão de sexta-feira em território neutro, com o Ibov e o ISE em leve queda de -0,1% e -0,4, respectivamente. Na semana, o Ibov e o ISE fecharam em alta de +2,5% e +1,4%, respectivamente.
• No Brasil, o adiamento da comprovação das metas de compra de Créditos de Descarbonização (CBios), regulamentada na sexta-feira por decreto do governo, gerou repercussão - na visão de Gabriel Kropsch, vice-presidente da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), a decisão significa um retrocesso, dado que o objetivo do programa é premiar e precificar a produção com tecnologia, com respeito ao meio ambiente e com eficiência energética.
• Na agenda de carbono, (i) cientistas na Europa dizem ter produzido com sucesso combustível de aviação sintético usando dióxido de carbono, energia solar e água, uma novidade que representa um marco na busca por produzir combustíveis de aviação sustentáveis; e (ii) na semana passada, foi divulgada uma proposta para capturar e armazenar dióxido de carbono em vagões de trem – os pesquisadores responsáveis por esse projeto acreditam que essa seja uma solução mais barata e menos invasiva no uso da terra e da energia para as instalações de captura de carbono.
Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mail? Clique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!
Abra a sua conta na XP Investimentos!
Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!
Brasil
Empresas
Empresas têm até dia 27de julho para reportar dados climáticos ao CDP
"O prazo para as companhias submeterem suas políticas e metas ambientais à organização Carbon Disclosure Project (CDP) no tocante a mudanças climáticas (Climate Change) termina na próxima semana, no dia 27 de julho, com a divulgação dos resultados em dezembro. Anualmente, o CDP avalia o desempenho de organizações frente às temáticas ESG e de mudança climática, pontuando-as com notas que vão de “A” (maiores) a “F”, sendo essa última para as organizações que não fornecem informações suficientes ou simplesmente não se reportam. Essas notas podem ser usadas pelas companhias que estão ou querem entrar na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, o ISE. Essa possibilidade foi incluída na última revisão da metodologia do ISE em 2021."
Fonte: Valor Econômico, 22/07/2022
BlackWin: a plataforma de investimento-anjo das mulheres negras
"De 8 mil investidores-anjo mapeados no Brasil, apenas 16% se autodeclaram mulheres e 3%, negros, segundo um levantamento feito pela organização Anjos do Brasil no mês passado. Cruzando os números, a representação estatística de mulheres que também são negras se aproxima do zero. É exatamente nesse fosso que a Black Women Investment Network (BlackWin), que será lançada oficialmente hoje em evento online, quer atuar. A BlackWin é uma iniciativa de Jéssica Silva Rios, ex-sócia da Vox Capital e consultora no programa Black Founders Fund do Google, e de Luana Ozemela, economista e CEO da DIMA Consult (foto)."
Fonte: Capital Reset, 25/07/2022
Regulação
Adiar meta de CBios premia ineficiência e não valoriza ambiente, diz Abiogás
"O adiamento da comprovação das metas de compra de Créditos de Descarbonização (CBios), regulamentada na sexta-feira por decreto do governo, premia produtores de biocombustível ineficientes, sem tecnologia e que não valorizam o meio ambiente, afirmou Gabriel Kropsch, vice-presidente da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), ao Valor. Ele afirmou que o programa RenovaBio, quando foi criado, corrigiu uma “distorção” existente no mercado de biocombutíveis, por meio da qual os biocombustíveis de origem com tecnologia e com origem sustentável competiam igualmente com os biocombustíveis sem tecnologia e antiecológicos."
Fonte: Valor Econômico, 24/07/2022
Internacional
Empresas
Cientistas europeus criam combustível carbono neutro para aviões
"Pesquisadores na Europa dizem ter produzido com sucesso combustível de aviação sintético usando dióxido de carbono, energia solar e água como parte do projeto SUNlight-to-Liquid, da União Europeia, de acordo com a publicação de energia sustentável Joule. A novidade representa um marco na busca por produzir combustíveis de aviação sustentáveis. Depois que pesquisas de junho de 2021 descobriram que as viagens aéreas contribuem em 4% para o aquecimento global, os cientistas anunciaram que, pela primeira vez, eles foram capazes de produzir combustível de aviação de hidrocarboneto líquido."
Fonte: Forbes, 24/07/2022
Trens podem ser usados para capturar dióxido de carbono no combate ao aquecimento global
"Pesquisadores divulgaram uma proposta na quarta-feira (20) para capturar e armazenar dióxido de carbono em vagões de trem. Eles acreditam que essa seja uma solução mais barata e menos invasiva no uso da terra e da energia para as instalações de captura de carbono, que muitos cientistas esperam que ajude o mundo a reduzir as emissões de gases de efeito estufa – uma abordagem não ortodoxa para combater as alterações climáticas. Os vagões de trem – detalhados em um artigo publicado pela revista Joule – são uma reviravolta incomum em pesquisas sobre tecnologias de “captura e armazenamento de carbono”, projetadas para prender o dióxido de carbono gerado pela queima de combustíveis fósseis antes de entrar na atmosfera e depois armazenar o gás, muitas vezes no subsolo."
Fonte: Forbes, 23/07/2022
Riscos ESG aumentam e cargo de diretor de sustentabilidade ganha força
"Há não muito tempo, os diretores de sustentabilidade eram uma novidade no mundo das empresas. “Trata-se de uma moda passageira ou de um cargo que vai durar?”, perguntava um artigo opinativo do “Financial Times”, em 2011. A esta altura, a resposta já está clara. O diretor de sustentabilidade (conhecido em inglês pela sigla CSO) tornou-se um membro crucial da equipe executiva, uma ascensão que reflete o crescente destaque da sustentabilidade na agenda das empresas. Rachael De Renzy Channer, que lidera a área de sustentabilidade na empresa de recrutamento de executivos Egon Zehnder, diz que “a necessidade de profundo conhecimento climático” não é tão importante quanto costumava ser. “Na verdade, é a capacidade de operar no C-Level, ter habilidade de manter esse tipo de conversas sobre balanços com o ‘CFO’ [diretor de finanças]”, diz."
Fonte: Valor Econômico, 22/07/2022
Clique aqui para acessar o relatório | "Pesquisa XP: O que nossos clientes estão dizendo sobre ESG"
Política
Incêndios florestais: a mais recente dor de cabeça econômica da Europa
"Quando o incêndio destruiu uma floresta na Grécia em agosto passado, engolindo pinheiros e queimando a terra, Stathis Albanis sabia que seu comércio de apicultura sofreria. Um ano depois, muito tempo depois que as chamas diminuíram, ele diz que o impacto nos meios de subsistência como o dele será sentido por uma geração. "Não há mais pinheiros. Os apicultores terão mel novamente em 30 anos, e isso só se a floresta não queimar novamente", disse Albanis, 62, que vinha colhendo mel de pinheiro da Grécia na ilha de Evia desde com 10 anos."
Fonte: Reuters, 22/07/2022
As cidades podem se adaptar a uma era de calor extremo?
"Os antigos gregos foram pioneiros em uma série de inovações para resfriar suas casas durante o verão, plantando árvores para fornecer sombra natural e projetando edifícios para limitar quais espaços sentiriam a explosão total dos raios do sol. Milhares de anos depois, seus descendentes estão recorrendo ao mesmo tipo de ideias para esfriar a cidade de Atenas. Uma das cidades mais quentes da Europa, Atenas é uma expansão urbana densamente construída que sofre de déficit de espaço verde. Os planejadores da cidade estão procurando maneiras de criar mais sombra, como alargar as calçadas e plantar mais árvores. Mas isso cria alguns dilemas modernos sobre os quais os antigos gregos não precisavam pensar. Em uma reunião no início deste mês em Atenas, com temperaturas externas de 33°C, arquitetos, engenheiros e autoridades municipais ponderaram sobre as consequências de abrir espaço para mais árvores."
Fonte: Financial Times, 22/07/2022
Índices ESG e suas performances
(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6) O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.
Nossos últimos relatórios
- Radar ESG | Alupar (ALUP11): Bem posicionada para se beneficiar da tendência da transição energética; esperamos mais por vir (link)
- Radar ESG | Intelbras (INTB3): Agregando valor através de oportunidades em tecnologia limpa (link)
- Radar ESG | Grupo Vittia (VITT3): Melhorando a sustentabilidade na agricultura (link)
- Radar ESG | Mater Dei (MATD3): Já na rota ESG (link)
- Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise (link)
- Reunião com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente: Carbono e energia renovável centralizam as discussões (link)
- Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução (link)
- Radar ESG | Raízen (RAIZ4): No caminho de um futuro mais verde (link)
- Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
- Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
- Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
- Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
- SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
- Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
- Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
- Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
- ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
- Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
- Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
- Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
- Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
- Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
- Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
- Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
- Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
- Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
- ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
- Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
- COP26: Implicações do documento final (link)
- Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
- Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
- Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
- Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
- COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
- Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
- Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
- Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
- Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
- Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
- Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
- Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
- ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
- Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
- Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
- Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
- Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
- Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
- Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
- B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
- Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
- Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
- Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
- Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
- Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
- Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
- Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
- Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
- Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
- Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
- Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
- Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
- Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
- Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
- O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
- Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
- Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
- Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
- Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
- Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
- Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
- Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
- Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
- Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
- Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
- Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
- Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
- CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
- Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
- ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
- Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
- Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
- Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
- Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
- Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
- Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
- ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!