XP Expert

15 bancos brasileiros estão comprometidos com meta de carbono neutro até 2050, diz Febraban | Café com ESG, 22/09

Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é ESG!

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Onde Investir em 2025 banner

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG - do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG - Ambiental, Social e Governança.

Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? 
Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.

Esperamos que aproveite a leitura!

Principais tópicos do dia

• O mercado fechou o pregão de quarta-feira em território neutro, com o Ibov e o ISE em leve queda de -0,5% e -0,3%, respectivamente.

• No Brasil, de acordo com a Febraban, mais de 15 bancos brasileiros já aderiram à iniciativa net zero banking alliance, que prevê ser neutro em emissão de carbono até 2050 - na organização, a autorregulação sobre o tema foi implementada em 2014 e revisada em 2020, a fim de incorporar a temática ESG e normatizações internacionais.

• No internacional, (i) a Amazon disse ontem que vai adicionar 2,7 gigawatts de capacidade de energia limpa por meio de 71 novos projetos, como por exemplo seu primeiro parque solar na Polônia, buscando a utilização de 100% de energia renovável em seus negócios até 2025; e (ii) Mark Carney, ontem durante a semana do clima de NY, admitiu que os bancos de Wall Street, incluindo JPMorgan, Morgan Stanley e Bank of America, estão ameaçando deixar a sua aliança financeira para combater as mudanças climáticas, chamada Race to Zero, dizendo que os mesmos temem que a adesão às regras sobre empréstimos a empresas de combustíveis fósseis os exponha a ações legais.

Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mailClique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!


XPInc CTA

Abra a sua conta na XP Investimentos!

XPInc CTA

Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!

Brasil

Empresas

Mais de 15 bancos brasileiros aderiram a compromisso de carbono zero até 2050, diz Febraban

"Mais de 15 bancos brasileiros já aderiram à iniciativa net zero banking alliance, que prevê ser neutro em emissão de carbono até 2050, segundo Beatriz Secaf, gerente de Sustentabilidade da Febraban, quer participou do 12º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Ela comentou que a primeira resolução do Banco Central (BC) sobre o tema foi em 2008, voltada para o crédito rural, e que a partir de 2020 a regulação ganhou mais força, com uma série de consultas públicas e resoluções. Nesse sentido, os riscos socioambientais deixaram de ser incorporados em outros riscos e se tornaram uma vertical própria. Na Febraban, a autorregulação sobre o tema foi implementada em 2014 e revisada em 2020, para incorporar a temática ESG e normatizações internacionais. “A discussão envolve uma série de elementos, inclusive o engajamento das instituições. É essencial que isso ocorra junto com o fortalecimento regulatório, com integração das bases de informação, disponibilização desses dados em bases atualizadas”, comentou."

Fonte: Valor Econômico, 21/09/2022

Carro elétrico atrai, mas preço e pouca oferta limitam vendas

"Carros 100% elétricos não resolvem o problema do trânsito e, a depender do modo de produção e da origem da energia para recarga, ainda deixam suas pegadas de carbono por aí. Apesar disso, contribuem para a redução das emissões de gases e da poluição sonora. Essas vantagens são conhecidas por poucos, mas a maior barreira é o preço: já há bastante interesse pela tecnologia. [...] O carro elétrico mais em conta à venda no Brasil é o Renault Kwid e-Tech, que custa R$ 147 mil. É um modelo diminuto, que não traz ajuste de altura do volante nem luxos como ar-condicionado automático ou partida por botão. Por esse valor, é possível comprar um SUV flex da moda com todos esses itens e mais espaço."

Fonte: Valor Econômico, 21/09/2022

À prova de greenwashing: novo ranking vai avaliar real compromisso dos bancos com agenda ESG

"A associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS), com apoio do Instituto Clima e Sociedade, lança em dezembro a primeira edição de um novo ranking que vai avaliar se o discurso de responsabilidade sócio ambiental e climática das instituições financeiras do país condiz com a prática do negócio. O novo Ranking de Atuação Socioambiental (Rasa) vai analisar desde as medidas de gerenciamento de risco adotadas pela instituição até o perfil do portfólio de produtos e serviços financeiros propriamente dito. Ficam de fora do ranking ações ligadas às operações diretas e que costumam ganhar bastante destaque na comunicação corporativa das instituições como, por exemplo, o uso de energia renovável na sede ou agências bancárias, ou mesmo suas atividades filantrópicas."

Fonte: O Globo, 21/09/2022

Internacional

Empresas

Amazon impulsiona energia renovável com 71 novos projetos

"A Amazon.com Inc disse na quarta-feira que adicionaria 2,7 gigawatts de capacidade de energia limpa por meio de vários novos projetos, pois busca usar 100% de energia renovável em seus negócios até 2025. Os projetos de energia renovável da Amazon totalizariam 379 após a adição dos 71 novos projetos. e espera gerar 50.000 gigawatts-hora (GWh) de energia limpa de todo o seu portfólio, o equivalente a abastecer 4,6 milhões de residências nos EUA a cada ano. Os novos projetos incluem três usinas de grande escala no estado indiano de Rajasthan, com capacidade de 420 megawatts (MW), projetos solares de telhado na França e na Áustria e seu primeiro parque solar na Polônia. A Infinium, apoiada pela Amazon, disse na terça-feira que fornecerá à gigante do varejo online eletrocombustíveis de baixo carbono que substituirão o diesel usado na frota de transporte da empresa."

Fonte: Reuters, 21/09/2022

Braço de fundos do HSBC endurece política de carvão térmico para conter mudanças climáticas

"O HSBC Holdings Plc disse à Reuters na quinta-feira que vai parar de financiar a expansão do carvão térmico a partir de fundos que administra ativamente com efeito imediato, marcando uma aceleração de um compromisso mais amplo assumido no ano passado. O carvão térmico, uma fonte de energia barata amplamente utilizada nos mercados asiáticos, onde estão localizados muitos dos clientes do HSBC, é um dos combustíveis fósseis mais responsáveis pelas emissões prejudiciais ao clima. O setor bancário tem demorado a se comprometer a não mais financiar a produção do combustível. O Standard Chartered (STAN.L), concorrente do HSBC em mercados emergentes, disse no início deste ano que encerraria todo o financiamento direto de carvão para clientes até 2032."

Fonte: Reuters, 22/09/2022

Semana do clima de Nova York: Carney admite que os bancos estão se afastando das diretrizes verdes

"Mark Carney admitiu que os bancos estavam resistindo à sua aliança financeira para combater as mudanças climáticas porque temiam que a adesão às regras sobre empréstimos a empresas de combustíveis fósseis os exporia a ações legais. Bancos de Wall Street, incluindo JPMorgan, Morgan Stanley e Bank of America, estão entre os que ameaçaram deixar o grupo, conforme relatado pela primeira vez pelo Financial Times. O ex-governador do Banco da Inglaterra disse na quarta-feira que a chamada orientação sobre empréstimos pode ter “ido longe demais” e foi alterada para acomodar as preocupações dos bancos sobre as metas rígidas de eliminação gradual do carvão, petróleo e gás estabelecidas pela Race. to Zero, um órgão de padrões de emissões líquidas zero liderado pela ONU que credencia as promessas feitas pela aliança."

Fonte: Financial Times, 21/09/2022

Gigantes de Wall Street ameaçam abandonar aliança net zero 

"O evento da tarde ontem no Plaza Hotel, em Nova York, celebraria os avanços da campanha Race to Zero, uma iniciativa da ONU para envolver atores não-governamentais, notadamente o setor privado, na descarbonização. Horas antes do encontro, porém, o Financial Times publicou uma notícia apontando que algumas das maiores instituições financeiras do mundo ameaçavam abandonar o barco. Bank of America, Morgan Stanley e JPMorgan, entre outros bancos americanos, estariam descontentes com a aliança que representa o setor financeiro global dentro da Race to Zero. A queixa teria a ver com a exposição a eventuais ações judiciais relacionadas aos compromissos assumidos pelos integrantes da coalizões, de acordo com o FT."

Fonte: Capital Reset, 22/09/2022

Occidental espera atingir emissões líquidas zero até 2050 - Hollub

"A Occidental Petroleum está passando por uma transformação para uma empresa de gerenciamento de carbono de uma empresa de petróleo e gás, disse a presidente-executiva Vicki Hollub na quarta-feira, acrescentando que a empresa espera atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050. Hollub acrescentou que a captura, utilização e armazenamento (CCUS) é uma grande lacuna na transição climática que a Occidental pode ajudar a preencher. Além disso, a Lei de Redução da Inflação (IRA) ajudará a acelerar a tecnologia de captura direta de ar da Occidental, disse ela na Cúpula do Clima da América do Norte da IETA."

Fonte: Reuters, 21/09/2022

Política

Bloomberg gastará US$ 85 milhões contra plástico dos EUA e construção de petroquímica

"O ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg lançou uma campanha de US$ 85 milhões para bloquear a construção planejada de plantas de plástico e petroquímica nos EUA na quarta-feira, inspirada em seu esforço de uma década para fechar usinas de carvão. Bloomberg, o empresário bilionário que atualmente atua como enviado especial das Nações Unidas para a ambição climática, disse que a campanha Beyond Petrochemicals de sua organização filantrópica "turbinará" os esforços de comunidades locais em lugares como Cancer Alley, Texas, e Appalachia, na Louisiana, para bloquear o licenciamento e a construção. de plantas emissoras pesadas. A campanha visa a rápida expansão da poluição petroquímica e plástica dos EUA. A Agência Internacional de Energia disse que a indústria de plásticos e petroquímica excederá as emissões de carbono a carvão até 2030 e representará metade do crescimento da demanda por petróleo até 2050."

Fonte: Reuters, 21/09/2022


Índices ESG e suas performances

(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6)
O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.


Nossos últimos relatórios

  • Radar ESG | Alupar (ALUP11): Bem posicionada para se beneficiar da tendência da transição energética; esperamos mais por vir (link)
  • Radar ESG | Intelbras (INTB3): Agregando valor através de oportunidades em tecnologia limpa (link)
  • Radar ESG | Grupo Vittia (VITT3): Melhorando a sustentabilidade na agricultura (link)
  • Radar ESG | Mater Dei (MATD3): Já na rota ESG (link)
  • Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise (link)
  • Reunião com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente: Carbono e energia renovável centralizam as discussões (link)
  • Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução (link)
  • Radar ESG | Raízen (RAIZ4): No caminho de um futuro mais verde (link)
  • Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
  • Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
  • Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
  • Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
  • Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
  • SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
  • Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
  • Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
  • Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
  • Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
  • ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
  • Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
  • Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
  • Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
  • Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
  • Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
  • Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
  • Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
  • Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
  • Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
  • Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
  • Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
  • Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
  • ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
  • Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
  • Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
  • COP26: Implicações do documento final (link)
  • Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
  • Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
  • Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
  • Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
  • COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
  • Seleção BDRs ESG​: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
  • Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
  • Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
  • Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
  • Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
  • Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
  • Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
  • Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
  • Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
  • ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
  • Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
  • Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
  • Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
  • Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
  • Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
  • Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
  • B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
  • Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
  • Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
  • Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
  • Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
  • Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
  • Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
  • Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
  • Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
  • Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
  • Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
  • Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
  • Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
  • Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
  • Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
  • Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
  • Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
  • Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
  • Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
  • O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
  • Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
  • Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
  • Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
  • Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
  • Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
  • Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
  • Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
  • Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
  • Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
  • Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
  • Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
  • Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
  • Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
  • CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
  • Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
  • ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
  • Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
  • Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
  • Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
  • Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
  • Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
  • Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
  • ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)

Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.