Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG - do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG - Ambiental, Social e Governança.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.
Esperamos que aproveite a leitura!
Principais tópicos do dia
• O mercado fechou o pregão de quarta-feira em território neutro, com o Ibov em alta de +0,1% e o ISE estável.
• No Brasil, (i) a Petrobras quer estar entre as maiores produtoras mundiais do combustível sustentável de aviação, conhecido como SAF, e diesel verde, o HVO, segundo o anúncio do gerente executivo de integração de negócios e participações da companhia, Daniel Pedroso; e (ii) a Shell tem interesse em continuar a expandir o portfólio de exploração e produção de petróleo e gás no Brasil e deve participar da rodada da Agência Nacional do Petróleo, em dezembro, para áreas no pré-sal - além disso, a companhia anglo-holandesa avalia também os mercados de energia eólica no mar e de hidrogênio no país.
• No internacional, a iniciativa Science Based Targets (SBTi), referência mundial na certificação dos planos net zero corporativos, divulgou ontem a primeira metodologia padronizada para as atividades que dependem diretamente da terra, como agricultura, pecuária e papel e celulose - esses setores respondem por 22% das emissões globais de gases de efeito estufa, mas até agora não existia um método unificado e lastreado na melhor ciência disponível para reduzir o impacto ambiental dessas indústrias.
Gostaria de receber os relatórios ESG por e-mail? Clique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!
Abra a sua conta na XP Investimentos!
Receba conteúdos da Expert pelo Telegram!
Brasil
Empresas
Petrobras quer estar entre maiores produtores de combustível sustentável de aviação e diesel verde
"A Petrobras quer estar entre as maiores produtoras mundiais do combustível sustentável de aviação, conhecido como SAF, e diesel verde, o HVO, segundo o gerente executivo de integração de negócios e participações da companhia, Daniel Pedroso. “Nos enxergamos entre os maiores produtores de HVO e SAF num futuro próximo”, disse durante a Rio Oil & Gas, no Rio de Janeiro, na manhã de hoje. De acordo com Pedroso, a companhia avalia ter uma unidade de refino dedicada a esses combustíveis, para atender ao mandato internacional e à demanda voluntária por combustíveis de menor emissão de carbono. Há discussões no mercado externo sobre volumes metas de combustíveis de menor emissão de carbono para a aviação internacional."
Fonte: Valor Econômico, 28/09/2022
Shell tem interesse em leilão da ANP, hidrogênio e eólica ‘offshore’
"A Shell tem interesse em continuar a expandir o portfólio de exploração e produção de petróleo e gás no Brasil e deve participar da rodada da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em dezembro, para áreas no pré-sal. O leilão será no formato de oferta permanente, quando os ativos são oferecidos sob demanda das empresas. A companhia anglo-holandesa avalia também os mercados de energia eólica no mar e de hidrogênio no país, disse ao Valor a diretora global de exploração e produção da petroleira, Zoe Yujnovich. A executiva está no Brasil para participar da Rio Oil & Gas, que termina nesta quinta-feira (29) no Rio. “Temos sido participantes constantes das rodadas brasileiras por novas áreas [de petróleo e gás] e esperamos continuar a fazer isso no leilão de dezembro”, disse Yujnovich."
Fonte: Valor Econômico, 29/09/2022
Confederação Nacional da Indústria critica unilateralismo de taxa carbono na OMC
"A Confederação Nacional da Indústria (CNI) manifestou em evento na Organização Mundial do Comércio (OMC) crescente preocupação com “medidas unilaterais” de ajuste de carbono na fronteira em preparação na União Europeia (UE). Em painel que liderou no fórum público da OMC, a representação da indústria brasileira tratou de aspectos técnicos, legais, considerações de política econômica e comercial sobre a avançada proposta legislativa do Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM, na versão em inglês). A proposta está sendo avaliada pelo Conselho da UE depois de quase dois anos de discussões."
Fonte: Valor Econômico, 28/09/2022
Clique aqui para acessar o relatório | "Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise"
Opinião
ESG não é só E, é também S e G’, diz diretora de nova dona da termelétrica Pampa Sul
A compra da termelétrica a carvão Pampa Sul pela Perfin, em parceria com a Starboard, traz para as gestoras um ativo classificado como “sujo”, dado seu alto nível de emissões de gases de efeito estufa, em um momento em que investidores e a sociedade cobram práticas mais sustentáveis dos negócios. Para a Perfin, porém, a usina pode se enquadrar dentro das práticas ESG (ligadas a boas práticas ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês), por conta das iniciativas assumidas para o desenvolvimento do ativo. “ESG não é só E, é também S e G”, disse a diretora de operações da Perfin, Carolina Rocha, em entrevista ao Estadão/Broadcast. Ela refere-se ao fato de que a usina tem papel social e econômico, particularmente em Candiota (RS) e no sistema elétrico brasileiro. De um lado, afirma, a região gaúcha tem no carvão e na decorrente geração elétrica a principal atividade econômica.
Fonte: Estadão, 28/09/2022
"O recente relatório dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que o processo de redução da pobreza deu uma marcha a ré de quatro anos por conta da pandemia de covid-19, a crise econômica global e a guerra da Ucrânia. Pela primeira vez em décadas, o número de pessoas em extrema pobreza aumentou. Projeta-se globalmente 660 milhões de pessoas em situação de pobreza em 2022, 85 milhões a mais em relação a projeções pré-pandêmicas. Conflitos, mudanças climáticas, pandemia e aumento da desigualdade também desencadearam um cenário triste para a segurança alimentar. Uma em cada dez pessoas passa fome no mundo hoje, e a cada três pessoas, uma não tem acesso a comida adequada."
Fonte: Valor Econômico, 28/09/2022
Internacional
Empresas
Agricultura e pecuária agora têm metas científicas para reduzir emissões
"A iniciativa Science Based Targets (SBTi), referência mundial na certificação dos planos net zero corporativos, divulgou hoje a primeira metodologia padronizada para as atividades que dependem diretamente da terra, como agricultura, pecuária e papel e celulose. Esses setores respondem por 22% das emissões globais de gases de efeito estufa, mas até agora não existia um método unificado e lastreado na melhor ciência disponível para reduzir o impacto ambiental dessas indústrias. Trata-se de um trabalho técnico, que servirá de base para o estabelecimento ou adaptação das metas de descarbonização das companhias que já fizeram ou pretendem fazer compromissos de cortes de emissões validados pela ciência. Uma das principais diretrizes do documento, entretanto, não é exatamente novidade: 80% do potencial de mitigação do carbono nesses setores depende do fim do desmatamento."
Fonte: Capital Reset, 28/09/2022
Marcas de veículos elétricos da China podem enfrentar desafios na Europa
"Uma onda de marcas de carros chinesas está prestes a chegar à Europa em um dos primeiros grandes testes do apetite ocidental por tecnologia avançada do país. Conseguir a adesão de consumidores e políticos pode demorar um pouco mais. Na quarta-feira, a estrela de veículos elétricos da China, BYD, deu detalhes cruciais do lançamento europeu em grande escala que planejou para este outono (no Hemisfério Norte), notadamente os preços: seu novo veículo utilitário esportivo compacto, o Atto 3, terá um preço base de 38 mil euros, antes de quaisquer subsídios específicos de cada país. Isso o tornará um dos produtos mais acessíveis em uma categoria de veículos elétricos de referência que também inclui o ID4, da Volkswagen, e o Model Y, da Tesla."
Fonte: Valor Econômico, 28/09/2022
Índices ESG e suas performances
(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6) O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.
Nossos últimos relatórios
- Radar ESG | Alupar (ALUP11): Bem posicionada para se beneficiar da tendência da transição energética; esperamos mais por vir (link)
- Radar ESG | Intelbras (INTB3): Agregando valor através de oportunidades em tecnologia limpa (link)
- Radar ESG | Grupo Vittia (VITT3): Melhorando a sustentabilidade na agricultura (link)
- Radar ESG | Mater Dei (MATD3): Já na rota ESG (link)
- Crédito de Carbono: Governo publica decreto para regulamentar o mercado; Confira nossa análise (link)
- Reunião com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente: Carbono e energia renovável centralizam as discussões (link)
- Radar ESG | Ambipar (AMBP3): Sobre fazer parte solução (link)
- Radar ESG | Raízen (RAIZ4): No caminho de um futuro mais verde (link)
- Radar ESG | Cruzeiro do Sul (CSED3): No caminho certo (link)
- Radar ESG | Juniores de O&G (RRRP3 e RECV3): Envolvidas com a agenda ESG, enquanto enfrentam ventos contrários ao setor (link)
- Radar ESG | Petz (PETZ3): A caminho de se tornar uma empresa ESG para cachorro (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para abril (link)
- Seis temas-chave no investimento ESG frente ao conflito Rússia/Ucrânia (link)
- SEC anuncia proposta para divulgação obrigatória de dados climáticos; Positivo (link)
- Update ESG | Petrobras (PETR4): Feedback do webinar sobre clima (link)
- Radar ESG | Telefônica Brasil / Vivo (VIVT3): Conectando-se à agenda ESG (link)
- Mulheres na liderança: Um olhar sobre a representatividade feminina nas empresas da B3 (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no nosso portfólio para março (link)
- ISE B3: Um raio-X da nova carteira do Índice de Sustentabilidade da B3 (link)
- Radar ESG | Panvel (PNVL3): Prescrevendo a agenda ESG (link)
- Carteira ESG XP: Uma alteração no portfólio para fevereiro (link)
- Radar ESG | Omega Energia (MEGA3): Líder em energia renovável, surfando a onda da sustentabilidade (link)
- Radar ESG | Desktop (DESK3): No início da jornada ESG (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para janeiro (link)
- Radar ESG | AgroGalaxy (AGXY3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Petrobras (PETR4): E o campo ESG, como a Petrobras está explorando? (link)
- Radar ESG | Oncoclínicas (ONCO3): Ainda na sala de espera (link)
- Radar ESG | Aviação Brasil (EMBR3, AZUL4 e GOLL4): Voando pelos ares ESG (link)
- Radar ESG | Alpargatas (ALPA4): Iniciando a caminhada pela agenda ESG (link)
- Radar ESG | Kepler Weber (KEPL3): Um começo promissor (link)
- Radar ESG | TIM (TIMS3): Chamando a agenda ESG (link)
- ESG: O que moldará os investimentos sustentáveis em 2022? (link)
- Carteira ESG XP: Sem alterações em nosso portfólio para dezembro (link)
- Radar ESG | Burger King Brasil (BKBR): Espaço para avanço na agenda, mas os planos ambiciosos adiante animam (link)
- COP26: Implicações do documento final (link)
- Expo Dubai: Buscando soluções diante de recursos finitos (link)
- Expo Dubai: Todos os olhos voltados para o futuro da mobilidade (link)
- Expo Dubai: Tecnologia e sustentabilidade centralizam os destaques do evento nesta terça-feira (link)
- Expo Dubai: Três principais destaques do evento nesta segunda-feira, dia do Brasil na feira (link)
- COP26: Um encontro decisivo para conter o aquecimento global (link)
- Seleção BDRs ESG: 15 nomes para exposição internacional ao tema (link)
- Radar ESG | Kora Saúde (KRSA3): Ainda há um caminho a ser percorrido (link)
- Radar ESG | Empresas de Autopeças: Preparando a estrada ESG; Governança e segurança em primeiro lugar (link)
- Radar ESG | Unifique (FIQE3) e Brisanet (BRIT3): O que as empresas de telecomunicações brasileiras têm feito? (link)
- Radar ESG | Natura&Co. (NTCO3): Não é apenas maquiagem; ESG é uma realidade! (link)
- Vale (VALE3): Feedback do Webinar ESG; Todos os olhos voltados para a redução de riscos (link)
- Radar ESG | Totvs (TOTS3): A melhor posicionada no setor de tecnologia sob a cobertura da XP (link)
- Assembleia Geral da ONU: Cenário climático alarmante centraliza as discussões (link)
- Amazônia: Entendendo a importância da maior floresta tropical do mundo (link)
- ESG no centro das discussões; Três principais aprendizados da Expert XP 2021 (link)
- Radar ESG | Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3): Uma líder em alumínio verde, com forte posicionamento ESG (link)
- Relatório do IPCC: Um chamado para todos, inclusive para o mercado, frente a um cenário alarmante do clima (link)
- Radar ESG | WEG (WEGE3): Um player ESG bem equipado para se beneficiar das tendências adiante (link)
- Radar ESG | Boa Safra (SOJA3): Agenda ESG em produção, semente por semente (link)
- Água: Onde há escassez, há oportunidade (link)
- Radar ESG | Positivo (POSI3): Um trabalho em andamento (link)
- B3 anuncia nova metodologia para o ISE; Positivo (link)
- Radar ESG | G2D (G2DI33): Abraçando os pilares S e E através do portfólio de investimentos de impacto (link)
- Ambev (ABEV3): Feedback do evento ESG; Reforçamos nossa visão positiva (link)
- Radar ESG | Setor de infraestrutura (CCRO3, ECOR3, RAIL3, HBSA3, STBP3): Preparando o asfalto (link)
- Crédito de carbono: Capturando parte da solução; 5 nomes para exposição ao tema (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de Imóveis Residenciais Populares: Construindo os andares ESG (link)
- Radar ESG | Arezzo & Co. (ARZZ3): Caminhando com seus próprios passos pela agenda ESG (link)
- Trilogia ESG (Pt. I): Um mergulho no pilar E; Três nomes que são parte da solução (link)
- Radar ESG | Blau (BLAU3) e Hypera (HYPE3): Em busca da fórmula ESG (link)
- Bitcoin e ESG: Entenda os dois lados da moeda (link)
- Radar ESG | Bemobi (BMOB3): Diversidade é o nome do jogo (link)
- Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
- Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
- Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
- Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
- Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
- Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
- Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
- O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
- Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
- Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
- Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
- Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
- Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
- Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
- Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
- Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
- Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
- Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
- Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
- Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
- Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
- CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
- Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
- ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
- Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
- Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
- Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
- Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
- Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
- Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
- ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!