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Entrega XP: As principais notícias que movem o setor do Varejo | Janeiro

Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!

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Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.

Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Pequenos cubos de papelão simulando caixas de compras entregues por empresas de Varejo

Esperamos que aproveite a leitura!

Terça-Feira, 18 de janeiro

Brasil

Economistas do mercado financeiro veem inflação acima do teto em 2022 de novo e PIB abaixo de 0,3%: Estimativa avançou de 5,03% para 5,09%, segundo o Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira, 17

Em 7 anos, conta de energia elétrica sobe mais do que o dobro da inflação: Estudo da Abraceel, obtido pelo ‘Estadão/Broadcast’, mostra alta de 114% para os consumidores – que não deverão ter alívio nos próximos 3 anos, conforme especialistas

Reajustes na energia vão deixar impacto inflacionário para o próximo governo, diz iCS: Segundo cálculo do Instituto Clima e Sociedade, o aumento da conta de luz foi 2,65 vezes maior do que a inflação em 2021

Hora de apertar o cinto: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), matrícula e rematrícula em escolas particulares. Quando estes boletos começam a chegar, percebemos o descasamento entre inflação e renda

39% dos brasileiros pretendem gastar menos em 2022, diz pesquisa: Com a inflação em alta e um cenário econômico incerto, os desafios econômicos enfrentados pela pandemia colocaram as finanças na mira dos brasileiros. Mesmo com o desejo de ganhar mais dinheiro em 2022, 39% dos brasileiros pretendem gastar menos do que no ano anterior; 25% acreditam que os gastos serão mantidos; 12% acreditam que vão gastar mais. 23% ainda não sabem como serão os gastos

Preço do material escolar sobe até 30% para lojista; veja como economizar: Produtos são impactados pela alta do dólar e pelo caos logístico global

Quebra de safra com chuva e seca vai prolongar inflação dos alimentos: Eventos climáticos reduzem ofertas de feijão, leite, arroz, milho e soja

Ômicron vai atrasar recuperação do mercado de trabalho, diz OIT: Agência da ONU estima cerca de 52 milhões de empregos a menos em 2022

Vendas do varejo crescem 3% em dezembro, diz indicador da Cielo: As vendas do varejo cresceram 3% em dezembro na comparação com o mesmo período de 2020, descontada a inflação, diante de um Natal mais forte para o setor, segundo dados levantados pela empresa de meios de pagamento Cielo e divulgados nesta segunda-feira

Grupo SBF, da Centauro, faz investimento em startup do setor de esportes: De acordo com a empresa, o investimento se deu por meio de um bônus de subscrição que representa 30% do capital social total da Onefan

Riachuelo seguirá investindo na inclusão digital de seus clientes em 2022: A varejista tem investindo em uma série de tecnologias para aprimorar o atendimento

Com TV e redes sociais, ‘BBB’ deste ano atrai 11 empresas: ‘Reality show’ veiculado pela Globo chega em sua 22ª edição como uma das principais plataformas de publicidade do país

Correios decidem manter os preços das encomendas: Os Correios anunciaram a manutenção dos preços das encomendas nacionais e internacionais. Em nota, a estatal informou que preços de serviços como Sedex e PAC, além de serviços de importação e exportação, não sofrerão reajuste

Pequenos e médios negócios movimentaram R$ 2,3 bilhões com o e-commerce em 2021: Em 2021, as pequenas e médias empresas faturaram mais de R$ 2,3 bilhões com as vendas online, valor 77% maior que o registrado no mesmo período de 2020 (R$ 1,3 bilhão)

NRF 2022: As tecnologias que prometem revolucionar o varejo: A Mercado&Consumo participou de uma visita guiada aos estandes do evento e mostra as novidades

Com plataforma própria de entrega, Burger King anuncia novo recorde nas vendas digitais: BK possui um hub logístico que atua em cerca de 45% dos restaurantes da rede

Barbosa Supermercados mira expansão em cidades da Grande São Paulo e interior: O Barbosa Supermercados, rede que atua na capital, Grande São Paulo e interior com mais de 30 lojas, anuncia a chegada de três novas unidades para o ano de 2022, etapa que impulsiona o plano de expansão da marca com a meta de chegar a 45 unidades até 2025

Internacional

3 tendências de varejo e comércio eletrônico a serem observadas em 2022: a pandemia e as mudanças nas preferências dos consumidores alteraram profundamente o ecossistema de pagamentos e comércio, e as varejistas e marcas precisarão se adaptar para reter consumidores inconstantes. As empresas que continuarem a digitalizar a jornada de compras, ao mesmo tempo em que promovem a sustentabilidade e reduzem o atrito, vencerão em 2022

Está surgindo uma nova era no varejo e no comércio eletrônico: os varejistas começaram a abraçar novas oportunidades e atender às demandas dos consumidores que ganharam força desde o início da pandemia

Conheça a compradora típica do Walmart, uma mulher suburbana branca de 59 anos que ganha US$ 80.000 por ano: o Walmart é o maior varejista do mundo, faturando mais de US$ 555 bilhões em vendas no ano passado. A cada semana, 220 milhões de clientes visitam suas lojas em 24 países

8 empresas que analistas dizem que podem competir com Shopify à medida que a gigante do comércio eletrônico cresce além da plataforma de tecnologia que a colocou no mapa: Shopify está evoluindo e sua concorrência cresceu. Aqui estão os maiores players de comércio eletrônico dando à marca uma corrida pelo seu dinheiro

Tabela de múltiplos

Investir analisando um gráfico de volatilidade de uma ação do setor de varejo
Fonte: XP

Nossos últimos relatórios

  • Via (VIIA3): Aquisição da logtech CNT; Positivo (link)
  • Assaí (ASAI3): Novas adições ao carrinho; Feedback da visita à nova loja do Assaí (link)
  • Alpargatas (ALPA4): Trazendo mais detalhes sobre a aquisição da Rothy’s (link)
  • Alpargatas (ALPA4): Dando um grande passo em direção à internacionalização; Compra de 49,9% da Rothy’s (link)
  • Varejo: Bate o sino pequenino… E as vendas, vão bem? (link)
  • Alpargatas (ALPA4): Investor Day traz muitos spoilers para 2022; Continuando a andar e inovar (link)
  • Alpargatas (ALPA4): Abrasileirando o mundo; Veja a recomendação (link)
  • Natura&Co. (NTCO3): Fundamentos não mudaram, mas curto prazo é desafiador (link)
  • Data Expert | Monitor Black Friday – Promoções onde? (link)
  • Arezzo&Co. (ARZZ3): Investor Day marca uma nova fase: entrando no vestuário feminino (link)
  • Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando o primeiro passo em vestuário feminino; Compra de Carol Bassi – Positivo (link)
  • C&A Modas (CEAB3): Investor Day explora principais pilares da estratégia da companhia (link)
  • Vitrine XP 3T21: Analisando os resultados do setor do varejo da noite – Via, Vivara e d1000 (link)
  • C&A Modas (CEAB3): Anúncio do fim da parceria com Bradesco – Positivo (link)
  • Black Friday Week: O que a gente ouviu sobre a expectativa de um dos principais eventos do ano para o varejo (link)
  • Grupo Soma e Arezzo: Será que eles vão dominar seu guarda-roupas? (link)
  • Vitrine XP 3T21: Analisando os resultados do setor do varejo da noite – Arezzo&Co.; GPA e Pague Menos (link)
  • Data Expert | Carrinho XP: O que esperar do varejo alimentar; Olhando para os últimos acontecimentos do setor e entendendo quais são os formatos do futuro (link)
  • Vitrine XP 3T21: Consistência frente a um cenário volátil; Assaí reporta resultados sólidos, de novo (link)
  • Feedback do Investor Day; Transformação digital impulsionará o crescimento (link)
  • Varejo: Escaneando nosso carrinho de compras; Revendo nossas recomendações e Preços-Alvo frente ao novo cenário macro (link)
  • Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 3T21 em linha com esperado; Dinâmica desafiadora no varejo se mantém (link)
  • Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 3T21 (link)
  • Americanas S.A. (AMER3): Próximos Passos da Reestruturação Anunciados (link)
  • Varejo Alimentar: Atualizando nossas estimativas para o segmento (link)
  • Enjoei (ENJU3): Dados operacionais do 3T21 resilientes, mesmo em meio a maior competição (link)
  • Supermercados: O fim do Extra Hiper para acelerar a expansão do Assaí (link)
  • Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Cnova anuncia adiamento de aumento de capital; Negativo (link)
  • Multilaser (MLAS3): Esclarecendo as notícias; Crescimento de 60% esperado para o ano de 2021 (link)
  • Natura&Co (NTCO3): (R)evolução Natural; Iniciando com recomendação de Compra (link)
  • O que os dados do varejo de Julho/21 querem dizer para as ações do setor (link)
  • Varejo: Greve dos caminhoneiros pode impactar mais a confiança do que os resultados (link)
  • Grupo Mateus (GMAT3): Pondo o pé no acelerador – Compra (link)
  • Pague Menos (PGMN3): Feedback do Investor Day; Perspectiva saudável à frente (link)
  • C&A Modas (CEAB3): O desempenho recente está chamando nossa atenção e a dos investidores também (link)
  • Data Expert | Carrinho XP: O varejo brasileiro deve se preocupar com a Variante Delta? (link)
  • Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro (link)
  • Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
  • Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
  • Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
  • Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
  • Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
  • Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
  • Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
  • d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
  • Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
  • RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
  • C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
  • Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
  • Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
  • Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
  • Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
  • Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
  • Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
  • Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
  • Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
  • Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
  • Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
  • Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
  • Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
  • GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
  • Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
  • Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
  • Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
  • Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
  • C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
  • Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
  • Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
  • Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
  • Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
  • Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
  • Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
  • Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
  • Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
  • d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
  • RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
  • Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
  • Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
  • Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
  • O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
  • Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
  • Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
  • Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
  • Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
  • Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
  • Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
  • Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
  • Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
  • Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
  • Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
  • Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
  • Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
  • Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
  • Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
  • Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
  • Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
  • Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
  • Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
  • Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
  • Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
  • Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
  • Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
  • Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
  • RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
  • Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)

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Segunda-Feira, 17 de janeiro

Brasil

Impacto da inflação nos próximos meses do varejo é imprevisível, aponta IBGE. Representante do instituto admitiu que a inflação pode pressionar para baixo as vendas, mas, por outro lado, no fim de 2021, as famílias ainda contavam com auxílio emergencial do governo, o que eleva renda.

Com pandemia, venda online supera a dos shopping centers. Impulsionado pelo isolamento social, e-commerce atingiu receita de R$ 260 bi em 2021, enquanto a dos shoppings caiu para R$ 175 bi;

Shoppings estão voltando ao nível de 2019, diz especialista. Queda nas vendas nos últimos anos foi efeito das restrições da pandemia, de acordo com Alberto Serrentino.

Pandemia, inflação e ano eleitoral deixam o cenário pouco animador para os shoppings. Enquanto parte dos lojistas planeja migração de algumas lojas dos shoppings para as ruas, alguns pretendem se manter nos centros de compras. A rede Biscoitê, por exemplo, de biscoitos artesanais, tem 30 das suas 32 lojas nos shoppings, mas reconhece os obstáculos da operação.

Inflação é maior para ‘pais’ de pets, que adaptam compras. Preço da comida para os animais de estimação subiu 23,70% em 2021, quase o triplo da alimentação no domicílio, segundo o IBGE

Black Friday da comida faz varejo crescer em novembro e reforça retomada frágil. A alta de 0,6% no volume de vendas do varejo brasileiro, em novembro de 2021, frente a outubro, veio acima das projeções do mercado financeiro, mas ficou longe de causar empolgação.

Marketplaces ‘caçam’ lojistas na crise. Consultores dizem que as plataformas vêm buscando novos lojistas constantemente, reduzindo a exposição àqueles com dificuldades, e apostando em setores mais resilientes.

Lojistas com ponto no Extra reclamam de processo de retirada. Franquias foram avisadas da rescisão unilateral do contrato; GPA nega impedimento de acesso a lojas

Lojistas de shopping migram para a rua em busca de custos menores. Se em um primeiro momento da pandemia, as administradoras seguraram os reajustes, agora a atualização pelo IGP-M está sendo repassada na sua integralidade, de acordo com o vencimento de cada contrato.

Correios tomam decisão sobre preços das encomendas nacionais e internacionais. Os Correios anunciaram a manutenção dos preços das encomendas nacionais e internacionais. Em nota, a estatal informou que preços de serviços como Sedex e PAC, além de serviços de importação e exportação, não sofrerão reajuste. Além disso, em 420 cidades haverá a redução dos valores praticados a partir do próximo dia 31 de janeiro.

Com 2,8 mil lojas pelo País, Cacau Show planeja expansão internacional. Empresa, que vai abrir primeiro escritório fora do Brasil, já pensou nova fábrica de olho na distribuição de produtos para novos mercados

Internacional

NRF 2022: Metaverso, sustentabilidade e diversidade são os destaques do primeiro dia.Luiz Alberto Marinho, colunista da Mercado&Consumo, faz um resumo do primeiro dia do maior evento de varejo do mundo

Vendas no varejo dos EUA têm queda em dezembro. Vendas caíram 1,9% no mês passado, após alta de 0,2% em novembro.

Ômicron deixa prateleiras dos supermercados dos EUA quase vazias. Não é tão dramático como no domingo passado, mas ainda há muitas prateleiras vazias”, lamenta Justin Toone, um cliente habitual de supermercados. A pandemia continua afetando as cadeias de abastecimento, e muitos supermercados nos Estados Unidos enfrentam escassez de produtos.

Walgreens e CVS fecham farmácias nos fins de semana nos EUA por ômicron. As maiores redes de farmácia dos Estados Unidos estão fechando algumas lojas nos fins de semana, pois a disseminação da covid-19 e da variante ômicron do coronavírus agravam a já grave escassez de pessoal.

FT: Varejista de luxo apreciada pela rainha, Fortnum & Mason abraça o delivery de comida. A Fortnum & Mason pretende ingressar no mercado, de crescimento acelerado, de entrega rápida de comida e expandir seus negócios no mercado on-line em outros países, após a pandemia ter afetado gravemente as vendas de sua loja-conceito em Londres.

GSK rejeita proposta da Unilever por unidade de negócios de bens de consumo.GlaxoSmithKline afirmou neste sábado, 15, que rejeitou uma oferta de 50 bilhões de libras da Unilever por seu braço de bens de consumo, dizendo que a proposta “subvalorizou fundamentalmente” o negócio e suas perspectivas futuras e que iria manter seu plano de desmembramento da unidade.

Sexta-Feira, 14 de janeiro

Brasil

Brasil tem quase 100 mil casos de covid-19 em 24 horas; média móvel supera 60 mil. Segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa, foram reportadas 190 mortes pela doença de ontem pra hoje, elevando o total de óbitos para 620.609

Faturamento do e-commerce brasileiro avança quase 80% em 2021. Estudo aponta que 5 milhões de consumidores compraram produtos pela internet pela primeira vez

Shopee: veja produtos mais vendidos no Brasil em 2021. A Máscara descartável foi o produto mais vendido na Shopee em 2021, indicando uma grande procura pelo acessório utilizado na prevenção da covid-19, cujo uso se tornou obrigatório em diversos ambientes desde o início da pandemia do novo coronavírus. É o que mostra a retrospectiva da plataforma de comércio eletrônico divulgada nessa quarta-feira (12).

Lojistas de shopping migram para a rua em busca de custos menores. Reajuste do aluguel pelo IGP-M supera os 45% em alguns casos, enquanto vendas não retornaram ao ritmo pré-pandemia

Auxílio emergencial extra de até R$ 3 mil é depositado pela Caixa a pais solteiros. Além disso, 5,5 milhões de famílias começarão a receber Auxílio Gás bimestralmente  

Plataforma nstech investe na Frete Rápido para avançar em e-commerce.A nstech, plataforma de tecnologia para logística e mobilidade, está agregando mais uma empresa a seu ecossistema, desta vez de olho no avanço do e-commerce. A holding, controlada pela Niche Partners (ligada à SK Tarpon) e que tem como acionista o fundo sueco Greenbridge, fez um investimento, de valor não revelado, na capixaba Frete Rápido, hub de transporte 100% na nuvem que fornece inteligência logística e conecta indústrias, e-commerce, varejo, operadores logísticos e marketplaces a transportadores.  

Crise no turismo estimula negócios e põe ViajaNet à venda. Agência de viagens on-line movimentou R$ 1 bilhão em 2019, antes da pandemia  

Marketplace dá cursos e treinamento, mas apoio muda pouco após pandemia. Redes afirmam que vem criando formas de apoiar os pequenos lojistas, afetados pela crise e com pouco acesso a crédito  

Vendas de supermercados devem avançar 2,8% em 2022, abaixo da alta de 2021, diz Abras. As vendas reais dos supermercados tiveram alta de 1,97% em novembro versus outubro, informou hoje a Abras, a associação do setor. O avanço inclui o desempenho do setor de atacarejo. A Abras não informa dados de vendas apenas dos canais de varejo (supermercados e hipermercados).  

CMED divulga fatores do reajuste anual de preço de medicamentos. Comitê definiu em 0% o valor do fator de produtividade (Fator X) referente ao reajuste de preços de medicamentos para o ano de 2022  

Farmácias registram expansão nas vendas de máscaras com avanço da ômicron. Na RaiaDrogasil, por exemplo, a comercialização diária cresceu 20% nos últimos dias; nas redes Drogarias Pacheco e São Paulo, a alta atingiu até 30%, e na Pague Menos, até 125%

Fast Shop oferece nova experiência digital com projeto focado em culinária, família e amigos. Objetivo do projeto é intensificar estratégias de atendimento personalizado dos clientes  

P&G dobra a aposta em saúde no Brasil. Em entrevista ao Conexão CEO, Juliana Azevedo, CEO da P&G no Brasil, fala sobre o reforço dos investimentos da gigante global de bens de consumo em cuidados com a saúde, do centro de inovação no Brasil e outros planos da companhia  

BeFly, dona da Flytour, compra a empresa de turismo de luxo Queensberry. A companhia, que está em recuperação judicial, passará a fazer parte da holding do empresário Marcelo Cohen

Internacional

Rede de supermercados do Alibaba, Freshippo, considera financiamento no valor de US $ 10 bilhões. A Freshippo, conhecida como Hema em chinês, está trabalhando com um consultor em uma lista exclusiva de potenciais investidores estratégicos e financeiros que serão convidados a participar da rodada de financiamento, que deve começar no próximo mês, disseram as pessoas, que pediram para não serem chamado discutindo um assunto privado.

Uniqlo aumentará preços. A varejista de roupas Uniqlo terá que aumentar os preços de alguns produtos devido aos custos mais altos de matérias-primas e frete, disse seu proprietário na quinta-feira.

CEO da Mastercard diz que tendências de gastos parecem ‘relativamente positivas’ até agora em 2022 após final de ano forte.  

Quinta-Feira, 13 de janeiro

Brasil

Custo alto e busca por margem mudam condições no marketplace; Grandes varejistas reduzem subsídios e aumentam taxas cobradas de lojistas

Números de dezembro animam varejo de moda, mas ômicron e economia podem esfriar retomada; Para este ano, a estimativa é de receita de R$ 236 bilhões, com 6,29 bilhões de peças vendidas, segundo consultoria Iemi Inteligência de Mercado

Moda cresce em 2021, mas o momento é de cautela; Fatores macroeconômicos devem pesar e tirar o fôlego das vendas em janeiro e fevereiro

Philips: Vendas no 4º tri devem vir abaixo do esperado por problemas na cadeia de suprimentos; Para o ano de 2021 como um todo, as vendas devem cair 1%, para 17,2 bilhões de euros, enquanto o Ebitda ajustado do grupo deve somar 2,1 bilhões de euros, ou aproximadamente 12% das vendas

Inflação do Brasil é a 3ª maior em ranking com as principais economias do mundo; Fenômeno mundial, a alta de preços foi mais severa no Brasil em 2021, atrás apenas da Argentina e da Turquia; valorização atípica do dólar e das commodities colaboraram para o resultado

Com compra de operadora logística, Via avança em plano de ir além do varejo; Com a compra da CNT, a empresa quer abocanhar parte da receita de outras lojas virtuais ao armazenar e entregar produtos de vendedores

EUA: Inflação em 12 meses chega a 7%, maior patamar desde 1982; Banco central americano cogita adotar política monetária mais dura para conter os preços

No fim do Extra Hiper, eletro vira bebida, sobra área na loja e vale até ‘obrigado’; Terminadas as queimas de estoques, os antigos hipermercados preenchem o lado direito de suas lojas – antes ocupado por eletrodomésticos, eletrônicos e bazar – como podem

65% dos lojistas querem investir em tecnologia em 2022, mostra pesquisa; Pesquisa realizada pela Adobe Experience Cloud em parceria com o E-Commerce Brasil mostra que 65% dos lojistas de e-commerce pretendem investir em tecnologias para suas lojas em 2022

Rede Pague Menos avança no Norte e Nordeste e projeta mais 120 lojas em 2022; Inaugurações têm como foco clientes da classe média expandida

Faturamento do e-commerce brasilerio avança quase 80% em 2021; Estudo aponta que 5 milhões de consumidores compraram produtos pela internet pela primeira vez

Farma Ventures acumula 9 startups para inovar o varejo farmacêutico; Parceria permite que as soluções tenham acesso aos fundos de investimento

Pequenos e médios negócios movimentam R$ 2,3 bilhões no e-commerce em 2021; O e-commerce brasileiro fechou o ano de 2021 com resultados positivos, mesmo com a retomada do comércio físico e o cenário econômico mais desafiador, repetindo o movimento iniciado no ano passado

Barbosa Supermercados mira expansão em cidades da Grande São Paulo e interior; O Barbosa Supermercados, rede que atua na capital, Grande São Paulo e interior com mais de 30 lojas, anuncia a chegada de três novas unidades para o ano de 2022, etapa que impulsiona o plano de expansão da marca com a meta de chegar a 45 unidades até 2025

Governo de SP recomenda limite de 70% de público em eventos; Após número de internados dobrar no estado, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recomendou que eventos esportivos, musicais e festas no estado operem com 70% do público

NRF 2022: o que esperar dessa edição; Maior evento de varejo do mundo acontecerá entre os dias 16 e 18 de janeiro, em Nova Iorque (EUA)

Shopee ultrapassa Mercado Livre e se torna a queridinha dos clientes brasileiros; Magazine Luiza e Via ficam para trás; Empresa asiática que veio disputar as vendas pela internet no país aparece com o maior índice de satisfação dos clientes, segundo pesquisa do Bank of America; Magazine Luiza e Via patinam

Nova era da Shopee Oficial inicia com visual renovado, campanha e benefícios aos consumidores; A Shopee Oficial, lançada no Brasil em agosto de 2020 para reunir marcas consagradas em um único ambiente, anunciou nesta segunda-feira (10), a inclusão de mais 100 delas na plataforma

Inflação na China desacelera em dezembro; Com essa desaceleração, analistas veem uma oportunidade de se implantar medidas para relançar a economia, como o corte das taxas de juros

Internacional

Os preços do consumidores nos EUA registram o maior aumento em quase 40 anos; inflação perto do pico; O preço do consumidor aumentou solidamente em dezembro nos EUA, enquanto que aluguel de imóveis e carros usados continuam com seus fortes ganhos, culminando o maior aumento anual da inflação em quase quatro décadas, o que reforçou as expectativas de que o Federal Reserve começará a aumentar as taxas de juros já em março

Comida, comida gloriosa: M&S, perspectiva de elevação da Tesco, cadeia de moda ASOS pessimista; O desejo dos compradores britânicos de comemorar o Natal em casa levou a Tesco (TSCO.L) e a Marks & Spencer (MKS.L) ao topo da pilha de varejo festivo, com a demanda por comida premium, vinho e champanhe ajudando ambos a melhorar as estimativas de lucro

Nike, Lululemon e Starbucks se juntam à Macy’s e ao Walmart na redução do horário de funcionamento das lojas à medida que o Omicron se espalha, causando escassez de pessoal; Nike, Lululemon e Starbucks estão entre os principais varejistas que reduziram o horário de funcionamento das lojas em determinados locais devido à escassez de pessoal causada pela variante Ômicron que se espalha rapidamente

Costco planeja abrir até 28 lojas este ano; Segundo o CFO, a rede de armazéns, que opera 828 lojas em todo o mundo, planeja gastar US$ 4 bilhões no ano fiscal de 2022, que termina em agosto

J.C. Penney visa reformulação de TI e e-commerce com novos executivos; Os líderes de tecnologia estão se juntando a empresa que está pronta para uma reviravolta nos negócios em sua era pós-falência

A inflação desempenhou um papel relevante nas vendas on-line, atingindo um recorde de US$ 204 bilhões durante as festas de fim de ano; As vendas online durante as festas de fim de ano subiram quase 9% para um recorde de US$ 204,5 bilhões, disse o Adobe Analytics na quarta-feira (12), dado que os consumidores abriram suas carteiras para gastar em presentes para a família, amigos e para si mesmos

Quarta-Feira, 12 de janeiro

Brasil

Brasil registra 73 mil casos de covid-19 em 24 horas; média móvel segue em alta. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, a média móvel de diagnósticos nos últimos 7 dias foi de 44.016 por dia, um avanço de 631% em relação aos casos registrados em 14 dias.

Doria descarta restrições ao comércio em nova fase da pandemia. O governador João Doria descartou nesta terça-feira (11) a necessidade de qualquer medida de fechamento ou restrição de comércio, serviços e setor produtivo do agronegócio ou da indústria neste momento de avanço da variante ômicron. Até aqui, não há restrições previstas, segundo ele.

Sindicato apoia fechamento temporário de lojas para conter Covid.  Sindicato dos Comerciários de São Paulo vai enviar às entidades patronais nesta semana um comunicado para apoiar a proposta de redução no horário de abertura das lojas de shoppings neste momento de alta contaminação pela variante ômicron.

IPCA fecha 2021 em 10,06%, maior nível desde 2015, e economistas veem novo estouro da meta este ano. Inflação oficial desacelerou de alta de 0,95% em novembro para 0,73% em dezembro

Farmácia bate recorde de vendas em janeiro. Entre 3 e 9 de janeiro, foram computadas vendas de 438 mil testes, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), considerando dados coletados em 3 mil farmácias no país.

Em parceria com Enjoei, lojas de roupas infantis recebem peças usadas para venda na internet. Em parceria com a plataforma C2C Enjoei, a rede de lojas de roupas infantis Lilica&Tigor está apostando no projeto Re-conta. A ideia é oferecer ao consumidor da marca, que pertence à Marisol, a possibilidade de retornar peças à fabricante, ganhando em troca créditos para compras futuras.

Havaianas entra no mercado de segunda mão contra o desperdício têxtil. Sabia que as pessoas só utilizam cerca de 30 % do que está no seu armário? Com este fato em mente, a Havaianas dá mais um passo rumo à economia circular através da parceria com a White Stamp, uma startup portuguesa de moda consciente que reintroduz artigos usados no mercado de segunda mão.

Gato de bolsas: Mr.Cat quer mais espaço no closet feminino e mira IPO. Marca carioca do fundo H.I.G. teve seu melhor trimestre da história e quer público mais jovem

Marisol redesenha a produção com a Lupo. Dona das marcas infantis Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre e Hapier, a fabricante de vestuário Marisol está redesenhando seus negócios para reduzir custos e fortalecer sua atuação no mercado infantil, indo para além do universo da moda

Varejista C&C admite ficar abaixo dos 10% de alta projetados para este ano. Ciclo das reformas de residências para adaptação ao trabalho remoto e para melhora das moradias está chegando ao fim.

Qualicorp e Smart Fit fazem parceria para oferecer benefícios a clientes. A campanha — que vai durar, inicialmente, três meses — quer juntar cuidado com saúde, por meio de assistência médica, com bem-estar e atividades físicas.

O comércio eletrônico cresceu e os furgões viraram “objeto de desejo”.A reboque do aumento das vendas do e-commerce, o setor de furgões e vans tem crescido no mundo inteiro. Entenda o movimento nos EUA, na Europa e no Brasil

Startup movimenta R$ 5,8 milhões fazendo marcas decolarem em marketplaces. Ao ajudar confecções a ganharem espaço em plataformas como Amazon, Dafiti, Magalu, Netshoes e Shopee, Helpvend intermediou 90.000 pedidos no último mês

Internacional

Bain e CVC preparam oferta pela varejista Boots. Para os grupos de private equity, farmácia poderia ser administrada de uma forma mais lucrativa como uma empresa independente

CVS aumenta previsão para 2021, diz que cobertura de seguro de testes de Covid em casa pode aumentar ainda mais as vendas de drogarias. A CVS Health elevou sua perspectiva de lucros para 2022, à medida que a empresa atrai clientes para lojas com testes e vacinas de Covid.

Ações da Abercrombie & Fitch sobem apesar de redução do guidance. A Abercrombie & Fitch disse que viu uma forte demanda dos consumidores durante o final de ano, mas que não tinha estoque suficiente para vender devido a atrasos.

Crocs vê vendas no quarto trimestre subindo 42%; CEO Andrew Rees diz que 2021 foi ‘ano excepcional’. 021 provou ser um ano excepcional para a marca Crocs … em meio a um ambiente desafiador de cadeia de suprimentos global ”, disse o presidente-executivo da Crocs, Andrew Rees, em comunicado.

Terça-Feira, 11 de janeiro

Brasil

Redução no horário de lojas é foco de divergências; Mão de obra doente afeta escala, diz Ablos – Abrasce e Alshop são contra

Crise na cadeia de suprimentos vai acabar?; Demanda por bens, que subiu com a pandemia, pode continuar pressionando o setor de transportes

Volume de vendas da Enjoei cresce 55% no 4° trimestre; No acumulado de todo o ano passado, o volume bruto de vendas da plataforma de compra e venda de produtos usados cresceu 67%, atingindo R$ 826 milhões

Receita com exportação de calçados cresceu 37% em 2021, diz Abicalçados; Foram embarcados 123,6 milhões de pares, que geraram US$ 900,3 milhões; principal destino do calçado brasileiro no exterior, os Estados Unidos importaram 15 milhões de pares

Grupo Soma inicia programa de recompra de até 44 milhões de ações; A operação foi iniciada no último dia 7 de janeiro e terá a duração de 18 meses, até 7 de julho de 2023

Sequoia vê receita e volume de entregas mais do que dobrar no Natal; No mês passado, a Sequoia havia informado que a receita bruta cresceu 57% na Black Friday na comparação anual, com o volume bruto de mercadorias atingindo R$ 700 milhões no período promocional

Comércio eletrônico ocupará metade dos galpões logísticos em SP; O comércio eletrônico, que se tornou o protagonista do crescimento do varejo em meio à pandemia, iniciou o ano com perspectivas de seguir em ritmo de expansão. O setor arrematou quase a metade de todos os galpões logísticos comercializados no Estado de São Paulo no quarto trimestre do ano passado

O Alibaba pagou o preço por desafiar Beijing. O papel ficou barato?; Pouco mais de um ano depois de o fundador Jack Ma arrumar confusão com o governo chinês (ou vice versa), a ação do Alibaba está negociando perto das mínimas – e chamando a atenção dos investidores

Anúncio em redes sociais é o principal tipo de mídia programática usada por lojistas, mostra pesquisa; Pesquisa da Voxus em parceria com o E-Commerce Brasil investigou o uso de mídia programática entre os lojistas de e-commerce

Shopee ultrapassa 100 grandes marcas parceiras e lança campanha com ofertas e frete grátis; Além de cupons de desconto, usuários terão prazo estendido de 30 dias para a devolução da compra

Supermercados não veem risco de faltar mão de obra em razão da covid; Setor conta, em âmbito nacional, com cerca de 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos

Pão de Açúcar faz leilão do que restou do Extra; Após vender 70 lojas do Extra Hiper para o atacarejo Assaí por 5,2 bilhões de reais, o Grupo Pão de Açúcar está colocando em leilão milhares de itens remanescentes das unidades

Valor da cesta básica aumenta em todas as capitais em 2021; O valor da cesta básica aumentou em 2021 nas 17 capitais onde o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realiza a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos

Coca-cola lança refrigerante alcoólico em parceria com a Corona; A Coca-cola está de olho no crescente mercado de coquetéis em lata. Nesta semana, a companhia anunciou a criação do Fresca Mixed, que mistura um dos seus refrescos mais populares com destilados alcoólicos

Ajinomoto do Brasil lança e-commerce exclusivo com 140 produtos; Alinhada ao seu projeto global de transformação digital, empresa desenvolve loja virtual própria, com entregas para todo o país

IPCA para 2022 permanece em 5,03%, acima do teto da meta, projeta mercado; Mediana das estimativas do mercado para o IPCA deste ano aponta o segundo descumprimento consecutivo da meta de inflação pelo Banco Central

Internacional

Amazon e Starbucks se unem em uma loja conjunta em NY; Unindo tecnologia Amazon e design Starbucks, a conectividade e praticidade traz o melhor das duas marcas para clientes de Nova York

Para os trabalhadores do varejo, as interrupções da Omicron não são apenas sobre saúde; As lojas estão diminuindo o horário, os provadores estão sendo fechados e alguns funcionários não podem fazer pausas. “A moral não poderia estar mais baixa”, disse um trabalhador do varejo

As empresas aumentam os gastos de capital, apostando que a demanda permanecerá forte; As despesas com itens caros, como novas lojas, armazéns e tecnologia devem permanecer elevadas em 2022

Nokia espera que sua recuperação continue em 2022; A fabricante finlandesa de equipamentos de telecomunicações Nokia (NOKIA.HE) divulgou nesta terça-feira seu primeiro guidance para 2022, aliviando as preocupações dos investidores sobre o impacto que a escassez global de chips pode ter em suas operações

A gigante chinesa do ecommerce JD.com desafia Amazon com suas primeiras ‘lojas robóticas’ na Europa; A gigante chinesa de comércio eletrônico JD.com abriu duas lojas na Holanda que, segundo a companhia, as lojas serão equipadas com robôs preparando e entregando pacotes

Crocs vê vendas no quarto trimestre subindo 42%; CEO Andrew Rees diz que 2021 foi ‘ano excepcional’; A Crocs disse na segunda-feira que vê as vendas em 2021 subindo cerca de 67% em relação a 2020, mais do que o previsto anteriormente.

Ações da Lululemon caem após varejista ver lucro do quarto trimestre, vendas prejudicadas devido ao omicron; As ações da Lululemon caíram na segunda-feira, depois que a varejista disse que os lucros e a receita do quarto trimestre provavelmente ficarão abaixo das estimativas devido à escassez de funcionários e ao horário reduzido das lojas, à medida que os casos de Covid mais uma vez aumentam nos EUA.

Segunda-Feira, 10 de janeiro

Brasil

Covid dá novo salto e hospital amplia área de emergências. Volume de atendimento de covid ultrapassou de influenza, nesta semana, em hospitais de São Paulo

Falta de remédio faz indústria e varejo reverem programação. O avanço da variante ômicron e o surto de influenza H3N2 no país provocaram a falta de diversos medicamentos de combate à gripe, e as redes de farmácias só projetam uma normalização desses gargalos, na melhor das hipóteses, após a segunda quinzena do mês.

Lojistas de shopping pedem redução de funcionamento após avanço da ômicron. A Ablos, associação que reúne redes de lojas como TNG, Gregory, Any Any, Morana e Khelf, vai levar um pedido aos shoppings para que os horários de abertura sejam reduzido por algumas semanas, segundo Mauro Francis, presidente da entidade.

Com covid e gripe, encolhe mão de obra do setor de serviços. O avanço dos casos de covid-19 pela variante ômicron e de influenza prejudica o setor de serviços, que ainda se recupera dos impactos dos bloqueios das primeiras ondas da pandemia. 

Após IPO, empresas de tecnologia sofrem com fuga de investidores. Das dez empresas “tech” que abriram capital no ano passado, metade já vale menos do que o valor arrecadado em seus IPOs.

Loja da Farm fecha as portas por causa do surto de Covid: ‘Não temos funcionárias’. No Shopping da Gávea, na Zona Sul do Rio, a Farm, grife com unidades em várias capitais, teve de fechar a sua loja: “Não temos funcionárias suficientes para atendê-los”, diz o aviso na porta.

Pão de Açúcar faz leilão de R$ 12 milhões de mobília e equipamentos do Extra Hiper. Os 30 mil itens leiloados estão divididos em 21 lotes; lances podem variar de R$ 119 mil a R$ 940 mil.

Gigante chinesa Alibaba quer instalar-se em Fortaleza. Um enviado da portentosa empresa asiática do e-commerce procura um imóvel para alugar em Fortaleza, onde também abrirá um Centro de Distribuição

Mercado Livre divulga os produtos mais comprados em 2021; leite condensado lidera. O leite condensado apareceu entre os mais vendidos em oito dos 12 meses do ano, ficando à frente da cerveja (quatro meses) e de máscaras descartáveis ou N95 (três meses).

Magazine Luiza faz liquidação com fila na porta e descontos de até 80%. O Magazine Luiza retomou nesta sexta-feira (7) a realização do formato tradicional de sua queima de estoques anual. A “Liquidação Fantástica” reuniu fila de clientes que aguardavam, antes das 7h, a abertura da megaloja da rede localizada na Marginal Tietê.

Pague Menos abre 48 lojas no 4º trimestre e atinge meta de expansão. A Empreendimentos Pague Menos comunicou ao mercado nessa sexta-feira (7) que abriu 48 lojas no quarto trimestre do ano passado, “concluindo assim o seu plano de expansão orgânica que previa 80 inaugurações”. Ao final de 2021, a Pague Menos somava 1.165 unidades em todo o país.

“Lançamos 500 produtos novos todos os dias”, diz Eduardo Kyrillos, do Grupo Icomm. Em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo, CEO fala que as tendências de consumo surgem primeiro no varejo online

Nova campanha do Carrefour traz ex-garota-propaganda do Extra. Filme estrelado pela atriz Claudia Quintino estreia hoje; enquanto rede do GPA desistiu do modelo de hipermercado, gigante francês quer promover formato

SmartFit chega a 3 milhões de alunos nos países onde opera. A SmartFit informou que a rede teve a entrada de 23 mil alunos em dezembro, com o número de clientes tendo leve alta de 0,9% na comparação com novembro, chegando a 3 milhões. Segundo a empresa, houve recuperação pelo sétimo mês seguido na base de clientes em todos os países onde opera.

Internacional

Pedidos de desculpas, fechamentos de lojas e redução de horário: Veja como os varejistas estão lidando com o aumento de omicron. Varejistas e restaurantes não enfrentam mais a ameaça iminente de fechamento do governo, mas estão lutando contra a falta de pessoal, à medida que o omicron aumenta a escassez de trabalhadores existente – e ameaça exacerbar os desafios da cadeia de abastecimento.

Amazon reduz isolamento por COVID e licença remunerada para trabalhadores dos EUA. A Amazon.com Inc disse na sexta-feira aos trabalhadores que eles só precisam se isolar por uma semana após o teste positivo para COVID-19, em vez de 10 dias, seguindo as orientações de saúde dos EUA atualizadas.

Bed Bath and Beyond está fechando mais lojas. Bed Bath and Beyond Inc. disseram que estão fechando 37 lojas, já que o varejista continua diminuindo o número de lojas.

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