XP Expert

Entrega XP: As principais notícias que movem o setor do Varejo | Janeiro

Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.

Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Pequenos cubos de papelão simulando caixas de compras entregues por empresas de Varejo

Esperamos que aproveite a leitura!

Segunda-Feira, 31 de janeiro

Brasil

O arrefecimento da pandemia será o principal motor de crescimento da economia. Nossa projeção é de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), diante da elevação da taxa de juros para combater o processo inflacionário. Por outro lado, a mudança do teto de gasto gera desconfiança quanto à manutenção do processo de consolidação fiscal em um ano eleitoral e aumenta a volatilidade e a incerteza.

Rede Petz vai estrear no Pará, no Maranhão e no Piauí, diz Sergio Zimerman. Intenção do grupo é inaugurar 50 lojas, engrossando a lista dos 169 pontos de venda espalhados por 19 Estados; em 2025, meta é estar no Brasil inteiro

Americanas abre novo programa de recompra de até 17,5 mi de ações. A varejista Americanas informou nesta sexta-feira (28) que seu conselho de administração aprovou um programa de recompra de até 17,5 milhões de ações.

Autotestes de Covid: saiba como funciona, preços e onde comprar. Diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram nesta sexta-feira (28) a venda de autotestes da Covid-19. Os testes, que poderão ser feitos pelo paciente em casa e sem a ajuda de um profissional da saúde, serão uma ferramenta a mais para diagnosticar a infecção pelo coronavírus. Entretanto, a decisão não tem efeito imediato: cada empresa interessada em comercializar sua versão do produto precisa pedir o registro junto à agência, que vai analisar cada solicitação.

Setor de beleza e higiene pessoal fecha 2021 com inflação 7 pontos abaixo do IPCA. Em um ano de forte aceleração da inflação, o setor de de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos viu o índice de preços de seus produtos crescer menos do que o indicador geral. Em 2021, a inflação setorial chegou a 3,1%, 7 pontos percentuais abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que avançou 10,1%.

Vendas brutas da Méliuz disparam 77% no 4º trimestre. A empresa de programas de fidelidade Méliuz divulgou na quinta-feira (27) que teve crescimento de 77% nas vendas brutas do quarto trimestre de 2021 ante mesmo período do ano anterior, para R$ 1,7 bilhão.

Fast Shop começa o ano fortalecendo aposta no live commerce. Varejista faz parceria com marcas como Tramontina, Nespresso e Brastemp.

Mercado de NFTs começa a atrair marcas brasileiras. Havaianas, Pampili e Pantys seguiram a trilha de fabricantes de calçados e roupas, como Nike, Adidas, GAP, e de cerveja, caso da Budweiser, que encontram os consumidores no mundo virtual.

Sem Uber, entrega de comida caminha para maior consolidação no Brasil. Mas, com diferenciais em logística, relacionamento próximo com estabelecimentos, taxas menores de entrega e oferta de crédito, apps independentes buscam ganhar mercado e afirmam que não estão à venda.

RaiaDrogasil atinge 2.500 farmácias no País e mantém ritmo de 260 novas lojas por ano. Empresa está presente em todos os Estados do Brasil e busca expandir área de serviços de saúde.

O futuro da logística nas áreas urbanas. Com o crescimento do comércio virtual, os serviços de entrega influenciam cada vez mais a evolução das cidades.

Procon-SP notifica Amazon após cancelamento de compras com cupons cumulativos. O Procon-SP notificou nesta quinta-feira (27) a Amazon após uma falha no site permitir generosos descontos -houve até quem conseguiu adquirir produtos gratuitamente.

CEO da Saraiva deixa rede; foram três presidentes em dois anos. A Saraiva deve comunicar ao mercado hoje a saída de seu presidente, Marcos Guedes, após a família controladora ter decidido não manter o executivo no quadro. A equipe da varejista foi informada hoje da decisão. A empresa não comentou o assunto.

Na Simple Organic, frasco de desodorante vai virar comida de peixe. Em cinco anos, a startup catarinense se tornou ícone do clean beauty nacional, atraiu a atenção da gigante Hypera e parte para a expansão internacional nos EUA

Internacional

Goldman Sachs prevê 5 altas de juros nos EUA este ano. O banco Goldman Sachs espera que o Federal Reserve (o banco central dos EUA) aumente as taxas de juros no país cinco vezes em 2022, contra quatro altas previstas anteriormente. O primeiro aumento é esperado já em março, segundo nota divulgada pelos economistas da instituição na última sexta-feira, 28.

Ações da varejista francesa de supermercados Casino caem após alerta de lucro. As ações da varejista francesa de supermercados Casino caíram na segunda-feira depois que a empresa cortou as perspectivas de lucro de 2021 para suas operações de varejo na França, culpando um declínio acima do esperado no mercado de alimentos da França no quarto trimestre.

Lucro líquido da Colgate-Palmolive cai 77,1% no 4º tri, para US$ 148 milhões. Empresa explica que o menor resultado é reflexo de custos mais altos de matérias-primas, materiais de embalagem e despesas gerais em todas as regiões, pelo encarecimento da logística.

Tabela de múltiplos

Investir analisando um gráfico de volatilidade de uma ação do setor de varejo

Nossos últimos relatórios

  • Via (VIIA3): Aquisição da logtech CNT; Positivo (link)
  • Assaí (ASAI3): Novas adições ao carrinho; Feedback da visita à nova loja do Assaí (link)
  • Alpargatas (ALPA4): Trazendo mais detalhes sobre a aquisição da Rothy’s (link)
  • Alpargatas (ALPA4): Dando um grande passo em direção à internacionalização; Compra de 49,9% da Rothy’s (link)
  • Varejo: Bate o sino pequenino… E as vendas, vão bem? (link)
  • Alpargatas (ALPA4): Investor Day traz muitos spoilers para 2022; Continuando a andar e inovar (link)
  • Alpargatas (ALPA4): Abrasileirando o mundo; Veja a recomendação (link)
  • Natura&Co. (NTCO3): Fundamentos não mudaram, mas curto prazo é desafiador (link)
  • Data Expert | Monitor Black Friday – Promoções onde? (link)
  • Arezzo&Co. (ARZZ3): Investor Day marca uma nova fase: entrando no vestuário feminino (link)
  • Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando o primeiro passo em vestuário feminino; Compra de Carol Bassi – Positivo (link)
  • C&A Modas (CEAB3): Investor Day explora principais pilares da estratégia da companhia (link)
  • Vitrine XP 3T21: Analisando os resultados do setor do varejo da noite – Via, Vivara e d1000 (link)
  • C&A Modas (CEAB3): Anúncio do fim da parceria com Bradesco – Positivo (link)
  • Black Friday Week: O que a gente ouviu sobre a expectativa de um dos principais eventos do ano para o varejo (link)
  • Grupo Soma e Arezzo: Será que eles vão dominar seu guarda-roupas? (link)
  • Vitrine XP 3T21: Analisando os resultados do setor do varejo da noite – Arezzo&Co.; GPA e Pague Menos (link)
  • Data Expert | Carrinho XP: O que esperar do varejo alimentar; Olhando para os últimos acontecimentos do setor e entendendo quais são os formatos do futuro (link)
  • Vitrine XP 3T21: Consistência frente a um cenário volátil; Assaí reporta resultados sólidos, de novo (link)
  • Feedback do Investor Day; Transformação digital impulsionará o crescimento (link)
  • Varejo: Escaneando nosso carrinho de compras; Revendo nossas recomendações e Preços-Alvo frente ao novo cenário macro (link)
  • Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 3T21 em linha com esperado; Dinâmica desafiadora no varejo se mantém (link)
  • Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 3T21 (link)
  • Americanas S.A. (AMER3): Próximos Passos da Reestruturação Anunciados (link)
  • Varejo Alimentar: Atualizando nossas estimativas para o segmento (link)
  • Enjoei (ENJU3): Dados operacionais do 3T21 resilientes, mesmo em meio a maior competição (link)
  • Supermercados: O fim do Extra Hiper para acelerar a expansão do Assaí (link)
  • Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Cnova anuncia adiamento de aumento de capital; Negativo (link)
  • Multilaser (MLAS3): Esclarecendo as notícias; Crescimento de 60% esperado para o ano de 2021 (link)
  • Natura&Co (NTCO3): (R)evolução Natural; Iniciando com recomendação de Compra (link)
  • O que os dados do varejo de Julho/21 querem dizer para as ações do setor (link)
  • Varejo: Greve dos caminhoneiros pode impactar mais a confiança do que os resultados (link)
  • Grupo Mateus (GMAT3): Pondo o pé no acelerador – Compra (link)
  • Pague Menos (PGMN3): Feedback do Investor Day; Perspectiva saudável à frente (link)
  • C&A Modas (CEAB3): O desempenho recente está chamando nossa atenção e a dos investidores também (link)
  • Data Expert | Carrinho XP: O varejo brasileiro deve se preocupar com a Variante Delta? (link)
  • Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro (link)
  • Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
  • Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
  • Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
  • Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
  • Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
  • Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
  • Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
  • d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
  • Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
  • RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
  • C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
  • Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
  • Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
  • Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
  • Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
  • Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
  • Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
  • Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
  • Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
  • Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
  • Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
  • Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
  • Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
  • GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
  • Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
  • Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
  • Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
  • Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
  • C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
  • Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
  • Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
  • Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
  • Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
  • Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
  • Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
  • Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
  • Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
  • d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
  • RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
  • Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
  • Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
  • Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
  • O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
  • Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
  • Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
  • Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
  • Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
  • Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
  • Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
  • Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
  • Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
  • Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
  • Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
  • Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
  • Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
  • Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
  • Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
  • Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
  • Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
  • Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
  • Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
  • Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
  • Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
  • Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
  • Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
  • Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
  • RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
  • Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)

Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!

Sexta-Feira, 28 de janeiro

Brasil

Ômicron deve atrapalhar confiança do empresário nos próximos meses, diz FecomercioSP. Os empresários do comércio da capital paulista abriram 2022 com otimismo para expandir seus negócios e contratar funcionários, mas o avanço da ômicron pode atrapalhar as expectativas nos próximos meses, avalia a FecomercioSP.

Magalu e Via brigam na Justiça e se acusam de concorrência desleal. O Magazine Luiza entrou com uma ação contra a Via (Casas Bahia e Ponto) no fim do ano passado, e esta reagiu, poucos dias depois, processando a concorrente com acusações, que são mútuas, de concorrência desleal e desrespeito à lei de proteção à propriedade intelectual. Os litígios avançam na Justiça num período de vendas perdendo força e custo de aquisição de clientes no digital em alta, e envolvem contratos publicitários fechados com o Google.

Avon reduz portfólio à espera da retomada. Com ventos contrários ainda soprando sobre o consumo, a Avon, marca da Natura &Co, trabalha para aumentar a força de vendas. O portfólio está mais enxuto e seu presidente, Daniel Silveira, não vê mais espaço para repassar aumento de custos ao preço final.

Análise: Arezzo tem a ganhar com fusões e novos negócios digitais. Mercado vem levantando a hipótese de operações com negócios líderes, como uma eventual fusão com o Soma, dentro da perspectiva de um avanço no processo de consolidação do setor de varejo de moda.

Arezzo quer Soma, Centauro ou Renner, após follow-on inédito. Na oferta subsequente de ações (follow on) de até R$ 830 milhões que a Arezzo&Co vem colocando de pé nas últimas semanas, o que mais chamou atenção dos investidores nos “roadshows” foi o apetite da companhia, de olho em potenciais fusões e aquisições.

Saúde propõe autoteste com venda apenas em farmácias; empresas se pronunciam. A liberação de autotestes da covid-19 defendida pelo Ministério da Saúde prevê a venda exclusiva em farmácias. A proposta está entre as informações complementares enviadas à Anvisa na noite de terça-feira, 25. Não há qualquer menção à distribuição do item pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Farmácias batem recorde de realização de testes de covid pela quarta semana consecutiva. Entre 17 e 23 de janeiro, foram realizados 740,7 mil exames, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)

MadeiraMadeira dobra aposta em marcas próprias. A MadeiraMadeira acaba de inaugurar um centro tecnológico que vai fortalecer sua vertical de marcas próprias – reduzindo drasticamente o time to market dos novos produtos e permitindo aumentar o número de lançamentos de móveis por mês.

ESG no varejo: Casas Bahia lança e-commerce de produtos sustentáveis. Iniciativa da varejista é realizada em parceria com o ecossistema de negócios sustentáveis Pangeia

Shopee e RecargaPay oferecem desconto de R$15 para novos usuários em pagamento via Pix. Promoção é válida para a primeira compra e valor deve ser acima de R$ 30

Disputa de mercado entre bancos e fintechs seguirá aquecida em 2022. O aumento da competição entre os diversos agentes do setor para conseguir abocanhar o maior número possível de clientes ganhou força ao longo do ano passado e chegou até as redes sociais, com trocas de provocações mútuas entre associações de classe.

Internacional

Inflação alta deve se manter este ano, prejudicando o crescimento global, diz pesquisa da Reuters. A inflação persistentemente alta assombrará a economia mundial este ano, de acordo com uma pesquisa da Reuters com economistas que reduziram suas perspectivas de crescimento global por temores de desaceleração da demanda e do risco de que as taxas de juros subam mais rápido do que o previsto até agora.

H&M olha além da pandemia com meta de dobrar as vendas até 2030. O grupo de moda sueco H&M traçou uma linha sob a pandemia na sexta-feira, reportando um salto maior do que o esperado no lucro trimestral e aumentando os investimentos com o objetivo de dobrar as vendas até 2030.

Lucro da Apple salta 20% puxado por iPhones.Apple divulgou receita recorde de US$ 123,9 bilhões (R$ 676 bilhões) no último trimestre de 2021, um ganho de 11% em relação ao ano anterior, num sinal de que a companhia contornou as restrições na cadeia de suprimentos melhor do que os analistas esperavam.

Controladora da Louis Vuitton vê lucro mais que dobrar em 2021, para 12 bilhões de euros. A LVMH, controladora de marcas de luxo como Louis Vuitton, Christian Dior, Givenchy, Marc Jacobs, Tiffany, Sephora, entre outras, registrou lucro líquido de 12 bilhões de euros em 2021, duas vezes e meia maior que o resultado de 2020. As vendas entre janeiro e dezembro somaram 64,2 bilhões de euros, alta de 43,8% na comparação anual.

Electrolux diz que resultado do 4º trimestre será impactado por US$ 85 milhões em tarifas. A Electrolux anunciou nesta quinta-feira que o seu resultado de quarto trimestre será impactado por uma cobrança de US$ 85 milhões após um painel nos Estados Unidos confirmar o valor de tarifas de importação de máquinas de lavar trazidas do México entre 2016 e 2017.

Quinta-Feira, 27 de janeiro

Brasil

Inflação além do esperado reforça visão de alta da Selic (e crise em 2022): A desaceleração menor que o previsto no IPCA-15 vem junto às expectativas de que o Banco Central possa confirmar aumento de 1,5 ponto percentual na taxa de juros já em fevereiro

ARTIGO: Nas eleições 2022, risco ou oportunidade?: A grande questão que se coloca é se podemos ter a reedição de 2003 com a forte apreciação dos ativos brasileiros em função da má precificação do “risco Lula”

Alimentos podem ficar mais caros com seca no Sul: Preços do grupo sobem pelo 18º mês consecutivo e puxam alta do IPCA-15 de janeiro, diz IBGE

Amazon emite cupons acumulativos para compras no Brasil: A empresa ainda não se pronunciou se trata-se de um erro ou de uma ação de marketing

Amazon admite erro em site, mas não diz se arcará com cupons: A varejista on-line disse que “houve um problema [e] que foi rapidamente corrigido”, sobre falhas na emissão de cupons em seu site

Cupons da Amazon: por que consumidores que aproveitam ‘bugs’ em sites podem ficar sem receber produtos: Por causa de falha, descontos no ecommerce passaram de R$ 400

S&P corta perspectiva de nota de crédito da Via para negativa: A agência de classificação de risco S&P reduziu nesta quarta-feira (26) a perspectiva da nota de crédito do grupo de varejo Via para negativa, citando dificuldades para a empresa conseguir reduzir alavancagem nos próximos trimestres por causa da deterioração do ambiente macroeconômico

Petz põe fabricante de tapetes no portfólio, de olho nos Estados Unidos: Aquisição foi feita por R$ 70 milhões, envolvendo incorporação e emissão de ações

Petz planeja expandir presença em mercado americano com aquisição de Petix: As sinergias também incluem alavancar a distribuição nas pet shops e a criação de produtos exclusivos da Petix para a Zee.Dog

Controlada da Arezzo conclui aquisição da Carol Bassi: Com a efetivação da aquisição, a ZZAB passou a ser a única sócia detentora da totalidade do capital social da Carol Bassi

Documentos de empresas sobre ataques cibernéticos na CVM crescem 93%: Os ataques cibernéticos a empresas tiveram aumento importante na pandemia. Uma das evidências é o número de documentos sobre o tema que companhias de capital aberto enviaram para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Mercado Livre custeia parte de cirurgia de redesignação de gênero para funcionários trans: Empresa passou a oferecer auxílio de até 70% do valor do procedimento a quem deseja fazê-lo; outros benefícios incluem seguro fiança para locação de imóveis e assessoria jurídica para alterar nome e gênero em documentos

Carrefour espera decisão final sobre compra do Big para junho: Superintendência do Cade recomendou a aprovação do negócio, avaliado em R$ 7,5 bilhões, e submeteu a análise final ao tribunal do órgão

Disensa, varejista de material de construção, cresce 60% em franquias em 2021: O faturamento da empresa no Brasil foi de R$ 244,8 milhões, 11% superior ao do ano anterior

Mobly vai abrir showroom dentro de outlet Liquitudo no interior de São Paulo: Foco da varejista será na venda de produtos com pequenas avarias e descontos

Marcas vão priorizar investimentos em anúncios em vídeos e campanhas com influenciadores: O meio digital tem cada vez mais ocupado espaço nos orçamentos de marketing das companhias

Internacional

Mercado de luxo em alta eleva expectativas para Louis Vuitton e Sephora: Divisão de moda e artigos de couro do grupo LVMH deve ampliar seu domínio no setor

Shein quer IPO em Nova York – mas esconde como produz suas roupas: Relatório da ONG Public Eye sobre o fenômeno da fast fashion mostrou trabalhadores sem contrato, jornadas duplas e condições de saúde e segurança precárias

Por dentro do projeto secreto ‘Bowser’ da Amazon para construir milhares de lojas Go sem caixa nos subúrbios: conversas com a gigante petrolífera BP, 10.000 postos de gasolina e farmácias de varejo no estilo Walgreens: A ideia de parceria com a BP foi uma das muitas opções que a Amazon considerou antes de revelar sua primeira loja Go nos subúrbios esta semana

O mês desastroso de Peloton não significa que o futuro do fitness em casa está morto, dizem analistas: As vendas de equipamentos de ginástica doméstica, excluindo bicicletas e esteiras Peloton, totalizaram US$ 3,3 bilhões entre janeiro e novembro de 2021, segundo o NPD Group

Quarta-Feira, 26 de janeiro

Brasil

Brasil vai crescer apenas 0,3% em 2022, estima FMI: O FMI rebaixou sua previsão para o PIB brasileiro e para a América Latina

Trabalhador formal está há três anos sem ganho salarial real, diz pesquisa: Pagamento escalonado de reajustes, raro antes da pandemia, também ganha força

Confiança do consumidor cai para menor nível em 9 meses, diz FGV: Indicador é influenciado pelo aumento do pessimismo quanto aos próximos meses

Carrefour deve vender 11 lojas na fusão com Big: Venda dos ativos foi negociada com o Cade, que pode avaliar a operação até junho deste ano

Análise: Fundos podem comprar lojas barradas no acordo Carrefour/BIG: Há onze unidades que podem ser alvo de desinvestimento do Carrefour. Elas estão localizadas no Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco

BREAKING: Petz compra Petix, líder em tapetes higiênicos: A Petz está comprando a Petix, a líder no mercado de tapetes higiênicos no Brasil com a marca SuperSecão

Venda online vira vacina de pequenas empresas contra efeitos da pandemia

Aplicativo digitaliza contato entre atacadistas do Brás e lojistas: Marketplace Zax captou R$ 32 milhões em 2021

Madero engrossa lista de empresas que desistiram do IPO na Bolsa em 2022: 12 empresas já cancelaram suas ofertas de ações apenas no mês de janeiro

Rede de mercados autônomos Market4u dobra de tamanho em 2021: O crescimento também impactou na estrutura da empresa, que precisou dobrar o tamanho da equipe de um ano para o outro

Mercado Livre amplia políticas e benefícios para pessoas trans: A empresa agora cobre 70% do valor do procedimento de redesignação de gênero

Internacional

Fed anuncia decisão sobre juro e estímulo nesta quarta; veja o que esperar: Jerome Powell, presidente do banco central americano, pode sinalizar com o comunicado da reunião desta quarta um aumento a mais na taxa de juros em 2022

Os desafios de atendimento da Shopify deixaram os analistas ansiosos sobre o futuro da concorrência da gigante do comércio eletrônico com a Amazon: Shopify está fazendo algumas alterações na Shopify Fulfillment Network após vários anos de testes. O longo período de testes foi uma surpresa para alguns analistas

Marca de luxo Oscar de la Renta expande negócio de revenda com itens vintage: As roupas usadas são vendidas em consignação, e a empresa autentica, restaura e envia os itens com o objetivo de oferecer aos clientes o mesmo nível de serviço que em suas lojas físicas

Shein retoma planos para abrir capital nos EUA, diz agência: A varejista de moda chinesa SHEIN está retomando seus planos de listagem em Nova York este ano e seu fundador considera uma mudança de cidadania para contornar as regras mais rígidas propostas para ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) fora da China, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto

Terça-Feira, 25 de janeiro

Brasil

Economistas do mercado financeiro veem inflação ainda mais longe da meta este ano. A projeção do IPCA, o índice de inflação oficial, de 2022 avançou de 5,09% para 5,15%; Já a expectativa para o IPCA em 2023 foi mantida em 3,40%

E-commerce ultrapassa barreira de dois dígitos no varejo nacional. O comércio digital representou, em 2021, 11,3% de todas as vendas do comércio varejista restrito, que exclui veículos, peças e material de construção. No ano passado, o crescimento do e-commerce atingiu 18%, de acordo com o acompanhamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), que congrega 9.500 empresas do setor. Os dados, antecipados para a Coluna, estão sendo compilados e serão divulgados ainda este mês

Grandes companhias começam a testar o metaverso no varejo on-line. Está em andamento a construção do “metacommerce”, plataforma proveniente do metaverso, o espaço virtual coletivo e hiperrealista, oriundo dos “games”, e os grandes grupos de consumo e tecnologia desenham ações para tentar ganhar dinheiro com isso

Indústria retoma estoques de insumos depois de trauma logístico da covid. Em dezembro, 83% das micro e pequenas indústrias de São Paulo ainda relatavam alta de preços em matérias-primas, segundo pesquisa Datafolha para o Simpi (sindicato do setor)

Ministério quer entregar hoje à Anvisa mais informações sobre o autoteste. O Ministério da Saúde pretende entregar hoje à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as informações complementares solicitadas pelo órgão acerca da regulamentação do autoteste de covid-19 no país. Segundo o Valor apurou, a distribuição e a operacionalização dos autotestes serão mesmo concentradas nas farmácias, que na venda terão que orientar os consumidores sobre os procedimentos para realização do exame

Procon notifica Shopee por não emitir nota fiscal ao consumidor. A partir do recebimento da notificação, a Shopee tem o prazo de 10 dias úteis para fornecer os devidos esclarecimentos sobre os casos denunciados ao Procon-ES

Momento da Natura (NTCO3) no curto prazo é “insustentável”, diz Santander. “As projeções de curto prazo para a Natura continuam sendo um desafio, com indicadores financeiros que provavelmente não demostrarão melhorias até o segundo semestre, ao nosso ver”, diz

Sam’s Club expande atuação para o litoral paulista. O Sam´s Club inaugura sua atuação no litoral de São Paulo e começa a liberar compras do ecommerce para moradores de Santos e Guarujá

Lançamento de produtos volta a apontar tendência de queda. No recorte por setores, o têxtil teve o melhor resultado, com um crescimento de 3,7%, enquanto os demais registraram queda no trimestre

Sem área de comidas, Uber reforça app de delivery com loja de construção. Com a saída do negócio de delivery de comida da Uber no Brasil, a Cornershop assume um papel mais estratégico. Para aproveitar a base de clientes já conquistada pela empresa, o aplicativo de entregas de supermercados passou a adicionar novas categorias de produtos ao seu portfólio, com negócios complementares. Dentre elas está a categoria de casa, decoração e construção, que alcançou mais de 30 mil itens por meio de parcerias com nomes como a C&C, Le biscuit, LojasMel, Multicoisas, Telhanorte e Zelo

O que a Andreessen Horowitz viu na Inventa para fazer seu 2º aporte no Brasil. Fundada em março do ano passado, a Inventa atua com um marketplace voltado para pequenas empresas. Mas, em vez de apenas de disponibilizar os produtos de fornecedores para lojistas, a companhia faz também a recomendação dos itens com base na demanda do mercado e na concorrência e fornece crédito para o pagamento a prazo

Exclusivo: Legiti, plataforma contra fraudes no e-commerce, levanta R$ 42 milhões. Rodada, realizada pelos fundos Kaszek Ventures, GFC, Iporanga e Picus Capital, será usada para expansão do negócio

A digitalização dos idosos e o impacto no varejo e no consumo. Para especialista, idosos serão ainda mais importantes para a economia do que a Geração Z

Internacional

Para acelerar inovação, Unilever estaria planejando demissão em massa. Gigante de bens de consumo, que mantém cerca de 150 mil funcionários no mundo, estaria mirando os cargos gerenciais; medida poderá ser anunciada nesta semana


Shopify alivia as preocupações com as mudanças em sua rede de fulfillment, as ações se recuperam.
– A canadense Shopify Inc disse na segunda-feira que as mudanças propostas em sua rede de fulfillment ajudariam os comerciantes em sua plataforma de comércio eletrônico a competir melhor com os grandes varejistas e não reduziriam a capacidade, alimentando uma recuperação em suas ações

Vendas do Hublot da LVMH, Bulgari superam os níveis pré-pandemia. As marcas de relógios de luxo da LVMH, Hublot e Bulgari elevaram as vendas acima dos níveis de 2019 no ano passado e espera-se mais crescimento este ano devido à forte demanda dos EUA

7-Eleven apresenta serviço de entrega por assinaturas. A 7-Eleven anunciou na quarta-feira seu novo serviço de entrega de assinatura 7Now Gold Pass, de acordo com um comunicado de imprensa da empresa. Os assinantes podem gastar US $ 5,95 por mês para acessar mais de 3.000 itens, incluindo comida quente, bebidas, utensílios domésticos e mantimentos para entrega

Segunda-Feira, 24 de janeiro

Brasil

Após Ômicron, é possível que pandemia acabe na Europa, diz OMS. Segundo Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, assim que a onda da nova variante diminuir, haverá uma imunidade global por algumas semanas e meses.

64,3% dos que renegociaram dívidas voltam a atrasar contas. No ano passado, 64,3% dos inadimplentes que renegociaram dívidas em 2020 deixaram de pagar os compromissos em dia, ao menos uma vez, e ficaram novamente inadimplentes, revela uma pesquisa nacional da Boa Vista, empresa especializada em análise de crédito, obtida pelo Estadão.

Cancelamento do Carnaval de rua coloca em xeque a recuperação de empresas. A alta de casos de covid-19 diminui o fluxo de clientes e muda as operações de pequenas e médias empresas que, em alguns casos, precisam até paralisar as atividades em função do afastamento de funcionários contaminados pelo vírus.

Casas Bahia dá cashback de 50% para incentivar compras do dia-a-dia. Nova campanha da varejista quer mostrar que a marca vai muito além dos eletrodomésticos; marketplace já tem mais de 34 milhões de produtos.

Cansou do sofá? Mobly lança startup que vende e entrega móveis usados. Mobly Usados funciona como marketplace peer to peer e tem como diferencial o serviço de retirada do móvel na casa de quem vende e entrega na casa de quem comprou.

Conheça os planos da Enjoei para reverter queda de 72% no valor de mercado. Prévia dos resultados aponta crescimento de 67% das vendas sobre 2020. Com a compra da Gringa, do segmento de luxo, empresa busca melhorar margens.

A difícil tarefa de enfrentar o iFood. Os aplicativos que atuam no mercado de entrega de refeições comem pelas beiradas para crescer no país. Enquanto a saída do Uber, a partir de março, abre uma brecha para os rivais, a liderança do iFood, hoje com 80% do mercado, incomoda bastante a concorrência.

Comércio on-line faz transportadoras ampliarem operação. Consumidor passou a comprar mais itens de supermercado em vez de produtos de maior valor.

Trauma da Covid faz indústria retomar estoques. 83% das empresas de micro e pequeno porte do setor relatam alta de preços de matérias-primas, aponta pesquisa.

Grupo das drogarias SP e Pacheco compra ‘healthtech’ para ir além do varejo farmacêutico. O Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo), um dos principais nomes do varejo farmacêutico no Brasil, com aproximadamente 1.400 lojas em 8 estados, além do Distrito Federal, está expandindo sua atuação para além do universo das farmácias. Para isso, comprou a T.I. Saúde, uma healthtech dedicada à gestão digital do atendimento médico.

Teleconsulta dispara na pandemia, mas esbarra em impasse regulatório. Liberado de maneira emergencial durante o isolamento, serviço gerou 5,1 milhões de atendimentos até novembro de 2021; agora, a discussão é sobre regras mais restritivas.

Reservas confirmadas de viagens da CVC crescem 41% em 2021. Considerando operações no Brasil e na Argentina, os números da empresa somaram R$ 8,9 bilhões; retomada de viagens internacionais desacelerou na segunda quinzena de dezembro

Boticário abandona até 2024 as palavras “normal” e “perfeito” para seus produtos.  Em 2020, a palavra “clareamento” também já havia sido banida. Agora, o grupo está lançando o movimento Diversa Beleza, com foco nos “estereótipos que se repetem na publicidade”, reforçando uma postura cada vez mais observada na indústria de beleza.

Restaurantes mudam escala e reduzem horários. A onda de casos de gripe e da variante ômicron vem oscilando no setor de bares e restaurantes. Até o Natal, cerca de 10% dos funcionários precisaram ser afastados do trabalho; depois das festas natalinas foi a 15%. Continuou subindo em janeiro para 20% e agora voltou a 15%, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Para reorganizar a operação, as empresas do setor têm remanejado escalas e, em alguns casos, reduzido o horário de funcionamento.

10 conceitos e tendências que precisam estar na pauta do varejo em 2022. Maior evento do setor, realizado em Nova York, tratou de metaverso e ESG – mas foi muito além.

Internacional

Vendas no varejo do Reino Unido caem 3,7% em dezembro ante novembro. As vendas no varejo do Reino Unido caíram 3,7% em dezembro em relação ao mês anterior, informou o Escritório de Estatísticas Nacionais na sexta-feira. O resultado foi bem pior que a previsão de queda de 0,6%, conforme economistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ).

É de segunda mão, mas rendeu mais do que o S&P 500. Report do e-commerce The RealReal mostra a longevidade de produtos e marcas de luxo que continuam em alta num intercâmbio de desejo entre as gerações. E de valorizações capazes de fazer inveja a muitos traders.

FT: Entenda por que a Unilever está sob pressão de investidores para ter um plano B. Quando o Natal se aproximava, o executivo-chefe da Unilever, Alan Jope, esperava dar aos investidores algo para comemorar: a maior aquisição na história da companhia. No início de novembro, ele fez uma oferta de abertura pela divisão de bens de consumo de saúde da GlaxoSmithKline (GSK) e da Pfizer, na esperança de arrebatar as operações antes que fossem desmembradas e vendidas em bolsa. Isso não foi suficiente para trazer as empresas à mesa de negociação e, então, em 20 de dezembro, Jope fez uma jogada com a qual ele tinha certeza que conseguiria deixá-las tentadas: uma oferta, que já era a terceira, de 50 bilhões de libras esterlinas (US$ 68,15 bilhões), em sua maior parte em dinheiro.

Sexta-Feira, 21 de janeiro

Brasil

Varejo vê instabilidade econômica como maior ameaça em 2022, diz PwC: Riscos cibernéticos e clima também preocupam executivos

Para 63% dos CEOs brasileiros da indústria de consumo, economia vai acelerar: Os presidentes de empresas brasileiros da indústria de consumo estão otimistas para 2022. São 82% os que veem com boas expectativas o cenário econômico internacional nos próximos 12 meses. A média global para esse indicador, por sua vez, é de 77%.

Exportações de componentes para calçados crescem 22% em 2021: As exportações do setor de artigos componentes de calçados somaram US$ 410,3 milhões no ano passado, 22% a mais do que em 2020 e 9% acima do registro de 2019. Os dados foram elaborados pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal)

BREAKING: Renner nomeia veterano da Unilever como CFO: A Renner acaba de nomear Daniel Martins – um veterano de Unilever que começou na multinacional como trainee – como seu novo CFO. Daniel começará na companhia na segunda-feira

Mais de 5.500 lojas de shopping fecham por falta de funcionários após avanço da ômicron: O volume de estabelecimentos impactados por fechamento ou redução de horário corresponde a aproximadamente 10% das 111 mil lojas dos 600 shoppings associados à Abrasce

Escritório ou chão de fábrica, covid esvazia locais de trabalho: Da Faria Lima ao polo de Manaus, vírus deixa trabalhador em casa

Aché corta férias para dar conta de demanda por remédio para gripe: Segundo o laboratório, volume de pedidos até esta quarta-feira (19) foi 270% superior ao programado para janeiro

Varejo de moda deve registrar expansão acima do nível pré-pandemia no 4º trimestre, diz BTG Pactual: O varejo no Brasil segue pressionado pela volatilidade influenciada por fatores macroeconômicos. Porém, há uma recuperação desigual do setor, avalia o BTG Pactual. A aposta é que o varejo de moda mostre crescimento no quarto trimestre de 2021 em relação ao período pré-pandemia, enquanto o varejo alimentar tende a exibir queda

Menos da metade das fusões e aquisições no Brasil são 100% bem-sucedidas: Apesar do aumento no número de transações de fusões e aquisições no País, não chega à metade o total de operações consideradas pelos gestores como perfeitamente bem-sucedidas, segundo uma pesquisa realizada pela Olivia Brasil, consultoria focada em processos de transformação organizacional

Mercado Livre compra fatia no Mercado Bitcoin e na Paxos: O Mercado Livre anunciou nesta quinta-feira (20) que comprou uma fatia na 2TM, controladora do Mercado Bitcoin, e da plataforma de blockchains Paxos, sem divulgar os valores, ampliando a aposta em transações envolvendo moedas digitais

NRF 2022: Vendas diretas ao consumidor transformam estratégia digital da Nike: A transformação digital é caracterizada por mudanças na estratégia e no modelo de negócios por meio da tecnologia, com o objetivo de gerar valor para o consumidor. A Nike, que já era uma das empresas mais maduras digitalmente antes de se ouvir falar em pandemia, como todas as marcas acelerou o processo de transformação nesses últimos dois anos

Grupo Mantiqueira inaugura lojas exclusivas de ovos e mira franquia de baixo custo: Clientes ter a experiência de degustar receitas na loja, com um cardápio onde o ovo é a iguaria principal

Internacional

Projeto que reduz poder de big techs avança nos EUA: Texto impede gigantes como Amazon e Google de dar preferência a seus próprios negócios em seus sites

‘Pets’ de Hong Cong viajam com seus donos em jatos particulares: Voo fretado custa até US$ 26 mil porque com a pandemia faltam linhas comerciais

Amazon anuncia abertura de primeira loja física de roupas: A Amazon anunciou a abertura de uma loja de roupas de “tijolos e argamassa” em Los Angeles, nos Estados Unidos, a primeira incursão da varejista online na venda de moda por meio de lojas físicas. A empresa disse que clientes poderão usar “tecnologia inovadora” para experimentar e comprar roupas ou sapatos, incluindo o uso de “recomendações algorítmicas”

Vendas no varejo britânico caem acentuadamente em dezembro à medida que Omicron se espalha: Queda de 3,7% é pior do que o declínio de 0,6% que os economistas esperavam

O CEO da Peloton, John Foley, nega a interrupção da produção de bicicletas e esteiras em memorando para toda a empresa: o CEO e fundador da Peloton, John Foley, enviou um e-mail a todos os funcionários negando – ao contrário dos relatos da imprensa – que estava pausando a produção em novos equipamentos

Quinta-Feira, 20 de janeiro

Brasil

Inflação de 2021 supera 47,7% dos acordos salariais do setor privado: Quase a metade dos reajustes obtidos por trabalhadores perdeu para o INPC no ano passado, no pior resultado do levantamento iniciado pelo Dieese em 2018

Monitor do PIB, da FGV, aponta crescimento de 1,8% da economia no mês de novembro: Resultado foi impulsionado, principalmente, pela recuperação do setor de serviços; terceira onda de covid-19, no entanto, deve abalar resultados dos meses seguintes

Parcelamento das correções de salários cresce em contexto de economia fraca: Movimento tem ganhado força desde março, quando 11,3% dos reajustes foram quitados em duas ou três vezes; pico foi atingido em novembro, quando parcelamentos alcançaram 26,1% das negociações

Varejo não é mais o que era antigamente: destaques da NRF 2022: Sem dúvida, o metaverso foi o tema mais comentado neste ano no Retail’s Big Show, da NRF, maior evento global do varejo, que aconteceu entre domingo e terça-feira em Nova York. A principal mensagem, na minha avaliação, foi essa aqui: varejo não é mais o que era antigamente

Shopee avança no Brasil e ameaça varejistas no e-commerce: Segundo Goldman Sachs, a participação de mercado da companhia em e-commerce no Brasil é atualmente estimada em um dígito alto e pode subir para 20% até 2025

Varejistas buscam tecnologias ‘pé no chão’ para ganhar eficiência: Feira em Nova York mostra produtos de aplicação simples, sem pirotecnias

Tencent compra 5,5% das ações Classe A da empresa brasileira Zenvia: Companhia é focada em soluções de comunicação entre as companhias e os consumidores, seja por mensagens, vídeos, áudio ou chatbots

E-commerce supera vendas em shopping centers no Brasil: Estudo da gestora Canuma Capital, publicado essa semana pelo jornal O Estado de São Paulo, e confirmado pelo E-Commerce Brasil, mostra que as vendas online atingiram R$ 260 bilhões em 2021, superando em R$ 160 bilhões o total de vendas registrado em 2019, período pré-pandemia

Americanas anuncia parceria voltada à certificação e rastreio de embalagens recicláveis: Iniciativa visa garantir a reciclagem de mais de 10 toneladas de plástico

Retorno de bares e restaurantes traz ‘tendência encorajadora’ para cervejarias, diz Credit: Segundo o banco, muitos bares relataram uma melhora nas vendas das garrafas de 1 litro e de 600 ml em comparação com o ano passado

Marca da Renner especializada em plus size, Ashua estreia na Trama Lab do Villa Lobos: Além dos modelos expostos, a Ashua vai disponibilizar um totem para compras online

Indústria têxtil fica sob risco com avanço dos preços do algodão, diz Abit: O preço do algodão, umas das principais matérias-primas do setor, chegou a US$ 1,17 por libra-peso (1 libra-peso corresponde a 450 g) em janeiro, acima dos US$ 0,81 por libra-peso de janeiro de 2021

Produção da indústria têxtil deve crescer 1,2% em 2022, prevê entidade do setor: Segundo a Abit, após os estimados 11,7% de crescimento em 2021, a perspectiva para este ano é de estabilização; mercado ainda não se recuperou do tombo da chegada da pandemia

Pão de Açúcar faz novo leilão de equipamentos das antigas lojas do Extra: Serão mais 52 lotes com gôndolas, fogões industriais e outras peças

Tânia Bulhões levanta capital e vê IPO no horizonte: com sabonetes líquidos de R$ 225, fragrâncias de R$ 480 e jogos de louça na faixa de R$ 3.000, Tania Bulhões passou as últimas três décadas construindo uma das marcas mais artesanais e bem sucedidas do varejo de luxo brasileiro

Zara fica barata com real fora de moda: o Brasil deixou de ser um dos lugares mais caros do mundo para comprar produtos da Zara

Internacional

Inflação no Reino Unido vai a máxima em quase 30 anos:  inflação britânica subiu mais rapidamente do que o esperado em dezembro, para um pico em quase 30 anos, intensificando uma piora nos padrões de vida e pressionando o banco central a elevar os juros novamente

6 tendências do DTC a serem observadas em 2022: Enquanto 2021 marcou um ano de crescimento para as marcas no DTC, os problemas existentes se tornaram mais aparentes. As marcas precisarão enfrentar esses desafios durante 2022

FT: Grupos de luxo superam previsões em um setor em expansão: Os consumidores fizeram gastos exuberantes diante do acúmulo das poupanças e do fato de outras formas de gastos eletivos, como férias, terem sido limitadas pelos lockdowns

Forte demanda por artigos de luxo impulsiona vendas da Richemont no fim de 2021: A forte demanda por joias e relógios nas Américas e na Europa levou as vendas trimestrais da Richemont, dona da Cartier, a crescer em quase um terço, disse o segundo maior grupo de luxo do mundo nesta quarta-feira (19)

Conheça a típica compradora da Costco, uma mulher asiática-americana de 39 anos que ganha mais de US$ 125.000 por ano: O comprador típico da Costco visita aproximadamente a cada duas semanas – cerca de 23 viagens por ano – e compra nove produtos por um custo total de cerca de US$ 114 por viagem

Quarta-Feira, 19 de janeiro

Brasil

Quatro estados têm ocupação de leitos de UTI com 80% ou mais. CE, GO, PE e ES enfrentam maior pressão no sistema; cenário nos estados é próximo ao de julho de 2021.

Aumenta o risco de inflação ainda alta em 2022. Petróleo em alta, quebra de safra no Brasil, luz cara e até perigo de guerra e ômicron atrapalham.

Inflação de 2021 atinge mais a classe média e fica abaixo de 10% para alta renda. A inflação para famílias com renda mensal de até R$ 8.956 superou os 10,06% registrados pelo IPCA (índice de preços ao consumidor) apurado em 2021. Já aquelas com renda acima desse patamar tiveram uma inflação abaixo de 10%.

Surto de gripe leva o comércio a trabalhar com metade das equipes. Supermercados estão realocando funcionários para não deixar faltar produtos nas gôndolas e divulgando a necessidade de seguir os protocolos para evitar a Covid-19 e a Influenza.

Dívidas de famílias consumirão 26% dos R$ 84 bi que entram via auxílio brasil. Dos R$ 84 bilhões que serão liberados pelo programa a aproximadamente 17,5 milhões de pessoas ao longo de 2022 (considerando o benefício mensal de R$ 400), 70,43% serão revertidos em consumo imediato, o equivalente a R$ 59,16 bilhões: R$ 28,04 bilhões gastos no varejo e outros R$ 31,12 bilhões no setor de serviços.

Brasil encerrou 2021 com um recorde de 76,3% das famílias endividadas.  A proporção de brasileiros endividados encerrou o ano de 2021 em patamar recorde, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em dezembro, 76,3% possuíam dívidas, maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2010, de acordo com os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira, 18.

Shopee cresce no Brasil e vira nova ameaça para varejistas. Investidores têm demonstrado interesse particular na Shopee, que iniciou suas operações no Brasil em 2019, focando em itens de menor valor.

Americanas patrocina o BBB pelo terceiro ano consecutivo. A estratégia da Americanas é reforçar seus diferenciais, já citados acima, que podem ser encontrados no app, site e lojas físicas espalhadas no país. Com campanhas e participação ativa dentro do BBB22, a marca reforça o posicionamento “Tudo, a toda hora, em qualquer lugar” e a categoria de mercado com “Ofertas fresquinhas pra sua casa todo dia”.

Americanas lança programa gratuito de capacitação para consultores em marketplace. O programa gratuito e on-line irá recrutar e formar interessados de todo o país para se tornarem especialistas em marketplace e comércio eletrônico. Na primeira turma, o objetivo é capacitar mil pessoas.

‘Netflix do delivery’: como os apps de comida estão mudando o negócio dos restaurantes. Pandemia forçou fechamento de negócios físicos e impulsionou expansão de aplicativos do setor.

E-commerce tem 1,7 bilhão de acessos em dezembro e vê ‘dança das cadeiras’. Além do Booking — dentro do Top 10 de acessos — apenas a Shopee aumentou a visualização de seu site no mês. O Extra, por sua vez, saiu do grupo dos dez maiores sites e perdeu dez posições no ranking. Observou-se, ainda, que Amazon e a Shopee, ganharam, cada uma, uma posição.

AliExpress inicia investimentos em esportes eletrônicos no Brasil. O AliExpress, marketplace de vendas internacionais do grupo Alibaba, anunciou nesta terça-feira (18) que patrocinará, pela primeira vez, uma equipe de esportes eletrônicos brasileira.

Tânia Bulhões capta R$ 100 milhões com fundo Treecorp. Gestora de private equity terá dois assentos no conselho da marca de luxo, conhecida por perfumaria e aparelhos de jantar.

Internacional

Relatório de tendências do Pinterest prevê pérolas na moda e lavanderia de luxo para 2022.  Novo relatório anual de tendências levantado pela rede social de imagens Pinterest aponta que as pérolas voltaram à moda neste ano. A pesquisa que prevê as tendências de 2022 aponta ainda que as camisolas de seda e cetim estão em alta entre celebridades e influencers.

NRF 2022: Marcos Gouvêa analisa as tendências mostradas no maior evento de varejo do mundo. Metaverso, ESG (governança ambiental, social e corporativa), DE&I (diversidade, equidade e inclusão) e liderança pós-covid foram os quatro temas principais tratados no congresso realizado no Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, que terminou nesta terça-feira (18) em Nova York.

Hugo Boss supera meta de vendas para 2021 após forte 4º trimestre. A Hugo Boss disse na terça-feira que superou suas metas de vendas para o ano inteiro depois que os lucros do quarto trimestre ajudaram a impulsionar a casa de moda alemã de volta a níveis quase pré-pandemia.

Richemont e Burberry sinalizam que o mercado de luxo está prosperando. Richemont junta-se à Prada com vendas superiores aos níveis pré-pandemia. Burberry prevê crescimento de 35% nos lucros à medida que as vendas aceleram

Shopify e JD.com se unem na China à medida que a concorrência no comércio eletrônico se intensifica. A parceria estratégica ocorre em meio a uma forte concorrência no espaço de comércio eletrônico na China com players como Pinduoduo (PDD.O), Alibaba Group Holding e Douyin. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.

Terça-Feira, 18 de janeiro

Brasil

Economistas do mercado financeiro veem inflação acima do teto em 2022 de novo e PIB abaixo de 0,3%: Estimativa avançou de 5,03% para 5,09%, segundo o Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira, 17

Em 7 anos, conta de energia elétrica sobe mais do que o dobro da inflação: Estudo da Abraceel, obtido pelo ‘Estadão/Broadcast’, mostra alta de 114% para os consumidores – que não deverão ter alívio nos próximos 3 anos, conforme especialistas

Reajustes na energia vão deixar impacto inflacionário para o próximo governo, diz iCS: Segundo cálculo do Instituto Clima e Sociedade, o aumento da conta de luz foi 2,65 vezes maior do que a inflação em 2021

Hora de apertar o cinto: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), matrícula e rematrícula em escolas particulares. Quando estes boletos começam a chegar, percebemos o descasamento entre inflação e renda

39% dos brasileiros pretendem gastar menos em 2022, diz pesquisa: Com a inflação em alta e um cenário econômico incerto, os desafios econômicos enfrentados pela pandemia colocaram as finanças na mira dos brasileiros. Mesmo com o desejo de ganhar mais dinheiro em 2022, 39% dos brasileiros pretendem gastar menos do que no ano anterior; 25% acreditam que os gastos serão mantidos; 12% acreditam que vão gastar mais. 23% ainda não sabem como serão os gastos

Preço do material escolar sobe até 30% para lojista; veja como economizar: Produtos são impactados pela alta do dólar e pelo caos logístico global

Quebra de safra com chuva e seca vai prolongar inflação dos alimentos: Eventos climáticos reduzem ofertas de feijão, leite, arroz, milho e soja

Ômicron vai atrasar recuperação do mercado de trabalho, diz OIT: Agência da ONU estima cerca de 52 milhões de empregos a menos em 2022

Vendas do varejo crescem 3% em dezembro, diz indicador da Cielo: As vendas do varejo cresceram 3% em dezembro na comparação com o mesmo período de 2020, descontada a inflação, diante de um Natal mais forte para o setor, segundo dados levantados pela empresa de meios de pagamento Cielo e divulgados nesta segunda-feira

Grupo SBF, da Centauro, faz investimento em startup do setor de esportes: De acordo com a empresa, o investimento se deu por meio de um bônus de subscrição que representa 30% do capital social total da Onefan

Riachuelo seguirá investindo na inclusão digital de seus clientes em 2022: A varejista tem investindo em uma série de tecnologias para aprimorar o atendimento

Com TV e redes sociais, ‘BBB’ deste ano atrai 11 empresas: ‘Reality show’ veiculado pela Globo chega em sua 22ª edição como uma das principais plataformas de publicidade do país

Correios decidem manter os preços das encomendas: Os Correios anunciaram a manutenção dos preços das encomendas nacionais e internacionais. Em nota, a estatal informou que preços de serviços como Sedex e PAC, além de serviços de importação e exportação, não sofrerão reajuste

Pequenos e médios negócios movimentaram R$ 2,3 bilhões com o e-commerce em 2021: Em 2021, as pequenas e médias empresas faturaram mais de R$ 2,3 bilhões com as vendas online, valor 77% maior que o registrado no mesmo período de 2020 (R$ 1,3 bilhão)

NRF 2022: As tecnologias que prometem revolucionar o varejo: A Mercado&Consumo participou de uma visita guiada aos estandes do evento e mostra as novidades

Com plataforma própria de entrega, Burger King anuncia novo recorde nas vendas digitais: BK possui um hub logístico que atua em cerca de 45% dos restaurantes da rede

Barbosa Supermercados mira expansão em cidades da Grande São Paulo e interior: O Barbosa Supermercados, rede que atua na capital, Grande São Paulo e interior com mais de 30 lojas, anuncia a chegada de três novas unidades para o ano de 2022, etapa que impulsiona o plano de expansão da marca com a meta de chegar a 45 unidades até 2025

Internacional

3 tendências de varejo e comércio eletrônico a serem observadas em 2022: a pandemia e as mudanças nas preferências dos consumidores alteraram profundamente o ecossistema de pagamentos e comércio, e as varejistas e marcas precisarão se adaptar para reter consumidores inconstantes. As empresas que continuarem a digitalizar a jornada de compras, ao mesmo tempo em que promovem a sustentabilidade e reduzem o atrito, vencerão em 2022

Está surgindo uma nova era no varejo e no comércio eletrônico: os varejistas começaram a abraçar novas oportunidades e atender às demandas dos consumidores que ganharam força desde o início da pandemia

Conheça a compradora típica do Walmart, uma mulher suburbana branca de 59 anos que ganha US$ 80.000 por ano: o Walmart é o maior varejista do mundo, faturando mais de US$ 555 bilhões em vendas no ano passado. A cada semana, 220 milhões de clientes visitam suas lojas em 24 países

8 empresas que analistas dizem que podem competir com Shopify à medida que a gigante do comércio eletrônico cresce além da plataforma de tecnologia que a colocou no mapa: Shopify está evoluindo e sua concorrência cresceu. Aqui estão os maiores players de comércio eletrônico dando à marca uma corrida pelo seu dinheiro

Segunda-Feira, 17 de janeiro

Brasil

Impacto da inflação nos próximos meses do varejo é imprevisível, aponta IBGE. Representante do instituto admitiu que a inflação pode pressionar para baixo as vendas, mas, por outro lado, no fim de 2021, as famílias ainda contavam com auxílio emergencial do governo, o que eleva renda.

Com pandemia, venda online supera a dos shopping centers. Impulsionado pelo isolamento social, e-commerce atingiu receita de R$ 260 bi em 2021, enquanto a dos shoppings caiu para R$ 175 bi;

Shoppings estão voltando ao nível de 2019, diz especialista. Queda nas vendas nos últimos anos foi efeito das restrições da pandemia, de acordo com Alberto Serrentino.

Pandemia, inflação e ano eleitoral deixam o cenário pouco animador para os shoppings. Enquanto parte dos lojistas planeja migração de algumas lojas dos shoppings para as ruas, alguns pretendem se manter nos centros de compras. A rede Biscoitê, por exemplo, de biscoitos artesanais, tem 30 das suas 32 lojas nos shoppings, mas reconhece os obstáculos da operação.

Inflação é maior para ‘pais’ de pets, que adaptam compras. Preço da comida para os animais de estimação subiu 23,70% em 2021, quase o triplo da alimentação no domicílio, segundo o IBGE

Black Friday da comida faz varejo crescer em novembro e reforça retomada frágil. A alta de 0,6% no volume de vendas do varejo brasileiro, em novembro de 2021, frente a outubro, veio acima das projeções do mercado financeiro, mas ficou longe de causar empolgação.

Marketplaces ‘caçam’ lojistas na crise. Consultores dizem que as plataformas vêm buscando novos lojistas constantemente, reduzindo a exposição àqueles com dificuldades, e apostando em setores mais resilientes.

Lojistas com ponto no Extra reclamam de processo de retirada. Franquias foram avisadas da rescisão unilateral do contrato; GPA nega impedimento de acesso a lojas

Lojistas de shopping migram para a rua em busca de custos menores. Se em um primeiro momento da pandemia, as administradoras seguraram os reajustes, agora a atualização pelo IGP-M está sendo repassada na sua integralidade, de acordo com o vencimento de cada contrato.

Correios tomam decisão sobre preços das encomendas nacionais e internacionais. Os Correios anunciaram a manutenção dos preços das encomendas nacionais e internacionais. Em nota, a estatal informou que preços de serviços como Sedex e PAC, além de serviços de importação e exportação, não sofrerão reajuste. Além disso, em 420 cidades haverá a redução dos valores praticados a partir do próximo dia 31 de janeiro.

Com 2,8 mil lojas pelo País, Cacau Show planeja expansão internacional. Empresa, que vai abrir primeiro escritório fora do Brasil, já pensou nova fábrica de olho na distribuição de produtos para novos mercados

Internacional

NRF 2022: Metaverso, sustentabilidade e diversidade são os destaques do primeiro dia.Luiz Alberto Marinho, colunista da Mercado&Consumo, faz um resumo do primeiro dia do maior evento de varejo do mundo

Vendas no varejo dos EUA têm queda em dezembro. Vendas caíram 1,9% no mês passado, após alta de 0,2% em novembro.

Ômicron deixa prateleiras dos supermercados dos EUA quase vazias. Não é tão dramático como no domingo passado, mas ainda há muitas prateleiras vazias”, lamenta Justin Toone, um cliente habitual de supermercados. A pandemia continua afetando as cadeias de abastecimento, e muitos supermercados nos Estados Unidos enfrentam escassez de produtos.

Walgreens e CVS fecham farmácias nos fins de semana nos EUA por ômicron. As maiores redes de farmácia dos Estados Unidos estão fechando algumas lojas nos fins de semana, pois a disseminação da covid-19 e da variante ômicron do coronavírus agravam a já grave escassez de pessoal.

FT: Varejista de luxo apreciada pela rainha, Fortnum & Mason abraça o delivery de comida. A Fortnum & Mason pretende ingressar no mercado, de crescimento acelerado, de entrega rápida de comida e expandir seus negócios no mercado on-line em outros países, após a pandemia ter afetado gravemente as vendas de sua loja-conceito em Londres.

GSK rejeita proposta da Unilever por unidade de negócios de bens de consumo.GlaxoSmithKline afirmou neste sábado, 15, que rejeitou uma oferta de 50 bilhões de libras da Unilever por seu braço de bens de consumo, dizendo que a proposta “subvalorizou fundamentalmente” o negócio e suas perspectivas futuras e que iria manter seu plano de desmembramento da unidade.

Sexta-Feira, 14 de janeiro

Brasil

Brasil tem quase 100 mil casos de covid-19 em 24 horas; média móvel supera 60 mil. Segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa, foram reportadas 190 mortes pela doença de ontem pra hoje, elevando o total de óbitos para 620.609

Faturamento do e-commerce brasileiro avança quase 80% em 2021. Estudo aponta que 5 milhões de consumidores compraram produtos pela internet pela primeira vez

Shopee: veja produtos mais vendidos no Brasil em 2021. A Máscara descartável foi o produto mais vendido na Shopee em 2021, indicando uma grande procura pelo acessório utilizado na prevenção da covid-19, cujo uso se tornou obrigatório em diversos ambientes desde o início da pandemia do novo coronavírus. É o que mostra a retrospectiva da plataforma de comércio eletrônico divulgada nessa quarta-feira (12).

Lojistas de shopping migram para a rua em busca de custos menores. Reajuste do aluguel pelo IGP-M supera os 45% em alguns casos, enquanto vendas não retornaram ao ritmo pré-pandemia

Auxílio emergencial extra de até R$ 3 mil é depositado pela Caixa a pais solteiros. Além disso, 5,5 milhões de famílias começarão a receber Auxílio Gás bimestralmente  

Plataforma nstech investe na Frete Rápido para avançar em e-commerce.A nstech, plataforma de tecnologia para logística e mobilidade, está agregando mais uma empresa a seu ecossistema, desta vez de olho no avanço do e-commerce. A holding, controlada pela Niche Partners (ligada à SK Tarpon) e que tem como acionista o fundo sueco Greenbridge, fez um investimento, de valor não revelado, na capixaba Frete Rápido, hub de transporte 100% na nuvem que fornece inteligência logística e conecta indústrias, e-commerce, varejo, operadores logísticos e marketplaces a transportadores.  

Crise no turismo estimula negócios e põe ViajaNet à venda. Agência de viagens on-line movimentou R$ 1 bilhão em 2019, antes da pandemia  

Marketplace dá cursos e treinamento, mas apoio muda pouco após pandemia. Redes afirmam que vem criando formas de apoiar os pequenos lojistas, afetados pela crise e com pouco acesso a crédito  

Vendas de supermercados devem avançar 2,8% em 2022, abaixo da alta de 2021, diz Abras. As vendas reais dos supermercados tiveram alta de 1,97% em novembro versus outubro, informou hoje a Abras, a associação do setor. O avanço inclui o desempenho do setor de atacarejo. A Abras não informa dados de vendas apenas dos canais de varejo (supermercados e hipermercados).  

CMED divulga fatores do reajuste anual de preço de medicamentos. Comitê definiu em 0% o valor do fator de produtividade (Fator X) referente ao reajuste de preços de medicamentos para o ano de 2022  

Farmácias registram expansão nas vendas de máscaras com avanço da ômicron. Na RaiaDrogasil, por exemplo, a comercialização diária cresceu 20% nos últimos dias; nas redes Drogarias Pacheco e São Paulo, a alta atingiu até 30%, e na Pague Menos, até 125%

Fast Shop oferece nova experiência digital com projeto focado em culinária, família e amigos. Objetivo do projeto é intensificar estratégias de atendimento personalizado dos clientes  

P&G dobra a aposta em saúde no Brasil. Em entrevista ao Conexão CEO, Juliana Azevedo, CEO da P&G no Brasil, fala sobre o reforço dos investimentos da gigante global de bens de consumo em cuidados com a saúde, do centro de inovação no Brasil e outros planos da companhia  

BeFly, dona da Flytour, compra a empresa de turismo de luxo Queensberry. A companhia, que está em recuperação judicial, passará a fazer parte da holding do empresário Marcelo Cohen

Internacional

Rede de supermercados do Alibaba, Freshippo, considera financiamento no valor de US $ 10 bilhões. A Freshippo, conhecida como Hema em chinês, está trabalhando com um consultor em uma lista exclusiva de potenciais investidores estratégicos e financeiros que serão convidados a participar da rodada de financiamento, que deve começar no próximo mês, disseram as pessoas, que pediram para não serem chamado discutindo um assunto privado.

Uniqlo aumentará preços. A varejista de roupas Uniqlo terá que aumentar os preços de alguns produtos devido aos custos mais altos de matérias-primas e frete, disse seu proprietário na quinta-feira.

CEO da Mastercard diz que tendências de gastos parecem ‘relativamente positivas’ até agora em 2022 após final de ano forte.  

Quinta-Feira, 13 de janeiro

Brasil

Custo alto e busca por margem mudam condições no marketplace; Grandes varejistas reduzem subsídios e aumentam taxas cobradas de lojistas

Números de dezembro animam varejo de moda, mas ômicron e economia podem esfriar retomada; Para este ano, a estimativa é de receita de R$ 236 bilhões, com 6,29 bilhões de peças vendidas, segundo consultoria Iemi Inteligência de Mercado

Moda cresce em 2021, mas o momento é de cautela; Fatores macroeconômicos devem pesar e tirar o fôlego das vendas em janeiro e fevereiro

Philips: Vendas no 4º tri devem vir abaixo do esperado por problemas na cadeia de suprimentos; Para o ano de 2021 como um todo, as vendas devem cair 1%, para 17,2 bilhões de euros, enquanto o Ebitda ajustado do grupo deve somar 2,1 bilhões de euros, ou aproximadamente 12% das vendas

Inflação do Brasil é a 3ª maior em ranking com as principais economias do mundo; Fenômeno mundial, a alta de preços foi mais severa no Brasil em 2021, atrás apenas da Argentina e da Turquia; valorização atípica do dólar e das commodities colaboraram para o resultado

Com compra de operadora logística, Via avança em plano de ir além do varejo; Com a compra da CNT, a empresa quer abocanhar parte da receita de outras lojas virtuais ao armazenar e entregar produtos de vendedores

EUA: Inflação em 12 meses chega a 7%, maior patamar desde 1982; Banco central americano cogita adotar política monetária mais dura para conter os preços

No fim do Extra Hiper, eletro vira bebida, sobra área na loja e vale até ‘obrigado’; Terminadas as queimas de estoques, os antigos hipermercados preenchem o lado direito de suas lojas – antes ocupado por eletrodomésticos, eletrônicos e bazar – como podem

65% dos lojistas querem investir em tecnologia em 2022, mostra pesquisa; Pesquisa realizada pela Adobe Experience Cloud em parceria com o E-Commerce Brasil mostra que 65% dos lojistas de e-commerce pretendem investir em tecnologias para suas lojas em 2022

Rede Pague Menos avança no Norte e Nordeste e projeta mais 120 lojas em 2022; Inaugurações têm como foco clientes da classe média expandida

Faturamento do e-commerce brasilerio avança quase 80% em 2021; Estudo aponta que 5 milhões de consumidores compraram produtos pela internet pela primeira vez

Farma Ventures acumula 9 startups para inovar o varejo farmacêutico; Parceria permite que as soluções tenham acesso aos fundos de investimento

Pequenos e médios negócios movimentam R$ 2,3 bilhões no e-commerce em 2021; O e-commerce brasileiro fechou o ano de 2021 com resultados positivos, mesmo com a retomada do comércio físico e o cenário econômico mais desafiador, repetindo o movimento iniciado no ano passado

Barbosa Supermercados mira expansão em cidades da Grande São Paulo e interior; O Barbosa Supermercados, rede que atua na capital, Grande São Paulo e interior com mais de 30 lojas, anuncia a chegada de três novas unidades para o ano de 2022, etapa que impulsiona o plano de expansão da marca com a meta de chegar a 45 unidades até 2025

Governo de SP recomenda limite de 70% de público em eventos; Após número de internados dobrar no estado, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recomendou que eventos esportivos, musicais e festas no estado operem com 70% do público

NRF 2022: o que esperar dessa edição; Maior evento de varejo do mundo acontecerá entre os dias 16 e 18 de janeiro, em Nova Iorque (EUA)

Shopee ultrapassa Mercado Livre e se torna a queridinha dos clientes brasileiros; Magazine Luiza e Via ficam para trás; Empresa asiática que veio disputar as vendas pela internet no país aparece com o maior índice de satisfação dos clientes, segundo pesquisa do Bank of America; Magazine Luiza e Via patinam

Nova era da Shopee Oficial inicia com visual renovado, campanha e benefícios aos consumidores; A Shopee Oficial, lançada no Brasil em agosto de 2020 para reunir marcas consagradas em um único ambiente, anunciou nesta segunda-feira (10), a inclusão de mais 100 delas na plataforma

Inflação na China desacelera em dezembro; Com essa desaceleração, analistas veem uma oportunidade de se implantar medidas para relançar a economia, como o corte das taxas de juros

Internacional

Os preços do consumidores nos EUA registram o maior aumento em quase 40 anos; inflação perto do pico; O preço do consumidor aumentou solidamente em dezembro nos EUA, enquanto que aluguel de imóveis e carros usados continuam com seus fortes ganhos, culminando o maior aumento anual da inflação em quase quatro décadas, o que reforçou as expectativas de que o Federal Reserve começará a aumentar as taxas de juros já em março

Comida, comida gloriosa: M&S, perspectiva de elevação da Tesco, cadeia de moda ASOS pessimista; O desejo dos compradores britânicos de comemorar o Natal em casa levou a Tesco (TSCO.L) e a Marks & Spencer (MKS.L) ao topo da pilha de varejo festivo, com a demanda por comida premium, vinho e champanhe ajudando ambos a melhorar as estimativas de lucro

Nike, Lululemon e Starbucks se juntam à Macy’s e ao Walmart na redução do horário de funcionamento das lojas à medida que o Omicron se espalha, causando escassez de pessoal; Nike, Lululemon e Starbucks estão entre os principais varejistas que reduziram o horário de funcionamento das lojas em determinados locais devido à escassez de pessoal causada pela variante Ômicron que se espalha rapidamente

Costco planeja abrir até 28 lojas este ano; Segundo o CFO, a rede de armazéns, que opera 828 lojas em todo o mundo, planeja gastar US$ 4 bilhões no ano fiscal de 2022, que termina em agosto

J.C. Penney visa reformulação de TI e e-commerce com novos executivos; Os líderes de tecnologia estão se juntando a empresa que está pronta para uma reviravolta nos negócios em sua era pós-falência

A inflação desempenhou um papel relevante nas vendas on-line, atingindo um recorde de US$ 204 bilhões durante as festas de fim de ano; As vendas online durante as festas de fim de ano subiram quase 9% para um recorde de US$ 204,5 bilhões, disse o Adobe Analytics na quarta-feira (12), dado que os consumidores abriram suas carteiras para gastar em presentes para a família, amigos e para si mesmos

Quarta-Feira, 12 de janeiro

Brasil

Brasil registra 73 mil casos de covid-19 em 24 horas; média móvel segue em alta. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, a média móvel de diagnósticos nos últimos 7 dias foi de 44.016 por dia, um avanço de 631% em relação aos casos registrados em 14 dias.

Doria descarta restrições ao comércio em nova fase da pandemia. O governador João Doria descartou nesta terça-feira (11) a necessidade de qualquer medida de fechamento ou restrição de comércio, serviços e setor produtivo do agronegócio ou da indústria neste momento de avanço da variante ômicron. Até aqui, não há restrições previstas, segundo ele.

Sindicato apoia fechamento temporário de lojas para conter Covid.  Sindicato dos Comerciários de São Paulo vai enviar às entidades patronais nesta semana um comunicado para apoiar a proposta de redução no horário de abertura das lojas de shoppings neste momento de alta contaminação pela variante ômicron.

IPCA fecha 2021 em 10,06%, maior nível desde 2015, e economistas veem novo estouro da meta este ano. Inflação oficial desacelerou de alta de 0,95% em novembro para 0,73% em dezembro

Farmácia bate recorde de vendas em janeiro. Entre 3 e 9 de janeiro, foram computadas vendas de 438 mil testes, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), considerando dados coletados em 3 mil farmácias no país.

Em parceria com Enjoei, lojas de roupas infantis recebem peças usadas para venda na internet. Em parceria com a plataforma C2C Enjoei, a rede de lojas de roupas infantis Lilica&Tigor está apostando no projeto Re-conta. A ideia é oferecer ao consumidor da marca, que pertence à Marisol, a possibilidade de retornar peças à fabricante, ganhando em troca créditos para compras futuras.

Havaianas entra no mercado de segunda mão contra o desperdício têxtil. Sabia que as pessoas só utilizam cerca de 30 % do que está no seu armário? Com este fato em mente, a Havaianas dá mais um passo rumo à economia circular através da parceria com a White Stamp, uma startup portuguesa de moda consciente que reintroduz artigos usados no mercado de segunda mão.

Gato de bolsas: Mr.Cat quer mais espaço no closet feminino e mira IPO. Marca carioca do fundo H.I.G. teve seu melhor trimestre da história e quer público mais jovem

Marisol redesenha a produção com a Lupo. Dona das marcas infantis Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre e Hapier, a fabricante de vestuário Marisol está redesenhando seus negócios para reduzir custos e fortalecer sua atuação no mercado infantil, indo para além do universo da moda

Varejista C&C admite ficar abaixo dos 10% de alta projetados para este ano. Ciclo das reformas de residências para adaptação ao trabalho remoto e para melhora das moradias está chegando ao fim.

Qualicorp e Smart Fit fazem parceria para oferecer benefícios a clientes. A campanha — que vai durar, inicialmente, três meses — quer juntar cuidado com saúde, por meio de assistência médica, com bem-estar e atividades físicas.

O comércio eletrônico cresceu e os furgões viraram “objeto de desejo”.A reboque do aumento das vendas do e-commerce, o setor de furgões e vans tem crescido no mundo inteiro. Entenda o movimento nos EUA, na Europa e no Brasil

Startup movimenta R$ 5,8 milhões fazendo marcas decolarem em marketplaces. Ao ajudar confecções a ganharem espaço em plataformas como Amazon, Dafiti, Magalu, Netshoes e Shopee, Helpvend intermediou 90.000 pedidos no último mês

Internacional

Bain e CVC preparam oferta pela varejista Boots. Para os grupos de private equity, farmácia poderia ser administrada de uma forma mais lucrativa como uma empresa independente

CVS aumenta previsão para 2021, diz que cobertura de seguro de testes de Covid em casa pode aumentar ainda mais as vendas de drogarias. A CVS Health elevou sua perspectiva de lucros para 2022, à medida que a empresa atrai clientes para lojas com testes e vacinas de Covid.

Ações da Abercrombie & Fitch sobem apesar de redução do guidance. A Abercrombie & Fitch disse que viu uma forte demanda dos consumidores durante o final de ano, mas que não tinha estoque suficiente para vender devido a atrasos.

Crocs vê vendas no quarto trimestre subindo 42%; CEO Andrew Rees diz que 2021 foi ‘ano excepcional’. 021 provou ser um ano excepcional para a marca Crocs … em meio a um ambiente desafiador de cadeia de suprimentos global ”, disse o presidente-executivo da Crocs, Andrew Rees, em comunicado.

Terça-Feira, 11 de janeiro

Brasil

Redução no horário de lojas é foco de divergências; Mão de obra doente afeta escala, diz Ablos – Abrasce e Alshop são contra

Crise na cadeia de suprimentos vai acabar?; Demanda por bens, que subiu com a pandemia, pode continuar pressionando o setor de transportes

Volume de vendas da Enjoei cresce 55% no 4° trimestre; No acumulado de todo o ano passado, o volume bruto de vendas da plataforma de compra e venda de produtos usados cresceu 67%, atingindo R$ 826 milhões

Receita com exportação de calçados cresceu 37% em 2021, diz Abicalçados; Foram embarcados 123,6 milhões de pares, que geraram US$ 900,3 milhões; principal destino do calçado brasileiro no exterior, os Estados Unidos importaram 15 milhões de pares

Grupo Soma inicia programa de recompra de até 44 milhões de ações; A operação foi iniciada no último dia 7 de janeiro e terá a duração de 18 meses, até 7 de julho de 2023

Sequoia vê receita e volume de entregas mais do que dobrar no Natal; No mês passado, a Sequoia havia informado que a receita bruta cresceu 57% na Black Friday na comparação anual, com o volume bruto de mercadorias atingindo R$ 700 milhões no período promocional

Comércio eletrônico ocupará metade dos galpões logísticos em SP; O comércio eletrônico, que se tornou o protagonista do crescimento do varejo em meio à pandemia, iniciou o ano com perspectivas de seguir em ritmo de expansão. O setor arrematou quase a metade de todos os galpões logísticos comercializados no Estado de São Paulo no quarto trimestre do ano passado

O Alibaba pagou o preço por desafiar Beijing. O papel ficou barato?; Pouco mais de um ano depois de o fundador Jack Ma arrumar confusão com o governo chinês (ou vice versa), a ação do Alibaba está negociando perto das mínimas – e chamando a atenção dos investidores

Anúncio em redes sociais é o principal tipo de mídia programática usada por lojistas, mostra pesquisa; Pesquisa da Voxus em parceria com o E-Commerce Brasil investigou o uso de mídia programática entre os lojistas de e-commerce

Shopee ultrapassa 100 grandes marcas parceiras e lança campanha com ofertas e frete grátis; Além de cupons de desconto, usuários terão prazo estendido de 30 dias para a devolução da compra

Supermercados não veem risco de faltar mão de obra em razão da covid; Setor conta, em âmbito nacional, com cerca de 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos

Pão de Açúcar faz leilão do que restou do Extra; Após vender 70 lojas do Extra Hiper para o atacarejo Assaí por 5,2 bilhões de reais, o Grupo Pão de Açúcar está colocando em leilão milhares de itens remanescentes das unidades

Valor da cesta básica aumenta em todas as capitais em 2021; O valor da cesta básica aumentou em 2021 nas 17 capitais onde o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realiza a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos

Coca-cola lança refrigerante alcoólico em parceria com a Corona; A Coca-cola está de olho no crescente mercado de coquetéis em lata. Nesta semana, a companhia anunciou a criação do Fresca Mixed, que mistura um dos seus refrescos mais populares com destilados alcoólicos

Ajinomoto do Brasil lança e-commerce exclusivo com 140 produtos; Alinhada ao seu projeto global de transformação digital, empresa desenvolve loja virtual própria, com entregas para todo o país

IPCA para 2022 permanece em 5,03%, acima do teto da meta, projeta mercado; Mediana das estimativas do mercado para o IPCA deste ano aponta o segundo descumprimento consecutivo da meta de inflação pelo Banco Central

Internacional

Amazon e Starbucks se unem em uma loja conjunta em NY; Unindo tecnologia Amazon e design Starbucks, a conectividade e praticidade traz o melhor das duas marcas para clientes de Nova York

Para os trabalhadores do varejo, as interrupções da Omicron não são apenas sobre saúde; As lojas estão diminuindo o horário, os provadores estão sendo fechados e alguns funcionários não podem fazer pausas. “A moral não poderia estar mais baixa”, disse um trabalhador do varejo

As empresas aumentam os gastos de capital, apostando que a demanda permanecerá forte; As despesas com itens caros, como novas lojas, armazéns e tecnologia devem permanecer elevadas em 2022

Nokia espera que sua recuperação continue em 2022; A fabricante finlandesa de equipamentos de telecomunicações Nokia (NOKIA.HE) divulgou nesta terça-feira seu primeiro guidance para 2022, aliviando as preocupações dos investidores sobre o impacto que a escassez global de chips pode ter em suas operações

A gigante chinesa do ecommerce JD.com desafia Amazon com suas primeiras ‘lojas robóticas’ na Europa; A gigante chinesa de comércio eletrônico JD.com abriu duas lojas na Holanda que, segundo a companhia, as lojas serão equipadas com robôs preparando e entregando pacotes

Crocs vê vendas no quarto trimestre subindo 42%; CEO Andrew Rees diz que 2021 foi ‘ano excepcional’; A Crocs disse na segunda-feira que vê as vendas em 2021 subindo cerca de 67% em relação a 2020, mais do que o previsto anteriormente.

Ações da Lululemon caem após varejista ver lucro do quarto trimestre, vendas prejudicadas devido ao omicron; As ações da Lululemon caíram na segunda-feira, depois que a varejista disse que os lucros e a receita do quarto trimestre provavelmente ficarão abaixo das estimativas devido à escassez de funcionários e ao horário reduzido das lojas, à medida que os casos de Covid mais uma vez aumentam nos EUA.

Segunda-Feira, 10 de janeiro

Brasil

Covid dá novo salto e hospital amplia área de emergências. Volume de atendimento de covid ultrapassou de influenza, nesta semana, em hospitais de São Paulo

Falta de remédio faz indústria e varejo reverem programação. O avanço da variante ômicron e o surto de influenza H3N2 no país provocaram a falta de diversos medicamentos de combate à gripe, e as redes de farmácias só projetam uma normalização desses gargalos, na melhor das hipóteses, após a segunda quinzena do mês.

Lojistas de shopping pedem redução de funcionamento após avanço da ômicron. A Ablos, associação que reúne redes de lojas como TNG, Gregory, Any Any, Morana e Khelf, vai levar um pedido aos shoppings para que os horários de abertura sejam reduzido por algumas semanas, segundo Mauro Francis, presidente da entidade.

Com covid e gripe, encolhe mão de obra do setor de serviços. O avanço dos casos de covid-19 pela variante ômicron e de influenza prejudica o setor de serviços, que ainda se recupera dos impactos dos bloqueios das primeiras ondas da pandemia. 

Após IPO, empresas de tecnologia sofrem com fuga de investidores. Das dez empresas “tech” que abriram capital no ano passado, metade já vale menos do que o valor arrecadado em seus IPOs.

Loja da Farm fecha as portas por causa do surto de Covid: ‘Não temos funcionárias’. No Shopping da Gávea, na Zona Sul do Rio, a Farm, grife com unidades em várias capitais, teve de fechar a sua loja: “Não temos funcionárias suficientes para atendê-los”, diz o aviso na porta.

Pão de Açúcar faz leilão de R$ 12 milhões de mobília e equipamentos do Extra Hiper. Os 30 mil itens leiloados estão divididos em 21 lotes; lances podem variar de R$ 119 mil a R$ 940 mil.

Gigante chinesa Alibaba quer instalar-se em Fortaleza. Um enviado da portentosa empresa asiática do e-commerce procura um imóvel para alugar em Fortaleza, onde também abrirá um Centro de Distribuição

Mercado Livre divulga os produtos mais comprados em 2021; leite condensado lidera. O leite condensado apareceu entre os mais vendidos em oito dos 12 meses do ano, ficando à frente da cerveja (quatro meses) e de máscaras descartáveis ou N95 (três meses).

Magazine Luiza faz liquidação com fila na porta e descontos de até 80%. O Magazine Luiza retomou nesta sexta-feira (7) a realização do formato tradicional de sua queima de estoques anual. A “Liquidação Fantástica” reuniu fila de clientes que aguardavam, antes das 7h, a abertura da megaloja da rede localizada na Marginal Tietê.

Pague Menos abre 48 lojas no 4º trimestre e atinge meta de expansão. A Empreendimentos Pague Menos comunicou ao mercado nessa sexta-feira (7) que abriu 48 lojas no quarto trimestre do ano passado, “concluindo assim o seu plano de expansão orgânica que previa 80 inaugurações”. Ao final de 2021, a Pague Menos somava 1.165 unidades em todo o país.

“Lançamos 500 produtos novos todos os dias”, diz Eduardo Kyrillos, do Grupo Icomm. Em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo, CEO fala que as tendências de consumo surgem primeiro no varejo online

Nova campanha do Carrefour traz ex-garota-propaganda do Extra. Filme estrelado pela atriz Claudia Quintino estreia hoje; enquanto rede do GPA desistiu do modelo de hipermercado, gigante francês quer promover formato

SmartFit chega a 3 milhões de alunos nos países onde opera. A SmartFit informou que a rede teve a entrada de 23 mil alunos em dezembro, com o número de clientes tendo leve alta de 0,9% na comparação com novembro, chegando a 3 milhões. Segundo a empresa, houve recuperação pelo sétimo mês seguido na base de clientes em todos os países onde opera.

Internacional

Pedidos de desculpas, fechamentos de lojas e redução de horário: Veja como os varejistas estão lidando com o aumento de omicron. Varejistas e restaurantes não enfrentam mais a ameaça iminente de fechamento do governo, mas estão lutando contra a falta de pessoal, à medida que o omicron aumenta a escassez de trabalhadores existente – e ameaça exacerbar os desafios da cadeia de abastecimento.

Amazon reduz isolamento por COVID e licença remunerada para trabalhadores dos EUA. A Amazon.com Inc disse na sexta-feira aos trabalhadores que eles só precisam se isolar por uma semana após o teste positivo para COVID-19, em vez de 10 dias, seguindo as orientações de saúde dos EUA atualizadas.

Bed Bath and Beyond está fechando mais lojas. Bed Bath and Beyond Inc. disseram que estão fechando 37 lojas, já que o varejista continua diminuindo o número de lojas.

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Disclaimer:

Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório. Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor. O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.

O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Instrução CVM nº 598/18 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos. O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por agentes autônomos de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a ICVM nº 497/2011, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O agente autônomo de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de cliente. Antes de qualquer decisão, os clientes deverão realizar o processo de suitability e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. Este material não sugere qualquer alteração de carteira, mas somente orientação sobre produtos adequados a determinado perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. SAC. 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br. A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas. O investimento em ações é indicado para investidores de perfil moderado e agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto. O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. O investimento em termos é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. São contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem. O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos, e por isso é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.