Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21

O Enjoei reportou resultados abaixo do esperado referentes ao primeiro trimestre de 2021 (1T21), 11% abaixo das nossas estimativas e do consenso de receita líquida, devido a uma taxa de comissão (take rate) abaixo do esperado. Além disso, o EBITDA também veio mais fraco do que o nosso, devido a maiores despesas operacionais, porém em linha com o consenso. Destacamos como pontos positivos do resultado a queda de Custo de Aquisição de Cliente T/T e a sólida performance das safras mais novas, em linha com as anteriores.


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O Enjoei reportou resultados abaixo do esperado referentes ao primeiro trimestre de 2021 (1T21), 11% abaixo das nossas estimativas e do consenso de receita líquida, devido a uma taxa de comissão (take rate) abaixo do esperado. Além disso, o EBITDA também veio mais fraco do que o nosso, devido a maiores despesas operacionais, porém em linha com o consenso. Destacamos como pontos positivos do resultado a queda de Custo de Aquisição de Cliente T/T e a sólida performance das safras mais novas, em linha com as anteriores.

Esperamos uma reação mista do mercado. Apesar do resultado mais fraco do que esperado e da companhia já ter reportado as principais métricas de crescimento (veja aqui), vimos sinalizações positivas para frente, como a queda no custo de aquisição de cliente (CAC) vs. o 4T20, as iniciativas para redução do custo logístico e o sólido crescimento de uploads do enjuPRO, que possui uma taxa de comissão acima da média.

Mas e daqui para frente?

Mesmo em um trimestre bastante desafiador para a categoria de vestuário, a companhia reportou crescimento de GMV e receita e destacou que já está vendo tendências positivas ao longo de abril e maio. Além disso, o marketplace B2B (produtos novos), que continua a ganhar tração com 35 marcas já integradas (vs. 20 no 4T20), a ampliação da rede de parceiros logísticos e consequente queda no custo médio de envio, resiliência de cadastro de novos produtos na plataforma (+82% A/A) e crescimento de uploads do enjuPRO (+133% A/A) sinalizam uma perspectiva positiva à frente. Vemos a ENJU3 como uma combinação de uma tese de crescimento e uma boa ação para se beneficiar da recuperação da economia e melhora na confiança dos consumidores. Nós mantemos nossa recomendação de Compra e preço-alvo para o fim de 2021 de R$15,0/ação para ENJU3.

Destaques positivos

  • Queda do custo de aquisição do cliente (CAC) vs. 4T20 (-5% T/T).  
  • Redução do custo logístico, com a expansão de parceiros além do Correios, já presentes em 95% da base de envios Enjoei. Nesse ponto, a companhia destacou que obteve uma redução de 12% de custo nas cidades já implementadas.
  • Resiliência das safras de novos compradores – os usuários que realizaram a primeira compra no 3T19 mantem uma recorrência de compra com valor 2,1x maior.
  • Aumento de uploads do enjuPRO (+133% A/A). Lembramos que a iniciativa da enjuBAG, que busca facilitar o processo de envio dos produtos para a companhia, começou em Abril, de modo que ainda não está refletida nesse crescimento e deve contribuir positivamente para frente.

Destaques negativos

  • Queda da taxa de comissão (take rate), para 16,4% (vs. 18,7% no 4T20), ao comparar receita bruta com GMV.
  • Pressão de margem bruta devido ao maior custo de serviço prestado (+85% A/A), explicado pela continuidade estímulos direcionados ao frete. No entanto, essa pressão de custo deve ser reduzida com maior eficiência de custo logístico.
  • Aumento de despesas operacionais (+34% A/A) devido ao reforço do time de atendimento, compliance, contabilidade e de desenvolvedores. Não incluímos as despesas com o plano de remuneração de ações por ser um efeito não caixa referente à contabilização da diferença entre o valor do exercício das opções e o preço da ação no fechamento do trimestre.

Os principais números do trimestre

Fonte: XP Investimentos, Companhia *EBITDA exclui o impacto não recorrente e não caixa referente ao plano de remuneração em ações (-R$18,7 milhões)

A companhia realizará uma videoconferência para discutir os resultados na segunda-feira (17/05) às 14h (clique aqui para acessar). Caso você não possa ouvir, traremos os principais pontos em nossa Vitrine (link).

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