Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento

A Via realizou seu Investor Day hoje, trazendo uma atualização do que foi feito e do que a companhia espera entregar nas suas principais divisões de negócios (marketplace, banQi, Asaplog).


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A Via realizou seu Investor Day hoje, trazendo uma atualização do que tem sido feito e do que a companhia espera entregar nas suas principais divisões de negócios (marketplace, banQi, Asaplog). Além disso, a empresa trouxe um direcionamento das principais métricas operacionais do seu negócio, com o principal destaque para sua expectativa de atingir uma participação de mercado de 20% no ecommerce brasileiro em 2025. Apesar de ter trazido diversas informações e atualizações sobre seu negócio, a apresentação não trouxe nenhuma grande novidade em relação à estratégia da companhia enquanto sentimos falta de mais dados para sustentar a projeção do ganho de participação de mercado esperado até 2025e, o que na nossa visão pode explicar porque a performance da ação seguiu seus pares. Vimos a apresentação como positiva ao trazer uma completa atualização da estratégia da companhia e seus principais focos no curto e médio prazo, no entanto, continuamos a ver um cenário competitivo bastante desafiador e, por isso, mantemos nossa recomendação Neutra para o papel e preço alvo em R$20,0 por ação.

A Via realizou seu Investor Day hoje, trazendo uma completa atualização da estratégia da companhia e seus principais focos no curto e médio prazo, sendo dividida em seis blocos: 1) Marketplace Via; 2) Soluções Financeiras Via; 3) Logística Via; 4) Inovação e Novos Negócios Via; 5) ESG Via; e 6) Via 2025. Para acessar a apresentação da companhia clique aqui.

De modo geral, na nossa visão, as principais novidades trazidas ao longo da apresentação de hoje foram:

  • Lançamento de um programa de fidelidade previsto para 3T21, onde haverá oferta de frete grátis, descontos e acesso ao Casas Bahia Play (desconto na assinatura do serviço de streaming Paramount+);
  • Abertura de uma mega loja conceito em São Paulo, com 18k m2 e um mix de produtos composto por produtos de estoque próprio (1P) e terceiros (3P); e
  • Criação do CVC, um braço de corporate venture da companhia em parceria com o Distrito (plataforma de fomentação de startups), chamado Via Next, que deve investir R$200 milhões em 5 anos em startups que complementem seu ecossistema.

Uma visão completa sobre a estratégia da Via

Trazemos abaixo os principais pontos trazidos em cada bloco:

Marketplace Via

  • A intenção é trazer o cliente ao centro do negócio e oferecer uma experiência fácil e personalizada para sellers e consumidores.
  • Alavancas para destravar o crescimento: aumento da base de clientes, fidelização e melhora da experiência dos usuários.
  • Iniciativas que aumentam a recorrência e fidelidade: Casas Bahia Play (disponibilizada em março) – nos primeiros 30 dias de campanha, downloads do aplicativo cresceram 50%. Casas Bahia VIP (previsão de lançamento no 3T21) – programa de fidelidade que oferecerá frete grátis, promoções exclusivas e opções de entretenimento.
  • Metas de customer experience (experiência do consumidor) passam a ser desmembradas para toda a companhia.
  • Adição de 10 mil sellers à plataforma em março, impulsionado pela isenção das comissões por 3 meses e simplificação do processo de onboarding. O total de sellers pode alcançar 70-90 mil ao final de 2021.
  • Abertura de Mega Loja em SP e mais 120 unidades no Brasil (principalmente nas regiões norte e nordeste) este ano, todas configuradas para atender os canais 1P e 3P.
  • Foco na expansão de sortimento da plataforma mas entrada na categoria de perecíveis não é prioridade atualmente.
  • Segundo a empresa, a solidez do 1P e das operações de crédito dão espaço para maior agressividade no marketplace, caso seja necessário.

Soluções Financeiras Via

  • banQi: 2 milhões de contas ativas e com alta recorrência de transações (7x nos últimos 90 dias), levando a um TPV de R$ 440 milhões nos últimos 12 meses.
  • No 2T21, a empresa espera disponibilizar a opção de empréstimos pessoais para clientes banQi.
  • Conta PJ com foco em microempreendedores e autônomos será disponibilizada em breve para os clientes da rede Celer, sellers da Via e entregadores da ASAPLog.
  • Lançamento do banQi Shop em abril: plataforma de benefícios (descontos, cashback), compra de créditos de celular, transporte público, games e streaming.

Logística Via

  • Plataforma Envvias já conta com a adesão de 50% dos sellers do marketplace.
  • Ao longo do segundo semestre, a empresa dará início às suas operações de: fulfillment, entregas na mesma hora (inclusive para o 3P), entregas C2C (contratação a parte do serviço de transporte para a doação, transporte ou descarte de produtos) e utilização das lojas físicas para entregas e logística reversa do marketplace.
  • ASAPLog: mais de 3 mil entregadores já cadastrados e início da utilização de veículos elétricos em abril.
  • Em 2021, a plataforma logística já entregou em 99,5% das cidades brasileiras.

Inovação e Novos Negócios Via

  • A companhi espera contratar mais 600 funcionários especializados em tecnologia em 2021.
  • Lançamento do Via Next, programa de relacionamento com as startups, contemplando diversos formatos de investimento, a depender do estágio de desenvolvimento do negócio: aceleração e incubação, parcerias estratégicas, M&A e Corporate Venture Capital (CVC).
  • O CVC investirá R$ 200 milhões ao longo dos próximos 5 anos, em fintechs, retailtechs, logtechs e martechs.

ESG Via

  • As metas de ESG foram expandidas e agora são aplicadas para toda a companhia.
  • A meta da empresa é ser incluída no índice de sustentabilidade da B3 até o final de 2021.
  • Até 2025, 90% da energia consumida pela empresa deve vir de fontes renováveis.
  • Projeto Reviva: mais de 5,2 mil toneladas de resíduos reciclados em 2020.

Veja aqui nosso relatório com a análise ESG completa da empresa e do setor de ecommerce

Via 2025

  • Finalmente, o CEO da companhia, Roberto Fulcherberguer, comentou sobre o potencial de crescimento que a companhia enxerga até 2025 (veja fato relevante aqui), com os principais dados divulgados sendo:
    • Participação de mercado em pelo menos 20% em 2025e (ou um crescimento médio anual de 40% ao ano) – isso se compara à nossa estimativa em 12% (ou um crescimento de 26% ao ano);
    • GMV total em 2025e composto por 2/3 online e 1/3 offline – em linha com nossa estimativa;
    • banQi deve atingir o ponto de equilíbrio (breakeven) em 2022e e com potencial de aumentar o volume total de pagamentos (TPV) em 20x até 2025e;
    • Potencial de crescimento da carteira de crédito em 7x até 2025e, sendo composta por crédito direto ao consumidor advindo da loja física (50%) e do ecommerce (35%) e pelo banQi (15%).
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