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Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21

Via reportou sólidos resultados referentes ao primeiro trimestre de 2021 (1T21), em linha com nosso EBITDA, porém com lucro 10% abaixo devido a maiores despesas financeiras. O principal destaque do resultado foi a aceleração no crescimento de GMV online (+123% A/A vs. +106% no 4T20), sendo principalmente puxado pelo marketplace (+124% A/A vs. +84% no 4T20). Em relação à rentabilidade, a companhia expandiu margem bruta (+0,7p.p.) apesar do aumento do digital por conta de um impacto positivo de um benefício fiscal, porém houve uma queda de margem EBITDA decorrente a maiores investimentos no digital, menor alavancagem operacional por conta da queda de receita nas lojas físicas (-9,6% A/A) e investimento em time de tecnologia.

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Via reportou sólidos resultados referentes ao primeiro trimestre de 2021 (1T21), em linha com nosso EBITDA, porém com lucro 10% abaixo devido a maiores despesas financeiras. O principal destaque do resultado foi a aceleração no crescimento de GMV online (+123% A/A vs. +106% no 4T20), sendo principalmente puxado pelo marketplace (+124% A/A vs. +84% no 4T20). Em relação à rentabilidade, a companhia expandiu margem bruta (+0,7p.p.) apesar do aumento do digital por conta de um impacto positivo de um benefício fiscal, porém houve uma queda de margem EBITDA decorrente a maiores investimentos no digital, menor alavancagem operacional por conta da queda de receita nas lojas físicas (-9,6% A/A) e investimento em time de tecnologia.

Esperamos uma reação positiva do mercado uma vez que houve uma forte aceleração do crescimento do GMV online, com destaque para o marketplace, e acima do reportado por MELI (+92% A/A). Inclusive, a companhia destacou que o ritmo de vendas segue forte no 2T21, com continuidade de ganhos de participação de mercado. Finalmente, a companhia detalhou diversas iniciativas a serem entregues em 2021 na frente operacional, logística e financeira.

Mas e daqui para frente?

A Via destacou diversas iniciativas no seu release de resultados a serem entregues em 2021 que, ao nosso ver, estão na direção correta e devem gerar valor ao longo do tempo. No entanto, continuamos a esperar um cenário competitivo bastante desafiador nesse ano, inclusive com iniciativas de players internacionais como Amazon e Alibaba, o que deve trazer volatilidade para as ações do setor no curto prazo. Mantemos nossa recomendação de Neutro para as ações VVAR3 e preço alvo de R$20,0 por ação para o fim de 2021 para VVAR.

Destaques positivos da Via

  • Aceleração da performance online, com GMV total (1P+3P) crescendo 123% A/A, sendo +123% para 1P (estoque próprio) e +124% para 3P (marketplace). Isso se compara ao crescimento de 92% reportado por MELI (Mercado Livre). Magalu irá reportar amanhã à noite, o que irá contribuir para a análise comparativa desse crescimento. Além disso, importante destacar que a aceleração do GMV no marketplace foi sequencial ao longo do trimestre, com crescimento de +84% em Jan/21, +105% em Fevereiro e +182% em Março.
  • Ganho de participação de mercado atingindo 16,7% em Maio (vs. 16,4% em Abril e 14,2% no 1T21), de acordo com o portal Compre&Confie (online ampliado).
  • Forte adição de sellers no marketplace, atingindo 26 mil lojistas ativos vs. 15 mil em Fevereiro e 10mil no final do ano.
  • Lançamento do Casas Bahia Play (em parceria com Paramount+), com resultados positivos em fidelização e frequência de compra: aumento dos usuários ativos mensais para 16 milhões (+100% A/A); aumento receita média por cliente (+3,2x vs. 1T20) e forte aumento de downloads /conversão no app.
  • Indicadores sólidos de serviços financeiros, com baixo custo de aquisição de cliente (CAC) em R$12,5, forte crescimento de TPV (volume de pagamentos transacionados) de +65% T/T, crediário atingindo 33% das vendas das lojas físicas em Mar/21 (vs. 17% em Mar/20) e aceleração nos downloads do app / abertura de contas. No entanto, houve uma piora na PDD para 13,2% (vs. 10,7% no 4T20 e 11,5% no 1T20) devido ao fechamento de lojas no período.
  • Expansão de margem bruta para 31,4% (+0,7p.p. A/A) uma vez que a maior participação do canal digital (41% da receita vs. 23% no 1T20) foi compensada pelo impacto positivo do benefício fiscal – Difal (que a companhia comentou ser em torno de 1p.p. no call do 4T20).

Destaques negativos da empresa

  • Queda na margem EBITDA para 7,7% (-2,1p.p. A/A), devido a maiores investimentos no digital, menor alavancagem operacional por conta da queda de receita nas lojas físicas (-9,6% A/A) e investimento em time de tecnologia.
  • Queda na receita de 9,6% A/A na receita das lojas físicas (ou -9% A/A vendas mesmas lojas), devido ao ambiente mais restritivo por conta do aumento de casos de Covid-19.
  • Queima de caixa em R$1,56 bilhões (vs. -R$1,4 bilhões no 1T20), em linha com a sazonalidade do trimestre, devido à decisão estratégica de reforçar a posição de estoques combinado a maiores investimentos em tecnologia e expansão de lojas.

Principais números trimestrais da Via

Fonte: XP Investimentos *fizemos um ajuste na nossa estimativa de EBITDA (voltando depreciação de logística) para ficar comparável ao apresentado pela companhia

A companhia realizará uma videoconferência para discutir os resultados nesta quinta-feira (13/05) às 14h (clique aqui para acessar). Caso você não possa ouvir, traremos os principais pontos em nossa Vitrine na sexta-feira (link).

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