Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A

Nós tivemos uma reunião com o management da Lojas Renner para entender melhor a estratégia da Lojas Renner nessa área. A principal mensagem que tiramos foi o fato de que a Realize irá focar em ter uma estratégica mais nichada e direcionada para sua base de clientes, o que eles acreditam que será seu diferencial frente aos outros players. Nós estamos atualizando nossos números e mantemos nossa recomendação Neutra dado que acreditamos que os resultados vão seguir pressionados pelos investimentos da companhia na construção do seu ecossistema enquanto os benefícios serão mais evidentes somente a partir de 2022-23.


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Nós tivemos uma reunião com o management da Lojas Renner para entender melhor a estratégia da Lojas Renner na Realize. A principal mensagem que tiramos foi o fato de que a Realize irá focar em ter uma estratégica mais nichada e direcionada para sua base de clientes, o que eles acreditam que será seu diferencial frente aos outros players. Além disso, estamos atualizando nossos números e mantemos nossa recomendação Neutra dado que acreditamos que os resultados vão seguir pressionados pelos investimentos da companhia na construção do seu ecossistema enquanto os benefícios serão mais evidentes somente a partir de 2022-23.

Dando mais clareza na estratégia da Realize

Feedback da reunião com management

Nós tivemos uma reunião com o management da Lojas Renner para entender melhor a estratégia da Lojas Renner na Realize. Embora a companhia ainda não tenha um plano detalhado da unidade, uma coisa ficou clara: seu foco será no atendimento das necessidades da sua base de clientes. Isso pode parecer simples, mas eles são os primeiros que falamos dentre os varejistas que têm uma estratégia direcionada e nichada. Acreditamos que isso pode ser um diferencial de sucesso, pois os clientes irão separar a Realize das outras contas digitais devido à sua proposta de valor diferenciada.

É hora de ocupar o ecossistema; Pessoas físicas como a alavanca principal

Depois de ter um foco claro no fortalecimento do core (ou seja, a Lojas Renner), a Realize agora está olhando para as oportunidades dentro de seu ecossistema. Para fazer isso, eles estão trabalhando em duas frentes:

1ª Suporte a fornecedores e sellers (Pessoa Jurídica)

A Realize quer oferecer soluções para a cadeia de seus fornecedores, uma área em que a companhia não atuava. Eles estão tendo começando de uma forma muito cautelosa, testando crédito clean (sem garantias) para fornecedores-chave (com um forte histórico de relacionamento ou relevância). A segunda etapa será passar para risco sacado / não performado, começando com fornecedores que já se utilizam do risco da Renner ao acessar instituições financeiras. Em seguida, eles devem expandir para todos os fornecedores, porém primeiramente contando com garantias (estoques, ativos fixos) para gerenciar o risco.

Quanto aos sellers (vendedores do marketplace), eles já começaram a fazer antecipações de recebíveis no marketplace da Camicado, mas ainda ainda muito apoiado em recebíveis com a Realize. Essa agenda deve ganhar força à medida que o marketplace ganha tração. Esse movimento pode eventualmente puxar também uma agenda de adquirência.

2ª Conta digital (Pessoa Física)

Atualmente a Realize está testando sua conta digital por meio do conceito “família e amigos” (mais limitado), e deve ampliar sua atuação a partir do 2o semestre de 2021. Aqui, o foco principal é oferecer crédito aos consumidores, embora também vejam muito potencial no desenvolvimento de uma agenda bancária mais ampla, com oferta de diversos produtos e serviços financeiros. Quando questionados sobre seu principal diferencial em relação a outras contas digitais, eles mencionaram que contarão com uma proposta de valor única, pois terão como foco atender às principais necessidades / preferências da base de clientes da Lojas Renner.

Atualmente, a base de clientes da Lojas Renner é composta em sua maioria por mulheres (70%) entre 25 e 40 anos e, por isso, a Realize focará em oferecer benefícios, serviços e experiências que estejam de acordo com as suas preferências. Para melhor ilustrar o que isso significa, eles deram alguns exemplos como eliminação de filas (tanto em caixas quanto em provadores), acesso prioritário a novas coleções, experiências premium de moda e lifestyle (como desfiles) além dos benefícios tradicionais, como como cashback, parcelamento e crédito.

Colocando a Realize em perspectiva; Valor total transacionado em R$ 9-10 bilhões em 2020

A Realize teve um TPV de cerca de R$ 9-10 bilhões em 2020, que foi um ano muito impactado pelo fechamento de lojas, embora eles estimem que sua base de clientes tenha um potencial de TPV de cerca de R$ 200 bilhões (uma referência para o mercado endereçável). Esse grande potencial se explica pelo fato de que essas mulheres geralmente são as responsáveis ​​pela maior parte das decisões de consumo das famílias, como roupas e calçados infantis, supermercado, casa e decoração etc. Trazemos como referência o TPV divulgado pela empresas de ecommerce no 1T21 abaixo:

Nenhum M&A anunciado ainda; tentando identificar potenciais alvos

A Lojas Renner tem sido bastante vocal em falar que um dos principais usos dos recursos arrecadados em seu aumento de capital de R$4 bilhões em abril será M&A (fusões e aquisições). Nesse sentido, vemos quatro áreas como seus principais focos:

  • Empresas de moda digital: acreditamos que a principal prioridade da empresa é buscar ativos digitais, que fortaleceriam a construção de seu ecossistema de moda e lifestyle. Nesse sentido, vemos a Dafiti como o ativo mais desejado e com maior fit, embora o fluxo de notícias recentes sugira que eles não estão focados em vender a operação brasileira, pois representa 27% e 26% da receita consolidada do GFG (Global Fashion Group) e do EBITDA, respectivamente, enquanto eles contrataram um novo CEO para liderar a operação recentemente. Além disso, vemos riscos de execução relacionados a uma potencial aquisição da Dafiti, pois seria um modelo de negócios diferente para operar e diluitivo para margens (mg EBITDA de LATAM em 1,5-3,0% em 2019-20). Outro alvo potencial poderia ser a Amaro, embora vemos menor aderência ao público-alvo da Renner (classes A- / B / C +), ou Privalia, que complementaria a abordagem de lifestyle. Por fim, acreditamos que a empresa pode buscar empresas nativas digitais nichadas, embora não seriam aquisições transformacionais ou que justificariam a necessidade do aumento de capital.
  • Empresas de moda multicanal: entre as empresas listadas, vemos a C&A (CEAB3) como a melhor candidata, o que veríamos como positivo pois (i) embora ambas atendam ao mesmo público-alvo (classes A- / B / C +), o que mitiga risco de execução, acreditamos que a Lojas Renner pode ser reposicionada para atender as classes mais altas desse público, enquanto a C&A focaria nas mais baixas; (ii) acreditamos que a velocidade da C&A no lançamento de novas coleções e atuação na antecipação de novas tendências, inclusive através de collabs, poderiam complementar o portfólio da Lojas Renner; (iii) a Lojas Renner conseguiria endereçar rapidamente a principal lacuna da C&A (logística) por ser uma de suas fortalezas; e (iv) Realize poderia destravar muito valor para a C&A, dado que a empresa tem enfrentando uma estratégia de crédito muito rígida de seu parceiro, o Bradesco.
  • Empresas digitais focadas em outras categorias: a empresa também pode procurar ativos que operem em outras categorias que complementem a sua proposta de valor de ser um ecossistema de moda e lifestyle, como cosméticos ou casa e decoração.
  • Empresas/fintechs de tecnologia: voltadas para o fortalecimento / aceleração da construção do ecossistema da empresa ou da Realize. Acreditamos que a empresa pode seguir o movimento de Magalu de adquirir pequenas empresas que complementem sua proposta de valor. Acreditamos que faria sentido ver algum tipo de negócio em dados, conteúdo, serviços financeiros (fintechs), entre outros.

Mapeando potenciais alvos

Fonte: XP

Atualizando nossas estimativas: Preço-alvo mantido em R$50,0/ação

Estamos atualizando nossos números para incorporar os resultados do primeiro trimestre além de refletir uma visão atualizada para 2021 e dos investimentos da empresa na construção de seu ecossistema. Como resultado, reduzimos nossas estimativas de EBITDA e lucro líquido em 17-25%, respectivamente, para 2021 e 21% ambas para 2022. No entanto, mantemos nosso preço-alvo em R$ 50,0/ação, pois incluímos os recursos do aumento de capital em nosso modelo.

Fonte: XP
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