Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando

A Pague Menos reportou fortes resultados referentes ao primeiro trimestre de 2021 (1T21), em linha com as nossas expectativas de receita e EBITDA, mas acima da nossa estimativa de lucro. Destacamos o sólido desempenho de vendas mesmas lojas (SSS) e a expansão de margem bruta e EBITDA como principais pontos positivos. Ainda, a companhia trouxe indicativos positivos para os próximos trimestres.


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A Pague Menos reportou fortes resultados referentes ao primeiro trimestre de 2021 (1T21), em linha com as nossas expectativas de receita e EBITDA, mas acima da nossa estimativa de lucro por conta de uma menor despesa financeira. Destacamos o sólido desempenho de vendas mesmas lojas (SSS) de +9,6% A/A (vs. +8,9% XPie) mesmo em um cenário de maior restrições à circulação e base de comparação difícil (ano bissexto e estocagem frente ao início da pandemia em 2020). Além disso, a companhia apresentou expansão de margem bruta (+1p.p. A/A para 29,8%) e margem EBITDA (+1,2p.p. para 7,1%) decorrente de melhorias operacionais e diluição de despesas.

Esperamos uma reação positiva do mercado uma vez que os fortes resultados são reflexo das diversas iniciativas que a companhia está implementando em sua reestruturação e que esperamos que continuem a ser vistas nos próximos resultados. Além disso, a maior estocagem da companhia no trimestre deve beneficiar o resultado do 2T21, por conta do forte reajuste de preços anunciado no mês passado (veja o relatório em que trazemos uma análise do impacto para a companhia aqui).

Mas e daqui para frente?

A companhia deve continuar a apresentar resultados sólidos ao passo em que as diversas iniciativas internas são traduzidas em melhoria de vendas e/ou rentabilidade. Além disso, vemos um grande potencial com o Clinic Farma, que pode ser ainda mais alavancado dentro do cenário atual da Covid-19. Ainda, a companhia trouxe duas novidades em seu release: o lançamento de seu marketplace, que ainda é bastante incipiente com 4 sellers de nicho, e do Sempre Bem Club, um plano de descontos em uma rede credenciada com mais de 6 mil consultórios e laboratórios, reembolso, check up anual, serviços básicos do Clinic Farma, entre outros por uma mensalidade de R$20,90. Mantemos nossa recomendação de Compra e preço alvo de R$13,0 por ação para o fim de 2021 para PGMN3.

Destaques positivos:

  • Forte desempenho de vendas mesmo em meio a cenário adverso e base comparável difícil: crescimento de receita bruta de 8,3% A/A, mesmo com o fechamento de 23 lojas (-2% A/A), decorrente da sólida performance de vendas mesmas lojas em +9,6% (+8,7% para lojas maduras).
  • Expansão de diversas iniciativas que agregam rentabilidade e/ou recorrência:
    • Clinic Farma: crescimento de 180% A/A atingindo 6,2% da base de clientes (vs. 2,9% no 4T20) e disponível em 823 lojas (75% do total de lojas vs. 73% no 4T20). Além disso, a companhia destacou que a conversão dos clientes (compras no mesmo dia do atendimento) se manteve em 55% mesmo com forte crescimento, enquanto o gasto médio é 3.6x maior do que o cliente comum. Outro ponto interessante trazido no resultado foi a contribuição da realização de teste de Covid-19 para o crescimento de vendas mesmas lojas em +2,9% A/A.
    • Produtos de marca própria: representando 6,1% da venda total (+0,6p.p. A/A) ou 13,2% do autosserviço (+1,5p.p. A/A).
    • Participação de convênios e parcerias: representando 15,8% venda total (vs. 14,2% 4T20 e +8p.p. A/A), além do cliente possuir um ticket médio 63% maior do que a média.
  • Sólida performance do canal digital, com crescimento de 140% A/A nas vendas (vs. +160% no 4T20) e atingindo 6,1% das vendas totais da companhia (+3,4 p.p A/A e +0,9p.p. T/T).
  • Melhora de margem bruta em 1p.p. A/A por conta de otimização de custos, estratégia mais assertiva de precificação, aumento de vendas de marca própria, crescimento de receita de serviços e redução na ruptura de estoques.
  • Lucro líquido de R$44 milhões, 35% acima da nossa estimativa, beneficiado por menores despesas financeiras.

Destaques negativos:

  • Perda de participação de mercado (-0,5p.p. A/A para 5,2%), com destaque as principais regiões de atuação da companhia: -2p.p. A/A no Nordeste e -1,4p.p. A/A no Norte. No entanto, trazemos três pontos a serem considerados: (i) a perda de participação foi para redes independentes e associações, que geralmente se estocam no 1T por conta do reajuste de medicamentos; (ii) olhando apenas para as grandes redes, a companhia teve uma manutenção de participação de mercado em 11,5% (+0,2p.p. A/A) e (iii) a companhia fechou 23 lojas nos últimos 12 meses, sendo 6 nas regiões Norte e Nordeste.
  • Queima de caixa de R$ 78,4 milhões (vs. próximo ao ponto de equilíbrio no 1T20), justificada por maior compra de estoques frente ao reajuste anual de medicamentos anunciado em março e aumento no prazo médio de recebimentos devido à não-antecipação de recebíveis e aumento compra parcelada, devido ao aumento do gasto médio e maior participação do digital. Importante destacar que esperamos que a maior estocagem deve beneficiar o resultado do 2T21, deve beneficiar o resultado do 2T21, por conta do forte reajuste de preços anunciado no mês passado (veja o relatório em que trazemos uma análise do impacto para a companhia aqui).

Os principais números do trimestre:

Fonte: XP Investimentos, Companhia

A companhia realizará uma videoconferência para discutir os resultados na terça-feira (04/05) às 10h (link para acesso aqui). Caso você não possa ouvir, traremos amanhã os principais pontos em nosso relatório “Vitrine de resultados – 1T21” (procure na plataforma).

Confira a nossa prévia para todos resultados do setor nesse trimestre

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