Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque

O Assaí e o Carrefour Brasil reportaram resultados do 2T21 nessa noite. Como esperado, o principal destaque foi o segmento do Atacarejo, enquanto o Assaí reportou um resultado mais forte. Veja nossa análise completa no relatório.


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O Assaí e o Carrefour Brasil reportaram resultados do 2T21 nessa noite. Como esperado, o principal destaque foi o segmento do Atacarejo, com uma performance sólida de vendas mesmas lojas para ambos Assaí e Atacadão (em +9% e +10% A/A, respectivamente). Entretanto, vemos o resultado do Assaí como mais forte por conta da combinação de um forte crescimento de receita e uma melhor rentabilidade. O segmento de varejo do Carrefour reportou resultados fracos por conta de uma base forte de comparação enquanto o Banco Carrefour foi um destaque positivo, com os resultados voltando para os níveis pré-pandemia.

Atacarejo segue como o principal destaque

O segmento de atacarejo continuou como o principal destaque, com uma performance sólida de vendas mesmas lojas apesar da forte base de comparação (início da pandemia onde houve um forte movimento de abastecimento por parte dos consumidores) e maiores restrições de Covid no trimestre. Nós esperamos que o segmento siga com uma performance positiva para frente uma vez que a reabertura e aceleração da vacinação deve impulsionar a demanda do segmento B2B (bares, restaurantes, transformadores e utilizadores) enquanto nós esperamos que parte do movimento de pessoa física para o canal seja estrutural.

Assaí: continuando a brilhar

O Assaí reportou resultados sólidos, levemente acima das nossas expectativas e do consenso. A receita líquida cresceu 22% A/A, impulsionada pelo crescimento de vendas mesmas lojas em +9% A/A e 19 novas lojas nos últimos 12 meses. Ambas as margens bruta e EBITDA expandiram A/A (+0,6p.p. e +0,3p.p., respectivamente) levando a um crescimento do lucro líquido de 40% A/A, excluindo um efeito não recorrente (reconhecimento de um crédito fiscal de R$62 milhões). Finalmente, nós destacamos que a companhia iniciou seu plano de expansão para 2021, com a abertura de 3 lojas no trimestres e 25 em construção (em linha com o direcionamento da companhia de 25-28 aberturas no ano).

Carrefour Brasil: base difícil para o varejo e margens pressionadas

O Carrefour reportou resultados mistos nesse trimestre. Apesar do Atacadão ter apresentado um sólido crescimento de receita (+20% A/A e vendas mesmas lojas +10% A/A) e a companhia ter destacado que a integração das lojas Makro está superando as expectativas, a rentabilidade segue pressionada, com ambas as margens bruta e EBITDA caindo A/A (-0,8p.p. e -1,2p.p., respectivamente). Além disso, o varejo enfrentou uma forte base de comparação, principalmente para varejo não alimentar (com vendas mesmas lojas -24,5% A/A) enquanto as margens também foram pressionados por conta do programa de fidelidade da companhia. Entretanto, o Banco Carrefour foi um destaque positivo, com receita líquida e EBITDA voltando para níveis pré-pandemia, sendo o último ajudado por um efeito não recorrente (venda de uma carteira inadimplente).

Reiteramos Assaí como nossa preferência no varejo alimentar

Nós reiteramos nossa recomendação de Compra para Assaí e preço alvo de R$120,0 uma vez que esperamos que a companhia continue a entregar resultados sólidos enquanto nós acreditamos que o segmento do Atacarejo esteja melhor posicionado para o crescimento no curto prazo com a recuperação da demanda de B2B com a reabertura e vacinação. Nós mantemos recomendação Neutra para Carrefour Brasil uma vez que as margens devem seguir pressionadas por conta da estratégia da companhia enquanto o segmento do varejo pode continuar a enfrentar alguns desafios de curto prazo por conta da retomada da economia.

Assaí (ASAI3) – Resultado 2T21

Fonte: Companhia, XP

Carrefour Brasil (CRFB3) – Resultado 2T21

Fonte: Companhia, XP
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