Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente

A Vivara reportou hoje seus resultados do 1T21 com EBITDA 8,6% acima dos nossos números, mas levemente abaixo do consenso do mercado. Apesar do aumento de restrições de circulação impostas no país, a companhia entregou um crescimento de receita líquida (+5,6% A/A), uma vez que o forte desempenho do canal online (+160% A/A) compensou a queda das lojas físicas (-10,6% A/A). Em relação à rentabilidade, a companhia entregou uma queda de margem bruta (-1p.p.) devido a impactos pontuais do trimestre, o que somado a maiores despesas operacionais por conta do fechamento de lojas e investimentos em projetos estratégicos levaram a uma queda de margem EBITDA ajustada (-3,5% A/A). No entanto, destacamos que o EBITDA ajustado foi positivo (em R$10,5 milhões) assim como lucro (R$3,9 milhões) apesar do cenário mais desafiador no trimestre.


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A Vivara reportou hoje seus resultados do 1T21 com EBITDA 8,6% acima dos nossos números, mas levemente abaixo do consenso do mercado. Apesar do aumento de restrições de circulação impostas no país, a companhia entregou um crescimento de receita líquida (+5,6% A/A), uma vez que o forte desempenho do canal online (+160% A/A) compensou a queda das lojas físicas (-10,6% A/A). Em relação à rentabilidade, a companhia entregou uma queda de margem bruta (-1p.p.) devido a impactos pontuais do trimestre, o que somado a maiores despesas operacionais por conta do fechamento de lojas e investimentos em projetos estratégicos levaram a uma queda de margem EBITDA ajustada (-3,5% A/A). No entanto, destacamos que o EBITDA ajustado foi positivo (em R$10,5 milhões) assim como lucro (R$3,9 milhões) apesar do cenário mais desafiador no trimestre.

Esperamos uma reação neutra/positiva do mercado uma vez que a companhia reportou resultados sólidos, que reforça a resiliência de vendas da companhia, além de trazer dados preliminares positivos em relação ao seu desempenho no 2T21. Além disso, notamos que a Vivara, juntamente com o Grupo Soma, destoou dos resultados das demais companhias de vestuário/jóias da nossa cobertura, que apresentaram queda de receita e EBITDA negativo / prejuízo. No entanto, acreditamos que os papéis do setor já reagiram positivamente hoje com as sinalizações da recuperação de vendas a partir do 2T21 dadas pelas companhias que reportaram ontem.

Mas e daqui para frente?

Apesar de ainda ver um curto prazo desafiador por conta das incertezas em relação à pandemia e da continuidade de restrições pontuais de horários em lojas, esperamos ver uma recuperação gradual de vendas nos próximos meses, o que foi confirmado pela indicação da companhia quanto à dinâmica de vendas após a reabertura no fim do mês de abril, com uma retomada gradual de vendas e crescimento vs. 2019. Mantemos nossa recomendação de Compra e preço alvo de R$33,0 por ação para o fim de 2021 para VIVA3.

Destaques positivos

  • Crescimento de receita (+5,6% A/A e vendas mesmas lojas +2,5% A/A), mesmo em um momento tão desafiador em termos de restrições de circulação e confiança do consumidor, operando as lojas físicas com 66,3% do total de horas possíveis.
  • Canal online segue forte, crescendo 160% e representando 21,4% das vendas totais da companhia (vs. 18,1% no 4T20 e 6,4% no 1T20), mais uma vez sendo o principal destaque do trimestre
  • Ganhos de Market share de 1,7p.p. no trimestre, impulsionada pela forte performance do e-commerce e também pela fragilidade de seus concorrentes.
  • Melhora no mix de receita, com ganho expressivo de joias no canal online puxado pelo projeto Joias em Ação (participação +16,3p.p. A/A vs. relógios -14p.p.).

Destaques negativos

  • Queda da receita de lojas físicas (-10,6% A/A e vendas mesmas lojas -12,5%), devido ao aumento de restrições no período. Vale ressaltar que a maior parte das lojas (~90%) da Vivara estão localizadas dentro de shoppings.
  • Margem bruta pressionada (-1p.p. A/A), devido ao maior volume de derretimento de peças ocasionadas pelas campanhas de Semana Ouro (na qual a companhia aceita uma peça de ouro usada como parte de pagamento por um novo produto), além de um efeito pontual de internacionalização da produção da marca Life, que geraram perdas com ajustes de qualidade no período.
  • Aumento de despesas operacionais, devido a maiores (i) gastos com fretes e impostos advindos da maior relevância da operação do canal online, (ii) investimentos com marketing e (iii) em serviços de terceiros relacionados à consultorias estratégicas utilizadas pela companhia no período.

Os principais números do trimestre

Fonte: XP Investimentos, Companhia
Avaliação

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