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Alpargatas (ALPA4): Dando um grande passo em direção à internacionalização; Compra de 49,9% da Rothy’s

A Alpargatas anunciou a aquisição de uma participação de 49,9% na Rothy’s, uma empresa nativa digital dos EUA focada em calçados sustentáveis, por US$ 475 milhões. Conheça mais sobre a marca e a estratégia da aquisição, assim como nossa visão, no relatório.

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A Alpargatas anunciou a aquisição de uma participação de 49,9% na Rothy’s, uma empresa nativa digital dos EUA focada em calçados sustentáveis, por US$ 475 milhões, o que implica em um EV/Receita últ. 12m de 5,7x. Vemos a transação como positiva dado que i) é o primeiro passo da ALPA para se tornar uma empresa global de marcas fortes; ii) adiciona uma marca complementar, focada em calçados fechados e com uma agenda ESG bastante forte; iii) fortalece a exposição da ALPA a uma moeda forte (USD), que vemos como positivo dada a volatilidade macroeconômica do Brasil; e iv) tem potencial de crescimento, dado que ainda é uma marca relativamente pequena (US$ 140 milhões de receita líquida nos últimos 12 meses). Embora o valuation possa parecer caro, destacamos que a Allbirds (BIRD), que vemos como uma companhia comparável, está atualmente sendo negociada a 8,5x (LTM) ou 6,2x 2022e. Mantemos nossa recomendação de compra.

Entendendo os termos da transação. O valor de US$ 475 milhões pago à Rothys será dividido entre i) um pagamento de US$50 milhões no fechamento da operação (dez/21); ii) uma oferta primária de US$150 milhões (1T22) e iii) uma oferta secundária de US$275 milhões. A transação também dá direito à ALPA a uma opção de compra para adquirir o controle da Rothy’s até o 4º aniversário da transação, embora nenhum detalhe de avaliação tenha sido fornecido. Por fim, a ALPA contará com 4 conselheiros (dos 9), sendo Beto Funari (CEO) e Stacey Brown (conselheira independente) já nomeados.

Olhando mais de perto para o Rothy’s. A companhia é uma marca de lifestyle, nativa digital e verticalmente integrada que vende sapatos e acessórios inovadores e ecológicos com um foco em atender direto o consumidor (DTC). A empresa possui atualmente sete lojas nos Estados Unidos, embora o comércio eletrônico seja seu principal canal de vendas (mais de 95% da receita). Por fim, a empresa conta com uma fábrica localizada na China, onde produzem seus produtos a partir de garrafas plásticas.

E o valuation? À primeira vista, a transação pode parecer cara, com um valuation após a injeção de capital em 5,7x EV/Receita vs. ALPA em ~5x 2021e e ARZZ 3x. No entanto, a Rothy’s tem uma proposta de valor e custo de capital bastante diferente, sendo mais comparável com empresas como a Allbirds (BIRD), que atualmente é negociada em 8,5x (LTM) ou 6,2x 2022e. Como é o caso da Rothy’s, a BIRD também nasceu com foco em ESG e é uma marca relativamente jovem, fundada em 2014 e com receita líquida projetada para 2021 de US$270 milhões com uma margem EBITDA negativa de ~6%. Além disso, as notícias apontam que a Rothy’s tiveram uma rodada de financiamento em 2019 na qual a companhia foi avaliada em $700 milhões, o que não é muito diferente dos $800 milhões pagos pela ALPA na transação.

Próximos passos. Com os investimentos da oferta primária (US$200 milhões), a Rothy’s investirá em i) aumentar o reconhecimento da sua marca através de uma melhor eficiência da mídia de performance, ii) acelerar seus planos de expansão, iii) testar novos canais (multimarcas) e iv) fortalecer sua cadeia de suprimentos e capacidade fabril.

Olhando para os riscos. Vemos três principais riscos relacionados à transação: i) execução, embora acreditemos que isso esteja bem endereçado no curto prazo, dado que os fundadores da marca e principais executivos permanecerão à frente da operação; ii) escalabilidade da marca, já que a Rothy’s tem produtos de preços mais altos (começando em US$125/par) e parece ter um processo produtivo complexo, enquanto Havaianas possui um posicionamento de preços amplamente democrático e fabricação simples; e iii) cópias, visto que outras marcas, como Steve Madden, já estão replicando seus modelos a preços mais baixos (~US$70).

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