Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou

Assaí reportou fortes resultados referentes ao primeiro trimestre de 2021, em linha com as nossas estimativas de EBITDA e acima do nosso lucro, por conta de uma menor despesa financeira. Apesar de uma base de comparação muito difícil e de um cenário bastante desafiador no 1T21, a companhia apresentou um sólido crescimento de receita além de expansão de margem bruta e EBITDA. Mantemos Compra.


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Assaí reportou resultados sólidos referentes ao primeiro trimestre de 2021 (1T21) em linha com as nossas estimativas de EBITDA mas acima do nosso lucro, por conta de uma menor despesa financeira. Apesar de uma base de comparação muito difícil e de um cenário bastante desafiador no 1T21, a companhia apresentou um sólido crescimento de receita total de 21% A/A, explicado por um crescimento de vendas mesmas lojas de 11,4% A/A e expansão de lojas (+18 lojas nos últimos 12 meses). Além disso, a companhia apresentou expansão de margem bruta e EBITDA vs. o 1T20.

Esperamos uma reação positiva do mercado uma vez que a companhia entregou crescimento de receita consistente (+21% A/A) e expansão de margem bruta, apesar do trimestre desafiador com o aumento de restrições e casos de Covid-19, ausência do Carnaval e desaceleração de inflação de alimentos. Além disso, a companhia enfrentou uma difícil base de comparação, dado que 2020 foi um ano bissexto, teve carnaval, o segmento de bares e transformadores (B2B) estava operando normalmente e houve o efeito de estocagem da população em março de 2020 por conta da incerteza em relação aos primeiros sinais de aceleração da pandemia no Brasil.

Mas e daqui para frente?

Conforme destacado na nossa análise setorial de supermercados, acreditamos que os resultados de curto prazo permaneçam sólidos, enquanto vemos o setor estruturalmente melhor no “novo normal” do que antes da pandemia devido a políticas flexíveis de home office e novos hábitos de consumo. Além disso, vemos o canal de Atacarejo como o formato que deve se beneficiar mais da retomada à normalidade, por ter um exposição ao segmento de bares, restaurantes e transformadores (B2B) que tem sofrido mais com as restrições, além de ser um canal que oferece um melhor custo benefício em meio ao aumento de inflação e uma renda mais fragilizada. Mantemos nossa recomendação de Compra para as ações ASAI3 e preço alvo de R$120,0 por ação para o fim de 2021 e reiteramos o papel como nossa preferência no setor.

Destaques positivos do Assaí

  • Forte desempenho de vendas, com crescimento de 21% A/A, sendo +11,9% decorrente da abertura de lojas (+18 no período) e +11,4% de crescimento de vendas mesmas lojas (SSS). Além disso, a companhia reiterou seu plano de expansão (+25-28 lojas no ano vs. nossa estimativa em +24 em 2021), das quais 14 já estão em construção.
  • Expansão de margem bruta de 0,4p.p. A/A para 16,0%, decorrente da rápida maturação de lojas abertas e maior participação de clientes de pessoa física nas lojas, que possuem uma cesta de produtos com margens mais altas para a companhia.
  • Lucro líquido mais que dobrou A/A, atingindo R$240 milhões (margem líquida de 2,5%, +1,1p.p. A/A).
  • Serviços financeiros como uma alavanca para crescimento vendas: a companhia emitiu 150 mil cartões Passaí no trimestre atingindo um total de 1,35 milhões, o que deve contribuir para performance de vendas dado que estes clientes possuem um ticket médio 40% maior do que a média.

Destaques negativos da empresa

  • Aumento de despesas operacionais como % da receita líquida, devido a maiores gastos com protocolos sanitários relacionados à pandemia, além de reforços na estrutura do time de backoffice frente à cisão com GPA.
  • Queima de caixa em R$396 milhões, porém menor do que a queima apresentada no 1T20 (em -R$652 milhões) devido à melhora do resultado operacional e menor investimentos. Com isso, a alavancagem da companhia aumentou para 2,0x Dívida Líquida/EBITDA (vs. 1,8x no 4T20), porém muito abaixo do reportado no 1T20 (em 4,0x).

Principais números trimestrais do Assaí

Fonte: XP Investimentos, Companhia

A companhia realizará uma videoconferência para discutir os resultados na quarta-feira (05/05) às 10h (link para acesso aqui). Caso você não possa ouvir, traremos amanhã os principais pontos em nosso relatório “Vitrine de resultados – 1T21” (link aqui).

Confira a nossa prévia para todos resultados do setor nesse trimestre

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