RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21

RD reportou sólidos resultados referentes ao primeiro trimestre de 2021 (1T21), acima das nossas estimativas porém em linha com o consenso. O forte desempenho de vendas mesmas lojas (+8,6% A/A sendo +4,6% de lojas maduras), a penetração de vendas digitais em um nível recorde (em 7,7%) e ganho de participação de mercado nacional e em todas as regiões foram os principais destaques positivos do resultado. Além disso, a companhia divulgou dados preliminares da performance em abril, com forte crescimento de vendas mesmas lojas (+22% total e +14% lojas maduras, comparando com Abr/19 dada fraca base de comparação em 2020).


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RD reportou sólidos resultados referentes ao primeiro trimestre de 2021 (1T21), acima das nossas estimativas porém em linha com o consenso. O forte desempenho de vendas mesmas lojas (+8,6% A/A sendo +4,6% de lojas maduras), a penetração de vendas digitais em um nível recorde (em 7,7%) e ganho de participação de mercado nacional e em todas as regiões foram os principais destaques positivos do resultado. Além disso, a companhia divulgou dados preliminares da performance em abril, com forte crescimento de vendas mesmas lojas (+22% total e +14% lojas maduras, comparando com Abr/19 dada fraca base de comparação em 2020).

Esperamos uma reação positiva do mercado devido à sólida performance de vendas de lojas maduras, alta penetração do digital, manutenção de margem EBITDA apesar dos investimentos na transformação digital da companhia e construção de sua plataforma de saúde e sinalização positiva para o 2T21 com os dados preliminares de vendas de abril.

Mas e daqui para frente?

Acreditamos que parte do forte desempenho da Raia Drogasil em abril pode ser explicado pelo reajuste de preços de medicamentos efetivo a partir de 1º de abril o que, na nossa visão, deve contribuir positivamente para os resultados do setor no curto prazo (veja nossa análise do impacto no setor). Entretanto, mantemos nossa recomendação de Neutro para as ações RADL3 e preço alvo de R$27,0 por ação para o fim de 2021 para RADL3 dado que vemos o nível de valuation da companhia como justo.

Destaques positivos:

  • Ganho de participação de mercado: a companhia divulgou um ganho de participação de mercado nacional de 0,3p.p. A/A para 14,1%, tendo registrado ganhos em todas regiões do país. A região Norte seguiu como o principal destaque do trimestre com um incremento de 1,6p.p. A/A de participação de mercado, seguida da região Centro-Oeste (+1p.p.) e Nordeste (+0,9p.p.).
  • Sólida performance de vendas, com receita bruta crescendo 15% A/A, mesmo em meio a uma base de comparação difícil (ano bissexto e forte estocagem em Mar/20 com o início da quarentena) e incertezas com segunda onda nesse trimestre.
  • Diluição das despesas com vendas, o que mais que compensou o aumento de despesas com pessoal e TI decorrente dos investimentos da companhia na sua transformação digital e construção da sua plataforma de saúde.
  • Aumento da penetração digital, atingindo um nível recorde de 7,7% (vs. 6,4% no 4T20 e 7,6% no pico da pandemia no 2T20). Além disso, 84% dos pedidos digitais foram atendidos pela loja, dos quais 85% foram entregues em 4h.

Destaques negativos:

  • Queda margem bruta de 0,2p.p. A/A mesmo com impacto positivo de mix, explicada por uma maior intensidade promocional para sustentar a digitalização dos consumidores combinada com um efeito não caixa (ajuste a valor presente). De acordo com nossas estimativas, o mix de produtos deveria ter contribuído positivamente para a margem (em torno de +0,3p.p. A/A).
  • Queima de caixa de R$132 milhões (vs. -R$48 milhões no 1T20) devido à sazonalidade do trimestre e um aumento nos estoques da companhia. No entanto, destacamos que isso deve se traduzir em ganho de margem bruta no 2T21, por conta do reajuste de preço de medicamentos.
  • Perda de participação de mercado em São Paulo (-0,3p.p. A/A), principal praça da companhia. No entanto, a companhia destacou que houve um efeito referente à forte estocagem de redes independentes e associações antes do reajuste de medicamentos, o que distorceu essa medida. Ajustando apenas para as grandes redes, a companhia teve ganhou 0,6p.p. de participação de mercado no Estado.

Os principais números do trimestre:

Fonte: XP Investimentos, Dados da companhia

A companhia realizará uma videoconferência para discutir os resultados amanhã, quarta-feira (12/05), às 10h (clique aqui para acessar). Caso você não possa ouvir, traremos amanhã os principais pontos em nosso relatório “Vitrine de resultados – 1T21” (link aqui).

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