Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
Na Arezzo, a união com a Reserva vai de vento em popa — e os planos para o futuro são ambiciosos. Fundador da Reserva e atual CEO da AR&CO, divisão de vestuário da Arezzo (ARZZ3), Rony Meisler fala sobre os próximos passos da empresa
Magazine Luiza chega à marca de 100 mil lojistas virtuais. O Magazine Luiza chegou à marca de 100 mil lojistas virtuais. Além de comemorar a conquista, a empresa faz questão de destacar: “todos os nossos sellers (vendedores) são legalizados e emitem nota”, diz Leandro Soares, diretor de marketplace da companhia.
Amazon estuda venda de produtos brasileiros para o mercado externo. Após ter inovado muito em processos e logística nos últimos anos, levando o varejo como um todo a outro patamar, a empresa norte-americana testa agora um programa de vendas globais, para que produtos de vendedores brasileiros sejam adquiridos por clientes da Europa, Ásia e Estados Unidos. Até então, apenas o contrário era possível.
Grupo Pão de Açúcar vai fazer entrega para lojistas de seu marketplace. Operação começa com duas opções: uma feita pelo próprio grupo e outra, pelos Correios; no próximo ano, meta é que lojistas possam armazenar produtos no centro de distribuição do próprio GPA
Casas Bahia prepara megaloja no formato store in store. Uma das mais tradicionais lojas do Ponto Frio, localizada na marginal Tietê, está se transformando em uma mega Casas Bahia, com uma proposta diferente. Em uma área com mais de 15 mil metros quadrados, a Via, dona das duas marcas, deve colocar ali outras lojas capazes de complementar a sua linha e atrair mais clientes.
Pague Menos reforçará e-commerce e serviços nas lojas. “A Extrafarma estava numa situação de virada e com um valor que não era o que ela merecia, e vamos atingir um mercado ainda maior com a aquisição”, diz Mário Queirós, presidente da Pague Menos. “Mas também queremos crescer nas vendas digitais e também em serviços.”
Exclusivo: Reclamações da Shopee no Procon-SP saltam 2.600% em quase 1 ano. Após aumento de reclamações, Procon-SP vai pedir que Shopee assine acordo de colaboração com a Polícia Civil para retirar produtos piratas da plataforma
OQVestir e Enjoei se unem em ação para incentivar economia circular. Todas as compras feitas pelo e-commerce terão a opção de ir com a sacola do Enjoei Pro
Nascida na internet, Amaro vai abrir mais lojas físicas. Até o fim de 2021, a companhia vai inaugurar sete novas lojas, totalizando 20 unidades e aumentando sua presença de sete para 11 cidades, chegando a Salvador (BA), Recife (PE), Brasília (DF) e Goiânia (GO)
Boticário e Natura são as marcas que oferecem a melhor experiência ao cliente. Estudo mostra que decisão de compra depende mais da relação com a marca do que com o uso do produto ou serviço
Varejo online agora quer conquistar a fronteira da venda de produto fresco. Startup mexicana Justo começa a operar em outubro supermercado online com foco na venda de carnes, verduras, frutas e legumes; investida começa pela Grande São Paulo, mas a empresa já tem planos de expandir operação para o interior do Estado
Entenda o que é upcycling e como marcas usam a técnica para criar peças únicas. “O upcycling é fruto de uma macrotendência global, que é a preocupação com a sustentabilidade. Estamos buscando novos jeitos para solucionar problemas que durante muito tempo foram deixados de lado”, diz Rafael Körbes, docente dos cursos de design de moda e negócios da moda da Universidade Anhembi Morumbi.
Supermercados procuram saídas para driblar inflação e preservar consumo. Alguns estabelecimentos têm diluído os aumentos de determinados produtos —como a carne, por exemplo— entre outras mercadorias que têm mais saída e foram menos atingidas pela inflação, segundo a ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Mercado cria expectativa sobre futuro da empresa dona de John John e Rosa Chá. A dona das marcas Dudalina, John John e Rosa Chá tem até o fim de 2021 para fazer um aumento de capital de R$ 150 milhões, conforme estabelecido no plano negociado com os credores, para evitar o vencimento antecipado da dívida.
Ricardo Eletro exclui bancos do plano de recuperação. Numa estratégia definida em menos de 24 horas para tentar salvar o negócio, a varejista Ricardo Eletro aprovou na quinta-feira o seu plano de recuperação judicial após retirar os bancos do conjunto de credores atingidos pela proposta, apurou o Valor com três fontes.
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
Especialistas veem maior alta da inflação da zona do euro em uma década como temporária. Variação de 3% em agosto foi puxada por energia e alimentos; Banco Central Europeu diz que gargalos de produção relacionados à reabertura da economia estão por trás da disparada dos preços.
JD.com abre shopping com compra por QR Code e projeção holográfica. JD Mall ficará em Xi’an, China e vai oferecer mais de 200 mil itens de mais de 150 marcas nacionais e internacionais
Pinterest expande recurso de compras para Brasil e mais seis países. Nova busca do app permite encontrar produtos disponibilizados com marcador de preço
Apple tenta impulsionar estratégia no mundo dos games com o iPhone 13. Novo smartphone traz recursos para quem gosta de jogos eletrônicos; empresa tenta atrair usuários para o serviço Apple Arcade, mas preço é um grande obstáculo
Walmart faz parceria com Ford e Argo para entregas sem motorista. O Walmart fechou uma parceria com a Ford e com a startup de direção autônoma Argo AI para lançar um serviço de entrega sem motorista em três cidades dos Estados Unidos.


Nossos últimos relatórios

- O que os dados do varejo de Julho/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Varejo: Greve dos caminhoneiros pode impactar mais a confiança do que os resultados (link)
- Grupo Mateus (GMAT3): Pondo o pé no acelerador – Compra (link)
- Pague Menos (PGMN3): Feedback do Investor Day; Perspectiva saudável à frente (link)
- C&A Modas (CEAB3): O desempenho recente está chamando nossa atenção e a dos investidores também (link)
- Data Expert | Carrinho XP: O varejo brasileiro deve se preocupar com a Variante Delta? (link)
- Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro (link)
- Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!