Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
Westwing compra agência de viagem on-line Zarpo. A Westwing afirma que a compra da Zarpo é mais um passo na “estratégia de expansão em categorias de lifestyle com grande aderência” à missão da companhia; valor da operação não foi revelado.
Mais de metade das micros e pequenas empresas estão sem reservas financeiras, diz pesquisa. Segundo a Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae e a FGV, o percentual é de 52%; desses, 12% informam que enfrentam dificuldades para pagar as contas em dia.
Natura: Empresas não neutras em carbono terão imagem negativa como as que usam trabalho infantil. Até 2030, a Natura quer ser neutra em carbono. O grupo investirá US$ 100 milhões em pesquisa e desenvolvimento nos próximos 10 anos para atingir essa meta.
Como a inflação e a pandemia afetam o consumo. O cenário na maior parte dos países é de inflação em alta, juros subindo e encarecendo o crédito, cadeias de suprimento com gargalos e a pandemia ainda dificultando a circulação das pessoas.
ANÁLISE: Mercado tenta entender a lógica por trás da compra da Zarpo pela Westwing. Analistas e gestores ouvidos nesta noite vem tentando entender melhor a lógica, e especialmente, os ganhos de sinergia, caso avance a compra da agência de viagens on-line Zarpo pela Westwing, operação on-line de móveis e decoração.
Bluefit estuda capitalização com fundos e pode jogar IPO para fim do ano. Depois de recolher sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na sexta-feira, a rede de academias Bluefit estuda alternativas para uma captação de recursos a fim de botar em pé seu plano de expansão para 2022. Entre elas, a obtenção de recursos junto a fundos agora e a retomada da estreia na Bolsa com distribuição ampla, ou seja, com a inclusão de investidores de varejo, quando a volatilidade nos mercados melhorar.
Cinemas, restaurantes e lojas físicas vão liderar consumo no pós-pandemia. Com o fim das restrições impostas pela pandemia, os cidadãos brasileiros ficarão mais propensos a ir aos cinemas (57%), frequentar bares e restaurantes (65%) e fazer compras em lojas físicas (40%). É o que aponta uma pesquisa realizada pela Bain & Company com 2 mil brasileiros e que apurou a intenção de hábitos de consumo assim que o risco da covid-19 esteja controlado.
PIPELINE: Consolidadora de marcas, Merama capta R$ 1,2 bilhão. A startup compra fatias em companhias que vendem seus produtos em marketplaces e ajuda a alavancar essas vendas, com estratégias de marketing, logística e estratégia comercial.
Enjoei lidera ranking de empresas na B3 com mulheres em conselho. A Enjoei lidera o ranking de empresas listadas na B3 com maior presença de mulheres em seus conselhos de administração, feito pelo Nu invest e Teva Indices. A plataforma de venda de produtos usados tem 60% do conselho formado por mulheres, seguida por Banco BMG e Lojas Marisa, com 50% cada, respectivamente.
Usaflex aposta no digital para deixar imagem de "sapato da vovó" para trás. Empresa começou a rejuvenescer sua clientela com um processo de transformação digital iniciado neste ano e que deverá consumir R$ 100 milhões até 2025.
TikTok traz para o Brasil marketplace para empresas patrocinarem criadores. A rede social TikTok anunciou nesta terça-feira (28) que irá trazer para o Brasil nas próximas semanas a plataforma Creator Marketplace, para que marcas se conectem a produtores de conteúdo.
Avesso a cartão de crédito, Mundial se abre a pagamento digital na pandemia. Terceira geração das famílias que comandam rede do Rio, conhecida por aceitar só pagamento à vista, segue receita dos fundadores: crescer sem fazer dívidas; por pressão de clientes, empresa se rendeu às carteiras digitais Ame e PicPay.
Mastercard se junta à corrida pelo “compre agora, pague depois”. A Mastercard divulgou nesta terça-feira (28) seu programa de “compre agora, pague depois”, na mais recente grande empresa de serviços financeiros a apostar num nicho que se tornou popular entre no varejo em todo o mundo.
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Internacional
Amazon entra na era dos robôs residenciais com lançamento do Astro. No Brasil, o equipamento, que terá tela Full HD de 15,6 polegadas, custará R$ 1.900, segundo a Amazon.
Gargalos impactam Adidas e Nike. As restrições na cadeia de produção de artigos esportivos podem prejudicar as receitas e lucros da alemã Adidas não só neste ano, mas em 2022 e 2023 também, aponta o Deutsche Bank.
Moral do consumidor alemão melhora em outubro – GfK. O ânimo entre os consumidores alemães melhorou inesperadamente em outubro, atingindo seu nível mais alto em um ano e meio, mostrou uma pesquisa na terça-feira, em um sinal de que as famílias continuam apoiando a recuperação na maior economia da Europa.
Morgan Stanley reduz as expectativas para as ações da Amazon à medida que o e-commerce fica mais caro. Os analistas do Morgan Stanley reduziram esta semana o preço-alvo de suas ações para a Amazon, citando sua necessidade recentemente anunciada de mais funcionários de transporte e atendimento, seus planos de aumentar salários e benefícios nos EUA, sua receita de varejo em desaceleração - e a pressão de tudo isso nas margens e lucratividade.
Nossos últimos relatórios
- Natura&Co (NTCO3): (R)evolução Natural; Iniciando com recomendação de Compra
- O que os dados do varejo de Julho/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Varejo: Greve dos caminhoneiros pode impactar mais a confiança do que os resultados (link)
- Grupo Mateus (GMAT3): Pondo o pé no acelerador – Compra (link)
- Pague Menos (PGMN3): Feedback do Investor Day; Perspectiva saudável à frente (link)
- C&A Modas (CEAB3): O desempenho recente está chamando nossa atenção e a dos investidores também (link)
- Data Expert | Carrinho XP: O varejo brasileiro deve se preocupar com a Variante Delta? (link)
- Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro (link)
- Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
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