Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Via e Magalu aceleram ‘marketplace’. Na noite de quarta-feira, a Via publicou alta de 20% nas vendas totais de sua plataforma (GMV, da sigla em inglês). No Magazine, a alta no GMV foi de 46,4%.
- Inverno mais frio ajuda Renner a triplicar receita. A busca por casacos para aplacar o frio mudou o jogo para a Renner. Atingida em cheio pela covid-19, a varejista acaba de divulgar seus melhores resultados desde o início da pandemia, com vendas que superaram as de 2019.
- É miopia fechar loja e querer trimestre normal, diz CEO. Já deveríamos negociar num múltiplo digital”, disse Roberto Fulcherberguer, CEO da Via, dona das redes Casas Bahia e Ponto. Ele afirma ainda que não deve fechar aquisições “apenas para comprar recorrência”, diz. “Será que entregar papel higiênico grátis é caminho para ter recorrência?”.
- Três dígitos de crescimento na Arezzo: “digital é um colosso”, diz Birman. “Conseguimos, na trajetória dos últimos 18 meses, transformar a crise em oportunidade. A grande premissa era o avanço digital e temos ganho de share trimestre a trimestre, já é um colosso na companhia”, avalia Alexandre Birman, CEO da companhia, ao Pipeline.
- Grupo de moda Soma sai de prejuízo para lucro líquido de R$ 66,2 milhões no 2º trimestre. O grupo de moda Soma registrou lucro líquido de R$ 66,2 milhões no segundo trimestre de 2021, revertendo prejuízo líquido de R$ 32,8 milhões apurado no segundo trimestre de 2020, segundo dados divulgados pela empresa na noite desta quinta-feira.
- Natura cresce 36% e reverte perdas. “Estamos crescendo bem mais que todo o setor de beleza e ganhando participação de mercado. Isso é importante e é parte de nossa estratégia e de tudo que pensamos com a aquisição de Avon”, diz Roberto Marques, presidente da Natura &Co.
- Rede de maquiagens MAC está fechando lojas no mercado brasileiro. Com vendas afetadas pela pandemia, a rede de maquiagens americana MAC, do grupo Estée Lauder, está fechando onze lojas no Brasil, cerca de 20% do total de pontos que a varejista tem no país, apurou o Valor.
- Dono da Centauro vai além do varejo para virar um ‘ecossistema’ de esporte. Depois de comprar a produtora de conteúdo NWB e a distribuidora da marca Nike no País, Grupo SBF pretende atuar em diversos segmentos ligados ao esporte, seguindo de perto o caminho que o Magazine Luiza tem trilhado.
- Volta ao escritório aquece venda de sapato social, mas rede ainda prevê fechamento de lojas. A rede de sapatos masculinos Fascar, que fechou duas lojas na pandemia e hoje tem 20 unidades, pode ter de encerrar mais dois ou três pontos nos próximos meses, segundo Rafael de Souza, sócio da empresa. Apesar do recuo nas restrições de funcionamento e do avanço na vacinação, o movimento ainda não chegou ao patamar pré-pandemia, além do peso do aluguel e do preço do couro usado na matéria-prima, o que tornou algumas lojas insustentáveis, segundo ele.
- Riachuelo está de olho em startups, diz presidente. O presidente da Riachuelo, Oswaldo Nunes, afirmou nesta quinta-feira, durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre, que a companhia segue atenta às oportunidades para fusões e aquisições, especialmente as empresas do setor de tecnologia e financeiras.
- Dona da Centauro reverte prejuízo e registra lucro de R$ 24 milhões no 2º trimestre. O Grupo SBF, dono da Centauro e distribuidor da Nike no Brasil, registrou lucro de R$ 24 milhões no segundo trimestre, revertendo prejuízo de R$ 102,2 milhões reportado no mesmo período de 2020.
- Prejuízo da Marisa cai 65% no 2º trimestre com reabertura de lojas. A varejista informou prejuízo de R$ 59,5 milhões no período; a receita líquida avançou 119% no comparativo trimestral, para R$ 607 milhões.
- Lojista receberá para oferecer saque e troco em dinheiro no Pix, diz Campos Neto. Presidente do BC afirmou ainda que versão ampliada do open banking poderá integrar planos de saúde.
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Internacional
- Inflação ao consumidor nos EUA fica em 0,5% em julho. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,5% em julho, perante o mês anterior, e avançou 5,4% em relação ao mesmo mês de 2020, mostrou o departamento de estatísticas do trabalho no país. Houve uma desaceleração na comparação mensal - em junho, o indicador subiu 0,9% em relação ao mês antecedente.
- Adidas vende Reebok para Authentic Brands por até US$2,5 bi. A Adidas anunciou nesta quinta-feira a venda da marca Reebok para a Authentic Brands Group (ABG) por até € 2,1 bilhões (R$ 13 bilhões), em estratégia para se concentrar em sua marca principal.
- Em vez de viagens, CEO do Uber aposta no delivery como futuro da empresa. Depois de passar quatro anos organizando a empresa deixada por Travis Kalanick, Dara Khosrowshahi começa a direcionar esforços para o serviço de entregas Uber Eats.
- A Airbnb se beneficia de ‘recuperação de viagens’ com aumento de reservas e receita. Ao mesmo tempo, a empresa alertou que a “disseminação global das variantes da Covid” e regulamentações locais podem afetar negativamente o número de reservas no final do ano, colocando os investidores em alerta para a possibilidade de uma retração.
Nossos últimos relatórios
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
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