Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- A corrida dos serviços por assinatura: Mercado Livre aperta competição. O mercado de grandes varejistas está acirrando suas competições a cada dia, de forma cada vez mais digital, especialmente após a chegada da pandemia. Empresas gigantes, como a Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza e Lojas Americanas lançam suas estratégias e, por aqui, os serviços por assinatura têm ganhado destaque nessa corrida em busca da conquista do consumidor.
- Cencosud Brasil busca IPO para fusões, expansão orgânica e do ecommerce. O grupo varejista chileno Cencosud vai listar sua unidade brasileira na B3 com uma oferta inicial de ações (IPO), segundo documento publicado na quinta-feira (02).
- Magalu lança campanha milionária em cashback. Com início no próximo final de semana (dia 5), a nova campanha do Magalu, chamada Cashback do Milhão, promete trazer o primeiro milionário do país com premiação na modalidade “dinheiro de volta”,transmitida durante a estreia do Domingão com o Huck. A estratégia faz parte da expansão do braço financeiro do grupo, que em julho deste ano recebeu a autorização do Banco Central para incorporar a Hub Fintech.
- Magazine Luiza entregará alimentos da BRF em até um dia útil. Operação do Magazine Luiza com a BRF começa em São Paulo com 100 produtos entre pratos prontos, embutidos, suínos, frios, snacks, margarinas, aves, vegetais, sobremesas, lanches e empanados.
- Os brasileiros estão de volta aos shoppings, mas numa frequência menor. Segundo pesquisa encomendada pelo Bank of America, a falta da segunda dose da vacina é um dos principais entraves para que os empreendimentos voltem a registrar os fluxos pré-pandemia.
- Arezzo busca primeiro modelo de sandália, Anabela, e oferece recompensa. Museu da marca, no Rio Grande do Sul, conta com mais de 40 mil modelos de sapatos, mas não tem a número 1; por isso, foi lançado o movimento “Procura-se Anabela".
- Comércio de produtos usados cresce 48,5% na pandemia, mostra Sebrae. A abertura de estabelecimentos que comercializam produtos de segunda mão teve um crescimento de 48,58%, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, de acordo com levantamento do Sebrae, com base em dados da Receita Federal.
- Shoppings de São Paulo apostam em serviço de delivery de itens de vestuário. Os shoppings Butantã e Jardim Pamplona, de São Paulo, fecharam uma parceria com a empresa de delivery de roupas Upperbag para oferecer aos clientes a oportunidade de receber em casa uma seleção de vestuário de marcas dos centros de compras.
- Com marketplace, Giuliana Flores quer diversificar opções de presentes. Plataforma representa de 4% a 5% do faturamento; meta é chegar a 15% até o final do ano.
- Mambo comunica plano de tornar-se a principal rede de supermercados premium do País. Para celebrar os 39 anos completados neste mês de setembro, a rede de supermercados Mambo reuniu virtualmente mais de 300 fornecedores ― incluindo Ambev, Diageo, Heineken, Colgate, Unilever, General Mills, Lactalis, Coca-Cola e Bauducco ― para anunciar ações e projetos na área de tecnologia.
- Americanas lança loja com itens da Amazônia em marketplace social. Plataforma Americanas Social reúne produtos de instituições sociais com todo o lucro revertido para as causas.
- Varejo recua de Black Friday verde-amarela em semana de atos bolsonaristas. Evento de promoções Semana Brasil criado pelo governo em 2019 não decola em 2021.
- 8 em cada 10 consumidores não pretendem comprar na Black Friday deste ano, diz Reclame Aqui. Quase metade (49%) dos 23,6 mil consumidores consultados pelo Reclame Aqui em agosto disseram que consideram a Black Friday uma "black fraude".
- Natura lança plataforma para monitorar desmatamento na Amazônia. O site PlenaMata vai monitorar em tempo real o desmatamento, reunindo dados das instituições que acompanham a floresta, além de informações sobre iniciativas de preservação e conteúdo editorial.
- Etna faz leilão online de móveis em 8 de setembro. A varejista de móveis Etna vai promover um leilão online de móveis. A empresa contratou a Sold Leilão, do grupo Superbid, para realizar o evento. O lance mínimo por item é de desconto de 70% do valor de avaliação, informou a Sold Leilão.
- Com reforma do Imposto de Renda, medicamentos ficam sem benefício fiscal e podem subir até 12%. O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) não viu com bons olhos a aprovação da reforma do Imposto de Renda, quarta-feira (1º), pela Câmara dos Deputados. Isso porque, para compensar a redução da alíquota do IR, o projeto prevê acabar com a isenção de PIS/Cofins de produtos para saúde – o que inclui 18 mil apresentações de medicamentos.
- Havaianas e Oreo lançam edição limitada de sandálias com cheiro de chocolate. Além do Brasil, linha será vendida nos EUA, Canadá e Filipinas; porta-fones em formato de Oreo e uma meia estampada com o biscoito também fazem parte da coleção.
- Renner impulsiona a moda mais sustentável. Rede varejista adota práticas como redução do consumo de água, uso de algodão certificado e reaproveitamento de tecidos.
- O Boticário quer transformar embalagens cosméticas retornadas em espaços educacionais. Material arrecadado será reciclado e utilizado na construção dos ambientes em escolas públicas; trilha sonora da campanha apresenta instrumentos musicais 100% reciclados.
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Internacional
- Amazon traz lojas de luxo para a Europa. O movimentado mercado de luxo online deve se tornar ainda mais competitivo, já que a Amazon está planejando trazer suas lojas de luxo para a Europa. Atualmente, a plataforma está disponível apenas nos Estados Unidos.
- Ação do Alibaba cai após doação de US$ 15,5 bi para "espalhar prosperidade" na China. O gigante de tecnologia disse que vai investir em 10 projetos para a criação de empregos, "cuidar de grupos vulneráveis" e inovação tecnológica.
- Toshiba alerta sobre falta de chip de energia por mais um ano. Fornecimento de chips continuará restrito até setembro de 2022, alerta a fabricante de componentes em um novo alerta aos fabricantes de automóveis, eletrônicos e máquinas industriais
- Compras de Natal nos EUA devem ser afetadas por falta persistente de produtos. Faltam produtos em supermercados, lojas de departamentos, de brinquedos e concessionárias, em um ciclo que pode dificultar a retomada da economia do país
- As vendas online da American Eagle caem com a recuperação da onda de compras na loja. A receita trimestral da American Eagle Outfitters veio abaixo das estimativas, já que as vendas online sofreram com o retorno dos compradores às lojas físicas devido à redução da pandemia, fazendo com que as ações da rede de roupas caíssem 10%.
Nossos últimos relatórios
- Pague Menos (PGMN3): Feedback do Investor Day; Perspectiva saudável à frente (link)
- C&A Modas (CEAB3): O desempenho recente está chamando nossa atenção e a dos investidores também (link)
- Data Expert | Carrinho XP: O varejo brasileiro deve se preocupar com a Variante Delta? (link)
- Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro (link)
- Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
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