Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
Via alcança marca de 100 mil vendedores em marketplace e vê maior variedade de produtos. A empresa também fala que a variedade (SKU) de produtos subiu de 3 milhões no início de 2021 para 33 milhões em setembro.
Em disputa judicial, defesa de Ivo Hering alega ‘usucapião’ de ações de primos na Cia. Hering. Três netos de Eulália Hering brigam na Justiça para ter participação na Cia. Hering, empresa comprada pelo Grupo Soma, em transação concluída na semana passada. Pedro, Rafaela e Eduardo Hering Bell afirmam que o patrimônio ao qual teriam direito por herança sumiu aos poucos.
Prazo de entrega é principal crítica dos consumidores sobre e-commerces chineses. Reclame Aqui realizou pesquisa sobre o assunto entre os dias 23 e 25 de agosto com mais de 24 mil clientes.
Assaí planeja inauguração de três novas lojas em Pernambuco. Com um plano acelerado de crescimento, o Assaí Atacadista deve inaugurar duas novas lojas até o fim do ano (ambas na RMR, uma no Recife e outra no Cabo de Santo Agostinho). Em 2022 outra unidade deve ser inaugurada no primeiro trimestre de 2022 no sertão do estado, em Petrolina.
Merqueo, rede de supermercados online, expande área de entrega em SP. Com a mudança, a empresa passará a cobrir 80% da capital paulista.
Associação lançará marketplace para supermercados. Em uma convenção do setor supermercadista, que reuniu 400 empresários e lideranças nesta terça-feira, 21, a Associação Brasileira de Supermercados anunciou a criação de um marketplace de supermercados para abrigar 91 mil lojas físicas existentes no país, atualmente filiadas à ABRAS.
Varejo online quer conquistar a fronteira da venda de produtos frescos. Depois do salto do e-commerce provocado pela pandemia, onde quase tudo passou a ser vendido pela internet, há empresas dispostas a romper uma das últimas fronteiras: comercializar produtos frescos online. Carnes, peixes, verduras, frutas e legumes, por exemplo, são itens cuja escolha depende do olho do freguês. E nem sempre a compra virtual corresponde às expectativas.
No varejo, loja fechada tem novo dono. A reocupação de pontos de venda, após a crise que levou milhares de lojistas a fechar as portas, vem reduzindo o saldo negativo entre aberturas e encerramentos de lojas, e pode levar o país a um pequeno superávit neste índice no ano.
Sem vender ativos, Saraiva muda plano. A empresa desistiu de vender ativos para pagar credores, após não encontrar compradores para seu domínio na internet e para o restante das lojas físicas, apurou o Valor. A proposta agora é que os credores que escolheram essa opção recebam seus créditos em ações da varejista - a empresa é de capital aberto, mas tem baixa liquidez em bolsa.
Divergências dificultam atuação do Cade. Divergências internas e alguns procedimentos utilizados na análise dos atos de concentração têm atrapalhado a pauta de julgamentos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A questão preocupa o setor privado, que teme pelos negócios que dependem do aval do tribunal para serem concretizados. Em 2020, a autarquia analisou 454 atos de concentração referentes a operações com faturamentos anuais que somam R$ 500 bilhões.
Gasto em tecnologia cresce mais rápido. Levantamento do Valor a partir de informações divulgadas por dez das principais varejistas de capital aberto do país mostra que as redes estão acelerando mais os investimentos na área de tecnologia, do que os planos de novas lojas.
Magazine Luiza fará segundo programa de trainee exclusivo para profissionais negros. Gigante varejista ainda vê desequilíbrio racial em sua equipe: em cargos de alta gestão, participação de pretos e pardos é de 21,1%.
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
Dona da Absolut, Pernod comprará uma das maiores lojas on-line de uísque do mundo. Whiskey Exchange vende quase 4.000 marcas de uísque e bourbon, além de conhaque, gim, rum e tequila em mais de 30 países, pelo comércio eletrônico, e opera três lojas físicas em Londres.
Como o Buy Now Pay Later se tornou um mercado de US$100bi. Milhões de compradores agora usam um serviço compre agora, pague depois, ou BNPL, para financiar suas compras. E as opções são mais variadas do que nunca - Klarna, Affirm e Afterpay são apenas alguns dos muitos fornecedores no mercado. O BNPL foi responsável por 2,1% - ou cerca de US $ 97 bilhões - de todas as transações globais de comércio eletrônico em 2020, de acordo com a Worldpay.
Macy's vai contratar 76.000 trabalhadores para a temporada de compras natalinas. A Macy's Inc disse na terça-feira que planeja contratar cerca de 76.000 trabalhadores em tempo integral e parcial em suas lojas, call centers e depósitos antes da temporada de férias deste ano, indicando um retorno aos níveis pré-pandêmicos de contratação.
As ações da Stitch Fix aumentam à medida que o serviço de estilismo online reporta lucros acima do esperado. Os consumidores têm comprado novas roupas nos últimos meses, já que muitos voltam para a escola e voltam para as reuniões sociais. Alguns também mencionaram a necessidade de roupas novas depois de ganhar ou perder peso durante a pandemia de Covid.
Nossos últimos relatórios
- O que os dados do varejo de Julho/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Varejo: Greve dos caminhoneiros pode impactar mais a confiança do que os resultados (link)
- Grupo Mateus (GMAT3): Pondo o pé no acelerador – Compra (link)
- Pague Menos (PGMN3): Feedback do Investor Day; Perspectiva saudável à frente (link)
- C&A Modas (CEAB3): O desempenho recente está chamando nossa atenção e a dos investidores também (link)
- Data Expert | Carrinho XP: O varejo brasileiro deve se preocupar com a Variante Delta? (link)
- Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro (link)
- Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!