Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
Aposta de que PIB crescerá menos que 1% no ano que vem ganha força. Uma nova rodada de revisões aponta que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 pode ficar abaixo de 1%. O Itaú Unibanco cortou a projeção de 1,5% para 0,5%, e a MB Associados, de 1,4% para 0,4%.
Serviços têm alta de 1,1% em julho e atingem maior nível em 5 anos. Com avanço da vacinação contra covid-19 e reabertura de estabelecimentos, setor está 3,9% acima do patamar pré-pandemia, segundo o IBGE .
Acionistas da Soma aprovam compra da Hering. O Grupo Soma comunicou ao mercado nesta terça-feira (14) que a assembleia geral de acionistas aprovou a compra da Cia. Hering. A companhia adquirida também realizou assembleia hoje, autorizando a operação.
Via segue agenda de aquisições para acelerar transformação, diz CEO. A Via, controladora das Casas Bahia e do Ponto Frio, entrou com atraso na corrida digital, como avalia Roberto Fulcherberguer, que desde julho de 2019 preside o grupo, um dos cinco maiores varejistas do País. A aceleração do desenvolvimento tecnológico é uma prioridade para o executivo, que encontrou na aquisição de startups uma maneira de acelerar esse processo.
Na Natura, o social selling é ferramenta de empoderamento das consultoras. “Lançamos essa ferramenta no terceiro trimestre de 2019, porém tomando bastante cuidado com sua experiência. Então, quando o mercado fechou com a pandemia, focamos os esforços para empoderar as consultoras de vendas de uma vez por todas”, diz Luciano Alves Abrantes, CTO e Inovação Digital América Latina da Natura & Co.
Grupo Boticário lança lojas de parede em SP. Imagine estar passando pelo metrô, ver um produto em uma espécie de "papel de parede" que simula a prateleira de uma vitrine, apontar o seu celular para o QR Code e pronto, seu produto chegará no seu endereço em alguns dias. O canal de vendas que já é oferecido, por exemplo, pela rede de supermercados sul-coreana Homeplus, agora também será usado pelo Grupo Boticário, nas estações do metrô de São Paulo.
Atacadão deve faturar R$ 100 bilhões em três anos. O Atacadão, rede de atacarejo do grupo Carrefour, projeta chegar aos R$ 100 bilhões em vendas brutas em três anos, ancorado numa aceleração no volume vendido, apesar do cenário atual mostrar perda de fôlego nessa linha. Neste ano, o faturamento da rede deve atingir R$ 60 bilhões.
Pandemia acelerou processo omnicanal de tecnologia na C&A. Para Paulo Corrêa, CEO da varejista, momentos de crises geram muitas oportunidades
Magazine Luiza: curto prazo deve ser desafiador, mas tese se mantém, diz Goldman. O banco estima que o GMV de vendas diretas deve crescer 20% no terceiro trimestre, contra 40% no segundo; já as vendas no marketplace devem crescer 56% no terceiro trimestre, contra 63% no segundo
Xampu sob medida para cada cliente é aposta de startups de cosméticos. Produzir um xampu sob medida para o cabelo de cada cliente em larga escala. Esse é o desafio que startups tentam vencer a partir do uso de inteligência artificial.
Empresas brasileiras de ecommerce elevam esforços no atendimento ao cliente. No Magazine Luiza, a equipe do SAC, que tinha 347 funcionários em 2016, chegou a 2.000 no ano passado, e mais 300 pessoas devem ser contratadas até o final de 2021. Com sedes pequenas no país, marketplaces asiáticos podem ter dificuldade, diz especialista.
Mercato Sadia vai ganhar 10 novas unidades na Grande São Paulo. A BRF planeja inaugurar mais dez unidades da loja Mercato Sadia na região da Grande São Paulo nos próximos meses. Com isso, a empresa abriu 154 vagas de emprego, sendo que candidatos com mais de 50 anos e portadores de deficiência terão prioridade na seleção
Dona do Outback acelera expansão do delivery. Bloomin' Brands, dona da rede de restaurantes Outback, vai inaugurar neste mês seis novas operações de delivery concentradas no Rio e em São Paulo.
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Internacional
Plano da Amazon na saúde começa a deslanchar nos EUA. Sistema similar à assistente virtual Alex auxilia cirurgiões e faz anotações em consultas médicas.
Chinesa Miniso vai dobrar as lojas dos EUA e lançar uma 'flagship’ em NY. O varejista chinês Miniso Group abrirá uma loja 'flahsgip' em Nova York e quase dobrará seus pontos de venda nos EUA este ano, apostando que os compradores pós-pandemia vão demandar produtos baratos, mas divertidos para as casas e trabalho.
A dona da Zara, Inditex, supera a H&M com vendas superando o nível pré-pandemia. As vendas do maior varejista de moda do mundo no trimestre ficaram acima dos níveis observados antes da pandemia, à medida que a maioria das lojas reabriram e as pessoas correram para renovar seus guarda-roupas após o fechamento de lojas imposto para conter a propagação do vírus.
JD Sports atinge lucros recordes. A rede de varejo JD Sports do Reino Unido relatou lucros recordes no primeiro semestre graças ao aumento dos gastos online e à demanda reprimida que trouxe as pessoas de volta às lojas depois que os bloqueios acabaram.
O Walmart + está ganhando força, e atinge 32 milhões de membros, estima o Deutsche Bank. O programa de assinatura do Walmart, o Walmart +, está ganhando impulso e atraindo compradores mais jovens e de alta renda, de acordo com uma nota de pesquisa publicada na terça-feira pelo Deutsche Bank.
Kroger e Instacart miram entregas de alimentos em 30 minutos. A Kroger disse que está fazendo parceria com a Instacart Inc. para entregar alimentos e alimentos básicos em menos de 30 minutos, aumentando a competição pela entrega de produtos de supermercados.
Nossos últimos relatórios
- O que os dados do varejo de Julho/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Varejo: Greve dos caminhoneiros pode impactar mais a confiança do que os resultados (link)
- Grupo Mateus (GMAT3): Pondo o pé no acelerador – Compra (link)
- Pague Menos (PGMN3): Feedback do Investor Day; Perspectiva saudável à frente (link)
- C&A Modas (CEAB3): O desempenho recente está chamando nossa atenção e a dos investidores também (link)
- Data Expert | Carrinho XP: O varejo brasileiro deve se preocupar com a Variante Delta? (link)
- Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro (link)
- Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
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