Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Desinflacionar a economia não será fácil: Há um risco nada desprezível de o quadro inflacionário ser muito mais grave
- Varejo paulistano cresce 17,19% em agosto: As vendas no comércio da cidade de São Paulo cresceram 17,9% em agosto em comparação ao mês de julho. Isso é o que apontou o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
- Cesta de 35 produtos mais vendidos em supermercados supera R$ 752 no Norte: Abras registra redução no consumo e alta da inflação em relação a 2020
- Com inflação alta, alimentos básicos retomam seu espaço nas refeições caseiras: A pandemia de Covid-19 impactou a renda dos brasileiros. Mesmo com a prorrogação do auxílio emergencial, a quantidade das pessoas que receberam o benefício foi menor, assim como o valor, o que não trouxe um impacto positivo no consumo no último ano. E ainda que a taxa de desemprego esteja estável, 17% dos lares brasileiros contam com ao menos uma pessoa que perdeu o trabalho após o início da pandemia, segundo o estudo LinkQ Covid da Kantar. Dentro desse universo, 80% são lares da classe CDE.
- Carrefour antecipa futuro do hipermercado: Pegar o carro, dirigir vários quilômetros até um hipermercado no fundo de um terreno cercado de vagas por todos os lados e encher o carrinho de compras pode não fazer mais parte da rotina de todas as famílias no futuro
- Assaí vai inaugurar terceira loja em Ribeirão Preto: O diretor regional do Assaí Atacadista em São Paulo, José Novaes, explica que a empresa está em uma fase de expansão no estado de São Paulo. “O modelo de negócios do Assaí foi muito bem recebido pela população ribeirão-pretana desde que chegamos à cidade, em 2007, e também com a inauguração de nossa segunda loja em 2010”, disse Novaes.
- Marketplace do Magalu passa a oferecer produtos da BRF: O Magalu passa a vender produtos BRF em seu marketplace. A empresa passou a oferecer suas linhas de produtos para os clientes do Magalu que moram na cidade de São Paulo
- Mercado Livre lança assinatura que dá desconto em streaming e nas entregas: Agora, com a “oferta exclusiva”, o cliente Nivel 6 terá o streaming da Disney + e Star +. Também haverá desconto de 45% no frete de produtos abaixo de R$ 79.
- Eurofarma inicia área de OTC no país com lançamento de colágeno: Companhia farmacêutica espera alcançar R$ 45 milhões em vendas do produto em três anos
- Pague Menos inaugura 12 lojas no Norte e no Nordeste em agosto: Foram quatro lojas em Pernambuco, duas no Piauí e uma unidade em cada um dos estados da Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pará
- Leroy tenta driblar o ‘made in China’: Rede varejista de material de construção prevê faturar R$ 8 bi neste ano com expansão de 15% em relação a 2020
- Vulcabras aprova pagamento de R$ 86 milhões em dividendos intercalares: A companhia diz que o pagamento terá como beneficiários que estiverem na base acionária da Vulcabras até o dia 3 de novembro
- Via investe em startups ligadas a serviços financeiros e de investimentos: A companhia fez aportes nas empresas GoPublic, Poupa Certo e byebnk pelo programa Via Next, de conexão com empresas inovadoras feito em conjunto com a Distrito
- Piora política já leva prospectos de IPO a considerar risco de impeachment: A piora do ambiente político nas últimas semanas, cuja tensão se agravou no dia 7, terça, com os discursos do presidente Jair Bolsonaro contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e as eleições do próximo ano, já leva os documentos para aberturas de capital (IPO, em inglês) de várias empresas, os chamados prospectos, a considerarem o risco de impeachment. Companhias como a rede de supermercados Cencosud, a de cosméticos Coty e a de artigos esportivos e meias Lupo, que devem chegar ao mercado nos próximos meses, estão entre as que mencionam explicitamente esta preocupação entre os fatores de risco
- Consumidores afirmam que lojas físicas fidelizam melhor que lojas online, revela pesquisa: A fidelização de clientes vai além de conseguir com que eles façam compras recorrentes, já que tem como principal objetivo a sua satisfação. De acordo com pesquisa realizada pelo Tiendeo, 77% dos consumidores brasileiros admitem ter ficado decepcionados com uma de suas marcas ou lojas favoritas por não atender às suas expectativas
- O cenário brasileiro e as expectativas de crescimento para o segundo semestre de 2021: O que os varejistas precisam fazer para lidar com as consequências da inflação e continuar a crescer esse ano
- Omnichannel: o diferencial competitivo para PMEs: O comportamento de compra do cliente mudou a ponto de nunca mais voltar ao “normal”. Evidências mostram que o cliente omnichannel realiza jornadas de compra “independentes de canal”. Em vez de se concentrarem em canais específicos para pesquisar e comprar produtos, clientes usarão os meios de sua preferência em cada etapa de sua jornada de compra, sem mais discerni-los
- Complexo multiuso promete quebra de paradigma no mercado de shopping centers: À beira do Guaíba, em Porto Alegre, compexo Pontal integra um gigantesco projeto de reurbanização da orla
- Grupo Boticário quer banir matérias-primas de origem animal até 2025: A partir deste mês, todos os lançamentos da empresa serão completamente veganos
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Internacional
- Amazon vai abrir duas lojas da Whole Foods que não terão caixas para pagamento: Os itens serão cobrados em uma conta da Amazon depois que os clientes saírem da rede de supermercados
- O agregador da Amazon Thrasio compra três marcas no valor combinado de US$ 100 milhões, expandindo seu número de aquisições para 150 durante um segundo trimestre frenético: Essas três aquisições aumentam o número total de marcas sob o guarda-chuva Thrasio para 150 e significam uma mudança para tamanhos de negócios maiores
- As ações da Lululemon aumentam com a surpresa positiva de lucros, aumentam as perspectivas à medida que os clientes gastam em roupas de ginástica: os consumidores estão comprando nas lojas Lululemon e no site da empresa seus sutiãs esportivos, calças de corrida e leggings para seus guarda-roupas que ficam em casa. Mas muitos também procuram calças elásticas e roupas confortáveis para retornarem ao escritório. A mudança em direção ao chamado athleisure está beneficiando varejistas como Lululemon e Nike
Nossos últimos relatórios
- Pague Menos (PGMN3): Feedback do Investor Day; Perspectiva saudável à frente (link)
- C&A Modas (CEAB3): O desempenho recente está chamando nossa atenção e a dos investidores também (link)
- Data Expert | Carrinho XP: O varejo brasileiro deve se preocupar com a Variante Delta? (link)
- Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro (link)
- Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
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