Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
Para XP, a Natura está montando um exército de microinfluenciadoras: As 8 milhões de consultoras da Natura&Co estão se transformando em microinfluenciadoras e vão alavancar as vendas pela internet da companhia. Em relatório de início de cobertura, a XP estima preço-alvo de R$ 65, valorização de quase 40%
Preço sobe e vendas de televisão encolhem: Consumidor também deixou notebooks nas lojas em agosto, segundo dados da GfK
Inflação e juros podem prejudicar o Natal: Auxílio Brasil e contratação de temporários ajudariam a dar certo fôlego às vendas no fim do ano
Grandes redes de restaurantes preparam aumento de preços: Segundo a ANR (associação de restaurantes), as grandes redes chegaram no limite com a inflação da alimentação do setor de food service acima de 13% em 12 meses
Usaflex aposta no digital para deixar imagem de ‘sapato da vovó’ para trás: Calçadista gaúcha vai investir R$ 100 milhões até 2025 para garantir uma presença online mais abrangente e atrair público mais jovem; objetivo da marca é ter 28% das vendas concretizadas pela internet dentro de pouco mais de três anos
Ministro da Cidadania afirma que prorrogação do auxílio emergencial ‘está na mesa’: João Roma disse que nenhuma decisão foi tomada, mas que é preciso um ‘esforço do Estado brasileiro’ para proteger os beneficiários do auxílio que ficariam de fora do Bolsa Família
Endividamento das famílias fica em 59,9% em junho e em 37,1% sem crédito imobiliário, aponta BC: Segundo o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, a autoridade monetária observa de perto o crescimento do endividamento das famílias no Brasil
Rede de supermercados contrata ‘caçadores de dinheiro perdido’ e encontra R$ 18 milhões: Em geral, as companhias aceitam o serviço porque não têm nada a perder; prioridade da consultoria são redes de supermercados que faturam a partir de R$ 1 bilhão por ano
Todo mundo quer (e quem tem quer mais): Benefício fiscal temporário é obra de ficção
62% dos restaurantes dizem que faturamento não voltou ao nível pré-pandemia, aponta pesquisa: Segundo a ANR, mais da metade dos estabelecimentos afirma estar endividada
Falta de produto em supermercado atinge cerveja e depilatório em agosto: Indicador de ruptura avançou também sobre os iogurtes, diz Neogrid
Enjoei lança loja no Mercado Livre: Enjoei lançou sua própria loja dentro do Mercado Livre, o maior e-commerce da América Latina. Estarão disponíveis itens do Enjoei Pró, com peças selecionadas pela equipe da companhia, que diferentemente do modelo convencional, também fica responsável por toda a administração da venda, do cadastro e descrição das peças até a produção de fotos e o envio
Agora é oficial: novo SEDEX Hoje, com entregas em poucas horas, passa a valer nos Correios: O serviço, já disponível em São Paulo, realiza a entrega em poucas horas, com acompanhamento em tempo real — inclusive com possibilidade de interação entre o destinatário e o entregador
64% dos lojistas investiram em comunicação pelas redes sociais no último ano, diz pesquisa: O que o consumidor espera com o seu e-commerce? Essa foi a pergunta central da pesquisa realizada pela Synapcom em parceria com o E-Commerce Brasil. Ela buscou entender a relação entre o mercado digital e a experiência dos consumidores
As ferramentas digitais como transformação: uso do WhatsApp quadruplicou as vendas da Arezzo&Co: Na última palestra do palco voltado para a Transformação Digital do Fórum E-commerce Brasil 2021 Grand Connetion, o case da Arezzo&Co chamou atenção pela velocidade com que essa transformação digital aconteceu
Após virar unicórnio, MadeiraMadeira inaugura 100ª loja física: Após se tornar o primeiro unicórnio Latam de 2021, a MadeiraMadeira abriu sua centésima guide shop, situada em Curitiba (PR). A loja está localizada na Rua Holanda, 29, no bairro Bacacheri. Segundo a companhia, as lojas físicas foram criadas com o objetivo de completar a jornada de compra dos clientes
Shopee lança seção de doações para ajudar comunidades brasileiras: A Shopee lançou na sexta-feira (24) uma nova seção em seu marketplace. A Shopee Doações permitirá que entidades brasileiras sem fins lucrativos abram “lojas” na plataforma para vender produtos digitais de doação
Carrefour, Pão de Açúcar e Magalu são os maiores varejistas do País: Aproximadamente 36,2% das vendas no varejo vêm do segmento de hiper, supermercados e alimentos. Os dados são do ranking Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo de Mercado de Consumo). Em segundo lugar está o segmento de veículos, motos e peças, com 26,9%, e em terceiro o setor de material de construção, com 8,6%
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
Amazon: Morgan Stanley corta preço-alvo por avanço nas contratações e aumento de salários: A Amazon disse que pretendia contratar 125.000 trabalhadores de armazéns e motoristas, além de ter prometido contratar mais de 40.000 funcionários para posições corporativas e de tecnologia
Na China, fornecedores de Apple e Tesla param de produzir: Governo chinês segura o consumo de energia, pressionando a cadeia de suprimentos para o setor de produtos eletrônicos
Amazon vai começar a oferecer seguro para clientes de empresas no Reino Unido, diz corretora: Os membros do programa Prime da Amazon poderão comprar coberturas da Superscript, como seguro de conteúdo, seguro cibernético e seguro de indenização profissional, que um porta-voz da Superscript disse que será subscrito por “grandes seguradoras do Reino Unido”
Costco está alugando 3 navios porta-contêineres e ‘milhares de contêineres’ para se proteger de atrasos na cadeia de suprimentos e custos crescentes: Os varejistas em todos os Estados Unidos estão enfrentando atrasos, escassez e custos crescentes devido a um colapso contínuo na cadeia de fornecimento de remessas
Amazon planeja um corte de pagamento de até 23% para trabalhadores horistas que orientam caminhões dentro e fora de suas estações de entrega no Reino Unido: A Amazon disse que o corte de pagamento alinharia o Reino Unido com o resto da Europa e que os funcionários tinham “várias opções”, incluindo empregos de supervisor


Nossos últimos relatórios

- Natura&Co (NTCO3): (R)evolução Natural; Iniciando com recomendação de Compra
- O que os dados do varejo de Julho/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Varejo: Greve dos caminhoneiros pode impactar mais a confiança do que os resultados (link)
- Grupo Mateus (GMAT3): Pondo o pé no acelerador – Compra (link)
- Pague Menos (PGMN3): Feedback do Investor Day; Perspectiva saudável à frente (link)
- C&A Modas (CEAB3): O desempenho recente está chamando nossa atenção e a dos investidores também (link)
- Data Expert | Carrinho XP: O varejo brasileiro deve se preocupar com a Variante Delta? (link)
- Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro (link)
- Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!
![YA_2026_Banner_Intratexto_-_download[1]](https://conteudos.xpi.com.br/wp-content/uploads/2025/12/YA_Banner_Intratexto_-_download1.jpg)
