Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
Ao manter projeção de PIB em 2,5% para 2022, Economia se descola de estimativas do mercado: Dados do Boletim Focus em 8 de setembro mostram que economistas esperavam alta de 1,8% no PIB no ano que vem; desde então, estimativa caiu ainda mais e algumas casas já veem crescimento abaixo de 1%
Aumenta pessimismo do brasileiro com situação financeira, aponta Febraban: 75% dizem que juros, inflação e custo de vida tendem a aumentar nos próximos 6 meses
Pé de frango se torna a carne possível, com disparada da inflação: Com aumento do consumo, porém, mesmo o corte mais barato do frango teve aumento de 100% no atacado em São Paulo este ano
Auxílio emergencial 2021: 6ª parcela começa a ser paga a beneficiários do Bolsa Família na sexta: Como vem sendo adotado durante a pandemia, o calendário utilizado para quem recebe auxílio sendo cadastrado no Bolsa tem base no último número do NIS
Vendas no varejo brasileiro cresceram 1,9% em agosto, mostra ICVA: As vendas no varejo brasileiro cresceram 1,9% em agosto ante o mesmo período de 2020, conforme dados que descontam a inflação, mostrou nesta quinta-feira (16) o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), que monitora mensalmente 1,3 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos
GPA começa a vender serviços de logística para lojistas: Em 2022, as 870 lojas do grupo serão usadas como ponto de coleta e envio de mercadorias de terceiros
Consumo aposta em expansão da demanda: Vacinação é o principal fator positivo que impulsiona empresas do setor
Assaí faz parceria com Uber para compras online por meio de aplicativo: A empresa diz que os principais itens do seu catálogo estarão disponíveis de forma online, com entrega em até 90 minutos e sem limite mínimo de compra
De olho na vice-liderança, Pague Menos reforça e-commerce e serviços em lojas: Rede cearense, que vai passar a rival DPSP após aprovação da compra da Extrafarma, prevê ampliar a fatia de vendas digitais dos atuais 7,4% para 10% até 2022; companhia, porém, ainda está bem longe da líder Raia Drogasil
Amazon vai abrir 2 centros de distribuição no Brasil pensando na Black Friday: Anorte-americana Amazon vai abrir dois centros de distribuição no país ainda este ano. O pontapé inicial será no Rio de Janeiro, onde a companhia ainda não tinha operação própria
Atacadão pretende faturar R$ 60 bilhões este ano: Se por um lado o atacarejo vem operando com preços de 10% a 20% menores que o varejo, desde o mês de agosto, pelo outro, redes como o Atacadão (do grupo Carrefour) preveem uma queda nesse ritmo de reajustes, após 2022
Por que vale a pena investir nos produtos orgânicos?: O Pão de Açúcar já é reconhecido no varejo alimentar como referência para quem procura alimentos naturais, orgânicos e saudáveis. A rede foi uma das pioneiras, no Brasil, na venda de orgânicos no grande varejo, trazendo os primeiros itens para as gôndolas há mais de 20 anos
Como o abismo da inclusão digital afeta o e-commerce: Anos atrás, parecia fácil descrever o estereótipo do “internauta”: jovem, tatuado, que fala inglês e interessado em tecnologia. Por muito tempo, tudo que estava online, incluindo as vendas, era voltado para esse tipo de usuário. Mas focar nesse perfil até hoje é um erro que precisa ser corrigido
De identidade visual a influenciadora digital: a evolução da Lu
Retail analytics e a transformação do setor varejista: O setor varejista vem passando por uma série de mudanças em suas operações e na forma como enxerga o consumidor. E em razão dessa ruptura, as empresas que atuam no segmento estão cada vez mais apostando em tecnologia para otimizar seus processos
Entrega rápida e frete grátis: estudo revela fatores para tomada de decisão: Mais da metade dos consumidores – 52% — classificaram a velocidade na entrega como o principal fator de influência na hora da compra. Na sequência, com 38%, aparece frete grátis ou com desconto
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Internacional
Ford e Walmart se unem em serviço de entrega com carros autônomos: Os testes começam este ano em três cidades americanas: Miami, Austin, no Texas, e Washington
Mercados internacionais ficam sem sinal único mesmo após varejo dos EUA crescer em agosto: Dado surpreendeu analistas, que projetavam queda para o varejo americano no mês passado; no entanto, fim dos estímulos e cenário tenso na China ainda preocupam investidores
As vendas no varejo na Grã-Bretanha caem inesperadamente pelo quarto mês: O declínio de 0,9% de agosto perde a previsão de aumento de 0,5% e aumenta a preocupação com o ritmo de recuperação do Reino Unido
A Sears está fechando sua última loja em Illinois, seu estado natal: a última loja de departamentos da Sears localizada no estado natal do varejista, Illinois, está se preparando para fechar suas portas para sempre
Os gastos por impulso são um problema para muitos consumidores. Estas dicas podem ajudá-lo a controlar o hábito: Estabelecer um orçamento familiar e cumpri-lo pode ser desafiador. As compras por impulso não tornam as coisas mais fáceis
Mais afetados: os varejistas estão deixando 2020 para trás, mas alguns ainda mostram fraqueza: J. Jill, Chico's, Tuesday Morning e outros ainda mostram vulnerabilidade financeira mesmo durante uma recuperação do varejo de base ampla, de acordo com dados da RapidRatings
Nossos últimos relatórios
- O que os dados do varejo de Julho/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Varejo: Greve dos caminhoneiros pode impactar mais a confiança do que os resultados (link)
- Grupo Mateus (GMAT3): Pondo o pé no acelerador – Compra (link)
- Pague Menos (PGMN3): Feedback do Investor Day; Perspectiva saudável à frente (link)
- C&A Modas (CEAB3): O desempenho recente está chamando nossa atenção e a dos investidores também (link)
- Data Expert | Carrinho XP: O varejo brasileiro deve se preocupar com a Variante Delta? (link)
- Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro (link)
- Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
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