Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
Recuo de Bolsonaro sobre STF desnorteia base conservadora, que fala em ‘fim de jogo’: Influenciadores se mostram perplexos com retratação de presidente em críticas
Inflação de agosto vai a 0,87%, acima do esperado; em 12 meses, acumulado é de 9,68%: Resultado do IPCA é o maior para o mês em 21 anos e foi puxado pelo aumento nos preços da gasolina e dos alimentos
Com alta do IPCA acima do esperado, analistas já veem espaço para Selic a 9% no fim do ano: Inflação avançou 0,87% em agosto e chega a 9,68% no acumulado em 12 meses, informou o IBGE nesta quinta-feira
Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%, aponta estudo: Antes da pandemia, percentual estava em 25%; entre os mais ricos, número foi de 2,6% para 2,9%
Brasileiros recorrem a uma alimentação mais básica: Mesmo com a prorrogação do auxílio emergencial, a quantidade de pessoas que receberam o benefício foi menor, assim como o valor recebido. Por isso, no último ano, os brasileiros vem sentindo cada vez mais no bolso e na mesa os impactos negativos da economia
Supermercados contratam a FIA para monitorar preços: Redes querem verificar o que é impacto aceitável nos reajustes dos alimentos, alegado pelos fabricantes, e o que não é justificável
Supermercados se abastecem de dados para negociar com indústria e antever alta de preço: Os lojistas foram informados que o aumento de “custo de produção” e alta dos “combustíveis” não são capazes de explicar o avanço no preço do arroz
Vendas dos supermercados em julho subiram 4,84% sobre junho, diz Abras: O avanço no acumulado do ano perdeu força — era de 4% até junho e foi para 3,24% até julho, descontada a inflação do período
Falta de chip e dólar encarecem eletrônicos: Alta média de preços de smartphones em 12 meses foi de 30% e de notebooks, de 40%, segundo a GfK
Na região Sul, o frio ajuda a moldar o comportamento do consumidor: O consumidor do Sul não é um desbravador ou inovador, nem daqueles que são os primeiros a adotar um produto
Calçados Bibi prevê exportar 20% dos 2 milhões de pares que serão produzidos em 2021: Marca está presente em mais de 70 países. Próximos alvos serão Israel e o mercado europeu
GetNinjas faz parceria com Market4u para oferecer serviços em condomínios: Clientes do mercado autônomo têm acesso a mais de 500 serviços para contratação
Novo banco digital quer apoiar a aceleração do setor de bares e restaurantes: Bidfood Bank foi desenvolvido pelo Grupo Bidfood Brasil em parceria com a Gouvêa Ecosystem
Hábitos de consumo das brasileiras antecipam tendências no setor de beleza: Pesquisa feita pela Avon mostra que ferramentas digitais se tornaram prioridade e elas confiam mais em cientistas
Logística reversa atinge quase 30% das vendas: A logística reversa pode ser o ponto crucial para tornar a jornada de compra do cliente totalmente satisfatória ou um verdadeiro pesadelo. Por isso, toda a cadeia do varejo precisa ficar atenta, afinal, uma pesquisa da Ebit|Nielsen revelou que quase 30% das compras online são devolvidas ou trocadas
Sem alarde, a Petz está criando a “Rede D’Or” da saúde animal: Marca de hospitais e centros veterinários da rede de pet shops, a Seres começa a ganhar presença nacional. E vai investir em uma pegada de verticalização com a entrada em laboratórios e planos de saúde
Shoppings abriram muitas áreas e pagam preço alto por isso, dizem empresários: O excesso de áreas abertas pelas empresas nos últimos anos afeta a capacidade de negociação com lojistas em períodos de crise, como o atual
76% dos brasileiros passaram a fazer compras de supermercado on-line na pandemia: Pesquisa da Bain & Company mostra que entre os consumidores que não possuíam o hábito de comprar on-line, 48% afirmam que consideraram a experiência satisfatória. Já quem comprou on-line pela primeira vez, a satisfação chega a 60%
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
Ações da Tencent e Netease recuam após China dizer que empresas devem evitar foco no lucro: Reguladores de Pequim convocaram reunião para comunicar os planos com o objetivo de intensificar a supervisão e começar a fiscalizar práticas ilegais
Amazon terá smart TV própria, acirrando disputa com fabricantes como Samsung e LG: Serão oferecidas duas versões, que variam de 43 a 75 polegadas: a Amazon Fire TV Omni, cujos preços vão variar de US$ 410 a US$ 1.100, e o Amazon Fire TV Série 4, que custará entre US$ 370 e US$ 520
Amazon vai gastar US$ 1,2 bi em cursos universitários para seus funcionários: Pela primeira vez a empresa vai pagar os custos totais das mensalidades
Setor de alimentos do Uzbequistão pronto para um boom: Operadores estrangeiros, incluindo o Carrefour, estão entrando em um dos setores mais liberais do país
Peloton está lançando sua própria marca de roupas que a coloca em competição direta com Lululemon e Nike: A nova coleção apresenta uma mistura de estilos masculinos, femininos e de gênero neutro, custando entre US$ 15 e US$ 118
A lista dos principais negócios de varejo em 2021: Agosto provou ser um período quente de IPOs para as marcas DTC com Allbirds, Brilliant Earth, Olaplex, e A.K.A. detalhando planos para abrir capital


Nossos últimos relatórios

- Varejo: Greve dos caminhoneiros pode impactar mais a confiança do que os resultados (link)
- Grupo Mateus (GMAT3): Pondo o pé no acelerador – Compra (link)
- Pague Menos (PGMN3): Feedback do Investor Day; Perspectiva saudável à frente (link)
- C&A Modas (CEAB3): O desempenho recente está chamando nossa atenção e a dos investidores também (link)
- Data Expert | Carrinho XP: O varejo brasileiro deve se preocupar com a Variante Delta? (link)
- Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro (link)
- Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!
![YA_2026_Banner_Intratexto_-_download[1]](https://conteudos.xpi.com.br/wp-content/uploads/2025/12/YA_Banner_Intratexto_-_download1.jpg)
