Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Covid-19: Brasil tem media móvel de 679 mortes, menor nível em 2021. O Brasil registrou 278 mortes por covid-19 e 11.855 casos da doença, neste domingo (29). Com isso, o país chegou a 579.330 óbitos e 20.738.655 pessoas infectadas desde o início da pandemia.
- Beira Rio é a gigante calçadista que o Brasil desconhece. Investindo na relação com pequenos lojistas, a Beira Rio lucra mais do que Arezzo e Vulcabras. Com oito marcas, entre elas Vizzano e Moleca, a empresa cresce empregando a mesma estratégia que sempre utilizou para vender sapatos: abastecer milhares de sapatarias em todo o Brasil. Sem vendas online – e nem intenção imediata de estabelecer esse canal –, as marcas da companhia estão perto do consumidor de outra forma: nas lojinhas de bairro.
- Com caixa cheio, Cobasi muda posicionamento, prepara aquisições e IPO. Agora quer, além de dar ênfase à variedade, transformar-se – como sonha toda varejista – em um ecossistema de compras. Ou seja: vender não só os itens nos quais é especializada, mas ter outras frentes de negócios e levar o cliente a gastar mais ali. Para isso, estão no radar aquisições e uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) mais adiante.
- Disputa em delivery de supermercados ganha tom de ‘corrida maluca’ e tem até cavalos. Enquanto o iFood, que antes só entregava refeições e compras de emergência, cresce forte, o Mercado Livre foi além das compras planejadas e aproveita sua estrutura logística para avançar nas entregas rápidas. O resultado é que a pista está mais congestionada, com pacotes andando até a cavalo e de barco, literalmente, para chegar ao seu destino.
- Magazine Luiza inicia programa de recompra de até 40 milhões de ações. O prazo do programa será de 18 meses, contando a partir desta sexta-feira e se encerrando no dia 25 de fevereiro de 2023.
- Magazine Luiza dará ‘dinheiro de volta’ em compra a partir de R$ 30 no McDonald’s. Com foco em ganhar clientes para sua carteira digital, o Magazine Luiza anunciou na quinta-feira (26) uma ação com o McDonald’s que dá R$ 10 de ‘dinheiro de volta’ para quem gastar a partir de R$ 30 na rede de lanchonetes e pagar com Pix, usando a Carteira Digital MagaluPay. Atualmente o MagaluPay tem 3,3 milhões de contas abertas.
- Zé Delivery, aplicativo de entrega da Ambev, tem vendas recorde no 1º semestre. Criado pela Ambev em 2016, o aplicativo de entrega de bebidas Zé Delivery atingiu número recorde de vendas no primeiro semestre, com 29 milhões de entregas, superando as 27 milhões feitas em todo 2020.
- Shopee Oficial é lançada com mais de 30 grandes marcas no Brasil. Na quarta-feira (25), a plataforma de comércio eletrônico Shopee anunciou a chegada de uma seção “oficial” no site e no aplicativo dedicada a grandes marcas no Brasil. São mais de 30 empresas populares no país, incluindo Nivea, Nestlé, Free Fire, Faber-Castell, Duracel, Philips, Huawei, Realme e Black&Decker, trazendo 15 mil mercadorias com o selo vermelho “oficial” e preços diferenciados.
- Lojas Marisa vai lançar marketplace e crescer no varejo físico. A rede, controlada pela família Goldfarb, se prepara para ser a maior plataforma para a mulher do país, com a venda de produtos e até cursos de educação financeira.
- ‘O turismo está em seu melhor momento desde o início da pandemia’, diz presidente da CVC. A agência de turismo CVC atuanaquele que foi o setor mais atingido pela pandemia. Afinal, com o avanço da covid-19, a última coisa que as pessoas pensavam era em viajar. Porém, segundo Leonel Andrade, presidente da companhia, isso está mudando e ele prevê que o atual semestre mostrará uma grande recuperação dos negócios.
- Onda de covid-19 na Malásia ameaça prolongar escassez global de chips. Interrupções no local acabam com as esperanças de um alívio no segundo semestre deste ano e ameaçam prolongar as incertezas sobre 2022.
- Mobly inaugura nova loja Mobly Zip na cidade de São Paulo. A Mobly inaugura nesta sexta-feira (27) uma nova loja Mobly Zip localizada na avenida dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista, dando continuidade ao plano de expansão anunciado no processo da sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
- Sudeste tem alta de 17,60% no faturamento online nos primeiros sete meses deste ano, revela o índice MCC-ENET. A região Sudeste do país teve um aumento de 17,60% no faturamento do e-commerce, nos primeiros sete meses do ano. Considerando o mesmo período, as vendas praticadas pela internet registraram alta de 9,46%.
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Internacional
- Shopee, de Cingapura, muda o jogo no setor de comércio eletrônico do Brasil. O Shopee da Sea Ltd levou apenas dois anos para se tornar o aplicativo de compras mais baixado do Brasil, conquistando usuários para seu mercado de baixo custo com sua abordagem revolucionária de comércio eletrônico: minijogos no aplicativo que oferecem cupons para ganhar Comercial.
- Walmart começa a entregar compras feitas em outras empresas. Serviço Walmart GoLocal amplia expertise na entrega de mercadorias a consumidores.
- Target vai abrir mais de 160 espaços da Disney dentro de suas lojas. A Target anunciou planos de abrir mais de 160 espaços da Disney em suas lojas nos Estados Unidos até o fim do ano, quando começa a temporada de verão naquele país. A varejista também continua a aumentar sua experiência online dedicada à Disney para fãs que buscam bonecos, jogos e fantasias, entre outros produtos.
- Serviço de drones do Google atinge marca de 100 mil entregas. Atualmente serviço opera em três países: Austrália, Estados Unidos e Finlândia.
- De frango a doces, desabastecimento de produtos afeta Reino Unido. Falta de caminhoneiros, causada pelo Brexit e por outros fatores, desfalca estoques de supermercados e restaurantes britânicos.
- Estoques do varejo dos Estados Unidos avançam 0,4% em julho. Estoques no atacado, por sua vez, subiram 0,6% na comparação com a leitura de junho, e 11,5% em relação a julho do ano passado.


Nossos últimos relatórios

- Multilaser (MLAS3): Mais do que se imagina; Iniciando com recomendação de Compra (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
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