Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Mercado Livre compra 100% da plataforma de entregas Kangu. O Mercado Livre anunciou nesta terça-feira (24) a compra de 100% da plataforma de entrega de encomendas Kangu, ampliando a aposta em logística própria como diferencial na América Latina, uma das regiões onde o comércio eletrônico mais cresce no mundo. A transação, por valor não revelado, leva para dentro do Mercado Livre a estrutura de cerca de 5 mil pontos da Kangu espalhados por 700 cidades no Brasil, além de México e Colômbia.
- Pandemia reinventou o negócio de vendas da Via, diz presidente. “Transformamos a logística, reinventamos a área de crédito. Antes da pandemia, o vendedor percebia o on-line como rival dele. A loja passou a ser não mais somente onde se faz a venda, mas também nos relacionamos com os consumidores e fazemos a logística da última milha”, disse Fulcherberguer, na Convenção Secovi-SP.
- Intelbras se une à Qualcomm, faz ampliação e produzirá 5G. A Qualcomm, fabricante americana de chipset, firmou um contrato com a companhia brasileira Intelbras para licenciar sua tecnologia da quinta geração de serviços móveis (5G)
- De olho na fusão entre físico e digital, TROC abre primeira loja física. De olho no potencial que o ambiente físico pode agregar à operação digital, a TROC, startup de compra e venda de peças usadas, vai abrir a primeira loja em Curitiba. No formato de Flash store, o ponto físico vai funcionar por dez dias, a partir de 26 de agosto, no Shopping Pátio Batel. Por lá, mais de mil peças de roupas estarão disponíveis para venda.
- C&A prevê 25 novas lojas neste ano e mesmo volume em 2022. Segundo o presidente da companhia, Paulo Correa, em algumas lojas, foram implantados mini centros de distribuição
- Lojas Renner já está com sistemas prioritários operacionais após ataque hacker. “A companhia ressalta que não fez nenhum contato com os autores desse ataque, tampouco negociou ou fez pagamento de resgate de qualquer espécie”, diz o comunicado.
- Lojas Renner afirma não ter pago resgate por dados após ciberataque. A Lojas Renner afirmou não ter pago resgate de nenhuma espécie por dados após o ciberataque sofrido pela empresa na quinta-feira, 19. Em atualização sobre o caso divulgada nesta terça-feira, 24, a varejista diz não ter tido nenhum contato com os autores do ataque, assim como não realizou negociações com os responsáveis.
- Para vender mais, Atacadão adota “estratégia McDonald`s”. `É meio que uma `estratégia McDonald`s`. Uma maior velocidade no atendimento nos dá a capacidade de vender mais. Essas lojas, mesmo com tamanhos menores, têm uma venda por metro quadrado bastante produtiva`, diz o CEO.
- Afetada por concorrência on-line, Etna fecha lojas. Depois de fechar as unidades de Belo Horizonte e Campo Grande no ano passado, a varejista de móveis e itens de decoração Etna está encerrando sua atuação física no Nordeste. A empresa já anunciou uma queima de estoque nas lojas do Recife e de Fortaleza.
- Carrefour defende aplicativo na Justiça. No centro da disputa está uma ferramenta que classifica alimentos como mais ou menos saudáveis
- Resultado de vendas dos shoppings ficará próximo de R$ 200 bilhões em 2021, diz Abrasce. “O resultado ficará mais próximo do de 2019 do que de 2020”, disse Humai, na Convenção Secovi-SP. Segundo ele, o desempenho do primeiro semestre foi “muito positivo”.
- Fintech oferece saque em lojas de conveniência. A fintech Sled fechou acordo com a Vibra Energia - novo nome da BR Distribuidora - para oferecer saques nas lojas de conveniência da rede de postos de combustível.
- Venda de produtos de beleza desacelera. As vendas das fábricas para o varejo cresceram 4% de janeiro a junho, sobre um ano antes, depois de terem crescido 5,7% nos primeiros quatro meses do ano e 5,8% em 2020.
- Comércio eletrônico no Brasil perde força em julho após retomada do varejo físico. De acordo com levantamento da Mastercard, que mede as vendas nas lojas físicas e no varejo online, as vendas no varejo no Brasil no mês passado cresceram 23,1% sobre um ano antes. Em contrapartida, o ecommerce teve queda de 9,6%.
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
- Walmart vai entregar mercadorias de outros varejistas. O Walmart pretende compartilhar sua estrutura de entregas com outros varejistas. O novo negócio abre outra frente de competição entre o grupo supermercadista com maior rede de lojas do mundo e a gigante do comércio eletrônico Amazon. O serviço de logística terceirizado, chamado Walmart GoLocal, foi anunciado como um provedor de entregas “white label” para varejistas locais e nacionais, como padarias e lojas de autopeças.
- Shopify e TikTok se juntam para compras pelo aplicativo. Consumidores do Shopify que tenham uma conta comercial no TikTok poderão em breve acrescentar uma aba de loja em seus perfis, afirmou a empresa.
- Best Buy vê demanda resiliente de trabalho remoto e revisa guidance de vendas. A Best Buy disse na terça-feira que fortes vendas de sistemas de home theater e equipamentos de computador doméstico, apesar dos temores do mercado de desaceleração do crescimento.
- Instagram lança mundialmente ferramenta de anúncios em sua aba de e-commerce. No início deste mês, o Instagram divulgou que estava testando um novo produto para a aba Loja: o Ads in Instagram Shop (anúncios na loja Instagram, em tradução livre), ferramenta que começou com anunciantes selecionados dos EUA. A expansão para outros mercados, que estava prevista apenas para os próximos meses, acaba de chegar.


Nossos últimos relatórios

- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!