Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Grandes varejistas perdem R$ 9,4 bi na B3. Americanas tem pior resultado que Magalu e Via; disputa on-line e conjuntura afastam investidor.
- Com lucro em alta, Vivara diz estar pronta para fazer a primeira aquisição de sua história. Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Otavio Chacon Lyra, a companhia já discute internamente a realização de aquisições. “O setor é dominado por empresas familiares, em um mercado muito fragmentado. Isso está no radar de todos, incluindo investidores financeiros. De qualquer ângulo, a consolidação faz sentido.”
- Renner: Plataforma de marketplace deve dobrar número de parceiros até o fim do ano. Nosso marketplace de Renner começou em maio como teste e agora já vemos algumas partes desenvolvidas para avançarmos mais” disse Fabio Faccio, presidente do grupo.
- Americanas não será rede alimentar com Hortifruti e diz que reduziu distância para rivais. O comando da Americanas disse nesta sexta-feira (13), em teleconferência com analistas, que há uma intensa competição entre concorrentes envolvendo certos aspectos, como a taxa de comissão cobrada pelas plataformas nos “marketplaces” (shopping virtual). Mas a empresa entende que, mesmo nesse ambiente, tem conseguido reduzindo “gaps” na taxa de crescimento para os concorrentes.
- Natural da Terra planeja expansão física por meio da abertura de lojas menores. Comprada por R$ 2,1 bi pela Americanas, a rede hortifruti vai resgatar as quitandas de bairro e pretende inaugurar vinte estabelecimentos ainda neste ano; expansão do comércio digital também está na mira da empresa.
- Schutz vai começar a vender roupas a partir de março de 2022. Atualmente, empresa comercializa apenas sapatos e bolsas; marca pertence ao grupo Arezzo & Co, que registrou faturamento de R$ 132,6 milhões no segundo trimestre.
- No Magazine Luiza, as fintechs estão “ganhando crédito”. Com a integração de aquisições como a Hub Fintech e a Bit55, a operação vai ganhar mais protagonismo no escopo da varejista. A empresa se prepara para lançar uma conta digital para os sellers do marketplace e uma maquininha de pagamentos para a rede.
- Magazine Luiza vai lançar na semana que vem máquina de pagamentos para vendedores. O Magazine Luiza vai lançar máquinas de pagamento na próxima semana, oferecendo-as a vendedores físicos de sua plataforma, disseram executivos da companhia nesta sexta-feira (13).
- Banco Pan lança plataforma de saúde com Pague Menos. O Banco Pan está ingressando na área de prestação de serviço de saúde, aproveitando sua entrada nas classes C,D e E, que são carentes em acesso aos planos de saúde. Para isso, o Pan, que recentemente passou a ser 100% do BTG Pactual, fechou parceria com a rede de farmácias Pague Menos e com a healtech Avus. Os serviços oferecidos vão de telemedicina a desconto em exames e medicamentos, por R$10,00 ao mês. Consultas presenciais custam a partir de R$ 19,90. Ao criar o serviço, o Pan fomenta a capacidade de agregar novos clientes ao banco e sua operação digital. A rede de farmácias Pague Menos está em 26 estados brasileiros e tem 1,1 mil lojas.
- Sinergias com Avon ajudam Natura &Co a mitigar pressão cambial e inflacionária. Margem bruta do grupo recuou 0,8 ponto percentual no 2º trimestre, avançou 1,2 ponto percentual no 1º semestre, e encerrou junho em 65%.
- Marisa nota aceleração das vendas e não comenta conversas com Americanas. O comando da rede Marisa disse nesta sexta-feira que as vendas voltaram a acelerar após o fim de junho, e continuam em ritmo mais forte desde então. “Os últimos dois meses têm melhora em venda e margem sobre 2019”, disse o presidente, Marcelo Pimentel.
- Após teste, Farmazon quer dar escala nacional a marketplace de farmácias. Startup fundada no Rio por Rodrigo Robledo e Líria Knutti recebeu recebeu R$ 2 milhões da Take4Content.
- CVC reduz prejuízo para R$ 171 milhões no 2º trimestre, com retomada de viagens. Companhia diz que, mesmo ainda sob os efeitos da pandemia, houve retomada no agendamento e nos planos de viagens.
- Prejuízo da Restoque diminui 40,8% no 2º trimestre, para R$ 55,9 milhões. Ebitda ficou em R$ 11,6 milhões no 2º trimestre deste ano, ante R$ 18,3 milhões negativos em igual período de 2020.
- General Shopping reverte prejuízo e lucra R$ 130 milhões no 2º trimestre. Ebitda ficou em R$ 8,6 milhões no 2º trimestre deste ano, ante R$ 28,4 milhões negativos em igual período de 2020.
- Multilaser entra na disputa pelo mercado de roteadores no varejo. A fabricante de eletroeletrônicos Multilaser decidiu vender no varejo roteadores para redes sem fio da fabricante chinesa ZTE.
- Madero quer valer R$ 6,8 bi na Bolsa, quase três vezes o Burger King. O Madero está testando junto a investidores a perspectiva de chegar à Bolsa com valor de mercado de R$ 6,8 bilhões em sua oferta de ações (IPO, na sigla em inglês), o que corresponde a 16 vezes o Ebitda (lucro antes de impostos, depreciação, juros e amortização) projetado para 2022.
- Na pandemia, brechós viram fonte de renda para jovens das periferias. Novas gerações têm menos restrições com roupas de terceiros e valorizam peças usadas.
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Internacional
- Paralisação de porto na China já provoca gargalos e atrasos pelo mundo. Fechamento do porto de Ningbo-Zhoushan está suscitando temores de que portos em todas as partes do mundo venham em breve a enfrentar os mesmos tipos de surtos e restrições causados pela covid.
- Fábrica de marcas: nova dona da Reebok, Authentic Brands terceiriza indústria e foca em reputação e marketing. Com Barneys, Forever 21, Brooks Brothers e até Marylin Monroe no portfólio, empresa é asset-light e tem margem Ebitda de 70%.
- Sentimento do consumidor americano despenca no início de agosto. O sentimento do consumidor dos EUA caiu drasticamente no início de agosto para seu nível mais baixo em uma década, um sinal preocupante para a economia, já que os americanos deram perspectivas duvidosas sobre tudo, desde finanças pessoais até inflação e emprego em uma pesquisa realizada na sexta-feira.
- Abercrombie & Fitch expande-se para o segmento de sapatos. A Abercrombie & Fitch anunciou que iniciará uma parceria exclusiva com a Zappos, incluindo sua primeira coleção de calçados. A grife americana vai lançar sua primeira coleção de calçados: uma coleção cápsula de oito estilos, relata Footwear News, com itens que vão de tênis a botins e preços que vão de 99 a 199 dólares.
Nossos últimos relatórios
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
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