Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Pfizer e BioNTech vão produzir vacina contra a covid-19 no Brasil em parceria com Eurofarma. Produção, a partir de 2022, deverá alcançar 100 milhões de doses ao ano para distribuição na América Latina.
- No azul, Coty amplia vendas e vai para a bolsa. A subsidiária da Coty no Brasil, dona das marcas Monange, Risqué e Bozzano, passou por uma reviravolta nos últimos anos. Em outubro de 2019, o grupo anunciou que pretendia se desfazer do negócio. Em maio de 2020, os planos mudaram e o restante do ano foi de investimentos na operação. Agora, a companhia protocolou pedido para negociar ações na B3, visando obter recursos para expandir a operação digital e desenvolver mais produtos na categoria de beleza e cuidados pessoais.
- Mercado Livre escolhe a dedo as aquisições, diz diretor. O diretor de Novos Negócios do Mercado Livre, Renato Pereira, diz que as compras feitas pela empresa não têm a ver com os M&As (fusões e aquisições) estarem na moda, mas são movimentos pontuais. “Tem players (empresas) fazendo aquisição todo mês, a gente escolhe a dedo as aquisições que faz”, diz.
- Mercado Livre mira Black Friday e faz evento para 12 milhões de sellers. Quinta edição do Mercado Livre Experience será realizada de forma 100% virtual e pretende preparar vendedores do marketplace para a data mais importante do varejo eletrônico, em novembro.
- Raia Drogasil está sentada na pontinha de um enorme iceberg. E quer ir além da superfície. Como a empresa, uma gigante no varejo farmacêutico, está se movimentando para se tornar um ecossistema de saúde. O CEO, Marcilio Pousada, e o vice-presidente, Bruno Pipponzi, detalharam o plano que pode pôr a companhia em outro patamar.
- Magazine Luiza incorpora 1,4 milhão de ações do Kabum. O Magazine Luiza comunicou ao mercado nesta quinta-feira (26) que as assembleias gerais extraordinárias da companhia e da Kabum aprovaram a incorporação de 1,4 milhão de ações da empresa adquirida. O Magalu também adquiriu outras 564,8 mil ações da Kabum.
- Como a Aramis quer brigar com Soma e Arezzo. Há quatro anos, a Aramis passou a focar no que ela chama de ‘casual sofisticado’ — camisas de malha e polos pima, por exemplo — deixando para trás os ternos e gravatas que deram origem à empresa em 1995.
- Petz põe marqueteiro no board. A Petz indicou Ricardo Dias — o vp de marketing da Ambev e fundador da Adventures, a agência de marketing digital e gestão de marcas — como conselheiro. A adição de um especialista em marcas e inovação vem semanas depois da Petz comprar a Zee.Dog, trazendo uma cultura de startup para dentro da companhia.
- Carrefour obtém liminar para ‘app’. TRF1 permitiu a manutenção da ferramenta Nutri Escolha, que dá notas aos alimentos vendidos pela rede.
- Mercado Livre adere a guia do setor. Concorrentes participaram, em 2020, da criação de uma autoregulametação do comércio eletrônico, com apoio da Senacon.
- Pressionado, varejo reage à pirataria na internet. Ferramentas de averiguação de CNPJs, levantamento de volume transacionado por lojista – para identificar algum sinal de volume maior – são cruzadas com informações como o endereço e o tipo de produto vendido, versus a natureza da atividade. Até de troca de informações com clientes nas plataformas são avaliadas, segundo as companhias ouvidas pelo Valor.
- BrMalls prevê inauguração de 240 lojas em seus shoppings até o fim do ano. A rede de shopping centers BrMalls, com 29 empreendimentos em seu portfólio, prevê inaugurar 240 lojas até dezembro. A companhia já assinou cerca de 300 contratos ao longo do ano – 170 só no segundo trimestre.
- Tokens vão substituir adesivos e cupons de descontos no varejo. Com tecnologia blockchain, empresa poderá conhecer melhor o cliente por meio da rastreabilidade.
- Grandes fundos aproveitam apetite de investidores para vender empresas. Advent e Partners Group usaram ‘onda’ de fusões, aquisições e IPOs para se desfazer das varejistas Big e Natural da Terra, respectivamente; fila de negócios inclui a intenção do Carlyle de sair de sociedade na rede de restaurantes Madero.
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
- Ações da Abercrombie despencam devido a restrições da cadeia de suprimentos. As ações da Abercrombie & Fitch despencaram na quinta-feira, depois que a varejista de roupas relatou vendas trimestrais decepcionantes, à medida que mais adolescentes estão adiando as compras de roupas de volta às aulas.
- GAP começa a brilhar à medida que os compradores voltam para ‘abraçar o verão’. A Gap Inc elevou na quinta-feira sua previsão de vendas líquidas para o ano inteiro pela segunda vez, apostando na forte demanda por suas marcas de roupas Old Navy e Athleta, enquanto a socialização está de volta com a redução das restrições.
- Coty aposta em fragrâncias para voltar a crescer. A Coty Inc disse na quinta-feira que espera registrar um crescimento de vendas pela primeira vez em pelo menos três anos, com a maior demanda por fragrâncias e cosméticos após a redução das restrições ao coronavírus.
- Shiseido vende três marcas dos EUA. A Shiseido acertou a venda da bareMinerals e de duas outras marcas de cosméticos americanas à empresa de private equity Advent por US$ 700 milhões, fechando um amargo capítulo na expansão de US$ 2,1 bilhões da companhia japonesa nos Estados Unidos.
- JD.com está perto de comprar empresa de logística na China, segundo fontes. A gigante do comércio eletrônico deve adquirir participação na China Logistics Property Holdings Co., cujas ações subiram 13% nesta quinta-feira.Braço de mídia do Walmart oferecerá ferramenta para gerir anúncios digitais. O Walmart afirmou na quarta-feira (25) que seu braço de mídia começará a oferecer às marcas uma plataforma (DSP) para ajudá-las a comprarem espaço de anúncios digitais de forma mais eficiente, meses antes da temporada de compras de fim de ano.


Nossos últimos relatórios

- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!
![YA_2026_Banner_Intratexto_-_download[1]](https://conteudos.xpi.com.br/wp-content/uploads/2025/12/YA_Banner_Intratexto_-_download1.jpg)
