Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Teste em Paraisópolis dá certo e Americanas entregará em mais 4 favelas. Os testes nos quais moradores das próprias comunidades fazem a ‘última milha’ de entrega em favelas, feitos pela Americanas desde abril, deram certo. A partir desta semana, além de Paraisópolis, a rede começa a entregar também em Heliópolis e Cidade Júlia, em São Paulo, e Rocinha e Vila Cruzeiro, no Rio.
- Carrefour: mais barata, marca própria cresce na pandemia. Com diminuição do poder de consumo do brasileiro, Carrefour investe em lançamentos de fraldas, produtos para pets e alimentos de marcas próprias, que custam até 30% menos que a líder da categoria
- Privatização dos Correios: o que está em jogo e o que mostra a experiência internacional. Questões como o monopólio de serviços postais e atendimento a todos os municípios ainda precisam ser definidas, mas analistas veem movimento como positivo
- Avanço invisível do digital fortalece grandes redes e ‘salva’ pequena loja. O boom digital após a pandemia acelerou a quantidade de marketplaces no país, com aumento da competição entre esse tipo de plataforma que reúne vários lojistas, como um shopping center. Essa profusão de marketplaces deu fôlego novo a pequenos lojistas na crise, mas os grandes grupos de varejo, melhor estruturados, cresceram mais rapidamente e vêm liderando o comércio digital.
- Renner começa a retomar vendas pela internet. Maior varejista de moda do país, a Lojas Renner, que sofreu um ataque hacker na quinta-feira, segue operando por meio das lojas físicas das marcas Renner, Youcom, Camicado e Ashua. Começou a retomar no sábado as vendas pela internet, mas de forma instável.
- Bares e restaurantes recuperam movimento e querem pagar dívidas da pandemia. Movimento foi forte no final de semana, e setor prevê final de ano melhor que em 2019
- Bares ficam lotados em 1º fim de semana sem restrições contra a Covid em São Paulo. Calçadas aglomeradas e bares abarrotados, com muita gente circulando sem máscara, marcaram o primeiro fim de semana em São Paulo sem as regras de restrição de horários para estabelecimentos
- Shoppings esperam alta de 58,3% nas vendas este ano. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) prevê que as vendas do setor totalizarão R$ 204 bilhões em 2021. Se confirmada a projeção, representará um crescimento de 58,3% em relação a 2020, mas, ainda assim, será uma queda de 3,5% na comparação com 2019.
- Corte de cabelo e manicure ficam para depois e salões de beleza sofrem com crise prolongada. Restrições ao atendimento chegaram ao fim, mas movimento segue menor.
- Mercado de luxo deve crescer até 50% no mundo neste ano. Em 2021, o mercado começou a se recuperar e o Boston Consulting Group (BCG) projeta crescimento entre 41% a 50%, no comparativo com 2020.
- Smart Fit quer acelerar abertura de academias e retomar ritmo de inaugurações. Capitalizada por recente IPO, líder do setor na América Latina já faz planos de inaugurar 200 unidades na região até o fim do ano; muito afetada pela pandemia, número de novas unidades da rede caiu bruscamente em 2020
- Mercado do sono cresce com startups que miram descanso e combate à insônia. De um terço à metade dos adultos em todo o mundo sofre de algum distúrbio do sono, sendo que ao menos 15% têm insônia crônica – ou seja, dormem mal ou não dormem ao menos 3 vezes por semana. No Brasil, a insônia crônica é pior: salta de 15% para quase 25% dos adultos, segundo Gustavo Moreira Afip, médico do Instituto do Sono.
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
- As ações da Foot Locker disparam com o otimismo do varejista para o 2º semestre. As ações da Foot Locker subiram mais de 10% no início do pregão de sexta-feira, depois que a empresa superou as estimativas de lucros do segundo trimestre fiscal dos analistas e expressou otimismo sobre a segunda metade do ano.
- A nova aposta da Amazon: o mercado de podcasts. Entenda o que está por trás da série de investimentos da gigante do varejo americana em produtoras de conteúdo de áudio
- DHL Express planeja investir mais de US$ 360 milhões em infraestrutura nas Américas até 2022. A DHL Express informou que investirá mais de US$ 360 milhões até 2022 para construir novas instalações e expandir as já existentes nos principais mercados das Américas. Além disso, vai reforçar sua rede aérea na região, com a introdução de novas rotas de voos diretos.
- As vendas no varejo no Reino Unido caem em julho. As vendas no varejo caíram inesperadamente em julho, mostraram dados oficiais na sexta-feira, sugerindo que pelo menos alguns consumidores deixaram de fazer compras para acompanhar a corrida da Inglaterra no torneio de futebol Euro 2020, ou ficaram em casa devido ao aumento de casos de COVID-19.
- Vendas no varejo no Canadá aumentam em junho, mas estão caindo em julho. As vendas no varejo canadense aumentaram 4,2% em junho em relação a maio, lideradas por uma forte recuperação na demanda por roupas e acessórios, enquanto as vendas no varejo de julho provavelmente caíram 1,7%, mostraram dados na sexta-feira.
Nossos últimos relatórios
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 2T21 (link)
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!