Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Mercado Pago e Mercado Livre lançam linha de crédito para vendedores. O Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, passou a oferecer uma linha de crédito para os vendedores da fintech e também do Mercado Livre. A proposta é simples: dentro da própria plataforma ou pelo aplicativo, será possível solicitar uma oferta de crédito em alguns cliques e ter a análise feita em até quatro dias úteis.
- Renner sofre ataque cibernético e diz que parte das operações se normalizou. A rede de lojas Renner sofreu “um ataque cibernético criminoso”, disse a empresa em comunicado distribuído nesta quinta-feira, após pane na operação do site e aplicativo da empresa e de suas marcas, como Camicado e Ashua. O ataque “resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação”, mas não houve vazamento de dados de clientes, diz — “os principais bancos de dados permanecem preservados”, informa.
- Natura e Avon testam drone para entregar produtos. A expectativa da empresa de beleza é de que as primeiras entregas, ainda em fase piloto, sejam feitas já no primeiro trimestre de 2022.
- RaiaDrogasil adota sistema 100% omnichannel para gestão de operações logísticas. Com 11 centros de distribuição e mais de 2,3 mil lojas por todo o Brasil, a rede de farmácias RaiaDrogasil (RD) iniciou em agosto de 2021 a implementação de uma nova solução digital para gestão de suas operações logísticas.
- Mercado Livre, Procon e polícia devem acelerar investigação sobre produto ilegal. Após uma reunião com a Polícia Civil de São Paulo e o Mercado Livre nesta quinta-feira (19) para falar sobre a venda de produtos ilegais por terceiros na plataforma, Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP, diz que o órgão prepara um termo de cooperação que deve ser assinado nas próximas semanas.
- Vtex tem prejuízo de US$ 15,5 milhões no segundo trimestre. Em comunicado, nesta quinta-feira (19), a empresa informa que o prejuízo no segundo trimestre se deve principalmente “a investimentos adicionais em vendas e marketing e em pesquisa e desenvolvimento para capturar a aceleração do crescimento do e-commerce”.
- Grupo número 1 do mundo na produção de aromas e fragrâncias investe no México. O suíço Givaudan vai investir 75 milhões de francos suíços na ampliação de fábrica no México para sustentar suas ambições de crescimento na América Latina.
- Mesmo com queda no movimento, Ceagesp amplia vendas. O fluxo de pessoas na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) ficou mais fraco desde o início da pandemia da covid-19. Mesmo assim, o volume de vendas do entreposto neste ano cresceu 3,3% no acumulado até julho, somando 1,8 milhão de toneladas.
- Squadra passa a ter mais de 5% do Grupo Mateus. O Grupo Mateus anunciou nesta quarta-feira (18) que a Squadra Investimentos atingiu participação relevante no capital da varejista, ao superar fatia de 5%, conforme antecipou o Valor.
- Braço financeiro do Rappi lança seguros e terá conta digital em 2022. Com a vantagem de poder acompanhar o perfil de compras do cliente em sua plataforma, aplicativo de entregas conseguiu definir prioridades para o RappiBank; os primeiros produtos vão oferecer proteção para pets, eletrônicos e cartões de crédito
- Startups de varejo estão no radar no Brasil. Startups de varejo e comércio eletrônico se destacam entre os segmentos que o Google deseja acelerar pelo programa Google for Startups. “É um setor superimportante onde a gente vê um crescimento espetacular nos últimos meses, especialmente no pós-pandemia”, disse ontem André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina.
- Brasileiro calcula que precisaria gastar mais 66,7% com comida para alimentar a família, aponta IBGE. Pesquisa mostra que, mesmo antes da crise causada pela pandemia, os brasileiros tinham orçamento insuficiente para alimentação.
- Confiança do comerciante cresce em agosto, terceira alta seguida. O indicador de confiança da CNC está em 115 pontos, na zona do otimismo. O bom resultado das vendas do Dia dos Pais melhorou o humor do empresário.
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
- Amazon planeja abrir lojas de departamento nos Estados Unidos. A Amazon planeja abrir vários grandes locais físicos de varejo nos Estados Unidos que funcionarão como lojas de departamento, em um movimento para ajudar a empresa de tecnologia a estender seu alcance nas vendas de roupas, utensílios domésticos, eletrônicos e outras áreas, segundo disseram pessoas familiarizadas com o assunto. Os novos espaços de varejo terão cerca de 2,7 mil metros quadrados, menores do que a maioria das lojas convencionais, e vão oferecer itens das principais marcas de consumo.
- Pela primeira vez, consumidores fazem mais compras na Amazon do que no Walmart. Crescimento do comércio eletrônico no último ano fez a Amazon superar a varejista americana do setor de supermercados em vendas; para especialistas, a mudança é a prova de que o futuro online chegou para o varejo.
- Ações da Kohl sobem após superar estimativas de lucros; varejista revisa guidance à medida que o tráfego de pessoas se recupera. As ações da Kohl's subiram na quinta-feira, depois que a empresa divulgou ganhos fiscais do segundo trimestre que superaram as expectativas e aumentaram sua previsão para o ano, com os compradores voltando para suas lojas.
- Varejista americana Macy’s lucra US$ 345 milhões no 2º tri e supera expectativas. “Os resultados de segundo trimestre foram fortes em todos os nossos segmentos e superaram as expectativas”, diz Jeff Gennette, diretor-presidente da Macy’s, em nota. “O bom momento do primeiro trimestre acelerou e conseguimos engajar tanto clientes habituais quanto novos.”
- Macy's tenta reviver extinta rede de brinquedos Toys R Us. Loja de departamento planeja criar 400 pontos da marca no próximo ano.
- Forte demanda por maquiagem impulsiona a guidance de vendas da Estee Lauder. A Estée Lauder Cos Inc prevê vendas fiscais de 2022 muito acima das estimativas na quinta-feira, impulsionadas por uma recuperação na demanda por produtos de maquiagem em suas lojas físicas, à medida que as pessoas começam a cirucular após a flexibilização do COVID-19.
Nossos últimos relatórios
- Assaí (ASAI3): Uma história de crescimento, resiliência e qualidade para se ter – Compra (link)
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!