Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Magazine Luiza lança maquininha e incentivo a lojista. O Magazine Luiza apresentou ontem ações de incentivo aos vendedores de seu “marketplace” (shopping virtual) e uma nova política de frete com base em nível de serviço, durante o Expomagalu, evento anual da companhia. A empresa ainda começou a testar em julho o seu serviço de anúncios na plataforma, o Magalu Ads, e detalhou o lançamento de suas “maquininhas” de cartão, iniciativa anunciada na sexta-feira. Nos últimos meses, os principais “marketplaces” têm revisto políticas de frete e taxas de comissão na tentativa de reter e atrair vendedores.
- Executivos da Via e CVM fazem acordo. Compromisso envolve pagamento de mais de R$ 500 mil para encerrar processo sobre divulgação irregular de informações.
- Dia Shopee será evento mensal no Brasil com cupons extras de desconto. Após o lançamento de seu próprio programa de afiliados, pelo qual usuários podem divulgar links e ganhar uma comissão de 14% em vendas, a Shopee vai realizar seu evento especial de descontos e benefícios, o Dia Shopee, por todos os meses até o final deste ano. O próximo evento do e-commerce de Singapura vai acontecer no dia 9 de setembro.
- Serviços já representam 5,4% da receita da Panvel. O grupo gaúcho de distribuição de medicamentos Dimed colocou entre suas estratégias de crescimento fortalecer e ampliar a gama de serviços oferecidos por sua rede de farmácias, a Panvel. No segundo trimestre, colheu alguns frutos dessa aposta. A participação da Panvel Clinic (nome dado à divisão de serviços) na receita total do varejo saltou de 0,8% em 2020 para 5,4% em 2021.
- AliExpress abre as portas para vendedores brasileiros. O AliExpress — serviço de vendas internacionais do grupo Alibaba — anuncia a abertura de seu marketplace para todos os vendedores brasileiros. Agora, lojistas nacionais poderão se beneficiar, sem nenhum custo mensal, do tráfego e dos milhões de usuários que o AliExpress acumula no Brasil há 11 anos, quando estreou no país.
- Riachuelo aumenta aposta em financeira para conhecer jornada do consumidor. “O cliente conhece a Midway por meio do cartão Riachuelo. Quando decidimos fazer a migração para um banco digital, passamos a oferecer outros serviços financeiros. A conta, assim, substitui o cartão como grande integradora desses serviços”, diz Paulo Mendes, diretor-executivo de serviços financeiros da Riachuelo e Midway, em entrevista ao portal Mercado&Consumo.
- Novas lojas atingem 80% do resultado das maduras em menos de 12 meses, diz Dimed. O diretor financeiro e de relações com investidores do grupo de distribuição de medicamentos Dimed, Antônio Carlos Napp, afirmou que a empresa vai seguir seu plano de expansão de lojas e que as novas lojas estão se saindo melhor do que previsto. O grupo é dono da rede de farmácias Panvel e atua na região Sul e na capital paulista.
- Faturamento das operadoras de turismo melhora em julho; NE segue como destino mais procurado. As operadoras de turismo do Brasil registraram uma melhora no faturamento em julho deste ano na comparação com junho, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) nesta terça-feira (17).
- Retomada do varejo em 2021 deve ser mais equilibrada entre os setores, diz FecomercioSP. Com flexibilizações, expectativa é de recomposição do gasto das famílias, com maior procura por itens de vestuário e veículos, e menor demanda por produtos de higiene, alimentação e material de construção
- Retomada perde força e atividade encolhe 0,3% no segundo trimestre, diz Monitor do PIB da FGV. Em um sinal de perda de fôlego, a atividade econômica do país encolheu 0,3% no segundo trimestre, frente aos três primeiros meses de 2021, indicam dados do Monitor do PIB, calculado pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).
- Em meio à pandemia de Covid, vendas de bicicleta sobem 34% no semestre. Alívio mental e exercício atraem ciclistas, apesar da alta de preços; serviços de aluguel do equipamento também cresceram
- Metade dos brasileiros prefere comprar em lojas online do que físicas, aponta pesquisa. A pesquisa “Experiência do Consumidor Brasileiro”, realizada pelo Opinion Box, mostra que metade dos brasileiros hoje preferem realizar compras pelo e-commerce. Enquanto isso, 29% gostam mais das lojas físicas e 21% têm preferência igual por ambas.
- Vendas do Dia dos Pais crescem 45,4% e superam expectativas dos shoppings centers. Na semana do Dia dos Pais, de 2 a 8 de agosto, as vendas em shopping centers apresentaram crescimento de 45,4% em relação à data comemorativa de 2020, movimentando R$ 3,8 bilhões, já descontada a inflação.
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Internacional
- Consumo cai e EUA podem ter recuperação mais lenta. As vendas varejistas tiveram queda de 1,1% em relação ao mês anterior, em termos ajustados sazonalmente, segundo informou ontem o Departamento do Comércio dos EUA, um declínio muito maior do que o previsto pelos analistas de Wall Street, de 0,3%. Na avaliação dos economistas, os números do relatório de varejo apontam para uma desaceleração no aumento de gastos do consumidor no terceiro trimestre
- China aperta regras na internet. A China vai vetar o acesso a suas plataformas de internet a usuários empresariais que adotarem uma ampla série de comportamentos considerados prejudiciais à concorrência de mercado, num momento em que se intensificam as medidas restritivas tomadas por Pequim sobre o setor. As ações dos grupos chineses de internet e de comércio eletrônico JD.com, Alibaba e Tencent fecharam com baixas de 5,2%, 4,8% e 4,1%, respectivamente, no pregão de Hong Kong.
- As vendas de joias da Pandora superam os níveis pré-pandêmicos. Nos Estados Unidos, as vendas trimestrais mais do que dobraram em relação ao ano anterior e aumentaram 63% em comparação com 2019, à medida que o enorme estímulo do governo e a vacinação contra o COVID-19 alimentaram os gastos com bens e serviços.
- Ações da Wish caem 27% em dois dias e quase 80% desde janeiro, com queda dos usuários. A empresa atribuiu os números decepcionantes de vendas à reabertura da economia e ao retorno às compras físicas. Anúncios semelhantes vieram de empresas de comércio eletrônico Amazon e Wayfair, que relataram receita mais fraca do que o esperado, e Etsy, que perdeu as estimativas com sua previsão.
- Walmart tem lucro de US$ 4,28 bi no 2º tri, queda de 34% na comparação anual. Doug McMillon, diretor-presidente do Walmart, destaca o crescimento de 6% na operação de e-commerce da varejista, destacando que deve chegar a US$ 75 bilhões em vendas ao fim de 2021, “fortalecendo a posição de líder em mercado multicanal”
- Wall Street recua com vendas fracas no varejo e balanço da Home Depot. As ações da Home Depot caíram 4,3% após o indicador de vendas nas mesmas lojas da empresa nos EUA ficarem aquém das estimativas pela primeira vez em quase dois anos, à medida que os projetos “faça você mesmo” que ganharam espaço na pandemia diminuíram.
Nossos últimos relatórios
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
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