Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.
Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Empresas voltadas à classe C sofrem e estão pouco otimistas com a retomada: Alto endividamento e desemprego fazem famílias segurarem gastos; por consequência, negócios que atendem a esse público adiam expansão e tentam se adaptar à realidade difícil
- Clima de eleição antecipada traz mais incerteza para o investidor estrangeiro: Os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral também preocupa investidores, que esperavam momento mais complexo somente no ano que vem
- Restaurantes começam a negociar reparação com estados e municípios por perdas da pandemia: Abrasel entrou com uma série de ações em mais de 270 cidades no país
- Ofertas de ações turbinam a temporada de fusões e aquisições: Reforma tributária e eleições em 2022 ajudam a antecipar negócios neste ano
- CVC eleva perda, mas prevê agora que terá o melhor trimestre na pandemia: A empresa fechou o trimestre com prejuízo líquido de R$ 175,6 milhões, ampliando as perdas em 20,4% em relação a igual período de 2020
- Wine cresce com novatos no vinho: Lucro líquido da companhia mais que dobrou no segundo trimestre deste ano, para R$ 11,4 milhões
- Ação da Enjoei cai 15% após resultados: Receita líquida da companhia mais que dobrou no segundo trimestre, mas o prejuízo deu um salto bem maior, de 988%
- Enjoei está acelerando plano de atração de novos vendedores na plataforma: Plataforma on-line de compra e venda de produtos usados quer ampliar o portfólio para além dos itens do segmento de moda
- Lucro da Mosaico cai 73,5% no 2º trimestre com alta nas despesas: A plataforma de comércio eletrônico, dona de sites como Buscapé e Zoom, registrou lucro de R$ 3,7 milhões no período; a receita recuou 19,9% de abril a junho, para R$ 47,2 milhões
- Com aumento nas despesas, GetNinjas reverte lucro e registra prejuízo no 2º trimestre: A startup informou prejuízo de R$ 17,8 milhões, revertendo lucro de R$ 282 mil obtido no mesmo período do ano passado
- Vivara está aberta a oportunidades, diz presidente sobre aquisições: Empresa mantém projeção de 40 a 50 lojas novas abertas em 2021
- CVC compra participação remanescente na VHC Hospitality: Empresa adquirida é especializada no aluguel de curto prazo e na administração profissional de propriedades para temporada
- Bluefit quer IPO de até R$ 600 milhões em setembro e já tem interessados: A Bluefit, rede de academias que se posiciona como concorrente da SmartFit, espera que o preço das ações em sua oferta inicial (IPO, em inglês) seja conhecido na segunda quinzena de setembro
- GM reabre fábrica do Onix após cinco meses: Montadoras de todo o mundo têm enfrentado a falta de semicondutores; linha de montagem do Onix está operando com apenas um turno de trabalho, pois ainda há dificuldades em obter componentes
- Gil do Vigor volta para a Casas Bahia, agora para vender produtos: Após fazer uma campanha institucional do mês do Orgulho LGBTQIA+ da marca, ex-BBB e economista volta para anunciar promoções
- Natura vai usar drones para enviar produtos: Em parceria com uma startup e com a meta de reduzir emissões, empresa prevê primeiros voos no início de 2022
- Shoppings dizem que vendas superaram o patamar pré-pandemia pela primeira vez: Resultado positivo ante 2019 foi registrado no Dia dos Pais, diz associação do setor
- Na Mosaico, um CEO "casca grossa": A Mosaico disse que Maurício Cascão será seu novo CEO, substituindo Thiago Flores, que passará a ser um observador no conselho de administração
- Presidente do Magazine Luiza revela que 72% das vendas da varejista são no e-commerce: Em entrevista à Exame na última quinta-feira (12), o presidente da varejista Magazine Luiza, Frederico Trajano, comentou sobre o lucro de 60% no segundo trimestre (comparado ao primeiro trimestre) e revelou que o e-commerce correspondeu a 72% das vendas totais da companhia. Apesar do número, Trajano informou que a ideia da Magalu é inaugurar mais lojas físicas no futuro próximo
- Com Escola da Rebeldia, Reserva intensifica atuação na área educacional: Curso terá ferramentas e métodos utilizados pela marca para se diferenciar no mercado
- Comércio volta a funcionar com 100% de ocupação em São Paulo: Uso de máscaras, o distanciamento social e os protocolos de higiene continuam sendo exigidos
- Natura é eleita melhor e-commerce do Brasil: A empresa conquistou pela segunda vez a maior categoria da premiação, o Diamante Azul, no Prêmio Ebit|Nielsen 2021
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
- Quanto tempo durará o déficit de trabalhadores nos países ricos?: Isso dependerá da capacidade dos empregadores de atrair de volta as pessoas que abandonaram o mercado de trabalho
- As vendas no varejo dos EUA provavelmente caíram em julho, à medida que as compras de automóveis enfraqueceram: Economistas estimam que as vendas, excluindo automóveis, aumentaram durante um mês, quando as preocupações com a variante Delta se intensificaram
- Walmart procura um líder em estratégia de criptomoeda: O Walmart está procurando um líder para produtos digitais e criptomoeda, de acordo com uma postagem de trabalho recente
Nossos últimos relatórios
- Varejo: Uma pausa para repensar nossa visão e riscos do setor (link)
- Sextou! Um brinde à Vivara; Enjoei fica para a próxima rodada (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 2T21 de Renner, Arezzo, Americanas e Grupo Mateus (link)
- Americanas s.a. (AMER3): Seguindo os passos da Amazon; Adicionando frescor ao portfólio (link)
- d1000 (DMVF3): Revertendo a tendência; Fortes resultados de 2T21 (link)
- Via (VVAR3): Aceleração do marketplace como o principal destaque do 2T21 (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Forte resultados do 2T21; Plataforma de saúde tomando forma (link)
- C&A Modas (CEAB3): Olhando para frente; Resultados fracos no 2T21 mas indicações positivas para o 2º Semestre (link)
- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!