Café com ESG: Conteúdos diários que transformam | 07/05

Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é ESG!


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time ESG do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre um tema que tem ficado cada vez mais relevante: ESG – do termo em inglês Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança.

Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo acerca do tema ESG; (ii) Performance histórica dos principais índices ESG em diferentes países; (iii) Comparativo da performance do Ibovespa vs. ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3); e (iv) Lista com os últimos relatórios publicados pelo Research ESG da XP.
Por que essas informações são importantes? 
Porque elas indicam os temas dentro da agenda ESG que estão sendo cada vez mais monitoradas por parte dos investidores e das empresas, e podem impactar os preços das ações de diferentes companhias.

Esperamos que aproveite a leitura!

Gostaria de receber esse conteúdo por e-mailClique aqui.
Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida ou quer nos enviar uma sugestão? Basta deixar um comentário no final do post!


Brasil

Empresas

Na assembleia do Assaí, JGP contesta remuneração do conselho

“Na primeira assembleia de acionistas como uma companhia independente do GPA, a rede atacadista Assaí, tida como a galinha dos ovos de ouro do grupo, enfrentou uma oposição ainda rara entre os acionistas brasileiros. A gestora de fundos JGP, minoritária da rede, votou pela rejeição da proposta de remuneração do conselho e pediu que sua manifestação, por escrito, fosse tornada pública — contrariando a vontade da empresa.”

Fonte: Capital Reset, 06/05/2021

Acúmulo de tarefas atinge intensamente as mulheres

“A sobrecarga de trabalho no período de isolamento, com o home office se juntando às tarefas domésticas e muitas vezes às aulas a distância, colocou as mulheres no foco de programas corporativos de bem-estar. Pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em maio e junho de 2020, com 3 mil pessoas em todo o país, mostrou que depressão, ansiedade e estresse aumentaram especialmente entre as mulheres. Elas enfrentaram também índices crescentes de violência doméstica e aumento no consumo de drogas ilícitas, álcool, cigarros e medicamentos.”

Fonte: Valor Econômico, 07/05/2021

Opinião

Captura de carbono pode render mais do que produção agrícola

“Um novo desafio se coloca para o produtor brasileiro. Seguir uma agenda irreversível, que coloca um fim na separação das dimensões produtivas e ambientais em suas propriedades. Não existe mais uma dimensão produtiva desconectada da ambiental. A fazenda dever ser um todo e incorporar os diferentes ativos que a compõem, diz José Carlos Pedreira de Freitas, coordenador executivo do Instituto Agroambiental Araguaia, lançado na semana passada. A dimensão única vai conectar os ativos da propriedade e garantir uma sinergia entre as diversas áreas, que vai da polinização das lavouras provinda da floresta à sustentabilidade maior das pastagens. “

Fonte: Folha de São Paulo, 06/05/2021

Política

Mobilização pró-Amazônia contra PL da grilagem chega ao Parlamento Europeu

“Cresce uma frente forte de oposição contra o chamado “PL da grilagem”, projeto de lei que facilita a regularização fundiária de terras ocupadas no Brasil, incluindo áreas de florestas que foram ilegalmente desmatadas na região amazônica.​ A pressão contra o PLS 510/2021 começou com ambientalistas e ganhou a adesão de empresários brasileiros. Nesta semana, grandes redes varejistas da Europa também se pronunciaram contra o projeto, ameaçando, em carta a parlamentares do Brasil, boicotar produtos brasileiros caso ele seja aprovado. Agora, essa pressão chegou ao Parlamento Europeu e coloca em risco o acordo do bloco com o Mercosul.”

Fonte: Folha de São Paulo, 06/05/2021

Partidos decidiram votar lei do licenciamento ambiental na semana que vem, diz Lira

“O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou a líderes partidários nesta quinta-feira que conversará com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e se pronunciará entre segunda e terça-feira sobre como será a tramitação da reforma tributária. Também ficou para a próxima semana a votação do projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental.”

Fonte: Valor Econômico, 06/05/2021

Internacional

Empresas

Emissões da China superam volume combinado de mundo desenvolvido

“A China agora é responsável por mais emissões de gases de efeito estufa do que todos os países desenvolvidos juntos, segundo nova pesquisa do Rhodium Group. As emissões da China de seis gases retentores de calor, que incluem dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, aumentaram para 14,09 bilhões de toneladas de CO2 equivalente em 2019, ultrapassando em cerca de 30 milhões de toneladas o total dos membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, segundo o grupo de pesquisa climática com sede em Nova York.”

Fonte: Exame, 06/05/2021

Corte das emissões de metano pela metade na próxima década é necessária para o combate ao aquecimento global, alerta a ONU

“As emissões de metano devem ser reduzidas quase pela metade durante a próxima década para evitar os piores efeitos da mudança climática, de acordo com um novo relatório da ONU que conclui que é a “alavanca mais poderosa” para desacelerar o aquecimento global no curto prazo. O metano, um gás de efeito estufa mais potente do que o dióxido de carbono, é responsável por cerca de 40% do aquecimento global. As emissões de metano aumentaram muito mais rápido do que o esperado pelos cientistas, atingindo um valor recorde no ano passado.”

Fonte: Financial Times, 06/05/2021

Principal líder da indústria de fundos dos EUA quer regras de divulgação voluntária do clima

“Um importante líder da indústria de fundos pediu na quinta-feira que os reguladores dos EUA adotassem apenas padrões de divulgação voluntários relacionados ao clima para empresas públicas, em vez de regras mais rígidas buscadas por alguns ativistas e empresas de investimento. Eric Pan, CEO do Investment Company Institute, que representa gestores de ativos e outros grandes investidores dos EUA, disse que a abordagem mais suave daria às empresas tempo para se ajustar às novas tecnologias e evidências científicas, durante seu discurso na conferência virtual do grupo na quinta-feira.”

Fonte: Reuters, 06/05/2021

Regulação

Luta contra o desmate no cacau avança

“Costa do Marfim e Gana estão elaborando sistemas de monitoramento da produção de cacau que pretendem identificar fazendas ligadas ao desmatamento, a serem implementados ainda neste ano. Os dois países produzem dois terços da oferta global e fornecem principalmente aos consumidores de chocolate da União Europeia, cujos integrantes debatem uma lei para barrar commodities associadas à destruição de florestas.”

Fonte: Valor Econômico, 07/05/2021

Política

Onze países da UE pedem para banir os combustíveis fósseis da infraestrutura energética transeuropeia

“Onze países da UE assinaram uma declaração apelando à União Europeia para suspender o financiamento de combustíveis fósseis sob seu regulamento para a infraestrutura energética transeuropeia (RTE-E), que está atualmente em revisão. O non-paper – jargão da UE para um documento informal – segue as discussões em Bruxelas na quarta-feira sobre a contribuição da infraestrutura da Europa para a descarbonização e a transição verde. Os signatários – Áustria, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Estônia, Irlanda, Luxemburgo, Letônia, Holanda, Espanha e Suécia – enfatizam o papel que a descarbonização do sistema de energia terá para atingir as metas climáticas da Europa para 2030 e 2050.”

Fonte: Euractive, 06/05/2021

Líderes europeus se reúnem em Portugal para definir agenda social do bloco

“Começa nesta sexta-feira, 7, a Cimeira Social do Porto, em Portugal, conferência que irá reunir 24 dos 27 chefes de estado e de governo da União Europeia. Durante o evento, os líderes europeus devem ratificar o Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, conjunto de iniciativas que visam alcançar as principais metas de desenvolvimento social do bloco até 2030. O plano foi apresentado em março deste ano. Ele traz três metas centrais: alcançar uma taxa de emprego de 78%, ter 60% dos adultos participando anualmente em ações de formação, e reduzir o número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em 15 milhões, incluindo 5 milhões de crianças.”

Fonte: Exame, 07/05/2021


Índices ESG e suas performances

(1) O Índice ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3) tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com reconhecido comprometimento com o desenvolvimento sustentável, práticas e alinhamento estratégico com a sustentabilidade empresarial.
(2) O Índice S&P/B3 Brasil ESG mede a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI. Ele exclui ações com base na sua participação em certas atividades comerciais, no seu desempenho em comparação com o Pacto Global da ONU e também cias sem pontuação ESG da S&P DJI.
(3) O ICO2 tem como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. A adesão das companhias ao ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
(4) O objetivo do IGCT é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos nesta metodologia.
(5) A série de índices FTSE4Good foi projetada para medir o desempenho de empresas que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
(6)
O Índice MSCI ACWI, que representa o desempenho de todo o conjunto de ações de grande e médio porte do mundo, em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes.


Nossos últimos relatórios

  • Radar ESG | Setor de Logística (SIMH3, JSLG3 e VAMO3): Preparando-se para a estrada ESG (link)
  • Radar ESG | Laboratórios: ESG ainda na triagem; Fleury se destacando em relação aos pares (link)
  • Cúpula de Líderes sobre o Clima: Tecnologia, economia e agenda verde centralizam as discussões no segundo dia do evento (link)
  • Cúpula de Líderes sobre o Clima: Cooperação global é uma das três principais mensagens do evento (link)
  • Radar ESG | Locadoras de automóveis: Rumo à agenda ESG; Localiza liderando a corrida (link)
  • Radar ESG | São Martinho (SMTO3): Quanto mais se semeia, maior é a colheita (link)
  • Radar ESG | Orizon (ORVR3): Quando ESG está escrito no DNA (link)
  • Sondagem XP/ESG com investidores institucionais (link)
  • O melhor dos dois mundos: Seleção de 10 BDRs para exposição internacional ao tema ESG (link)
  • Radar ESG | Enjoei (ENJU3): O usado é o novo “novo”? (link)
  • Radar ESG | CSN Mineração (CMIN3): Explorando os campos ESG (link)
  • Radar ESG | Jalles (JALL3): Plantando as sementes ESG (link)
  • Radar ESG | Incorporadoras de alta renda: ESG ainda em construção (link)
  • Radar ESG | Setor de saúde: O ESG ainda está na sala de espera? (link)
  • Radar ESG | Quão sustentáveis são as empresas de e-commerce? Uma análise ESG dessas gigantes (link)
  • Radar ESG | IMC (MEAL3): Por que a empresa ainda tem muito espaço para melhorar? (link)
  • Radar ESG | Aeris (AERI3): Uma das empresas melhor posicionada para surfar o vento ESG (link)
  • Radar ESG | 3R Petroleum: Construindo um caminho que incorpora metas ESG (link)
  • Radar ESG | Setor de supermercados: Vale a pena encher o carrinho? (link)
  • Radar ESG | JHSF (JHSF3): Espaço para melhorias (link)
  • Radar ESG | Quem é o melhor aluno da classe? Avaliando os líderes em ESG dentre as empresas de educação no Brasil (link)
  • Panorama do marco regulatório de investimentos ESG no Brasil (link)
  • CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas (link)
  • Radar ESG | Setor de vestuário e joias: ESG ainda na confecção (link)
  • ESG: Tendências e preferências para 2021 (link)
  • Radar ESG | LOG Commercial Properties (LOGG3): Oportunidades em empreendimentos verdes (link)
  • Eleições americanas: Quais os efeitos para a agenda ESG nos EUA e no Brasil? (link)
  • Radar ESG | Farmácias: Raia Drogasil como a ação prescrita no setor para exposição a ESG (link)
  • Radar ESG | Shoppings: Entenda o que importa para eles quando o tema é ESG (link)
  • Radar ESG | Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo (link)
  • Feedback do roadshow ESG: O que as gestoras no Brasil estão fazendo em relação ao tema? (link)
  • ESG de A a Z: Tudo o que você precisa saber sobre o tema (link)

Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.