Comece o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é Varejo!
Bom dia! Neste relatório diário publicado todas as manhãs pelo time de Varejo do Research da XP, buscamos trazer as últimas notícias para que você comece o dia bem informado e fique por dentro do que o Brasil e o mundo fala sobre os principais assuntos, tendências e companhias que formam o setor.
Quais tópicos abordamos ao longo do conteúdo? (i) Notícias no Brasil e no mundo que tem impactos diretos ou indiretos no setor; (ii) Nossa tabela de múltiplos, atualizada todas as sextas-feiras de cada semana; e (iii) Nossa lista de últimos relatórios publicados pela equipe de Varejo do Research da XP.

Esperamos que aproveite a leitura!
Brasil
- Dona das Casas Bahia quer facilitar acesso ao crédito para os ‘sem banco’. Experiente no carnê, Via aposta em versão digital do crediário, que soma 33% das vendas, para atrair clientes desbancarizados; produtos podem ser divididos em até 24 meses.
- Lupo deve aprovar IPO, enquanto prepara mudança no comando. A Lupo, fabricante e varejista têxtil, deve aprovar em assembleia de acionistas, no dia 16, o pedido de registro de companhia aberta, assim como a oferta pública inicial de ações (IPO) da empresa – com adesão da empresa ao segmento de listagem do Novo Mercado na B3.
- No alvo da Americanas, Marisa dispara. Considerada nos últimos anos a noiva do varejo de vestuário, a Lojas Marisa viu suas ações dispararem mais de 13% na sexta-feira, em reação ao interesse de aquisição por parte da Americanas.
- Carrefour investe em tecnologia para entender cliente e oferecer mais serviços. “O consumidor espera de nós mais do que uma loja de alimentos. Temos de crescer muito na área de serviços. Para isso, é preciso entender individualmente o cliente”, afirma o executivo Sebastien Durchon, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, em entrevista exclusiva ao portal Mercado&Consumo.
- GPA entra na corrida das entregas rápidas de supermercados. O negócio online do grupo controlador das redes Extra e Pão de Açúcar, tem apresentado desempenho acelerado: as vendas do e-commerce cresceram 32% no segundo trimestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior, e a operação online já apresenta 8,2% da venda total de alimentos.
- Shopee foi o app mais baixado da App Store em julho no Brasil. Montado em parceria com a empresa de análise de mercado mobile App Annie, a lista traz o Shopee como o app mais popular na loja da Apple, seguido pelo WhatsApp e pelo Instagram em terceiro.
- Grupo Mateus convida gestores a conhecer companhia ‘in loco’. Grupo quer tornar seu negócio mais conhecido para ampliar o perfil dos investidores – atraindo até mesmo estrangeiros.
- Carrefour Brasil aprova Marco Oliveira para diretor-presidente do Atacadão. O conselho de administração do Grupo Carrefour Brasil aprovou hoje a eleição de Marco Oliveira como diretor-presidente da unidade de negócios Atacadão. O comunicado destaca que Oliveira passou por um período de dois anos de transição e coliderança com Roberto Mussnich.
- Hering vê aceleração das vendas nos primeiros dias de agosto. Em abril, as vendas chegaram a cair 23,2% ante mesmo mês de 2019, antes da pandemia.
- Dia dos Pais trouxe alívio às lojas, mas problemas da pandemia persistem. Nabil Sahyoun, presidente da Alshop (associação de lojistas), diz que os números oficiais da entidade sobre as vendas para a data saem nesta semana, mas o resultado, se comparado com o ano passado, no meio da crise, deve alcançar um crescimento de ao menos 20%.
- 789 lojas online foram criadas por dia no Brasil em 12 meses. Nos últimos 12 meses até julho, o comércio eletrônico brasileiro totalizou quase 1,59 milhão de lojas online, 22,05% a mais do os 12 meses imediatamente anteriores. . Os dados são da 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp.
- Alto Escalão: Ramatis Rodrigues chega ao Shopper. Ramatis Rodrigues, ex-Via Varejo e Linx, entra de sócio no Shopper e responde pela estratégia comercial do supermercado online.
- ‘ESG será questão de sobrevivência para empresas’, diz executivo do Grupo Boticário. Artur Grynbaum diz que as novas gerações, além de nativas digitais, são ‘nativas do ESG’ – o que exige revisão de negócios.
- Amaro diz que será neutra em carbono ainda este ano. Em meio à corrida das empresas em se tornarem neutras em emissão de dióxido de carbono, a varejista Amaro decidiu que quer ser uma das primeiras. A companhia anunciou que vai neutralizar toda sua emissão de CO2, estimada em 15 mil toneladas anuais, ainda em 2021.
Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Basta avaliar e conteúdo e deixar um comentário no final do relatório!
Internacional
- Amazon obtém vitória em tribunal da Índia sobre acordo entre Future e Reliance. O principal tribunal da Índia assegurou à Amazon nesta sexta-feira (6) uma grande vitória em uma disputa em que a companhia norte-americana tentava impedir que seu parceiro Future Group vendesse US$ 3,4 bilhões em ativos para a rival Reliance Industries.
- Walmart oferecerá bônus para manter os funcionários dos centros de distribuição durante o período de férias. A empresa está oferecendo pagamento adicional, com base na localização e na função e turno do trabalhador. Para alguns trabalhadores em tempo integral, isso somará US $ 200 a mais por semana.
- A indústria de academias volta à forma financeira com o retorno dos clientes. “As pessoas estão voltando com tanta força”, disse Noah Neiman, cofundador da Rumble, uma rede de boxe de alta intensidade adquirida pela Xponential Fitness no início deste ano. “Estamos vendo taxas de retenção e frequência nunca vistas antes.”


Nossos últimos relatórios

- Pague Menos (PGMN3): Fortes resultados do 2T21; Margem EBITDA atinge níveis recordes (link)
- Data Expert | Carrinho XP: Analisando resultados internacionais para entender o que está à espera das empresas brasileiras (link)
- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Fraca performance de vendas no 2T21 mas rentabilidade sólida (link)
- Supermercados: Resultados do 2T21 do Assaí e Carrefour; Atacarejo segue como o destaque (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 2T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): LAME pode cair na segunda-feira, e tudo bem! Entenda o porquê (link)
- Lojas Renner (LREN3): Dando os primeiros sinais de M&A para o mercado (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Dando um passo além; Aquisição da My Shoes e parceria com MELI (link)
- Enjoei (ENJU3): O crescimento continua; Fortes dados operacionais do 2T21 (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Fazendo moda para todos; Incorporando Hering nos nossos números (link)
- Enjoei (ENJU3): Tornando o usado algo novo (link)
- Data Expert | Carrinho XP: M&A no foco; Analisando os potenciais candidatos da nossa cobertura (link)
- GPA (PCAR3): Notícias indicam série de desinvestimentos à vista (link)
- Lojas Renner (LREN3): Mais sobre a estratégia da Realize e possíveis oportunidades de M&A (link)
- Vivara (VIVA3): Continuando a brilhar; Reiteramos Compra (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Indo para rua; Primeira aquisição da AR&Co é a Baw Clothing, marca de streetwear (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Fusão aprovada; Entendendo os próximos passos (link)
- C&A Modas (CEAB3): Bem posicionada para a retomada e para atender o novo consumidor (link)
- Arezzo&Co. (ARZZ3): Colocando o pé em novos mercados; Iniciando com Compra (link)
- Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3): Apresentando a AMER3; Fusão pode destravar reavaliação das ações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Notícias indicam aquisição da Extrafarma por R$700 milhões (link)
- Mosaico (MOSI3): Tchau 1T21; Olá novas iniciativas do 2T21 (link)
- Enjoei (ENJU3): Sextou com 1T21; Partiu retomada do 2T21 (link)
- Vivara (VIVA3): Fechando a semana com chave de ouro; Resultados do 1T21 sólidos novamente (link)
- Happy Hour (ou Rave?) de resultados no varejo: 1T21 de Magalu, Renner, Soma, C&A, Mateus e Westwing (link)
- Via (VVAR3): Acelerando crescimento; Marketplace como o destaque do 1T21 (link)
- d1000 (DMVF3): Resultado do 1T21 melhor do que esperado; Indicações positivas para frente (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Sólido resultado de 1T21; sinalização positiva para 2T21 (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Investindo em crescimento; Rentabilidade do 1T21 abaixo do esperado (link)
- Mosaico (MOSI3): Fique de olho; Cashback está ON e aquisição do Vigia de Preço (link)
- Vitrine de Resultados XP: Os destaques do varejo no 1T21 (link)
- O que os dados do varejo de Mar/21 querem dizer para as ações do setor (link)
- Ecommerce: Fique de olho na competição; MELI, Alibaba, Amazon, Shopee estão se mexendo (link)
- Prontos para a recuperação? Como se posicionar no setor de varejo (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Vendas do 1T21 sofrem com cenário desafiador, mas rentabilidade mantida (link)
- Assaí (ASAI3): Sólido 1T21, e a refeição ainda não acabou (link)
- Pague Menos (PGMN3): Resultados do 1T21 saudáveis, e a vacinação está apenas começando (link)
- Grupo Soma anuncia fusão com Hering; Valuation em R$ 5,1 bilhões (link)
- Via (VVAR3): Investor Day; Detalhando as alavancas de crescimento (link)
- Vitrine XP: O que esperar dos resultados do Varejo no 1T21 (link)
- Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio (link)
- Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas do 1T21; Resiliência do setor se comprova em meio a um cenário desafiador e base de comparação difícil (link)
- Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico (link)
- Vestuário: Lojas Renner (LREN3) confirma estudo de possível aumento de capital; Notícias sugerem aquisição no radar (link)
- Grupo Pão de Açucar (PCAR3): Anúncio de potencial aumento de capital da Cnova pelo Casino; rebaixando para Neutro (link)
- Lojas Renner (LREN3): Investor Day; Foco no Ecossistema e em ESG (link)
- Enjoei (ENJU3): Reciclando o seu guarda roupa; Iniciando com Compra (link)
- Westwing (WEST3): Quando passear se torna digital; Iniciando com Compra (link)
- Mosaico (MOSI3): Como ganhar dinheiro ajudando outros a economizar; Iniciando cobertura com Compra (link)
- Supermercados: Cisão do Assaí concluída, e agora? Nossa recomendação para PCAR3 e ASAI3 (link)
- Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações (link)
- Calma, ainda tem a sobremesa.. O que esperar do setor de supermercados e das nossas recomendações (link)
- Grupo Soma (SOMA3): Quando somar é multiplicar – Iniciamos com Compra (link)
- Renovando o Guarda-Roupa: O que esperar do setor de vestuário/joias e nossas recomendações (link)
- Pague Menos (PGMN3): Emergindo mais forte da reestruturação; Iniciamos com recomendação de COMPRA (link)
- RD – Raia Drogasil (RADL3): Tentando colocar um preço em Saúde – Reiniciando com recomendação Neutra (link)
- Nossa prescrição para o setor farmacêutico: o que monitorar em 2021 e nossas recomendações (link)
Ainda não tem conta na XP? Clique aqui e abra a sua!